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Judéia – História
O nome Judéia é uma grega e romana adaptação do nome ” Judá “, que originalmente abrangia o território da israelita tribo do mesmo nome e, posteriormente, do antigo Reino de Judá . Nimrud Tablet K.3751 , datada de c.733 aC, é o registro mais antigo conhecido do nome Judá (escrito em cuneiforme assíria como Yaudaya ou KUR.ia-ú-da-aa).
Judéia foi usado às vezes como o nome para toda a região, incluindo peças para além do rio Jordão. Em 200 dC Sexto Júlio Africano, citado por Eusébio ( História da Igreja 1.7.14), descreveu “Nazara” ( Nazareth ) como uma aldeia na Judéia.
Judéia era o nome em uso em Inglês até a ocupação jordaniana da área em 1948. Jordan chamou a área ad-difa’a al-Gharbiya (traduzido para o Inglês como “Margem Ocidental”). ” Yehuda “é o termo hebraico utilizado para a área em moderno Israel desde que a região foi capturada e ocupada por Israel em 1967.
A história do povo judeu pode ser rastreada há milhares de anos, até a época da escravização das tribos hebraicas no Egito, ou talvez mais longe, até a época de Isaque e Abraão e as histórias de Gênesis. No entanto, o mito que envolve estas histórias torna difícil extrair delas fatos históricos.
Um fato indiscutível é a existência de um reino hebraico chamado Judéia ou Israel na região que hoje é o moderno Israel. Foi estabelecido em algum lugar no século 11 aC e conquistado pelos persas em 586 aC.
Os hebreus foram exilados para a Pérsia, mas tiveram permissão de retornar à Judéia 70 anos depois, onde os judeus persistiram a residir até serem conquistados, escravizados e exilados pelos romanos em 73 DC.
A história da Judeia está profundamente ligada à história do povo judeu e à narrativa bíblica, bem como aos impérios e governantes que controlaram a região ao longo dos séculos.
Aqui está uma visão geral:
Antiguidade: A Judeia era uma região na antiga Palestina, localizada entre a região costeira do Mediterrâneo e a margem oeste do rio Jordão. Era habitada pelos judeus e foi o local do antigo Reino de Judá, que se originou após a divisão do Reino Unido de Israel. Jerusalém era sua capital, e o Templo de Salomão era o centro religioso. Durante este período, a Judeia estava sujeita a impérios como o Egito, Assíria e Babilônia.
Domínio Persa: Após a conquista babilônica, a Judeia caiu sob o domínio persa, que permitiu que os judeus retornassem do exílio babilônico e reconstruíssem o Templo em Jerusalém.
Domínio Helenístico: Após a conquista de Alexandre, o Grande, a Judeia passou para o domínio helenístico, primeiro sob o controle dos Ptolomeus egípcios e depois sob os Selêucidas sírios. Isso culminou na Revolta dos Macabeus, liderada por Matatias e seus filhos, que resultou na independência temporária da Judeia.
Reino Hasmoneu: A Revolta dos Macabeus levou à fundação do Reino Hasmoneu, um estado judeu independente que governou a Judeia por cerca de um século, até ser absorvido pelo Império Romano.
Domínio Romano: A Judeia foi conquistada pelo general romano Pompeu em 63 a.C., e se tornou uma província romana. Durante este período, houve vários levantes judaicos contra o domínio romano, incluindo a Grande Revolta Judaica (66-73 d.C.) e a Revolta de Barcoquebas (132-136 d.C.), ambas resultando em derrotas devastadoras para os judeus e na destruição do Segundo Templo.
Diáspora Judaica: Após a derrota dos levantes judaicos, os romanos dispersaram grande parte da população judaica da Judeia, resultando em uma diáspora judaica que se espalhou por todo o mundo.
Bizâncio e Império Islâmico: A Judeia passou para o controle do Império Bizantino após a conversão do imperador Constantino ao Cristianismo. Mais tarde, ela foi conquistada pelos muçulmanos durante a expansão islâmica no século VII.
Domínio Otomano e Mandato Britânico: A região da Judeia passou por diferentes governantes ao longo da Idade Média e da Idade Moderna, incluindo os cruzados, mamelucos e otomanos. No início do século XX, a região da Judeia foi governada pelo Império Otomano até ser ocupada pelas forças britânicas durante a Primeira Guerra Mundial, tornando-se parte do Mandato Britânico da Palestina.
Estado de Israel: Após a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto, o Estado de Israel foi estabelecido em 1948, com grande parte da região histórica da Judeia tornando-se parte desse novo estado judeu.
Hoje, a Judeia continua sendo uma região de grande importância histórica e religiosa para os judeus, bem como uma área de disputa política e territorial no conflito israelo-palestino.
