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A mais bela obra-prima da arquitetura árabe terminada em 1362, sob o reinado do Sultão Hassan.
Um imenso minarete de 3 galerias com 86 metros de altura orienta-se para sudoeste.
É o mais alto do Cairo.
Um segundo minarete, menor, ergue-se do lado oeste.
A mesquita está construída em pedra de talha.
O fundador desse monumento gigantesco foi Sultão Hassan, o filho do grande sultão mameluco, Al Nasser Mohamed Ibn (filho de) Qalawoun. Sultão Hassan realmente governou o Egito duas vezes.
A primeira vez foi em 1347, quando ele tinha apenas 13 anos de idade, mas ele foi destronado pelos outros príncipes mamelucos e generais.
Sua segunda regra do Egito começou em 1356 e durou até 1361 dC Ele não era um sultão glorioso e imponente, mas mais de um fantoche manipulado por emires poderosos, como Amir Sarghatmish.
Al Nasser Mohamed, seu pai, foi responsável por muitos monumentos ao redor do Cairo, incluindo sua mesquita na Cidadela e sua Madrasa em Ben El Qasrien. Qalawoun também foi um grande construtor, mas a Mesquita Sultão Hassan continua a ser o monumento mais importante deste período.
Sultão Hassan importado engenheiros de todo o mundo para construir o seu grande monumento.
A mesquita fica perto da Cidadela, especificamente em Salah El Din Square, por vezes referido como a Praça de Qala.
Mesquita do Sultão Hassan
Era uma vez ignorado os campos do Hipódromo, e também esquecida uma área abaixo da Citadel que foi usado para festas e eventos esportivos, como polo durante o período mameluco dos séculos 14 e 15.
Sendo muito perto da Cidadela e, portanto, o centro da atividade mameluco fez a mesquita tudo o que mais importante
Esta mesquita é também considerado um dos maiores, não só no Cairo, mas em todo o mundo islâmico.
É uma estrutura maciça medindo cerca de 150 metros de comprimento e 36 m de altura. É minarete mais alto é de 68 metros de altura. Foi concebido para abrigar cerca de quatrocentos alunos.
O trabalho foi iniciado na Mesquita em 1356, financiado com recursos bastante escuros, o dinheiro das propriedades de pessoas que morreram na Peste Negra que assolou o Cairo em 1348.
Não foi uma política muito popular entre as pessoas da época, e é um das razões que Sultão Hassan ganhou uma reputação de ser ganancioso.
Sob a supervisão do preço Hohammad Ibn Al Baylik Muhssani, sua construção custou uma média de 20 mil dirham todos os dias por cerca de cinco anos, uma soma que seria considerado muito até hoje.
É relatado que Sultão Hassan disse que ele teria abandonado o projeto, mas pela vergonha que traria se as pessoas disseram que um sultão egípcio não foi capaz de completar uma mesquita que havia começado.
O grande portal, mostrando painéis inacabadas ao
longo de seus lados
Cerca de cinco anos depois de sua construção, um dos minarete desabou matando mais de trezentas pessoas.
Isso foi pensado para ser um mau presságio e para piorar a situação, em 1361, o sultão Hassan foi assassinado, dois anos antes da mesquita foi realmente concluída em 1363 Mais uma vez, ele foi atacado por outro elite mameluco.
Ele escapou da Citadel e se escondeu em algum lugar no Cairo.
Mais tarde, foi descoberto e preso, para nunca mais ser visto novamente. A mesquita estava quase completo por esse tempo, e mais tarde foi terminado por um de seus funcionários nomeados Bashir Al Gamdar.
A fachada do mausoléu no complexo
Sabendo de tudo isso intriga e vendo a sua enorme fachada me deixou ainda mais animado e ansioso para explorar esta enorme monumento. Os guias dizem que é preciso comprar ingressos para visitar a mesquita, mas foi-me dito que este não era mais necessário, a polícia turística que são destacados tudo sobre o monumento.
