PUBLICIDADE
Jericoacoara – História
A Praia de Jericoacoara é uma idílica e pacífica vila de pescadores situada entre dunas de areia na costa leste do Ceará, no Brasil.
“Jeri”, como é carinhosamente chamada pelos cariocas, é cercada por lagoas de água doce, mar calmo e enormes dunas de areia. Estas são as principais razões pelas quais a Praia de Jericoacoara, Brasil, deve estar na sua lista de desejos.
Em 1984, a lei federal declarou Jericoacoara como “Área de Proteção Ambiental” (APA), e em 2002 a área alcançou o maior status brasileiro de proteção ambiental, tornando-se um Parque Nacional.
Em 1984, a “Washington Post Magazine” elegeu Jericoacoara como uma das 10 praias mais bonitas do mundo. Desde então, a pequena vila piscatória tem vindo a crescer lentamente. No entanto, graças às limitações de construção, você não encontrará edifícios ou hotéis enormes.
Tornou-se popular entre mochileiros e viajantes mais aventureiros que buscam locais desconhecidos e inusitados.
Jericoacoara é um lugar afastado do apressado mundo moderno de sirenes estridentes, prazos maníacos, engarrafamentos e filas intermináveis. Um lugar onde as ruas são pavimentadas com areia, onde as praias se estendem até onde a vista alcança e onde a água quente se casa com a brisa das palmeiras. Até cerca de 20 anos atrás, Jericoacoara ainda era uma vila de pescadores isolada e simples. Não havia estradas, nem eletricidade, nem telefones, nem TV, nem jornais, e o dinheiro raramente era usado.
Desde 1984, a área ao redor de Jericoacoara foi declarada Área de Proteção Ambiental (APA) e tornou-se Parque Nacional em 2002. Isso trouxe muitas restrições de construção e controles turísticos, o que ajuda a preservar a área. A eletricidade chegou à aldeia e hoje os chuveiros quentes e o ar condicionado já não são artigos de luxo. No entanto, a iluminação pública é proibida pela legislação local.
Existem diversas versões sobre a origem de “Jericoacoara”. O mais provável é que se trate de uma combinação de palavras da língua indígena Tupi-Guarani. Yuruco (buraco) + cuara (tartaruga), que significa “buraco das tartarugas”, que se refere ao fato de Jericoacoara ter sido e ser onde as tartarugas marinhas vêm cavar buracos onde podem desovar. No entanto, alguns pescadores afirmam que o nome é inspirado no morro do serrote que fica ao lado da aldeia (onde está situado o farol). Visto do mar, o morro lembra um jacaré, chamado de “Jacarequara”. Pode-se perceber como ao longo dos anos a palavra jacaré pode ter evoluído para Jericoacoara. Faça a sua escolha, qualquer um deles é compreensível.
Jericoacoara – Praia
Jericoacoara não é simplesmente encantadora pelas suas dunas, praias e lagoas, mas também pelo seu vilarejo tranquilo.
O lugar era uma antiga vila de pescadores e até hoje conserva as ruas de terra, a arquitetura antiga e principalmente a paz de uma cidade que se esconde atrás de enormes dunas.
O nome Jericoacoara deriva do tupi-guarani: yuruco (tartaruga) e cuara (buraco). Buraco das tartarugas, que seria uma referência a uma praia onde acontece a desova das tartarugas marinhas.
Jeri, como é chamada pelos moradores, oferece diversas opções para prática de esportes como kitesurf, windsurf, vela, trekking, cavalgada e outros. Além do charme e da beleza da vila, o Parque Nacional o oferece uma imensidão de dunas móveis, lagoas de aguas cristalinas, mangue com carangueiros, ostras e até cavalos marinhos.
Apesar da fama que corre o mundo – Jericoacoara está entre as dez praias mais bonitas do planeta – o ritmo de vida na antiga vila de pescadores continua o mesmo, assim como as ruas de terra batida e sem iluminação pública. E como o destino paradisíaco, a apenas 300 quilômetros de Fortaleza, se mantém intocado?
