História
PUBLICIDADE
Em 1798, um navegador britânico tornou-se o primeiro europeu a visitar a ilha.
A Alemanha anexou em 1888, e, na virada do século, fosfato, um fertilizante lucrativo, começou a ser extraído.
A ilha foi colocado sob conjunta da Austrália, Nova Zelândia, e do mandato britânico, após a Primeira Guerra Mundial.
Os japonêses ocuparam a ilha durante a Segunda Guerra Mundial e forçaram cerca de dois terços da população dos Nauruanos para mudarem de lugar.
Em 1947, tornou-se uma tutela das Nações Unidas administrada pela Austrália.
Em 1967, a indústria de mineração de fosfato foi finalmente controlada pelos habitantes da ilha, e em 31 de janeiro de 1968, Naurutornou-se uma das menores repúblicas independentes do mundo. Por um período de tempo, o fosfato de Nauru fez a renda per capita do minúsculo país a mais alta do mundo, depois da Arábia Saudita.
Como suas lojas de fosfato começara a correr para fora (em 2006, as reservas estavão esgotadas), a ilha foi reduzida a um deserto ambiental.
Nauru recorreu ao Tribunal Internacional de Justiça, para compensar o dano de quase um século de fosfato de mineração por empresas estrangeiras.
Em 1993, a Austrália ofereceu Nauru um acordo fora dos tribunais de 2,5 milhões de dólares australianos por ano durante 20 anos.
A Nova Zelândia e Reino Unido, além disso concordou em pagar uma liquidação de uma só vez de US $ 12 milhões cada.
O declínio dos preços do fosfato, o alto custo de manutenção de uma companhia aérea internacional, e má gestão financeira do governo combinados fizeram o colapso da economia no final de 1990. Nauru foi praticamente falida.
Em 2000, os países do G7 colocaram pressão sobre o país a rever seu sistema bancário, que é usado por criminosos russos para lavagem de dinheiro.
Desde setembro 2001, Nauru aceitou três uma grande quantidade de refugiados asiáticos destinados para a Austrália.
A Austrália compensou a ilha com US $ 20 milhões e outros incentivos financeiros para tomar este problema dos refugiados fora de suas mãos. Os campos de detenção, que realizou mais de 400 requerentes de asilo em 2003, diz-se ser extremamente sombrio e cuidados falta médico.
Bernard Dowiyogo, eleito em 2003 como presidente pela sétima vez (não sequencial), morreu em março de 2003, e Ludwig Scotty, um ministro sênior, foi eleito em Maio de 2003.
Em agosto, Scotty foi demitido em um voto de não-confiança, e René Harris foi eleito.
Mas, típico da política tumultuada de Nauru, até Junho de 2004 Scotty tinha recuperou novamente a presidência.
Scotty perdeu outro voto de confiança no Parlamento, em dezembro de 2007 e foi substituído por Marcus Stephens, um ex-membro do Parlamento e ministro das finanças e da educação.
Em novembro de 2010, após nove meses de impasse causado por um Parlamento sem um partido majoritário, o ex-presidente Ludwig Scotty aceitou a nomeação como palestrante. Isso deu ao governo uma maioria de 10 assentos a 8, que era usado para reeleger Marcus Stephen como presidente (derrotando Milton Dube).
Em meio a denúncias de corrupção, o presidente Marcus Stephen renunciou em novembro de 2011.
Jarro Frederico foi eleito presidente, mas logo foi deposto por um voto de não-confiança.
O Parlamento anunciou a eleição bem sucedida de Sprent Dabwido como novo presidente de Nauru do em 15 de novembro de 2011.
Geografia
Nauru (pronuncia-NAH-oo-roo) é uma ilha no Pacífico, ao sul do equador, a cerca de 2.500 milhas (4,023 km) a sudoeste de Honolulu.
A mineração de fosfato praticamente destruiu a ecologia da pequena nação, transformando sua vegetação tropical em um terreno baldio, estéril e rochoso.
Governo
República.
Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br
Nauru
Nauruan é o nome indígena usado em documentos oficiais.
Politicamente, o país é chamado de República de Nauru (RON).
Localização e Geografia
Nauru é uma ilha, só quase circular, 37 milhas (60 km) ao sul do equador. É mais de 185 milhas (300 cem quilômetros) de seu vizinho mais próximo, a ilha do oceano, e cerca de 500 milhas (800 quilômetros) de Kiribati, a leste e as Ilhas Marshall para o nordeste. As Ilhas Salomão são 744 milhas (1.200 quilômetros) a sudoeste.
Topograficamente, Nauru tem a forma de um chapéu, com uma orla costeira formando a borda e do interior levantou formando a coroa. O interior, conhecido como Topside, faz-se quatro quintos da ilha, que foi extraído por fosfato, e agora é uma área quase intransponível de pináculos de calcita.
A ilha ocupa uma área total de 13 quilômetros quadrados (21 quilômetros quadrados). A ilha é um recife levantou consistindo de calcita e fosfato em uma base vulcânica. Nauru tem lados muito íngremes que caem sobre o chão do oceano. Isto fez com que a ancoragem para o transporte difícil e necessitava da utilização de um dispositivo de amarração especial.
Demografia
A população foi estimada em mais de nove mil, dos quais Nauruans indígenas representam cerca de seis mil. No censo de 1992, a população foi projetada para alcançar 8.100 em 1996, com uma taxa de crescimento de 4,3 por cento.