Eu comecei a minha turnê por andando no corredor entre ele ea Mesquita Refa. Esta é uma aventura puramente medieval, com estas duas mesquitas antigas para qualquer lado e os Citadel aparecendo no final do corredor. Não admira que este é um dos locais turísticos mais populares no Cairo islâmico.
A mesquita é livre de pé e tem três fachadas. O quarto, do lado ocidental tem uma grande dependências comerciais complexas e outros pertencentes ao Waqf (fundação) do Sultão Hassan, que financiou a fundação.
Originalmente, a cúpula, o que não é o original, foi descrito como bulboso, construída em madeira e coberta com chumbo como na cúpula do Imam Shafi.
A cúpula atual é mais recente e é considerada uma má interpretação do projeto original.
Uma vista de um dos minaretes da mesquita
O plano original do complexo chamado por quatro minaretes. Um foi construído no portal, mas ele entrou em colapso antes que a segunda foi erguido, e o plano de construção de minaretes no portal foi abandonada.
Um dos dois minaretes originais sobreviveu, e é o mais alto da cidade medieval de Cairo em 84 metros. Um segundo minarete é de mais vintage recente.
O minarete original está octagonal por toda parte, como os minaretes de outro contemporâneo mesquita s. Seu eixo, também é decorado com padrões geométricos de pedra incrustada, e seu topo é composto por uma lâmpada em oito colunas. Sua silhueta é enorme em comparação com outras do mesmo período.
Como pode ser visto a partir da Cidadela, a Mesquita do Sultão Hassan de hoje é bastante irregular.
O quadrado de cúpula do mausoléu sobressai em três lados e é também particularmente elevada, com mais de trinta metros.
Na sua parte superior é uma projeção estalactite cornija em pedra esculpida que corre ao longo da fachada, que não tem paralelo em qualquer outra Cairo mesquita.
Janelas de nível superior na Mesquita e Madrasa da sultão Hassan
Cada uma das fachadas do mausoléu é adornada no centro por um medalhão com um alvo no centro e emoldurado por bandas entrelaçadas em duas cores. Duas fileiras de janelas correm ao longo das fachadas.
Os superiores são inseridas em recessos coroadas com estalactites que são, por sua vez, encimadas por uma concha superficial de uma forma semelhante aos portais. Como os medalhões, bandas entrelaçadas também decorar a concha. Uma vez decorado com mosaicos de faiança, com traços ainda evidente, as janelas mais baixas são inseridos em recessos que têm um perfil piramidal escalonada.
Os vestígios de mosaicos estão dizendo, o que indica que o artesão importados de Tabriz durante o reinado do pai de Sultão Hassan deve ter ficado por várias décadas.
A fachada sul tem oito linhas horizontais de janelas, cada um correspondente a dois uma história das células estudantis. Isto dá aquela fachada a aparência de quase um arranha-céus modernos, um tratamento não visto em qualquer outro edifício medieval no Cairo. A fachada norte, com portal principal da mesquita, também contém uma série de janelas.
A massa horizontal da fachada é dada ênfase extra a sua divisão em baías verticais finas que terminam em cornija favo corajosa que funciona ao longo do topo de seus muros.
A pedra de basalto negro embutido na fachada aparece em outros edifícios deste período, e é talvez simbólico da pedra negra na Caaba em Meca.
Os cantos das fachadas estão se preparando com colunas finamente esculpida com estalactites capitais O motivo esculpido torcido no eixo das colunas são uma reminiscência da tradição bizantina.
A entrada para a mesquita não pode ser desperdiçada, uma vez que é o maior portal de qualquer complexo de pré-moderno Cairene Mesquita-Madrasa no Egito.
Ele está localizado na Al-Qal’a rua. Ao lado da entrada é um piso plano, juntamente com algumas informações históricas sobre a estrutura de escrita em árabe e Inglês.
Este é um bom lugar para fazer uma pausa e observar vários pontos sobre a arquitetura mameluca, em geral, e sobre este edifício em particular. A vista, olhando para trás, o comprimento da fachada, uma vez que se estende em direção às Cidadela, é um excelente exemplo de como a arquitetura Bahri mameluco tinha a intenção de dominar o horizonte urbano.