Graças a dois fatores: o primeiro é o acesso precário – só se chega à Jeri em veículos com tração nas quatro rodas, depois de muito sacolejo. O segundo é a transformação da região em Área de Proteção Ambiental, o que aconteceu em 1984, preservando uma área de cerca de 200 quilômetros quadrados repleta de dunas douradas, mangues e lagoas de águas transparentes.
As lagoas, aliás, são as melhores “praias” de Jeri.
A principal é Jijoca, dividida em duas partes: Lagoa Azul, rústica e com barracas simples; e Lagoa do Paraíso, com pousadas confortáveis e restaurantes que oferecem redes e espreguiçadeiras. Por todo o espelho d´água, os bons ventos da região – considerada uma das melhores do país para a prática de esportes náuticos – conduzem jangadas e pranchas de kitesurf, que dividem o espaço em perfeita harmonia. Aproveite o passeio de bugue ou de jardineira pra chegar até lá.
Já a praia do centro de Jericoacoara, freqüentada pelos windsurfistas em especial, tem como destaque a duna do Pôr-do-Sol. Todos os dias, no final da tarde, nativos e turistas sobem o morro de 30 metros de areia para apreciar o espetáculo do sol mergulhando no mar. Depois, a vila vira festa. Com restaurantes transados, bares animados e forrós pé-de-serra, oferece programas para todos os gostos. Nas noites de lua cheia, porém, o preferido é simplesmente apreciar o céu, sempre repleto de estrelas.
Praia de Jericoacoara – Ceará
Jericoacoara, um autêntico vilarejo de pescadores incrustado em um deserto de dunas é um Parque Nacional do Brasil. Não é a toa que foi considerada por várias revistas internacionais como a praia mais bonita do País e uma das dez mais lindas do mund,; pois seu contexto único de difícil acesso, pureza do povo, dunas móveis gigantes, oscilação das marés, lagoas transparentes, mangues, mata de restinga, coqueirais, serrotes, formações rochosas, pedras moldadas pela força dos ventos, morros, toda sua extensão litorânea que compõe um impressionante cenário natural e a magia no ar que fazem de Jericoacoara um lugar único.
O local que é chamado só de Jeri por seu povo e seu turista, ainda é um recanto isolado do mundo. Apesar de já ter energia elétrica e até telefone ainda guarda todos os segredos da baia pirata por mais de 400 anos. Os nativos e moradores interagem com as pessoas que visitam este paraíso, visitantes chegam como turistas e saem como amigos.
E não há quem duvide da beleza natural das dunas, das lagoas formadas entre elas, das esculturas como a Pedra Furada, ícone do local. À noite, o forró, o reggae e o tecno invadem as ruas da vila. Outra opção é curtir a noite sobre as dunas de Jeri ao som do vento e de um calmo violão.
Os amantes do windsurf e kitesurf têm espaço em Jericoacoara garantido pelo bom vento. A praia é considerada uma das melhores para a prática do esporte.
Destaque também para o surf, o rally e o trekking, além de outros esportes de aventura. A capoeira tem conquistado mais adeptos na região por chamar bastante a atenção dos turistas. O sandboard é outra mania que vem ganhando espaço nas dunas de Jeri.
A culinária internacional e regional disputa o espaço harmonicamente, variando da pizza à tradicional torta de banana. Para preservar a riqueza do local, além da conscientização dos moradores, a Jericoacoara foi transformada em Área de Proteção Ambiental, estando inserido no Parque Nacional de Jericoacoara.
Jericoacoara – Localização
Jericoacoara, já popularmente conhecida por Jeri, é um lugar fora do comum, que coloca em cheque a lógica da vida urbana e do tempo. As ruas são cobertas de areia e as praias se estendem por quilômetros, exatamente como Deus criou, seminterferências visuais de prédios, antenas ou outras estruturas que destoem da paisagem natural.
