PUBLICIDADE
Malange é uma província da Angola.
Capital: Malange
Clima: tropical úmido mesotérmico
Área: 98 302 Km²
Municípios: Malange, Mucuso, Kalandula, Caculama, Kangandala, Kambundi-Katembo, Quela, Cahombo, Kiwaba-Nzoji, Massango, Marimba, Luquembo, Quirima, Kunda-Dia-Base.
Recursos Madeireiros: (Floresta tropical Seca)
Pecuária: Bonivicultura de Carne, Bonivicultura Leiteira.
Minérios: Fosfatos, Diamantes, Urânio, Calcário-Dolomite, Cobre e minerais radioativos
Indústria: Materiais de Construção, Alimentar, bebidas e Tabaco.
Principal produção: Abacateiro, Algodão, Amendoim, Ananás, Batata Doce, Cana de Açúcar, Ervilha, Mandioca, Mangueira, Maracujá, Feijão Macunde, Feijão Cutelinho, Milho, Girassol, Arroz, Sisal, Rícino, Plantas Aromáticas, Pastorícia, Produtos Hortícolas, Soja, Tabaco, Vielo, Eucalipto, pinheiro.
A Província possui vários minerais, tais como: manganês, cobre, ferro, diamantes, granito, ca1cário e minerais radioativos. É rica em recursos hídricos visto que é banhada por muitos rios e riachos de caudal permanente, além de inúmeros lençois de águas profundas. Possui ainda muitos lagos, e lagoas.
É rica em recursos hídricos visto que é banhada por muitos rios e riachos de caudal permanente, além de inúmeros lençois de águas profundas. Possui ainda muitos lagos, e lagoas.
Malange – História
A província de Malange é uma das províncias de Angola, localizada na região norte. A cidade de Malange, fundada em 1852, possui uma linha férrea (desde 1909) que a liga à cidade de Luanda, o que tem permitido o desenvolvimento daquela região. Em 1932, tornou-se cidade. Localiza-se a cerca de 423 km de Luanda e a 175 km de N’Dalatando.
A palavra “Malanje” teria origem na língua Kimbundu, e teria como significado o termo “as pedras” (ma-lanji), mas existem diversas versões sobre a origem do nome Malange.
Malange é uma das províncias com pontos turísticos mais atrativos de Angola. A cidade é muito conhecida pelas Quedas da Calandula e pelo Parque Nacional da Cangandala.
Isto proporciona aos seus visitantes os melhores momentos de cultura e lazer através do ecoturismo.
A língua nacional mais falada na província de Malange é o Kimbundu.
A Terra da Grandiosa Cascata e da Palanca Gigante tem uma superfície de 97.602 km e toca no Kwanza Norte a oeste, no Uíge a norte, na RDC a nordeste, na Lunda Norte a leste, na Lunda sul a sudeste, no Bié a sul no Kwanza Sul a sudoeste.
Tem clima tropical húmido com chuvas durante os meses de Outubro a Abril.
Desenvolvem-se as culturas da mandioca, arroz, milho, batata-doce, abacateiro, amendoim, ervilha, feijão, girassol, goiabeira, mangueira, abacaxi, banana, citrinos, maracujá, sisal, soja, eucalipto e pinheiro.
Malange
As culturas do algodão, tabaco e cana-de-açúcar são significativas e servem a indústria local. A indústria é dominada por unidades transformadoras nos setores alimentar, das bebidas e do tabaco.
Uma das regiões mais ricas em diamantes, dispõe também de fosfatos, urânio e calcário. A riqueza de Malange não está contudo, somente nos seus belíssimos diamantes. Aqui, a Natureza foi pródiga e atinge o seu ponto alto nas Quedas de Kalandula.
No Parque Nacional da Cangandala (600 Km²) encontra-se a Palanca Negra ou Gigante, exemplar magnífico, de grande raridade.
Malange – Clima
Mapa de Malange
O clima é tropical úmido mesotérmico, o mês mais frio é junho com média anual de 20ºC e os meses mais quentes são março e abril, com média de 25ºC
Existem duas estações ao longo do ano: a estação das chuvas que abrange cerca de nove (9) meses (Agosto a Maio) e a outra é a estação do cacimbo que vai de 15 de Maio a 15 de Agosto.
O mês mais frio é o de Junho com uma média anual de 21°C e os meses mais quentes são os de Março e Abril, com uma média de 25° C.
O território está subdividido em duas grandes áreas de relevo:
1 – Uma depressão de abatimento (Baixa de Cassange) no Nordeste da Província NW – SE, que é uma vasta planície confluênciada nos rios Cambo e Cuango. Tem limites naturais bem definidos com os pontos extremos nas coordenadas de 7° 38′ e 10° 5′ de latitude sul e 16° e 18° 38′ na longitude Este;
2 – Uma zona planáltica com orientação N – S, onde os limites na parte Norte atingem a linha divisória da escarpa da Baixa de Cassange e no Sul, prolongase até ao planalto do Bié. A Leste dilui-se nas extensas planícies arenosas do Kalahari, com coordenadas extremas de 9° 38′ e 13° 38′ de latitude Sul e 16° 14′ e 18° 38′ de longitude.
Em todo o território da Província encontra-se uma variedade de solos próprios de zonas tropicais, hidromórficos, oxialíticos, ferralíticos, psamo-ferráliticos, paraferraliticos, litossoles, Calsialíticos, fersialiticos e fracamente ferrálicos sobre uma vegetação de florestas abertas com matas de panda, savanas, arbustivas e de prado palustre com bosquedo.