A fachada com o portal angular
O portal de si é deslocada, a partir do centro da fachada e em ângulo a partir do resto da parede de cerca de trinta graus.
É dominado por uma cascata de pingar estalactites encimadas por uma meia cúpula de pregas.
A tremenda altura do portal é enfatizado pelas pilastras cortadas em espiral, bem como pelos painéis verticais de cada lado da varanda.
A arquitetura do portal foi muitas vezes comparado com o madrassa Gok na Anatólia construir durante o governo do Saljaq, por causa dos medalhões que ladeiam o cofre estalactite, as bandas cinzelado moldando-o e os painéis preenchidos com padrões geométricos.
Teria sido ainda mais semelhante ao abrigo do seu plano original para ter dois minaretes construídos no portal. Sem dúvida, tanto o artesão que projetou a instalação eram de origem da Anatólia, ou pelo menos tinham visitado as mesquitas na Anatólia.
De acordo com Maqrizi, artesãos de todo o mundo trabalharam na mesquita de Sultan Hassan.
Ornamentação no topo do portal
As bandas esculpidas que adornam o portal não são continuou acima, e as etapas de trabalho pode, portanto, ser visto. As esculturas abaixo são concluídas e os padrões acima deles estão gravados, mas não esculpido, mostrando que o trabalho começou na parte inferior e mudou-se para cima. A parte superior do portal é desprovido de decoração e parece faltar a sua oposta.
Curiosamente, o projeto desses painéis apresenta motivos florais chinesas, como crisântemos e flores de lótus chineses. Embora estes padrões são comuns em objetos mameluco menor arte do século 14, este é o único exemplo conhecido na arquitetura. Note que isto não implica que os artesãos chineses trabalharam na mesquita, mas apenas que os artesãos estavam familiarizados com motivos de arte chinesa.
O século 14 foi um período de comércio considerável entre o mundo islâmico e no Extremo Oriente, promovido pela abertura de rotas terrestres entre o Mediterrâneo ea China. Porcelanas chinesas e sedas, muito procurados no Egito, certamente inspirado artistas em Cairo para expandir seu repertório decorativo com estes projetos exóticos.
O grande portal da Mesquita do Sultão Hassan
Há um painel estreito, muito curioso esculpida com projetos de arquitetura, como um portal gótico e uma estrutura abobadada com telhado de duas águas do Oeste, de origem provavelmente Bizantino, à direita da entrada. Pode até representar um tipo de assinatura do artesão.
A enorme porta do portal principal não é o seu original, que foi feita pelo Al Mu’ayyad para usar em sua própria mesquita perto de Bab Zuwelia. Deve-se, como em todas as mesquitas, deixe seus sapatos para trás.
No interior, os fundamentos da mesquita eram muito limpos
Na verdade, esta foi a primeira mesquita no Egito que eu já vi onde os homens estavam limpando com um aspirador. No entanto, antes de passar para este santuário, deve-se olhar para cima e observar as estalactites e sobre a entrada, fazendo com que se sinta como um entrou em uma caverna mágica, passando para uma experiência de outro mundo.
Pouco antes do vestíbulo, há uma considerável inscrição de mármore embutidos e dois nichos de mármore incrustado com desenhos geométricos. Lá, as conchas são decoradas com estalactites como em nichos de oração Anataolian.
O portal contém um grande banco de pedra que pode ter sido usado pelos leitores QUARAN, Acima dele estão medalhões com padrões geométricos embutidos e nichos de pedra esculpida.
O hall de entrada interior da mesquita é bastante notável, com seus escuros decorações mamelucos vermelho e marrom.
A cúpula também é impressionante e muito alta e rica em ornamentos. Há influências da obra de artistas tendo chegado ao Cairo a partir de Anatólia Ocidental e Pérsia (Tabrz) na primeira metade do século 14.
A lanterna pendurada no vinda é realmente incrível. Toda a mesquita é iluminada por numerosas lâmpadas pequenas que fazem uma cena maravilhosa.