Localizada no extremo norte do Ceará, a 300 km de Fortaleza, está perto da linha do Equador e inserida no Polígono da Seca, o que, neste caso, significa uma grande vantagem, pois proporciona um clima ensolarado o ano todo. Mas as vantagens da sua localização não acabam por aí. Por estar localizada em uma península, Jericoacoara tem mar tanto a leste como a oeste, o que o torna um dos poucos lugares do Brasil continental onde é possível ver o nascer e o pôr do sol e da lua no mar.
O portão de entrada de Jericoacoara é Fortaleza, a capital do Ceará, onde está localizado o Aeroporto Internacional Pinto Martins, que recebe voos de todo o Brasil, Europa e Estados Unidos.
O acesso, que até pouco tempo atrás era um grande obstáculo ao desenvolvimento turístico, atualmente está mais simplificado (apesar de ainda haver um trecho de 28 km que cruza o Parque Nacional de Jericoacoara, sem asfalto) com várias opções de serviço de transporte.
As empresas de receptivo garantem o transporte em vans e veículos com tração. Outras opções são os ônibus de linhas regulares, com conexão para o trecho não asfaltado em jardineiras, com saída a partir da sede do município de Jijoca de Jericoacoara.
Para quem prefere ir com veículo próprio ou locado, o ideal é que estes possuam tração e que o motorista tenha experiência em direção off-road. Veículos convencionais estão sujeitos a fatores climáticos, como chuva e ventos, envolvendo riscos. Há ainda a opção de helicóptero, mais rápida e confortável, porém com um custo alto,
Jericoacoara – Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Jericoacoara, pela lei municipal nº 94, de 29-06-1923, susbordinando ao município de Acaraú.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o distrito de Jericoacoara, figura no municípiode Acaraú.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.
Pela lei estadual nº 11002, de 14-01-1985, o distrito de Jericoacoara deixa de pertencer aomunicípio de Aracaraú, sendo anexado ao novo município de Cruz.
Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o distrito de Jijoca de Jericoacoara passou a denominar-se Jijoca de Jericoacoara
Pela lei estadual nº 60, de 04-06-1990, o distrito de jijoca de Jericoacoara deixa de pertencer ao município de Aracaraú, sendo anexado ao novo município de Cruz
Em divisão territorial datada de 1991 o distrito de Jijoca de Jericoacoara, figura no município de Cruz.
Elevado à categoria de município com a denominação de Jijoca de Jericoacoara, pela lei estadual nº 11796, de 06-03-1991, desmembrado de Cruz. Sede no atual distrito de Jijoca de Jericoacoara (ex- Jericoacoara). Instalado em 01-01-1993.
Em divisão territorial datada de 1995 o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Transferência distrital: Pela lei estadual nº 11002, de 14-01-1985, transfere o distrito de Jericoacoara do município de Acaraú para o de Cruz.
Alteração toponímica distrital: Jericoacoara para Jijoca Jericoacoara, alterado pela lei nº 60, de 04-06-1990.
Jericoacoara – O Nome
Existem muitas versões para a origem do nome de Jericoacoara. A mais provável é que ele seja uma combinação de palavras da língua indígena tupi guarani.
Yuruco (buraco) + cuara (tartaruga), significando “o buraco das tartarugas”. Isto se refere ao fato de Jericoacoara ter sido e ser o lugar onde as tartarugas marinhas vêm para cavar os buracos e deixarem os seus ovos.
Alguns pescadores antigos alegam entretanto que o nome vem do formato do “Serrote” (pequena serra ao lado da vila, onde está situado o farol de Jericoacoara), que visto de alto mar, tem o formato de um jacaré deitado, ou numa expressão local, de um jacaré quarando ao sol, e que o lugar antes era chamado de Jacarequara, mudando, com o passar do tempo, para Jericoacoara.
Jericoacoara – Turismo
A atividade turística na região se iniciou de forma incipiente nos anos 80, como um destino de “paz e amor”, procurado por pessoas de espírito hippie, em busca de liberdade e contemplação. Nesta época, Jericoacoara era apenas uma vila depescadores, sem nenhuma estrutura de hospedagem, energia elétrica e com acesso difícil.
