PUBLICIDADE
Capital: Menongue
Área: 199 335 Km²
Municípios: Cuchi, Menongue, Cuangar, Nancova, Cuito Kuanavale, Mavinga, Calai, Dirico, Rivungo.
Temperatura: 20°C
Clima: Altitude Tropical
9 Município
Pecuária: Bonivicultura de Carne, Caprinos.
Minérios: Diamantes, Cobre e Ouro
Indústria: Materiais de Construção.
Kuando Kubango – História
Kuando Kubango é uma província angolana.
Com 199 335 Km² é a segunda maior província, depois do Moxico, e a menos povoada do País, No sudeste de Angola. Tem extenso recorte internacional, confinando a leste com a Zâmbia, a sudeste está separada do Botswana por estreita faixa de território pertencente à Namíbia, com que confina em toda a sua extensão sul.
Em território nacional encontra-se com o Cunene e a Huíia a oeste, o Bié a norte e o Moxico a nordeste.
A sua capital, Menongue está a 1.050km de Luanda e administrativamente divide-se, em 9 municípios: Menongue, Culto Cuanavale, Cuchi, Cuangar, Longa, Mavinga, Calai, Dirico, Rivungo.
O nome Kuando foi dado em homenagem ao rio Cuando que nasce na província do Moxico, já o nome Kubango foi dado em homenagem ao rio Cuando que nasce na província do Huambo.
Em 1920 Portugal decidiu criar o distrito de Kubango, só transformando a vila de Serpa Pinto em vila em 1921, fato que lhe permitiria assumir o estatuto de capital de distrito. Em 1934 o distrito sofre alterações administrativas, sendo extinto.
Em 21 de Outubro de 1961, pelo Decreto Legislativo Ministerial n.º 51, foi recriado o distrito de Kuando-Kubango, estabelecendo-se como capital Serpa Pinto, que, nessa mesma data, foi elevada à categoria de província.
O clima é tropical , seco a sul e modificado pela altitude mais a norte. Entre os meses de Junho a Setembro a ampiitude térmica dia/noite é importante. A atividade agrícola não é relevante, havendo maior abundância de milho e massambala.
A atividade económica predominante é a pecuária de bovinos, caprinos e ovinos.
O cobre e o ouro existem em abundância ao longo de toda a região.
A estrutura orgânica do Governo da Província esta conformada ao Decreto-Lei n.º 17/99, de 29 de Outubro e o Decreto n.º 27/2000, de 19 de Maio que aprova o paradigma de regulamento e o quadro do pessoal dos Governos das Províncias dos Municípios e das Comunas.
O Governo da Província é chefiado por um Governador coadjuvado por dois Vices-Governadores.
Kuando Kubango
Kuando Kubango – Clima
Ao Norte apresenta um clima tropical e ao sul semi-desértico, as preciptações médias anuais variam entre 1200 mm no norte e 600 mm no extremo sul. O clima é do tipo tropical proporcionando 2 estações com estepe na faixa meridional e o mesotérmico húmido de inverno seco na faixa setentrional. temperatura média anual de 25º C.
Kuando Kubango – Superfície
199 335 Km² cerca de 15,9 % do território nacional, a segunda maior província do País está a uma altitude média de 1.500 m.
Relevo caracterizado essencilamente pela drenagem por uma rede hidrográfica dos maiores cursos de água que atravessam a Província, nomeadamente o Kubango e o Kuando.
Kuando Kubango – Principal Produção
Algodão, Massambala, Massango, Milho, Mandioca, Soja, Tabaco, Trigo, Vielo, Feijão, Recursos Madeireiros (floresta tropical seca), Pinheiro.
A Província do Kuando Kubango possui condições edafo-climáticas para a pratica e o desenvolvimento da agricultura. Com aplicação de técnicas adequadas, e a atribuição de incentivos agrícolas, a atividade deste ramo poderá ganhar maior impacto na economia da Província.
As principais culturas exploradas são basicamente alimentares, tais como o milho, o massango, a massambala, o feijão, a mandioca, amendoim, a batata doce e as hortícolas.
As condições são propícias para culturas indústrias tais como o café, e cana-de-açúcar. As atividades do setor incidem ainda sobre a pecuária, piscicultura e apicultura.
A pesca artesanal tem uma longa tradição no Kuando Kubango carecendo de incentivos e meios, esta atividade é exercida principalmente nos diversos rios existentes na província, com destaque para o rio Kuvango, e na orla fronteiriça.
A normalização da situação de segurança nas áreas poderá impulsionar esta atividade, tornando-a uma fonte de rendimento e de subsistência alimentar.
Kuando Kubango – Os Rios
Kuvango, Kutato, Kuelei, Kueve, Kuando, Kuzumbia, Kujamaba, Kueio, Matunga, Muhondo, Kapembe, Cuchi, Lomba, Kuito, Kunavale e Longa constituem os recursos hídricos de maior importância para o desenvolvimento económico da região.