O restante da população inclui ilhas do Pacífico a partir de Kiribati, Tuvalu, e as Ilhas Fiji, juntamente com chineses, filipinos, indianos, australianos e neozelandeses. A população é relativamente jovem, com 66 por cento das pessoas com menos de 24 anos de idade.
O crescimento populacional tem sido uma grande preocupação ao longo do século XX. Tentativas de chegar a um total de 1.500 foram refreados pela epidemia de gripe de 1919, mas esse número foi alcançado em 1932, uma data que agora é celebrado como um feriado nacional.
No entanto, a população foi severamente reduzida pela fome, doenças e bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1943, dos 1.201 Nauruans deportados para Truk pelos japoneses, 464 morreram, deixando 737 para retornar em 31 de janeiro de 1946.
A população chegou a 1500 novamente em 1950 e tem continuado a crescer. A nação continua a abraçar uma política demográfica positiva.
Uma proporção muito pequena de Nauruans viver no exterior, mas muitos visita a Austrália, Nova Zelândia e outros países para fins de trabalho ou educação, ou para visitar a família, e voltar para casa.
Surgimento da Nação
Em 1968, Nauru assumiu a gestão de seu povo e assuntos quando a independência foi concedida pelo Comitê de tutela das Nações Unidas. Ele assumiu o funcionamento das minas de fosfato em 1970 após pagar US $ 13,5 milhões (EUA) para a Comissão de fosfato britânico.
Essas duas afirmações de sociais e de auto-suficiência econômica Nauruans liberado do domínio dos estrangeiros que tinha explorado o fosfato e as pessoas de setenta anos. A mineração de fosfato, que dominou a história Nauruan no século XX, começou quando a Companhia de Fosfato Pacífico baseado em Sydney encontrado alto grau de fosfato em 1906.
Este mineral foi usado para fertilizar pastagens na Austrália e Nova Zelândia. Controle passou de fosfato do Pacífico para os britânicos Fosfato Comissão (BPC), em 1919. BPC era de propriedade da Austrália, Grã-Bretanha e Nova Zelândia.
Além de executar a mina, a Austrália tornou-se a autoridade administrativa no âmbito de um mandato da Liga das Nações, após a Primeira Guerra Mundial I. Assim, a vida de Nauruans tornou-se inextricavelmente ligada à Austrália e BPC, até que alcançou a independência em 1968.
A mina foi executado com trabalhadores da China e as ilhas do Pacífico, particularmente Kiribati e Tuvalu. Nauruans escolheu não trabalhar na mina além de ocupar cargos administrativos na década de 1950 e 1960.
Hoje a maioria dos administradores são nauruano, eo trabalho é trazido em contrato das Filipinas e da Índia, bem como a partir de Kiribati e Tuvalu. Segunda Guerra Mundial deixou uma marca importante na história de Nauru.
Em 1942, os japoneses invadiram, trazendo cerca de sete mil homens e instalações militares ea construção de três pistas. Dois terços da população foi deportada para Truk, um atol para o norte, onde um terço morreu de fome e doença.
Aqueles esquerda em Nauru sofreram privações graves, incluindo fome e bombardeio pelos americanos por dois anos. Quando as forças australianas recuperado Nauru, no final da guerra, a ilha era uma massa de lixo militar, quase total falta de abastecimento de alimentos.
Em 1800, a ilha tinha sido um playground para baleeiros e beachcombers que deixou para trás sobrenomes Inglês sonoridade muitos, assim como armas e gin que acrescentou que os danos provocados pela mineração.
Nauruans quer reabilitar a ilha, para que possam utilizar os interiores quatro quintos que foi extraído.
Reabilitação será financiado por 1.993 pagamentos de US $ 120 milhões até Austrália e US $ 12 milhões cada um pela Grã-Bretanha e Nova Zelândia como compensação por danos de mineração antes de 1968.
Urbanismo, Arquitetura e do uso do espaço
Nauru carece de um espaço urbano. Oitenta e cinco por cento da população vive na estreita faixa costeira, com o resto que vivem em torno da lagoa Buada.
Todos os nove mil habitantes estão lotados juntamente com as instalações de processamento de fosfato-e do porto, principalmente no canto sudoeste da ilha.
A pista do aeroporto leva-se muito valiosa terra plana. Praticamente nenhuma terra é usada para a agricultura. Até Topo lado é reabilitado, a expansão da população vai se tornar cada vez mais lotados na faixa costeira.
Antes de mineração começou, o povo de Nauru usou o interior da ilha como um meio de cruzamento de uma costa à outra e como uma fonte de alimentação e recreação.
O governo pretende retornar Nauru a seu status como Ilha agradável com vegetação e locais para recreação.
Alimentos e Economia
Comida na vida diária
Quase todos os alimentos são importados, com excepção do peixe capturado pelos pescadores de Kiribati. Nauru desde pandanus e peixes em premining vezes, e estes foram comidos com a carne de coco.
Em tempos de seca, a escassez de alimentos pode durar dois anos ou mais. Como resultado das receitas de mineração, as pessoas têm uma variedade de alimentos de supermercados, de peru ao leite. O arroz é o alimento básico, e peixe com arroz é a refeição ideal.
Esta dieta é dito para contribuir para uma elevada taxa de obesidade, o que muitas vezes é um precursor da diabetes.
Economia básica
Receitas de fosfato são o sustentáculo da economia, juntamente com os investimentos realizados com as receitas auferidas das atividades anteriores de mineração.
