PUBLICIDADE
Oásis – O que é
Um oásis é uma área fértil por uma fonte de água doce em uma região seca e árida.
Os oásis (mais de um oásis) são irrigados por fontes naturais ou outras fontes subterrâneas de água. Eles variam em tamanho, desde um aglomerado de tamareiras ao redor de um poço ou fonte até uma cidade e suas terras agrícolas irrigadas. Tâmaras, algodão, azeitonas, figos, frutas cítricas, trigo e milho (milho) são culturas comuns em oásis.
Fontes subterrâneas de água chamadas aquíferos abastecem a maioria dos oásis. Em alguns casos, uma nascente natural traz a água subterrânea à superfície. Em outros oásis, poços artificiais exploram o aquífero.
Em alguns assentamentos de oásis, estes poços podem ter séculos de idade e podem ter sido cuidadosamente mantidos durante gerações para preservar o acesso à sua água vital.
As areias sopradas pelos ventos do deserto ameaçam os poços e também as áreas agrícolas nos oásis. A areia pode destruir colheitas e poluir a água. As comunidades têm tradicionalmente plantado árvores fortes, como palmeiras, em torno do perímetro dos oásis para proteger as areias do deserto das suas delicadas culturas e água.
Algumas das maiores reservas mundiais de água subterrânea existem sob o deserto do Saara, sustentando cerca de 90 grandes oásis. O Saara é o maior deserto da Terra – aproximadamente do tamanho do território continental dos Estados Unidos. Embora existam muitos oásis lá, viajar entre eles pode levar dias porque o deserto é muito vasto.
Por esta razão, os oásis no Sahara e em todo o mundo tornaram-se importantes paragens ao longo das rotas comerciais.
Os comerciantes e comerciantes que viajam ao longo destas rotas devem parar em oásis para reabastecer alimentos e água. Isto significa que quem controla um oásis também controla o comércio ao longo da rota – tornando os oásis desejáveis para os líderes políticos, económicos e militares.
Al-Hasa, na Arábia Saudita, tem sido uma importante área agrícola para a Península Arábica há milhares de anos. Hoje, continua a ser uma região agrícola líder, produzindo tâmaras, arroz, milho, ovelhas, gado e ovos.
A região de al-Hasa também fica acima de um dos campos petrolíferos mais ricos do mundo, tornando o oásis um importante centro de comércio internacional.
Os rios que correm através de alguns desertos fornecem fontes permanentes de água para oásis grandes e alongados. O fértil vale e delta do rio Nilo, no Egito, abastecido com água do rio Nilo, é um exemplo desse tipo de grande oásis. Com 22 mil quilômetros quadrados, pode ser o maior oásis do mundo.
Oásis – O que causa
Oásis
Um oásis é um lugar fértil no meio de um deserto, uma ilha de vida em um oceano de temperaturas extremas.
Oásis permitem sobreviver a longas caminhadas pelo deserto.
Nos grandes desertos, como o Saara, as cidades se aglomeram em torno de fontes de água, como oásis e rios.
Um oásis na verdade é um local no deserto onde a altitude é baixa o suficiente para que o lençol freático está logo abaixo da superfície, resultando na presença de nascentes.
Mesmo em um deserto, chove de vez em quando, e isso produz uma tabela de água logo acima da rocha-mãe, normalmente várias centenas de metros abaixo da superfície. A areia é muito poroso, de modo mais água corre através dela e para baixo para a terra firme.
Os desertos consistem de muitos milhões de toneladas de areia.
Há apenas uma força natural capaz de movê-lo em quantidades apreciáveis – o vento.
Embora, em uma tempestade de areia média, a dez pés cúbicos (3,05 metros cúbicos) de ar só detêm cerca de um grama de areia, um quilômetro cúbico (1,6 quilômetros cúbicos) de ar pode se mover cerca de 4.600 toneladas dele, levando a erosão considerável.
A tempestade é capaz de se mover tanto quanto 100 milhões de toneladas de areia e poeira.
Em certas áreas, onde grandes quantidades de areia são movidos por tempestades, erosão escava todo o caminho para o lençol freático, colocando-o logo abaixo da superfície.
Sementes plantadas no térreo são capazes de germinar e estendendo raízes na terra úmida, produzindo um oásis.
Às vezes, o oásis produzida pelo vento pode ser muito grande quando vastas extensões de deserto são limpas por tempestades.
O grande oásis Kharga no Saara, por exemplo, tem mais de 161 km de comprimento e 19,3-80,5 km de largura.
O oásis foi produzido quando a erosão fez com que as margens de uma grande depressão para afundar até o lençol freático.
Lista de lugares no Deserto Ocidental
Oásis
1 – Dakhla
Dakhla
Ou seja, o oásis interior, a Dakhla Oasis é uma coleção de quatorze assentamentos diferentes, dominados em seu horizonte norte por um muro de pedra cor de rosa. Áreas de cultivo férteis de cultivo de arroz, amendoim e frutas estão espalhadas entre dunas de areia ao longo das estradas de Farafra e Kharga nesta área de grande beleza natural.
As principais cidades são Mut e Al-Qasr, este último a principal atração em todo o oásis. Se você tiver tempo, a antiga cidade de Mut também é interessante
2 – Kharga oásis
Kharga oásis
Ou seja, o oásis exterior) é um oásis no Egito. Ele está localizado na e é a capital de Al Wadi al Jadid (Novo Vale) Province.used ser a penúltima parada em quarenta dias Road, a rota tráfico de escravos infame entre o Norte de África e do sul tropical.