Kuando Kubango – Comércio
A atividade comercial envolve 110 agentes no setor formal sendo 7 na prestação de serviço e 446 agentes no comércio informal.
A distribuição territorial dos agentes económicos licenciados descrimina-se da seguinte forma:
Município de Menongue
Município do Kuito Kuanavale
Município do Cuchi
Município do Kalai
Comuna do Kutato
Comuna do Caiúndo
Os principais produtos comercializados no mercado formal e informal da Província são: açúcar, peixe seco, sal, óleo alimentar, bebidas diversas, arroz, leite, farinha de trigo e sabão adquiridos nas Províncias de Luanda, Benguela, Namibe e na vizinha República da Namíbia.
Kuando Kubango – Fauna
Das espécies de animais que habitam no território do Kuando Kubango destacam-se as seguintes: palanca real, elefantes, rinocerontes, hipopótamo, nguelengue, ngunga, leão leopardo, hiena, onça, pacaça, javali, mabeco, cágado, e avestruz, palanca preta vulgar caeni, pangolim tanto como uma diversidade de aves e répteis.
Kuando Kubango – Flora
As reservas, parques e cotadas estão caracterizados da seguinte maneira:
a) Reserva parcial do Luiana estabelecido como reserva parcial em 17 de setembro de 1966 com a extensão de 8.400 km2;
b) Reserva parcial de Mavinga estabelecida como reserva parcial em 17 de Setembro de 1966 com uma extensão de 5.950 km2;
c) Cotada pública do Mukusso criada em 15 de Julho de 1959 com uma extensão de 25.000 km2;
d) Cotada pública de Luiana criada em 15 de Julho de 1959 com uma extensão de 13.950 km2;
e) Cotada pública do Luengue criada em 15 de Julho de 1959 com uma extensão de 16.700 km2;
f) Cotada pública de Mavinga criada em 06 de Julho de 1960 com uma extensão de 28.750 km2;
g) Parque natural regional do Cuelei com uma extensão de 4.500 km2.
Kuando Kubango – Transportes
Transportes Aéreo: O mercado é explorado pela companhia aérea Nacional TAAG com 4 voos regulares de passageiros por semana, carecendo a sua Delegação de reabilitação por formas a, condignamente, atender os seus clientes.
Transportes Ferroviário: O único troço ferroviário existente na Província, Namíbe-Menongue.
Correios: dos três postos existentes (Menongue, Mavinga e Kuangar), apenas o de Menongue encontra-se em funcionamento regular com os serviços de correspondências, encomendas, serviços telegráficos, emissão de vales e Fax público (por instalar).
Kuando Kubango – Educação e Cultura
O serviço de educação incidia nos três Municípios (Menongue, Cuchi e Kuito Kuanavale) , deixando 6 Municípios fora do sistema de educação e ensino. Atualmente a atividade educacional estende-se a mais 3 Municípios, nomeadamente; Kalai, Kuangar e Dirico, continuando de fora do sistema os Municípios do Mavinga, Nancova e Rivungo.
Os serviços privados de ensino, restringem-se fundamentalmente à cidade de Menongue com 5 escolas (Missão Católica de Menongue, Ninho da Paz, S. Kizito, Quinta Mbembwa e a IECA).
Existem na Província 4 subsistema de ensino: primário, secundário, Médio e Superior. Fruto da critica situação político militar, o sistema de ensino não abrange todos os Municípios, Comunas e Aldeias.
Em muitas destas localidades há mais de 10 anos, nenhuma criança frequentou um estabelecimento de ensino.
A província conta atualmente com 101 escolas do I Nível, 3 do 11 e III nível, 1 uma do ensino médio, 1 centro Pré-universitário e um núcleo do ensino superior: Atualmente a Província conta com 58.245 alunos fora do sistema de ensino.
A formação tem sido ministrada na escola de artes e ofícios Mbembwa. O lNEFOP carece de Instalações para o seu funcionamento.
Kuando Kubango – Turismo
A Província possui potencialidades turísticas. Existem na Província áreas demarcadas de grandes relevância para coutadas.
Coutada do Quirangozi-Mavinga, Luiana, Luengue, Mucusso, assim como as montanhas do Malova, Mbototo, quedas do rio Kutato e Forte Muene Vunongue, Ilha de S.Vicente, Centro histórico do Missombo e a Barragem do Cambumbe.
A Província caracteriza-se por três grandes zonas de vegetação, maioritariamente compostas por floresta densa seca, savana com arbustos e árvores na metade setentrional, savana com arbustos, bosques e balcedos na faixa meridional e, savana com arbustos no quadrante noroeste.
No sudoeste pode-se destacar a reserva parcial de Luiana caracterizada por madeira preciosa espécies de mussivi, girassonde, mumue, mupanda muiunga, entre outras.
Fonte: www.consuladodeangola.org/www.mindat.org/welcometoangola.co.ao
Redes Sociais