Um rendimento médio per capita de US $ 14.400 (EUA) por ano cobre até os dois extremos: aqueles que têm um grande número de investimentos offshore e os que têm apenas o suficiente para viver.
Nauru é um lugar caro para se viver, como quase todas as necessidades têm de ser importados, embora a água agora é obtido a partir de uma planta de dessalinização. Até meados dos anos 1980, Nauruans teve uma economia de bem-estar forte em que a habitação, educação e saúde foram prestados e bolsas de estudos do governo disponíveis para o ensino superior no exterior.
Grandes cortes nas provisões de assistência social têm forçado as pessoas a comprar os materiais para suas casas e dependem mais de seus rendimentos pessoais. Fundos Nauru confiança são outra fonte potencial de renda para todos os cidadãos que são proprietários de terras reconhecidas e membros da linhagem materna nauruano.
Cinco fundos foram criados entre 1920 e 1968, mas os pagamentos não são freqüentes, como os curadores ea luta do governo para avaliar o valor da receita dos fundos. As pessoas nauruana terá de viver dos rendimentos da mineração, que está quase terminado. O governo está à procura de alternativas econômicas.
Religião
Crenças religiosas
Cristianismo chegou na década de 1880, introduzido por tanto um missionário católico e um ministro Congregacional. Essas duas religiões dominam hoje.
A Igreja Católica oferece uma escola secundária, enquanto a Igreja Congregacional, que é a igreja nacional, tem uma grande igreja no centro do centro da cidade e igrejas menores nos distritos. Timothy Detudamo traduziu a Bíblia para Nauruan em 1930.
Antes de crenças cristãs chegou e mineração destruiu Topside, Nauruans acreditava no estabelecimento primordial da ilha por dois espíritos que vieram de Kiribati e foram se manifestar em duas pedras, uma de cada lado da superfície.
Essas pedras desapareceram, juntamente com muitos dos outros aspectos úteis do Topside. Buada lagoa é outro site de força espiritual para alguns Nauruans.
Fonte: www.everyculture.com
Nauru
Nauru é uma ilha no Oceano Pacífico e do Sul como um Estado soberano. As origens exatas dos Nauruans não são claras, uma vez que a sua língua é como nenhuma outra no Pacífico.
A ilha foi anexada pela Alemanha em 1888 e seus depósitos de fosfato começou a ser explorado no início do século XX por um consórcio germano-britânica. Nauru foi ocupada por forças australianas durante a Primeira Guerra Mundial , o australiano foi, a partir desse momento, encomendado pela Liga das Nações ea ONU para administrar.
Nauru independência ocorreu em 1968, e desde 1990, o país é o menor república independente, membro da ONU.
Renda desta pequena ilha tradicionalmente vêm de exportações de fosfatos, agora praticamente esgotados. Em 2005, uma empresa australiana começou a operar o pouco que resta de fosfato.
Nauru quase não tem outros recursos e tem de importar quase todos os bens de consumo, principalmente da Austrália , o seu antigo ocupante, que também fala sobre a ilha como um centro de detenção para imigrantes ilegais em troca de uma compensação financeira. Isso limita o desastre naufrágio em que país a cada dia um pouco mais.
Reabilitação dos solos de sítios de mineração de fosfato para fins agrícolas não é viável no curto e médio prazo. Mais, em antecipação do esgotamento dos depósitos de fosfato, Nauru tinha investido em fundos fiduciários para ajudar a amortecer a transição e fornecer o futuro econômico da ilha.
Mas por causa da despesa pesada que representa este tipo de investimento, o governo está atualmente enfrentando uma falência virtual. Para reduzir custos, salários congelados e eficaz dos serviços públicos reduzidos. 2005 viu a deterioração acelerada no setor da habitação e dos hospitais em particular.
Poucas estatísticas abrangentes sobre a economia Nauru existir. As avaliações PIB Nauru variam muito, dependendo da fonte.
Fonte: www.cosmovisions.com
Nauru
Desconhecido e raramente visitado, Nauru é um enigma das Ilhas do Pacífico
Sul das Ilhas Marshall, ao norte da Ilhas Salomão, Nauru fica a uma longitude de 166 ° 55 ‘leste. É perto de 42 quilômetros ao sul do equador e mais de 4.000 km de distância do seu vizinho mais próximo Austrália.
Isolado, pode ser, mas Nauru tem a sua própria companhia aérea ( Our Airline ), clima tropical e uma história interessante. Isolamento geográfico de Nauru de vizinhos outras ilhas moldou seu povo, a sua língua e história.
Presa entre tentando manter uma existência sem mais perigo seu frágil ecossistema e garantir um futuro para os seus habitantes e da própria ilha, Nauru está se voltando para o turismo, pela primeira vez.
Nauru está abrindo suas portas para o mundo exterior na esperança de que a hospitalidade do povo nauruana de paz amor e grande ilha do Pacboas-vindas atrair viajantes de provar um destino verdadeiramente único.
Nauru
História
Nomeado por seus primeiros visitantes europeus como Ilha Agradável, Nauru é uma ilha de história extraordinária e contrastes.
Mentir cerca de 42 quilômetros ao sul do Equador em uma longitude de leste 166o55 ‘, a ilha de Nauru – uma formação de corais erguida – é cerca de 21 quilômetros quadrados e abriga uma das menores nações da terra.