Judéia – Pontos Turísticos
Judéia
Para o sul de Jerusalém extende-se a antiga Região de Judéia (sul de Cisjordânia). realizaremos uma rápida visita pelos seus principais atrativos.
Belém
Situada a 10 Km. de Jerusalém, a pequena e formosa cidade de Belém é um dos principais pontos de peregrinação para os cristãos. Não há que esquecer que aqui se afirma que nasceu Jesus.
Conta com uma população próxima aos 30 mil habitantes, a maioria católicos, seguidos de ortodoxos, armênios e muçulmanos.
A Praça do Pesebre ou da Natividade é o melhor local para descobrir Belém. Em suas aproximidades encontram-se diversos conventos e a esplêndida Basílica da Natividade, edificada na gruta na que se crê que nasceu Jesus.
O primeiro santuário construido neste local foi no ano 323 pelo imperador Constantino. Foi reconstruida, depois de um incêndio, pelos cristãos durante o reinado de Justiniano, no ano 540 dC.
Desde então tem sofrido pouquíssimas remodelações. Chega-se ao interior pelas Portas da Humildade, chamadas assim, porque têm uma altitude de 1.25 m. o que obriga a postrar-se.
O interior, que conta com cinco naves divididas por 40 colunas de 6 m. de altitude, desconcerta pela justaposição de capelas e lugares de culto das diferentes confissões cristãs, sem dúvida, o lugar fascina pelo passado, que rezuma por todos os locais.
O solo é de mármore e distinguem-se os mosaicos dourados que decoram a Basílica, o iconostássio do século XVII, o Altar dos Reis e a Gruta da Natividade, uma cripta de 12 m. de extensão e 3 de comprimento, iluminada por numerosas lâmpadas.
A um encostado encontra-se o altar do Nascimento de Jesus e na parte superior a estrela que leva inscrita a frase: “Hic de Virgine Maria Jesus Christus natus est 1717” (“Aqui nasceu Jesus Cristo da Virgem Maria”).
Durante a restauração da gruta se encontrou um mosaico da Natividade fechado, no ano 1160. Desde aqui pode-se visitar as Grutas Subterrâneas que se iniciam na Igreja de Santa Catalina.
A esta última chega-se pela porta noroeste do cruzeiro norte da Basílica. Destacam, além, o Convento Ortodoxo com a Torre de Justiniano e o Convento Armênio com uma preciosa sala medieval chamada a Escola de São Jerônimo.
A Gruta da Leite, na rua do mesmo nome, é uma igreja construida por Santa Paula na gruta onde se cre que a Sagrada família se deteve em sua fuga para Egito. Segundo a tradição, enquanto Maria amamentava ao Menino cairam umas gotas de leite, envolvendo a rocha de cor branca. A atual igreja é do século. XIX, reconstruida pelos franciscanos.
Outro dos templos de interesse é a Igreja de São José do século XIX.
Na frente da Basílica encontra-se a Mesquita de Omar, desde onde nascem numerosas ruas que conduzem ao Mercado Central, um dos melhores lugares para fazer as compras.
É aconselhável visitar o Museu da Antiga Belém, administrado pela União de Mulheres Palestinas para ver formosos bordados, móveis, artesanato e documentos antigos.
Se dispõe de tempo pode-se visitar Beit Sahur, o povoado dos pastores, a 1 Km. de Belém. Segundo a tradição este foi o lugar de onde procediam os pastores, que se aproximaram a saudar ao Menino.
Ali encontram-se as ruinas de uma igreja bizantina.
HERODIÓN E MAR SABA
A 10 Km de Belém encontra-se o Herodióm um antigo e importante conjunto arquitetônico que servia de fortaleza e refúgio para Herodes, situado no alto de uma pequeño cume.
As ruinas não são muito impressionantes, mas podem dar idéia de que foi este belo palácio construido em um hoyo (especie de cratera) de forma circular. Rodeado de uma dupla muralha, resguardava em seu interior os quartos, salas, banhos e pátios.
15 Km. ao sudeste localiza-se o recinto arqueológico de Tegoá, antiga cidade cananéia, junto aos restos de uma igreja bizantina, para o leste encontra-se o Monastério de Mar Saba, pendurado nos acantilados do Vale do Cedrão.
Desde Belénm em direção a Hebróm encontram-se as Piscinas de Salomão, três cisternas talhadas na rocha e escalonadas que serviam para recorrer a água de chuva para abastecer a Jerusalém.