Do vestíbulo, eu virei à esquerda e começou a andar no corredor mal iluminado com a sua passagem dobrado duplo, que deságua no magnífico Sahn, o pátio aberto, das instalações.
Esta passagem é executado sob os alojamentos dos alunos.
Dentro do Sahn, encontra-se a si mesmo surgiu na era mameluco. Aqui, as paredes são enormes e não há nenhuma parte da moderna Cairo visível. Embora o exterior do edifício é de pedra, o interior é de tijolos cobertos com estuque com exceção de detalhes em pedra de acabamento.
Aqui, o magnífico manipulação de vazios e sólidos dar o pátio azedar seu impulso para o céu. A área mede 34 metros de comprimento e 32 metros de largura e completamente pavimentada com mármore, o que é moderno. No centro está uma grande fonte ablução que foi concluída em 1362. Nem sempre foi uma fonte de ablução.
Originalmente era meramente decorativo, mas foi alterada e reparado, e agora, na verdade, remonta ao período otomano. Ele é coberto por uma cúpula de madeira apoiada sobre colunas de mármore.
Em torno da base da cúpula é uma banda de inscrições do Alcorão. A cúpula desta fonte, que é suportado por oito colunas de mármore, é bulboso em forma, e pode de fato ser uma réplica da cúpula mausoléu desaparecida original.
Em cada lado do sahn são recessos com suportes em arco conhecido como iwans, que abrem sobre o pátio. Eles são de tamanho desigual, e tão grande em tamanho que eles não deixam espaço para que as células têm vista para o pátio.
Cada um dos quatro iwans representa uma escola (ou rito legal) do Islã sunita, que consiste em Shafite (Shafi), malaquita (Maliki), Henefite (Hanafi) e Hambelite (Hanbali).
O piso de cada Iwan é coberto por tapetes de cores diferentes para diferenciá-los. As paredes do sahn eo iwans são maravilhosamente ornamentado, com lâmpadas penduradas em linhas aparecendo muito acima.
Uma das principais razões que Sultão Hassan construído o complexo era para hospedar o ensino de todas as seitas do islamismo sunita. No entanto, a Madrasa não era tão popular na época por dois motivos.
Em primeiro lugar, depois de Sultão Hassan foi morto em 1361, o complexo não foi concluída exatamente da forma que ele imaginou. Na verdade, ele permaneceu fechado por mais 50 anos. E talvez por isso, apenas alguns estudiosos conhecidos realmente ensinado neste Madrasa.
Muitos outros preferiram a palestra e assumir cargos de ensino em outras faculdades no Cairo. No entanto, foi aqui nestas iwans onde o xeque ou professor iria sentar em cima de um banquinho ou uma plataforma, enquanto seus alunos sentou cruz legiada todos ao seu redor.
Os limites dessas iwans são muito altas, e atrás das quatro iwans, o edifício está dividido em quatro partes para as quatro seitas do islamismo sunita. Dentro destes edifícios estudantes usam para viver e estudar.
Cada um desses madrassa são introduzidos por uma porta entre os iwans individuais, e dentro de cada um tem o seu próprio pátio com a sua própria fonte de ablução, Quibla orientada Iwan, e quatro ou cincos histórias de quartos.
Algumas destas células são maiores do que os outros, e um número de latrina estão incluídos nos alojamentos. Curiosamente, esta é a única Cairo madrassa que localiza a maioria das células no lado da rua por causa das enormes iwans que não deixam espaço para as janelas do lado do pátio.
A madrassa Henefite, que é o maior da direita como você enfrenta a Quibla, é particularmente vale a pena visitar. Note-se a porta a esta seção, com suas ablaq cursos de mármore preto e branco, a decoração em mosaico colorido, as joggled aduelas em arcos e vergas e as estalactites pingando sobre a cornija, que são todos os elementos padrão de entrada ornamentação durante este período.
O segundo maior madrassa era a do rito Shafi no lado esquerdo do santuário. Na época, o rito Shafi foi o mais egípcios seguiram, durante o período.