Nauru partes um isolamento esmagadora geográfica com seus vizinhos ilhas dispersas. O vizinho mais imediato é a Austrália, mais de 4.000 quilômetros de distância.
Apesar de seu pequeno tamanho e isolamento, a história de Nauru é uma das dimensões monumentais. Anexação colonial, guerra mundial, a descoberta de fosfato e um século de mineração têm moldado uma nação com uma história distinta diante de um futuro único.
Devido a seu isolamento, Nauru tivesse permanecido livre de influência européia por mais tempo do que outras ilhas maiores do Pacífico. Quando chamado por os primeiros europeus a visitar Nauru em 1798 como Ilha Agradável, Nauru era uma ilha de vegetação tropical exuberante e amigáveis habitantes indígenas.
Primeiros visitantes eram principalmente baleeiros e comerciantes, em seguida, mais tarde, em busca de tesouros do Pacífico.
No século 19 atrasado, Alemanha e Grã-Bretanha expandiu seus impérios causando atritos entre os dois, no Pacífico. Como resultado, a região foi dividida em duas esferas de influência das potências imperiais – Nauru do âmbito da esfera alemã de interesse.
O Berlin Convenção Anglo-Alemão que esculpiu esta linha invisível através do Pacífico foi para moldar o futuro Nauru com grande efeito.
Normalmente para a administração colonial alemã na época, uma grande empresa comercial alemão, Gesellshaft Jaluit, fez grandes contribuições na ocupação de financiamento da Alemanha na região e em troca recebeu uma série de privilégios econômicos, incluindo o direito de explorar jazidas de guano nas ilhas Marshall e em Nauru. Em 1888, estes não foram pensados para ser de grande valor.
Em 1900, uma empresa britânica descobriu fosfato na vizinha Ocean Island (Banaba) e Nauru – este último quase que por acidente. A empresa britânica convenceu a Grã-Bretanha para anexar Banaba e negociou com Jaluit Gesellschaft de direitos para os fosfatos em Nauru.
Nauru Em 1907, a mineração começou e, além do tempo durante a II Guerra Mundial, continuou praticamente ininterrupto. Este recurso está quase esgotada.
Nauru foi apreendido da Alemanha por tropas australianas no início da Primeira Guerra Mundial e caiu sob o controle britânico, em 1920, a ilha se tornou um ‘C’ Mandato de classes sob a Liga das Nações e foi oficialmente administrado pela Grã-Bretanha, Austrália e Nova Zelândia e Reino Unido, em uma parceria semelhante à do mandato Classe ‘C’.
Nos Nauruans 1950 tornou-se cada vez mais ativo em questões de independência e começou a compartilhar mais voz na administração da ilha.
Em 1968, a Unidos de Tutela das Nações foi encerrado e Nauru tornou-se uma república independente, com um estilo de governo de Westminster estabelecido pela Constituição.
No mesmo ano, Nauru tornou-se membro especial da Commonwealth e foi então aceite como membro de pleno direito da Commonwealth em 1999.
Nauru única
A extraordinária Nauru é uma pequena ilha com uma grande história e hospitalidade ainda maior.
Nauru
Nauru é localizado no fundo, o azul do Oceano Pacífico águas ao norte das Ilhas Salomão. Uma formação de corais erguida, Nauru é apenas 21 quilômetros quadrados e situa-se a cerca de 40 quilômetros ao sul do Equador.
Uma das menores nações da terra, com uma população maioritariamente Micronesian de cerca de 10.000 pessoas, Nauru oferece aos viajantes um verdadeiramente único Pacífico visita Island.
Descubra pesca de mar profundo excelente, mergulho profundo mergulho incríveis do mar, fazer um passeio de esteio passado econômico da ilha as minas de fosfato, ou simplesmente desfrutar de umas férias em um mundo longe de seu próprio país.
Tempo
Tempo Nauru é tropical, com temperaturas variando entre 24,4 e 33,9 graus Celsius Celsius. O calor é mantido temperado pela brisa do mar de refrigeração.
O clima tropical tem um padrão de monção, com uma estação chuvosa, de novembro a fevereiro. Nordeste comércio ventos sopram de março a outubro e umidade média é de 80%.
Terra
Nauru possui 30 quilômetros de litoral, cercada por todos os lados a expansão incrível do Oceano Pacífico. Praias de areia subir a um cinto fértil costeira em torno levantadas recifes de coral. O interior é uma paisagem lunar levantou, único feito de pináculos de calcário.
O legado de exportação só da ilha, mineração de fosfato, os platôs são uma parte importante da história econômica da ilha. Fala-se de uma fonte secundária de fosfato a ser utilizado. No entanto, algumas dessas terras é agora também está sendo considerado para outros fins, tais como regeneração e projetos de construção.
Flora e Fauna
Nauru
Birdwatchers desfrutar de uma série de pontos turísticos de aves nativas do mar. Circundante águas profundas fornece pesca desportiva de alto mar acessível para o atum, marlin, gaiado, barracuda e muitos mais.
Vegetação natural inclui árvores pandanus, coqueiros, árvores e flores tomano mais reconhecido do Pacífico, o frangipani bonitas. A terra ao redor da lagoa Buada é usado para crescer alguns legumes e bananas.
Feriados
Angam Day (26 de Outubro) – A palavra Angam significa regresso a casa e no dia comemora os vários momentos da história, quando o tamanho da população Nauruan retornou a 1.500, que se pensa ser o número mínimo necessário para a sobrevivência.