Hoje, é a maior novidade vale oásis e seus modernos cidade abriga 60 mil pessoas, incluindo mil núbios que se mudou para cá depois da criação do lago Nasser.
3 – Farafra
Farafra
FARFRA, conhecida como Ta-iht ou a Terra da Vaca nos tempos faraônicos, é uma única aldeia. O mais isolado do Novo Vale Oasis, na maior parte habitada por beduínos, as pequenas casas de tijolos de barro, todos têm portas de madeira com fechaduras peg medievais.
Como em outros oásis, muitas das casas de Farafra são pintadas de azul (para afastar o mau-olhado), mas aqui alguns também estão decorados com paisagens, pássaros e animais, a obra do artista local, Badr.
A casa de combinação, museu e estúdio exibindo suas pinturas e cerâmicas está situado em um jardim cheio de esculturas feitas a partir de objetos encontrados no deserto ao redor. Outro local, conhecido como Sr. Socks, vende lindos mão de malha blusas de camelo, meias e cachecóis.
4 – Siwa Oasis
Siwa Oasis
Siwa, o mais inacessível de todos os oásis da do Egito até muito recentemente, é também um dos mais fascinantes.
Na borda do Grande Mar de Areia, sua rica história inclui uma visita de Alexandre, o Grande para consultar o Oráculo de Amon em 331 aC.
Cerca de 80 km de comprimento e 20 km de largura, é um dos povoados mais isolados do Egito, onde vivem cerca de 23.000 pessoas, a maioria dos quais são berberes étnicos que falam uma língua diferente conhecido como Siwi. A agricultura é a principal atividade, principalmente o crescente número de datas e azeitonas.
Siwans têm sua própria cultura e os costumes e eles falam uma língua Berberf, Wiwi, ao invés de árabe. Muitas mulheres ainda usam trajes tradicionais e jóias de prata, como os exibidos no tradicional Siwan casa museu no centro da cidade. Siwa continua sendo um dos melhores lugares para comprar jóias, tapetes, cestas e vestes tradicionais e cocares decorado com moedas de antiguidades.
Siwa foi o local de um combate durante a Primeira Guerra Mundial ea Segunda Guerra Mundial. Longa Range Desert Group do exército britânico `s foi baseado aqui.
Perto do Oráculo são as ruínas do templo de Amon eo famoso Banho Cleópatra, um poço profundo de água borbulhante, onde você pode tomar banho dentro.
5 – Oásis de Bahariya
Oásis de Bahariya
Ou seja, o oásis do norte, no deserto da Líbia, Egito central, (322 km) ao sul-sudoeste de Alexandria.
Situado numa depressão cobrindo mais de 2000 km ², o Oásis foi um importante centro agrícola durante a era faraônica, e foi famosa pelos seus vinhos, tanto para trás como o Império do Meio.
Durante o século IV, a ausência do domínio romano e tribos violentas na região causou um declínio como alguns dos oásis foi recuperada pela areia.
Há um número de fontes na área, alguns muito quente, como Bir ar-Ramla, mas provavelmente o melhor é Bir al-Ghaba, cerca de 10 km a norte de Bawiti. Há também Bir al-Mattar, um molas frias que Poors em uma piscina de concreto.
Caso contrário, perto do Oasis são os desertos preto e branco, apesar de viajar para o deserto branco não parece prático do oásis.
O deserto de Black foi formada pela erosão do vento como as montanhas vulcânicas próximas foram vomitadas sobre o chão do deserto.
6- Deserto Branco
Deserto Branco
Uma viagem para o Deserto Branco é algo que nenhum visitante para o novo vale deve deixar passar.
Cerca de 45 km ao norte de Farafra, viajantes vindos de Bahariya vai atravessar o deserto de Black, passando o pequeno oásis de El-Hayiz no caminho.
Nas proximidades existem algumas ruínas romanas, incluindo uma igreja copta com graffiti. Bahariya e Farafra são separadas por enormes dunas de areia dourada, que fazem uma fotografia impressionante durante a viagem.
Ele é realmente branco, em claro contraste com o deserto amarelo em outro lugar.
À noite, e muitas das viagens organizadas por aqui incluem pernoite no deserto, ele recebe um personagem lembrando de um Ártico landscape.
The formações rochosas do deserto são muitas vezes bastante dramática, e você não deve perder a rocha estranho equilibrando em cima de um pilar branco.
7- DESERTO PRETO
Deserto Preto
O deserto de Black, fora do Bahariyya oásis, é provável que ao contrário de qualquer deserto que você já viu antes.
É um deserto que parece que pertence mais à superfície de algum planeta distante do que na terra.
No lugar de areia, existem camadas de rochas negras, suavizadas por anos de vento, expandir em todas as direções para o horizonte, e no lugar de dunas, há montanhas de pedra centenas preto desintegrado de metros de altura que disparam para fora da terra inesperadamente em pontos ao longo do desert.You pode ver a Montanha da pirâmide, uma das muitas montanhas de rocha que atirar para cima a partir do solo bem como as pirâmides do deserto.
A vereda estreita ventos o seu caminho até a montanha, e após cerca de 15 minutos de escalada e algumas centenas de pés, você recebe o que é a melhor vista no deserto de Black.
O solo abaixo é um marrom claro, aparentemente salpicado em preto.
Fonte: education.nationalgeographic.org/www.egypt-privateguide.com/www.wisegeek.com
Redes Sociais