Ao longo dos últimos 20 anos, o destino foi se estruturando, por iniciativa dos próprios nativos e dos novos moradores brasileiros e estrangeiros que criaram negócios e investiram na vila.
O principal atrativo de Jericoacoara é o conjunto de sua paisagem exuberante “a dimensão das dunas e o desenho de suas praias” e da diversidade cultural criada a partir da integração das características dos pescadores nativos às de brasileiros de outras regiões do País e de estrangeiros de várias partes do mundo.
Em Jeri, tudo tem um toque slow e descontraído, o que dá a sensação de estar em um lugar fora do tempo. Mas isso não quer dizer que o visitante seja privado do charme, do conforto e do bom atendimento. Muito pelo contrário. O setor de hospedagem progrediu muito no destino.
No princípio, poucas pousadas ofereciam as comodidades como energia elétrica, água quente, estrutura de alimentação e repouso. Hoje existem quase cem meios de hospedagem, que variam desde pousadas de charme a hotéis com acomodações e serviços requintados de padrão internacional. Há ainda opções de hospedagem mais básicas, mas que atendem bem aos padrões mínimos de estrutura e serviços.
A diversidade cultural está muito bem representada na gastronomia local, que é marcada por uma fusão de estilos, tanto da culinária brasileira (em especial a nordestina), quanto da estrangeira.
Há restaurantes para todos os gostos e bolsos, porém o destaque está nos restaurantes de charme, que representam da melhor forma a riqueza desta variedade gastronômica.
O artesanato é outro destaque em Jericoacoara, como em praticamente todo o Ceará, pela riqueza e multiplicidade das técnicas, (que foram aprimoradas por meio de oficinas promovidas por instituições como o Sebrae-CE), pela tradição, e pelos preços em conta.
Turismo de Sol e Praia em Jericoacoara
A pedra chama a atenção pelo exotismo da forma
Jeri surpreende na oferta de atividades turísticas e de lazer que vão além de passar o dia na barraca de praia ou tostando no sol. O destino também oferece diversas opções de ecoturismo, atividades de aventura e turismo cultural para agradar aos mais exigentes e diversificados perfis de turista.
Os pontos de visitação mais procurados são Tatajuba, Mangue Seco e Rio Guriú, Lagoa do Paraíso, Lagoa Azul e Lagoa do Pinguela.
A paisagem é muito diversa com vegetações variadas como restingas, dunas, tabuleiros, manguezais, gramados, praias e serrotes, que abrigam mais de 38 famílias de aves, das quais várias espécies são raras ou estão ameaçadas de extinção.
As dunas e as lagoas de água doce são o cenário perfeito para passeios de buggy ou para caminhadas ao entardecer. Um ponto turístico famoso perto da vila é a Duna Pôr do Sol, de onde é possível apreciar tanto o amanhecer como o entardecer no mar. Na vila existe uma Associação de Bugueiros, que assim como as agencias receptivas locais, oferecem passeios a preços acessíveis e com motoristas treinados e cadastrados.
Uma opção mais slow é o passeio de cavalo até o Mangue Seco para a melhor apreciação das belezas da paisagem. No caminho a Tatajuba é possível visitar um reduto de cavalos marinhos.
A Pedra Furada, um dos cartões postais mais famosos do Ceará resultado de um belo trabalho da ação dos ventos, do mar e do tempo pode ser visitada durante a maré baixa, passando pelas praias Malhada e do Pontal, numa caminhada de cerca de 3 km. É impossível resistir e não tomar um banho de mar.
Com seus belos atrativos, o destino faz parte da Rota das Emoções, um roteiro integrado com os Estados vizinhos, que envolve paraísos naturais como a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), além do Parque Nacional de Jericoacoara (CE). Este roteiro, que oferece aventura, praia e ecoturismo, foi premiado em 2009 pelo Ministério do Turismo com o Troféu Roteiros do Brasil, sendo considerado um caso de sucesso do Programa de Regionalização do Turismo na categoria Roteiro Turístico.