Dia da Independência (31 de Janeiro)
Dia da Constituição (17 de Maio)
Dia Nacional da Juventude (25 de Setembro)
Feriados obrigatórios: Dia de Ano Novo (1 de Janeiro), Dia de Natal (25 de Dezembro), Páscoa (Sexta-feira Santa, Páscoa segunda-feira e terça-feira)
Dinheiro: Nauru usa o dólar australiano.
Fuso horário: Nauru é GMT / UTC +12
Eletricidade: plugues e tomadas australianos são usados
Capital: Devido ao seu pequeno tamanho, Nauru não tem capital. Os escritórios do governo são baseadas no distrito Yaren.
Idioma: nauruano, mas Inglês também é amplamente falado. Talvez devido ao isolamento da ilha de Nauru, o idioma nauruano não é dito para ser semelhante a qualquer outro idioma ilha polinésia.
Algumas palavras úteis nauruana:
Ekamawir Omo – Saudações / Olá / Bem-vindo
Tubwa – Obrigado
Omo Yoran – Bom Dia
Atividades
Férias em Nauru promete ser uma experiência única, mas ainda oferece todos os benefícios da “ilha tempo” e relaxamento das Ilhas do Pacífico. Relaxe e desfrute do sol tropical, soneca em seu hotel ou sair e sobre e ver a ilha.
Aqui está uma lista de coisas para fazer em Nauru extraordinário:
Pesca desportiva de alto mar
Os moradores com barcos privados contratar os seus navios para levá-lo pesca desportiva de alto mar, a pedido. Há um número de pessoas locais envolvidas e que é melhor para organizar a sua viagem através da equipe em seu hotel.
Viagens para águas mais profundas em torno Nauru são realizadas dependente da disponibilidade de barcos, o tempo e as condições do mar, etc No entanto, uma vez fora no azul do Pacífico, os pescadores podem pegar uma grande seleção de peixes, incluindo marlin, atum albacora, gaiado, barracuda e muito mais.
Mergulho
Água limpa e um recife virgem significa mergulho de Nauru é uma atividade popular. Existe uma grande variedade de vida marinha a ser visto e uma destruição significativa para mergulhar. Equipamentos de mergulho pode ser alugado na ilha.
Natação
Não é um período de férias de verdade, se você não pode se refrescar no azul grande … moradores recomendar a praia ao lado do Hotel Menen como o melhor lugar para tomar um banho.
Andar
A área central de Nauru oferece um passeio interessante em torno dos pináculos que compõem os restos da mina de fosfato. Menen Hotel organiza passeios a pé por esta área. Caso contrário, cinturão verde da ilha contorna a ilha e oferece caminhos para o carro ou a pé.
Compras – artes e ofícios
Menen boutique Hotel tem dons e livros. Outras pequenas lojas vendem uma variedade de alimentos e bens. Tabaco e álcool são isentos de impostos.
O Nauru Filatélica Bureau oferece uma gama de procurados emissões filatélicas de Nauru. Artes e ofícios estão disponíveis em lojas de pequeno proprietário operados espalhados pela ilha. Artesãos vendem as suas obras próprias dessas barracas dentro de seus próprios distritos.
Alimentação e Entretenimento
Menen Hotel tem dois restaurantes que oferecem uma variedade de cozinha e oferece churrascos regulares. Reynaldo é outro conhecido restaurante local, que oferece cozinha chinesa.
Alimentos e Bebidas
Menen Hotel tem 2 bares e um restaurante, que são privadas e orgulhosamente propriedade e operados. O bar localizado no térreo é o Reef Bar eo bar no andar de cima é o K-Bar. O único restaurante, Restaurante Tianhai tem uma vista deslumbrante sobre o oceano.
Fonte: www.discovernauru.com
Nauru
Nauru é uma pequena ilha em forma oval no oeste do Oceano Pacífico, 42 quilômetros ao sul do Equador.
A ilha é cercada por um recife de coral, exposta na maré baixa e pontilhada com pináculos.
O recife é obrigado seaward por águas profundas, e dentro de uma praia de areia.
A presença do recife tem impedido o estabelecimento de um porto, embora 16 canais artificiais foram feitas no recife para permitir que pequenas embarcações para acessar a ilha.
Um 150-300 metros de largura fértil faixa costeira está terrestre da praia. Rochedos de corais cercam o planalto central, que é conhecido na ilha como Topside.
O ponto mais alto do planalto é de 65 metros acima do nível do mar.
As únicas áreas férteis são a estreita faixa costeira, onde coqueiros florescer.
Os terrenos adjacentes Buada Lagoa apoia banana, abacaxi, vegetais, árvores pandanus e folhosas autóctones, como a árvore tomano são cultivados.
A população da ilha está concentrada na faixa litorânea e ao redor Buada Lagoa.
Fonte: www.naurugov.nr
Nauru
Nome oficial: Naoero / Republic of Nauru.
Capital: Yaren.
Moeda (numismática): Dólar australiano.
Nacionalidade: nauruana.
Idioma: nauruense oficial (Nauruan) e inglês.
Religião: Cristianismo 55% (Igreja Protestante de Nauru), outras 45% (1993).
Localização: norte da Oceania.
Características: ilha cercada por recifes de coral; terreno árido de rocha fosfática (interior).
População: 10,6 mil (1996)
Composição: nauruenses 58%, ilhéus do Pacífico 26%, chineses 8%, europeus 8% (1996).
Divisão administrativa: 14 distritos.