No Parque Nacional da Cangandala (600 Km²) encontra-se a Palanca Negra ou Gigante, exemplar magnífico, de grande raridade.
Malange – Cultura
Complexo Sócio-Cultural Ambundu
Existem na Província diferentes grupos etno, linguísticos tais: como (Kimbundo, Bangalas, Bondos e Songos), que ocupam a parte Centro e Sul da Província e os Gingas que ocupam a parte Norte de Malange.
Existem também outros grupos etno, linguísticos nomeadamente Umbundos, Kiokos, Suelas, que ocupam a parte planáltica da Província.
Existem para a cobertura do ensino e assuntos administrativos, na Província um total de 3.020 professores, o que é irrisório para o número de alunos que se encontram dentro do sistema de ensino.
Neste momento a Cultura sobrevive de algumas iniciativas, com a aparição de grupos musicais, de teatro e de danças tradicionais, (marimbeiros, muquixes e batuque).
Existem 4 (quatro) monumentos históricos classificados e 4 (quatro) sítios:
Monumentos
Forte de Cabatuquila: Localizado no Morro de Cabatuquila sitiado ao Poço mais antigo de Malange no Bairro da Vila;
Ruínas de Duque de Bragança: Ruínas de Duque de Bragança no Município de Calandula sitiado em Matari ya Ginga no Município de Malange;
Igreja Metodista Unida: Localizada em Quéssua sitiada em Poço da Sé Catedral na Igreja Católica Central.
Antigo Palácio na Cidade de Malange: Sitiado em Manivela Mais Antiga no Bairro da Quizanga.
Malange – Lazer
Quanto ao lazer, é de realçar o fato da natureza, nesta Província ter proporcionado aos seus habitantes pontos turísticos bastante atraentes, tais são os casos das famosas cataratas de Kalandula, as sempre naturais Pedras Negras de Pungo Andongo, a convidativa Baixa de Cassange, os parques nacionais do Bembo e Luando, onde pode-se encontrar a imponente Palanca Negra Gigante, assim como as cataratas do Porto Condo em Kangandala.
Malange – Turismo
Nesta província encontramos os seguintes parques e reservas nacionais de visita obrigatória:
O Parque Nacional Kangandala foi estabelecido como reserva integral em 1963, com uma área de 600 km2. É rico em aves, como patos selvagens, gorros, perdizes, pombos, entre outros
A Reserva Florestal Ferroviária de Malanje que tem 200 km2
A Reserva Natural do Luando, situa-se entre as províncias de Malange e Bié, com 8.280 km2
Os túmulos da Rainha N’Ginga M’Bandi, N’Gola M’Bandi estão situados em Kwaba N’Zóji. Entre os monumentos e sítios mais importantes, ocupam lugar de destaque os túmulos do rei Ngola Kiluanji, da rainha Njinga Bandi e do seu irmão, Mbingi a Mbandi, localizados na aldeia de Mukulu a Ngola, município de Marimba. Naquela aldeia, as pessoas que cuidam dos túmulos dos Reis pertencem à família real. Cabe a eles organizar limpezas e visitas. Os visitantes devem vestir uma roupa especial.
Pedras Negras de Pungo Andongo
Formações rochosas de grande beleza natural, onde se diz estarem marcadas as pegadas da Rainha N’Ginga M’Bandi e do Rei N’Gola Kiluange.
As Pedras Negras são um conjunto de blocos rochosos de enormes dimensões que ocorrem na localidade de Pungu-a-Ndongo, município de Cacuso, província de Malanje.
O conjunto é composto por rochas intrusivas que foram expostas pela erosão, ao longo dos séculos, e rochas sedimentares bem consolidadas (arenitos e conglomerados).
Pungo Andongo, no entanto, é mais do que apenas um local onde ocorrem anomalias geológicas. É um lugar cheio de mitos, lendas, tradições e valores culturais.
Pelas suas características topográficas e geomorfológicas, Pungu-a-Ndongo serviu de fortaleza aos Reis Ngola, tendo sido, nessa altura, capital do Reino do Ndongo.
Ao visitar Pungu-a-Ndongo, os visitantes não devem deixar de visitar a Pegada do Rei Ngola Kiluanji, as Pegadas da Rainha Njinga, o Cantinho do Céu, a Pedra do Velho Caturra e a Pedra do Pomar Sagrado.
Fica a poucos passos da Barragem de Capanda, outro ponto turístico que merece ser visitado.
Malange – Quedas de Kalandula
As quedas de Kalandula são a fascinante atracção turística da província de Malange e uma das mais importantes de Angola. Ocorrem no rio Lucala e têm cerca de 500 metros de altura.
São as segundas quedas mais altas de África. Eles formam um arco-íris permanente e uma névoa ilusória. Tem um miradouro e é um bom local para passeios e piqueniques.
Corredeiras do Kwanza
Barragem de Kapanda
boca do amor e fonte do amor, é aqui, a 15 km da cidade, que nasce o rio Malanje
Outros monumentos
Ruínas do Duque de Bragança
antigo palácio
Poço da Catedral
As festas da Cidade acontecem no dia 13 de Fevereiro e o dia 4 de Fevereiro também é muito comemorado devido ao massacre da Baixa de Kassange.
Nas festas tradicionais as danças típicas são a massemba e a n’buenzena ao som de instrumentos como a marimba de Kalandula, Kuissange, Hungo e Tambores conhecidos como Batuques.
Fonte: www.consuladodeangola.org/welcometoangola.co.ao
Redes Sociais