Para os praticantes e apreciadores de esportes de aventura, Jeri também tem o cenário ideal. Os bons ventos da região proporcionam condições perfeitas para a prática de surf, windsurf e kitesurf. Além disso, são muito populares o sandboard e a capoeira.
Além das atividades de ecoturismo e aventura, o visitante pode desfrutar de serviços de massagem, jantares em charmosos restaurantes, curtir um happy hour num bar tranquilo ou em casas com música ao vivo, tudo no relaxado e descontraído ritmo de Jeri.
Jericoacoara – Atrativos Naturais
Barra do Rio Guriú: Localiza-se a 10km de distância da vila, seguindo pelo litoral oeste. Deu nome a uma pequena vila de pescadores nos seus arredores. Ele determina o limite oeste do Parque Nacional de Jericoacoara.
Duna do Por do sol: Um dos mais populares rituais diários de Jeri, assistir o sol subir e descer do topo da Duna do Por do Sol que fica a oeste da vila.
Capoeira: Todos os dias depois do por do sol, você pode assitir os capoeiristas praticarem a sua arte, ao pé da duna. A capoeira é uma luta que foi camuflada como dança pelos escravos de Angola e outros países africanos durante comércio de escravos, como forma de ocultarem o seu desejo incessante de liberdade dos seus proprietários, os senhores.
Pedra Furada
A pedra furada tornou-se o símbolo de Jericoacoara. Caminhando a leste da cidade pela praia, você passará primeiro pela praia da Malhada, uma pequena praia muito popular entre os surfistas e velejadores de onda.
Continuando por mais 2 km ao longo da praia (se a maré permitir) ou seguindo pelo o morro do Serrote, você passará por penhascos e por uma bela costa acidentada. A caminhada leva cerca de 2 horas no total, uma hora para ir e outra para voltar. Se você não se emocionar com as formações rochosas, com certeza vai vibrar com o passeio, pois ele oferece uma vista maravilhosa em todas as direções. Você vai se sentir como se tivesse chegado ao fim do mundo. Se você estiver entre os dias 15 de junho e 30 de julho, vai ter a oportunidade de testemunhar o por do sol exatamente no centro da pedra furada. É uma foto única.
É o ícone de Jericoacoara. Está localizado na região rochosa de Jericoacoara chamada de Serrote (quase 2km de extensão). Constitui-se de uma enorme formação rochosa em forma de arco, esculpida pela ação das ondas do mar. Durante o período que se estende de 15 de julho a 15 de agosto, o sol, ao se pôr, encaixa-se no buraco da pedra. Na maré baixa o acesso ao local é um passeio pela praia (cerca de 30 minutos). No percurso até ela, belíssimas paisagens de praias, grutas, “poço da princesa”, pedras de formatos de tartaruga e jacaré, além de muita “estória”.
Farol
É bastante moderno para o padrão de Jericoacoara. É um excelente lugar para ver a lua e o sol nascerem. Alimentado por energia solar, dispensa qualquer operador, lá tudo é feito automaticamente.
O farol está localizado acima do Serrote (mais ou menos 100 m acima). O passeio a cavalo faz uma parada lá e oferece uma visão de 360 graus de Jeri e das redondezas. Este é também o melhor lugar para contemplar o por do sol e o nascer da lua.
O céu de Jeri: Uma das grandes atrações que Jeri tem a oferecer é o céu à noite, completamente despoluído de luzes da cidade, com brilho intenso, perfeito para amantes da astronomia ou simples admiradores das estrelas. Talvez você nunca tenha visto um céu tão cheio de estrelas, perfeitamente emoldurado pelo suave balançar dos coqueirais.
Guriu: Continuando o percurso a oeste pela praia, você chega ao Guriú, outra pequena comunidade de pescadores, próxima à margem de um pequeno rio. Este ponto marca o limite oeste da área de proteção ambiental. Aqui você pode tomar uma das diversas embarcações que fazem a travessia dos carros no rio. Você pode também alugar uma jangada para passear pelo mangue e dar uma olhada nos cavalos marinhos que vivem em abundância nesta área. Pedimos que os cavalos marinhos não sejam retirados da água, pois eles morrem.