Principais Distritos: Denigomodu, Meneng, Aiwo.
Bandeira: Azul com uma estreita faixa, horizontal amarela em todo o centro e uma grande estrela de 12 pontas em branco abaixo da tarja no lado da grua, a estrela indica a localização do país em relação à linha do Equador (a faixa amarela) e os 12 pontos simbolizam a 12 tribos originais de Nauru.
Nauru é uma pequena ilha com rica vegetação tropical e clima quente, assolada por longos períodos de estiagem. É de apenas 19 km a extensão do contorno de todo o país. Localizada no oceano Pacífico, sob a linha do Equador, fica ao norte da Oceania.
A economia resume-se à extração e à exportação de fosfato, mineral que se encontrava presente em grande quantidade no subsolo da ilha. Após 80 anos de exploração predatória, o que resultou em grandes crateras…
O país tem renda per capita alta, cerca de US$ 10 mil. A economia, porém, é dependente da importação de alimentos, de bens duráveis e até de água potável.
História
Nauru é descoberta em 1798 pelo capitão inglês John Fearn. A partir de meados do século XIX, os europeus voltam-se para a ilha, e cabe aos alemães descobrir alí, ricos depósitos de fosfato.
As reservas são exploradas pelo Reino Unido, que ocupa Nauru em 1919 em conjunto com a Austrália e a Nova Zelândia. Antes, durante a Primeira Guerra Mundial foi uma pocessão alemã.
Em 1942, durante a II Guerra Mundial, os japoneses invadem Nauru e levam 1,2 mil dos 1,8 mil nativos do país para trabalhar nas ilhas Carolinas (atual Micronésia).
Após a guerra, a ilha volta ao domínio britânico. Em 1947, tornou-se uma tutela Naçoes Unidas, administrada Pela Austrália.
Independente desde 1968, Nauru é fortemente ligada à Austrália. Isso não impediu o presidente Bernard Dowiyogo de exigir uma indenização pela exploração predatória de fosfato por empresas australianas.
Atualmente, 70% da paisagem de Nauru apresenta crateras resultantes da extração do minério…
Com o território quase desértico, os habitantes de Nauru se concentram numa estreita faixa costeira.
Em 1993, a Austrália concorda em pagar uma compensação.
A Nova Zelândia e o Reino Unido também contribuem, em conseqüência de sua participação na exploração de fosfato ao longo da primeira metade do século…
Fonte: www.sergiosakall.com.br
Nauru
Perfil
Nomeado Ilha Agradável por seus primeiros visitantes europeus, a ex-colônia britânica de Nauru é o menor república do mundo.
A pequena ilha do Pacífico, uma vez gerado uma renda per capita fora de proporção ao seu tamanho. Mas a fonte dessa riqueza – fosfatos – está quase a exaustão, deixando os habitantes da ilha de frente para um futuro incerto.
Embora a mineração do vale 1.000 anos de excrementos fossilizados tem sido lucrativo, Nauru depende de importações para quase tudo – de alimentos e água para combustível.
Além disso, as recentes crises financeiras ter precipitado um slide em falência e uma dependência da ajuda. O país teve que vender seus ativos na Austrália, para pagar uma dívida de vários milhões de dólares para uma empresa dos EUA.
Nauru governo tem tentado desenvolver indústrias alternativas, incluindo o turismo e serviços bancários offshore. Um corpo mundo, criado para lutar contra a lavagem de dinheiro Nauru, removido da sua lista de Estados que não cooperam no final de 2005.
Em 2001, Nauru assinou um acordo com a Austrália para acomodar os requerentes de asilo na ilha, em troca de milhões de dólares em ajuda. No entanto, a Austrália terminou seu controverso “Solução Pacífica” de deter os requerentes de asilo em ilhas em 2008.
A Austrália enviou peritos financeiros para Nauru para ajudá-lo a superar seus problemas.
Uma cronologia dos principais eventos:
1798 – O navegador britânico Capitão John Fearn, Nauru vela passado da Nova Zelândia para os mares da China, os nomes de Ilha-lo agradável.
1888 – Nauru anexada pela Alemanha, como parte das Ilhas Marshall Protetorado.
1900 – empresa britânica descobre fosfato na ilha.
1906 – mineração de fosfato começa. Grã-Bretanha divide lucros com empresa alemã.
1914 – Nauru apreendido por tropas australianas.
1919 – Liga das Nações concede mandato comum para a Austrália, Grã-Bretanha e Nova Zelândia.
1942-1945 – Nauru ocupada pelos japoneses. Cerca de 1.200 Nauruans – dois terços da população – deportado para a Micronésia para trabalhar como trabalhadores forçados. Quinhentos morrem de fome ou bombardeio.
1947 – Nauru feito ONU território de confiança sob administração australiana.
Independência
1966 – Conselho Nauru Legislativo eleito.
1967 – Nauruans controle de ganho de mineração de fosfato.
1968 – Independência. Primeiro presidente é Martelo DeRoburt.
1969 – Nauru torna-se membro associado da Commonwealth.
1989 – Relatório da ONU sobre efeito estufa adverte Nauru pode desaparecer sob o mar no século 21.
Novos desafios
1989 – Nauru processa Austrália no Tribunal Internacional de Justiça de royalties adicionais de fosfato que datam de período de tutela, e indenização por danos de mineração.