De volta ao pátio principal, fui atraído para o principal, Iwan oriental, conhecida como a Qibla Iwan porque aqui contribuintes enfrentar a direção de Meca. Não só este é o maior dos iwans, é o maior salão abobadado do mundo muçulmano medieval.
O uso de painéis de mármore policromado é um dos aspectos mais característicos da decoração mameluco e aqui a mistura de cores suaves em retângulos planos contrasta notavelmente tanto com o reboco das paredes empoeiradas e com os relevos profundos das inscrições.
O estilo das colunas que ladeiam as decorações indica que eles podem ter sido troféus de edifícios cruzados na Palestina.
O Mihrab é tão lindamente decorados que se pode passar horas apreciando alegremente a obra de arte. Aqui, há duas janelas em recessos e óculo acima do Mihrab.
Os muçulmanos acreditam que o Mihrab é a sua porta para Meca, e este tem enfeites de ouro e é um excelente exemplo do melhor da arte mameluca durante este período. Há também uma alta Mastaba, conhecido como dikka (Dikkat al-muballigh), ainda brilhando com seu revestimento de ouro, onde os leitores ou trocadores do Alcorão sentava. É adornada com colunas notáveis composto por pedra de cor diferente.
Situado ao lado do Mihrab é o mármore Minbar, o púlpito de onde o Imam está. Aqui, existe uma porta de bronze pequena que conduz para a escada.
Estas portas suntuosamente decorados abertas a partir do centro e tem alguns versos áureos do Alcorão inscritos ao longo de sua borda superior. Aqui, o Imam iria subir as escadas e às vezes se sentar ou ficar ao entregar palestras importantes durante o tempo de oração sob cúpula lâmpada esculpida do Minbar.
Tanto o mini-bar e do Mihrab estão entre as mais ricamente decorado exemplos de sua espécie. Aqui, há também três lâmpadas penduradas no teto alto.
Olhando através dos arcos na sahn do Qibla Iwan e vê-lo através destas lâmpadas é uma cena impressionante.
Nas paredes da Qibla Iwan são letras Kufic monumentais executadas em estuque que são ajustados contra um fundo flor de lótus chinesa com padrões sutis finas.
Há uma faixa semelhante no Iwan da madrassa Hanafi, mas não há nada mais semelhante em Cairo arquitetura.
O versículo do Alcorão que é citado aqui é de Sura 48, que começa assim: “Em nome de Deus, o Misericordioso, o Compassivo. Certamente que te tenho dado uma vitória manifesto, que Deus perdoe os teus pecados antigos e teus últimos, e completar a sua bênção sobre ti, e te guie em um caminho em linha reta, que Deus pode ajudar-te com forte ajuda “
Há várias portas de bronze nas proximidades, levando a várias salas, que são obras-primas da metalurgia medieval. Em ambos os lados do mihrab, portas dão acesso ao mausoléu.
A porta à direita é particularmente interessante, feita de bronze incrustada com prata e ouro. É original e de mão de obra excepcional.
O design da porta combina ahapes centrais estrela com pequenos satélites poligonais, um projeto que também é popular em madeira. A inscrição na prata na base está no roteiro Thuluth, que era muito favorável durante o período mameluco. Thuluth significa terceiro, e neste roteiro as letras são três vezes mais alta que eles são largos.
O Mausoléu, com sua cúpula de 21 metros quadrados, está localizado atrás do Qibla Iwan, o que é incomum no Cairo. Apenas dois outros mesquitas são configurados de forma semelhante. Geralmente, se o mausoléu está ligada à parede do Quibla, ele é definido para um dos lados para que fiéis não rezam em direção a bomba do fundador. Este é o maior mausoléu no Cairo.
Ele foi concebido como o túmulo de Sultão Hassan, mas em vez disso, contém os corpos de dois dos seus filhos, chamado Al Shehab Ahamd e Ismael. Sultão Hassan não foi enterrado aqui, porque seu corpo nunca foi encontrado.
