PUBLICIDADE
A província mais quente do país hospeda grandes gigantes no rio Zambeze, um dos maiores de África, sendo a Barragem de Cahora Bassa, com a sua gigantesca albufeira, a quinta maior do Mundo.
Caracterização Geral
Superfície: 100.724 Km²
Limites
Norte: Zâmbia
Sul: Manica e Sofala
Oeste: Zimbabwe
Leste: Malawi
Densidade Populacional: 7 habs/Km²
Etnias representativas: Nianja e Nyungue
Principais Produções
– Carvão
– Ferro
– Pesca ( na albufeira de Cabora Bassa)
O outro é o secular embondeiro, árvore lendária que aparece intimamente ligada à vida das populações, e que chega a atingir oito metros de diâmetro e seis a 15 de altura.
Entre outros atractivos destaca-se o Tchuma Tchato, na região de Bawa, um programa comunitário que traz benefícios provenientes da utilização dos recursos naturais visando o desenvolvimento económico das comunidades.
Tete
Tete é uma Província privilegiada onde a natureza e o engenho humano competem para constituir o ex-libris da região.
De um lado, a beleza natural, onde, ao plano da estepe com os seus embondeiros, árvores a que estão sempre associadas histórias transmitidas de geração em geração, se sucedem os vales profundos e verdejantes do Zambeze e seus afluentes.
Do outro, essa obra gigantesca, a barragem de Cabora Bassa, a 2ª maior de África e a 5ª no Mundo, com uma albufeira que ocupa uma área de 2000 Km², com 270 Km de comprimento e que na sua maior largura atinge 30 Km.
Habitada predominantemente pelas etnias Nyanja, Nyeuegwe e Sena, é uma região rica em recursos minerais e com aptidão para a agricultura e a pecuária, tendo também no ecoturismo forte potencial para desenvolver.
Nas zonas mais recônditas abunda ainda uma grande variedade de fauna selvagem.
Embora situada numa zona interior, tem uma posição privilegiada com fronteiras a Norte com a Zâmbia, a Leste com o Malawi, a Oeste com o Zimbabwe, e ligando-se a Sul às Províncias de Manica e Sofala.
Fonte: www.turismomocambique.co.mz/www.visitmozambique.net
Redes Sociais