1993 – A Austrália se compromete a pagar fora de resolução extrajudicial de US $ 73 milhões em 20 anos. Nova Zelândia e Reino Unido concordam em pagar uma liquidação de uma só vez de US $ 8,2 milhões cada.
1999 – Nauru junta das Nações Unidas.
Agosto de 2001 – Austrália paga Nauru para segurar os requerentes de asilo pegou tentando entrar ilegalmente na Austrália.
Junho de 2002 – Nauru detém cerca de 1.000 requerentes de asilo em nome da Austrália. Presidente Rene Harris diz promessa de Canberra que teria ido até maio foi quebrado.
Mudanças de liderança
Janeiro de 2003 – Bernard Dowiyogo se torna presidente depois de uma disputa de poder com Rene Harris. Dowiyogo descreve situação Nauru como “crítica”.
Março de 2003 – Dowiyogo concorda com as exigências dos EUA para enrolar-se Nauru indústria de operação bancária offshore em meio a acusações de lavagem de dinheiro. Pouco depois, Dowiyogo morre após cirurgia cardíaca em os EUA.
Maio de 2003 – Ludwig Scotty eleito como presidente, mas deposto em voto de não-confiança.
Agosto de 2003 – Rene Harris reeleito como presidente.
De dezembro de 2003 – Alguns requerentes de asilo no centro da Austrália detenção offshore em Nauru palco uma greve de fome.
Crise financeira
2004 abril – o padrão do País sobre pagamentos de empréstimos, seus bens são colocados em liquidação na Austrália.
Junho de 2004 – O presidente Rene Harris perde voto de confiança e renuncia. Ludwig Scotty é eleito presidente.
Julho de 2004 – Austrália envia funcionários para cuidar das finanças Nauru do estado.
Setembro de 2004 – Presidente sacos Scotty parlamento depois de não passar pelo orçamento da reforma prazo.
Outubro de 2004 – Eleições gerais: Ludwig Scotty reeleito sem oposição.
2005 Maio – Nauru concorda em restabelecer relações diplomáticas com Taiwan, após uma pausa de quase três anos. O movimento irrita China, que acusa de ser Nauru interessados apenas em “ganhos materiais”.
Outubro de 2005 – Grupo de Ação Financeira, criado para combater a lavagem de dinheiro, remove Nauru de sua lista de países que não cooperam.
Dezembro de 2005 – único avião Air Nauru é recuperado por um banco dos EUA depois que o país deixa de fazer o pagamento da dívida.
De setembro de 2006 – Austrália envia os requerentes de asilo birmanesas a Nauru.
2007 Março – Austrália envia os requerentes de asilo do Sri Lanka de Nauru.
De dezembro de 2007 – O presidente Scotty deposto por um voto de não-confiança. Marcus Stephen escolhido como substituto.
Fevereiro de 2008 – A Austrália termina a sua política de enviar os requerentes de asilo em detenção em pequenas ilhas do Pacífico, com os últimos refugiados deixando Nauru.
Abril de 2008 – Governo do Presidente Stephen voltou ao cargo em eleições antecipadas, pondo fim a meses de impasse parlamentar sobre o orçamento.
De novembro de 2008 – O ministro das Finanças Kieran Keke anuncia planos para criar banco privado para preencher lacuna deixada pelo colapso do Banco do Estado de Nauru em 1998. Bancos australianos recusou um convite para prestação de serviços bancários para o país.
Impasse político
Março de 2010 – Os eleitores rejeitam série de mudanças constitucionais destinadas a estabilizar o governo e fortalecer os direitos humanos no referendo.
Abril de 2010 – eleições legislativas antecipadas não produzem vencedor. Administração Stephen continua no papel de cuidadora, enquanto as negociações continuam.
Junho de 2010 – As eleições parlamentares novamente deixar de produzir um vencedor claro.
2010 Novembro – Parlamento reelege presidente Stephen para mandato de três anos ao abrigo de um segundo acordo de coalizão que visa acabar com um impasse político de oito meses.
2011 Novembro – O Presidente Stephen renuncia em meio a acusações de corrupção. MPs eleger Freddy jarro para sucedê-lo.
Uma semana depois, o Sr. Pitcher é derrubado por um voto de não-confiança, e Sprent Dabwido é eleito presidente.
2012 Junho – Presidente Dabwido sacos seu gabinete, citando um impasse legislativo.
Fonte: news.bbc.co.uk
Nauru
Nauru teve pouco contato com os europeus até navios baleeiros e outros comerciantes começaram a visitar em 1830. A introdução de armas de fogo e álcool destruiu a coexistência pacífica entre as 12 tribos que vivem na ilha.
Uma guerra interna de 10 anos começou em 1878 e resultou em uma redução da população de 1.400 (1843) para cerca de 900 (1888).
A ilha foi atribuída à Alemanha sob a Convenção de 1886 anglo-alemão. Fosfato foi descoberta uma década mais tarde e a Companhia de fosfato do Pacífico começaram a explorar as reservas em 1906, por acordo com a Alemanha.
Após a eclosão da Primeira Guerra Mundial, a ilha foi capturado por forças australianas em 1914. Depois da guerra, a Liga das Nações deu Grã-Bretanha, Austrália e Nova Zelândia um mandato fiduciário sobre o território.
Os três governos estabeleceram os comissários de fosfato britânicos, que assumiu os direitos de mineração de fosfato.
Durante a Segunda Guerra Mundial o Japão ocupou Nauru em agosto de 1942 e deportado Nauruans 1200 para trabalhar como operários nas Ilhas Carolinas, onde 463 morreram. Os sobreviventes retornaram a Nauru, em janeiro de 1946.