Em muitos aspectos, a decoração interior do mausoléu é semelhante ao do Qibla Iwan.. As inscrições do Alcorão nas paredes acima do painéis de mármore estão no roteiro Thuluth, feito todo de branco.
O são do Trono verso do Alcorão:
“Deus, não há outro deus senão Ele, o Vivente, o Eterno.
Slumber apreende-Lo, nem o sono;
A Ele pertence tudo quanto há nos céus e na terra.
Quem há que intercederá junto a Ele exceto com Sua permissão?
Ele sabe o que está diante deles eo que está atrás deles,
E eles não compreendem nada do Seu conhecimento exceto o que Ele quer.
Seu Trono abrange os céus ea terra;
a preservação deles não O fadiga;
Ele é o Todo-alta, o Todo-glorioso. “
Interior da cúpula dentro do mausoléu
A alta cúpula do mausoléu foi construído, como o no hall de entrada da mesquita, com tijolos. Esta é a mais bela cúpula que tenho visto nas minhas viagens ao redor Islamic Cairo, bem como um dos mais altos.
Nos cantos de madeira estalactites pendentes com nichos de decorações ricamente dourados e pintados sustentam a cúpula, que é na verdade menor do que o original.
A iluminação é ascetically agradável, composto por um círculo de lâmpadas suspensas da cúpula e em torno do túmulo no centro.
Há muitas pequenas janelas nas paredes para deixar entrar a luz e permitir fresco estão a deslocar-se ao mausoléu. A tumba em si, mas para acolher o corpo de Sultão Hassan, está-se rodeado por uma cerca de madeira pequeno, esculpida. Está orientada para a parede Qibla. Atrás do túmulo é outra Mihrab que é semelhante a esse no Qibla Iwan, também bem decorado, com inscrições de ouro. Acredito que este Mihrab foi colocado aqui para que as pessoas orem para o sultão ou seus filhos que estão realmente enterrado aqui. É a parte de trás do mausoléu, à direita e à esquerda, são grandes janelas ao nível do solo a partir do qual o Citadel podem ser vistos.
Senti-me um pouco triste que o construtor deste grande monumento não encontrou o seu lugar de descanso final aqui.
Além disso, o Museu Islâmico no Cairo abriga uma grande coleção de lâmpadas de vidro de esmalte que uma vez pendurado nesta mesquita.
O complexo também teve um mustashfa, um pequeno hospital, no lado oeste de uma só vez.
Sultão Hassan queria ser capaz de ver a mesquita de seus escritórios no Citadel, mas, ao mesmo tempo, outros líderes Mumluk eram conhecidos por esconder lá e ataques estágio na Cidadela.
Foi duas vezes usado como uma fortaleza. Durante o reinado do sultão Barquq (1391) amirs dissidentes usaram o terraço para atirar projéteis no Citadel. Mais tarde, o sultão ordenou que os passos e plataforma da entrada destruída e ea entrada tapadas.
Mais tarde, outro sultão teve que enviar soldados para ocupar a mesquita para impedir os rebeldes de se entrincheirar na mesma. Mais uma vez, Sultan Jaqmaq bloqueou as escadas.
Sultan Janbalat tomou a surpreendente decisão em 1500 para destruir a mesquita para impedir que seja usado para levantes militares, e uma equipe de trabalhadores começou a demolição até a crítica obrigou-o a parar.
Em 1517, a madrassa foi bombardeado por balas de canhão quando ele serviu como um refúgio para a Tumanbay fugitivo, o último sultão mameluco. Finalmente, durante o período otomano, a mesquita foi novamente envolvido na guerra.
Buracos de bala perfurou a cúpula, de modo a enfraquecer-se que foi demolido para evitar seu colapso acidental. O colapso de um dos dois minaretes em 1659, tirando a parte do contraforte com suas estalactites, também poderia ter sido conseqüência das batalhas.
Tanto o presente minarete ea data cúpula para restaurações de 1671-1672. Só durante o século 18 foi a mesquita reaberto após ter sido fechado por meio século devido a razões de segurança.
Fonte: www.geocities.com/www.touregypt.net
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