HEBRÓN
A 38 Km de Jerusalém e a 49 Km de Berseba encontra-se Hebrão, a cidade onde foi ungido David como Rei de Israel. Se a situação o permite, a vista é aconselhável para desfrutar da Tumba dos Patriarcas (onde, diz-se, encontram-se os restos de Abraham), um recinto sagrado que parece uma fortaleza. Conhecido como o Santuário do Amigo, a atual edificação acolhe uma Mesquita e uma Sinagoga que aloja as túmulos de Jacob e Lea.
Ao redor dela nascem ruas que vão ao bairro judeu, ao pitoresco bairro Harat o Quittun ou ao bairro de curtidores ou zoco, onde encontram-se numerosos objetos como alaria, têxteis, mantas de lã e as famosas peças de vidro soprado de cor azul, chamado também vidro de Hebrão.
Não deixe de visitar o Museu Municipal, com modestas coleções de arte e artesanato e que será o futuro Museu Arqueológico de Palestina e o Tel Rumeida, o principal assentamento arqueológico, onde se sobrepõem várias cidades dos tempos bíblicos.
Judéia – Fronteiras históricas
O historiador romano-judaico clássico Josephus escreveu:
Nos limites da Samaria e da Judeia fica a aldeia Anuath, que também é chamado Borceos. Este é o limite norte da Judéia. As regiões do sul da Judéia, se eles ser medida no sentido do comprimento, são limitadas por uma aldeia vizinha para os confins da Arábia; os judeus que moram lá chamá-lo de Jordan.
No entanto, sua largura é estendido a partir do rio Jordão, para Jope. A cidade de Jerusalém está situado bem no meio; em que a conta alguns têm, com sagacidade suficiente, chamado naquela cidade a Umbigo do país.
Nem, aliás, é a Judéia destituídos de delícias como vêm do mar, uma vez que seus lugares marítimos estendem até Ptolemais: se dividia em onze partes, das quais a cidade real de Jerusalém era a suprema, e presidiu todo o país vizinho, como o chefe faz todo o corpo.
Quanto às outras cidades que eram inferiores a ele, que presidiu as suas várias toparchies ; Gofna foi a segunda dessas cidades, e próximo ao que Acrabatta, depois deles Timna, e Lida , e Emaús, e Pella, e Edom , e Engaddi e Herodium , e Jericó; e depois deles veio Jâmnia e Jope, como presidir as populações vizinhas; e para além destes, houve a região de Gamala, e Golã, e Batanea e Trachonitis, que também são partes do reino de Agripa.
Este [último] país começa no Monte Líbano, e as fontes de Jordan, e atinge transversalmente ao lago de Tiberíades; e em comprimento é prorrogado a partir de uma aldeia chamada Arpha, tanto quanto Julias.
Seus habitantes são uma mistura de judeus e sírios. E assim eu, com toda a brevidade possível, descreveu a terra da Judéia, e aqueles que se encontram em redor dela.
Judéia – Geografia
Judéia é uma região montanhosa, parte do qual é considerado um deserto. Ele varia muito em altura, subindo a uma altitude de 1.020 m (3.346 pés) no sul, em Monte Hebron , 30 km (19 km) a sudoeste de Jerusalém , e descendo para até 400 m (1.312 pés) abaixo do nível do mar em o leste da região.
Também varia de chuvas, começando com cerca de 400-500 milímetros nas colinas ocidentais, subindo para 600 milímetros em torno de Jerusalém ocidental (no centro de Judéia), recuando para 400 milímetros (16 polegadas) em Jerusalém Oriental e caindo para cerca de 100 mm nas partes orientais, devido a um efeito rainshadow (este é o deserto da Judéia).
O clima, portanto, se move entre Mediterrâneo, a oeste, e clima de deserto no leste, com uma tira de estepe clima no meio. As principais áreas urbanas da região incluem Jerusalém, Belém, Gush Etzion, Jericó e Hebron.
Geógrafos dividir Judéia em várias regiões: as colinas de Hebron, o selim Jerusalém, o Bethel montanhas e do deserto da Judéia a leste de Jerusalém, que desce em uma série de passos para o Mar Morto.
As colinas são distintos para a sua anticline estrutura. Nos tempos antigos, as colinas foram florestados, e a Bíblia registros agricultura e ovino sendo praticado na área.
Animais pastavam hoje, com os pastores que se deslocam-los entre o solo de baixo para alto das colinas como o verão se aproxima, enquanto as encostas ainda estão em camadas com séculos de idade de pedra terraceamento. A revolta judaica contra os romanos terminaram na devastação de vastas áreas da zona rural da Judéia.
Fonte: www.rumbo.com.br/www.colegiosaofrancisco.com.br/www.math.utah.edu/www.biblewalks.com
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