Depois da guerra, a ilha se tornou um território sob tutela das Nações Unidas em Austrália, em linha com a Liga anterior do mandato das Nações, e ficou um até a independência em 1968.
Um plano pelos governos parceiros para reassentar os Nauruans (porque de fosfato de desaparecimento e danos para a ilha causada pela mineração extenso) em Curtis Island, ao largo da costa norte de Queensland, na Austrália, foi abandonado em 1964, quando os habitantes da ilha decidiram ficar parado.
Em 1967, os Nauruans comprou os ativos dos Comissários britânicos e fosfato em junho de 1970 o controle passou para a Corporação de Fosfato de Nauru. Nauru tornou-se uma república independente em 1968.
Em 1989, Nauru abriu um processo contra a Austrália no Tribunal Internacional de Justiça de Haia por danos causados pela mineração, enquanto a ilha estava sob jurisdição da Austrália. Austrália resolvido o caso fora dos tribunais em 1993, concordando em pagar US $ 109 milhões (EUA 72,6 milhões dólares) e para auxiliar Nauru com a reabilitação ambiental.
Como tumulto cresce sobre futuro incerto Nauru e fracassos econômicos, não-confiança votos que estimulam uma mudança de governo tornaram-se comuns.
Em 1997, Nauru teve quatro presidentes diferentes em muitos meses. A situação política não se estabilizou como Presidente Harris assumiu o poder em agosto de 2003, pela terceira vez separado.
Em 2001 tornou-se Nauru recebe aproximadamente 1.000 requerentes de asilo, em sua maioria afegãos, que foram interceptadas durante a tentativa de entrar na Austrália ilegalmente. Um total de 549 deles continuam na ilha – 318 delas concordaram em voltar ao Afeganistão depois de receber um pacote de dinheiro da Austrália.
Nauru teria recebido cerca de US $ 10 milhões em assistência da Austrália, em troca de concordar em abrigar os refugiados, enquanto seus pedidos de asilo são julgados.
Durante 2002 Nauru cortou o reconhecimento diplomático de Taiwan e assinaram um acordo para estabelecer relações diplomáticas com a República Popular da China. Este movimento seguiu promessa da China de oferecer mais de EUA $ 130 milhões em ajuda.
Fonte: www.historyofnations.net
Nauru
Nauru é um pequeno país no Oceano Pacífico, ao sul-leste da Micronésia e consiste em uma ilha de corais única em alto relevo. A ilha é cerca de 4.000 km a nordeste de Sydney (Austrália) e tem 13.528 habitantes (2007), com uma área total de aproximadamente 21 quilômetros quadrados e um perímetro de 19 km.
A capital é o centro administrativo da Yaren. A riqueza do país é baseada em depósitos de fosfato, sendo esgotados.
História
A ilha foi descoberta pelos britânicos em 1798 e anexada pela Alemanha em 1888, foi colocado sob mandato da Liga das Nações em 1920. De 1942 a 1945, os japoneses ocuparam a ilha. Em 1947, ficou sob tutela da ONU, que foi administrado pela Austrália. Tornou-se independente em 1968.
Geografia
Este atol localizado na linha do Equador, entre Micronésia e Kiribati, cobre 21 km2 e sua capital Yaren. População, com 9.600 habitantes, é composta principalmente de Nauruans (58%) e algumas minorias, incluindo os polinésios (26%), chineses e europeus.
Economia
Nauru já beneficiou mais de 30 anos de riqueza trazida pelo fosfato (riqueza nacional). 1974 foi um ano recorde para a ilha com 225 milhões de euros em lucros.
Proprietários de terras do Estado, o Nauru Phosphate Corporation, têm beneficiado de alta durante este minério. Em 1990, 23 milhões foram distribuídos aos moradores.
Nauru compra terras e propriedades em toda a Oceania, com o fosfato dinheiro 1968-1990. Nossa companhia aérea, a companhia aérea nacional fez o seu pico de 6 sequer tinha sido criado pelo Estado.
A produção está experimentando um declínio acentuado na década de 1990, passou de 1,67 milhões de toneladas em 1985-1986 para 162.000 toneladas em 2001-02. Cessa completamente em 2003.
Em 2006, ela retoma trabalho após a atualização da infra-estrutura mineira liderada por mineradora australiana em parceria com o fosfato RONPHOS nova empresa pública em Nauru. A operação primária deve ser concluída em 2010.
A operação secundária de recuperar o fosfato localizado abaixo dos picos é planejado. Esta nova forma de extração e venda de cascalho obtido após o esmagamento e vendido para as pequenas nações do Pacífico Nauru vizinhos devem garantir fluxo de caixa para 30 anos.
Um programa paralelo de reabilitação terra é planejada.
O governo teve que vender terrenos e edifícios para pagar os empréstimos. As vendas de empresas de fachada e passaportes falsos estavam negociando estado por um tempo para encontrar o dinheiro.
Nauru tem prestado alguns serviços para outros Estados contra a compensação financeira: De 2001 a 2007, abriga um centro de detenção para imigrantes ilegais Nauru em nome da Austrália, este contra alguns milhões por ano. Após o encerramento do centro, o ministro das Relações Exteriores Kieren Keke anunciou que Nauru vai enfrentar “uma crise de desemprego maior.”
Fonte: www.oceanie-planete.com
Redes Sociais