Igreja: Vale a pena visitar a igreja de pedra, construída pelos nativos, pois a torre oferece uma esplêndida vista da praia.
Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso
Lagoa de água doce cristalina cercada por vegetação nativa, chamada de “Caribe Nordestino”.
Com um passeio de buggy pelas dunas, o visitante será recompensado com um mergulho em uma lagoa de água doce. Na verdade, as lagoas Azul e do Paraíso ficam uma ao lado da outra e dividem as mesmas areias brancas e o brilho azul e tranquilo das águas. Aqui você também encontrará vários restaurantes que oferecem pratos deliciosos e uma agradável sombra para descansar debaixo das barracas. Estas lagoas podem estar com o volume de água reduzido, devido ao clima seco.
Lagoa do Paraíso: Localiza-se na sede do município Jijoca. São 15km² de água doce e transparente, cercada por enormes dunas. Também é chamada de Lagoa de Jijoca e é muito procurada para o velejo em suas águas.
Noite de ano novo: Jeri se transforma na noite de reveillon. As pessoas deixam a sua tranquilidade de beira-mar, para transformar Jeri em uma das maiores festas do mundo. No momento em que a contagem regressiva começa, a Duna do Por do Sol fica completamente coberta por pessoas que festejam a chegada do ano novo e se deslumbram com a queima de fogos de artifício exatamente acima de suas cabeças. Depois da meia-noite, as festas começam na rua principal em restaurantes, bares e clubes.
Mangue Seco
É um pequeno povoado localizado a oeste da vila, no meio das dunas. Sua principal atração é uma lagoa que se encontra em meio às dunas margeada por uma pequena faixa de mangue que foi ocupado pelo mar.
A cerca de 5 km de Jeri pela praia, você vai encontrar o Mangue Seco, uma pequena vila de pescadores que abriga um pequeno lago de água doce. Você vai saber que está chegando quando passar por uma floresta quase surreal de longas árvores mortas de mangue, conhecida por Mangue Seco.
Nova Tatajuba
Localiza-se a 25 km da vila, seguindo pelo litoral oeste, já no município vizinho de Camocim. É um pequeno povoado, ainda primitivo. Algumas de suas dunas estão em processo de cristalização, ou seja, estão comprimindo-se e formando colinas denominadas dunas mortas. Chama-se Nova porque a antiga foi soterrada pelas dunas.
Tatajuba também abriga uma fantástica lagoa de água doce, onde você pode fazer um passeio de jangada, comer peixe fresco enquanto descansa em uma rede a poucos centímetros da água.
Pôr-do-Sol na duna: A oeste da vila de pescadores, há uma grande duna, esse é o local mais procurado para se ver o inesquecível pôr-do-sol em Jeri. Fica ao lado da Praia das Canoas. No período de lua cheia, o espetáculo fica ainda mais bonito, com o sol de um lado e a lua prateada do outro.
Praia da Malhada: É a melhor praia para os banhistas e localiza-se a leste da enseada. É muito procurada para a prática do surf.
Praia do Preá: Localizada a leste do Parque Nacional, esta vila de pescadores é uma das portas de entrada de Jericoacoara, distante 17km de lá. Aqui a pesca é abundante e a cozinha de peixes, camarões e lagostas é uma das melhores do Ceará. Perfeita para a prática de kitesurf.
Serrote: Uma pequena serra de aproximadamente 100m de altura que se destaca dentre a plenitude das dunas. Deu origem ao nome da vila de pescadores que resiste, até hoje, logo antes da arrebentação do mar. Visto de alto mar, tem-se a impressão de que ele tem o formato de um jacaré deitado.
Fonte: www.jericoacoara.com/www.dantasvilar.net/www.turismo.gov.br/www.pousadadoscorais.tur.br/www.pousadaparaiso.tur.br
Redes Sociais