Ilhas Baleares na Espanha
PUBLICIDADE
A conhecida Ilhas Baleares formam um arquipélago na costa mediterrânea da Espanha.
Mallorca é a maior das três ilhas. Nos últimos 30 anos tornou-se o arquétipo do sol-mar sangria. As ilhas são preferidos por turistas do norte da Europa, em parte porque a costa sul é construída em grande medida, e está cheia de hotéis e apartamentos. Aproveite e reserve seu pacotes turisticos.
Longe da costa, no entanto, a história é diferente. Não são particularmente respeitados montanhas intocadas Tramuntana. Recentemente, toda a ilha tinha uma ordenação geral.
Nos bairros lotados, como Magaluf, hotéis de idade foram literalmente varridos e substituído em uma tentativa de adicionar uma nova qualidade para a ilha. A capital Palma é hoje uma das cidades mais visitadas e populares pequeno da Espanha.
Ibiza tem sido pensado para ser bom para a sua cena rave, que se concentra na encantadora vila hippie-chic de Ibiza, San Antonio Canyon e estância de Playa d’en Bossa. No entanto, se você vai longe desses lugares que você vai descobrir que a ilha é incrivelmente rural.
Um canal estreito separa de Ibiza e Formentera. Formentera é a menos habitada ilha das Baleares e parece que ele é borrifado com areia branca e solta. Além disso, é acessível somente por barco.
Apesar de Maiorca e Ibiza tem excelentes praias, Menorca é famosa por suas baías. Os turistas que vêm para Menorca são principalmente famílias com crianças, porque o ambiente na ilha é muito mais calmo e mais silencioso do que nas outras duas ilhas.
Atrações
A maior atração é provavelmente a dança em algumas das discotecas fantástica paisagem, como Pacha, em Ibiza e Abraxas em Palma de Maiorca.
Um bom lugar para visitar é Palma, uma encantadora cidade situada na baía de Palma. A Catedral de areia dourada é uma obra-prima, enquanto o Belver castelo do século 14 a partir do qual você pode ver toda a cidade, é impressionante.
A mais bela vista de Maiorca é a partir da Serra de Tramuntana. Sente-se no velho trem de Palma para Solera e curtir o passeio curto. Sinta a atmosfera da antiga capital de Menorca – Siudadela, visitar a Catedral, os palácios elegantes e igrejas medievais.
Compras aqui também é excelente. A segunda parte da ilha, Mahon, também merece uma visita. Os amantes de praia deve trazer os seus melhores trajes de banho para posar em Las Salinas em Ibiza.
No entanto, eles também podem ter grande momento na praia deserta em Formentera ou uma pequena baía, como Cala Cala en ou Turqueta Macarella sobre a Menorca. Descubra por que Maiorca é conhecida por suas grutas, especialmente o excepcional Cuevos del Drach (caverna do dragão), em que há um lago subterrâneo inesquecível.
Não perca um passeio de iate, Ilhas Baleares são conhecidas por suas praias, snorkeling e mergulho. Ibiza não deve ser negligenciada, uma vez que está na lista da UNESCO do património protegido. Ele oferece uma fortaleza medieval e Villa Dalt (Cidade Alta), estreitas ruas de paralelepípedos, belas praças e lojas chiques.
Clima
As ilhas desfrutar de clima mediterrânico. As temperaturas máximas não são extremos, mesmo no auge da temporada devido à influência refrescante do mar. No inverno, o clima é geralmente ameno e seco, com chuvas ocasionais.
Fonte: www.soartigos.com
Ilhas Baleares
Palma de Maiorca
A maior e mais freqüentada das Ilhas Baleares é Mallorca, com quase meio milhão de habitantes numa superfície de 3660 quilômetros quadrados. A ilha mede cerca de 100 quilômetros de leste a oeste e do norte ao sul têm mais de 75.
O seu clima é ameno no inverno e o calor agradável do verão é abrandado pelo vento oriundo da cadeia montanhosa da Serra do Norte, cujos picos cobertos de bosques são os pontos mais altos da ilha (com altitude de 1445 metros).
O vento foi um dos primeiros recursos energéticos conhecidos pela população da ilha, que se dedica ao cultivo das férteis planícies e à criação de animais. Os pomares e as estufas, irrigados por característicos moinhos de vento, e a vegetação rica de pinheiros e carvalhos formam uma paisagem realmente agradável.
Características são as plantações em terraços da parte interna da ilha, semelhantes s da Ligúria e de algumas zonas dos Apeninos da Toscana e da Emilia-Romagna, que produzem notável variedade de azeitonas, amêndoas, uvas e abricós.
O litoral, nos seus 400 quilômetros, oferece belíssimos contrastes representados pelos impressionantes rochedos na parte ocidental, que nascem e protegem pequenas e idílicas enseadas (calas); o restante da ilha apresenta um terreno suavemente acidentado.
A história de Mallorca inicia no ano 1.000 a.C., durante a era talaiotica, representada por alguns monumentos remanescentes na ilha. Tornou-se, no século II a.C., o refúgio mais protegido dos piratas do Mediterrâneo.
O domínio mais importante, após o romano, foi, sem dúvida alguma, o árabe que se impôs na ilha até o século VIII d.C., antes da reconquista espanhola em 1229. Durante este período, Mallorca viu aumentar notavelmente tanto as riquezas econômicas como artísticas. Desde então, Mallorca é considerada uma província espanhola para todos os efeitos, um tipo de “costela” geográfica e administrativa da península ibérica.
Palma, a cidade mais importante da ilha, famosa pelo porto e pela intensa vida turística, apresenta três zonas distintas: a cidade velha, circundada por muralhas, cujo centro é a Catedral, a cidade moderna, que cresce para o oeste ao longo do Golfo, e a zona do porto que compreende os passeios da catedral ao porto.
A catedral, cuja construção levou quase 400 anos, foi restaurada no início do século XX pelo célebre arquiteto de Barcelona, Antoni Gaudí, projetista da Sagrada Família. Imponentes são as dimensões do edifício; a rosácea de 13,3 metros de diâmetro é uma das maiores do mundo.
Notável, no presbitério, a cadeira episcopal em mármore. Imperdíveis são os relevos do século XV. A peça mais preciosa do Museu da Catedral é um tabernáculo de prata usado para as procissões.
Muito característico o bairro histórico de Pueblo Espanol, como também, interessante meta turística, são as Grutas do Dragão, cuja legenda (como todo percurso espeleológico que se respeite) é coberta de mistério e fascínio.
As grutas estendem-se por alguns quilômetros no subsolo e a parte aberta ao público – um percurso musical de grande particularidade – leva à salões de grandeza impressionante e à alguns dos vários lagos subterrâneos dos cunículos.
Célebre pelas atividades balnearias e esportes náuticos, Mallorca oferece excelentes oportunidades gastronômicas. Como todas as localidades de grande tradição turística, Mallorca propõe uma cozinha internacional, mas recomenda-se saborear os pratos locais, tipicamente mediterrâneos, que têm como ingrediente característico um tempero feito de ervas e verduras (tomates, berinjelas, abobrinhas, pimentões) fritas todas juntas.
Tal tempero acompanha diversos pratos de peixes, dentre os quais, a caldereta de langosta e a caldereta de pez que são os mais conhecidos e consolidados.
Fonte: www.costacruzeiros.com.pt
Ilhas Baleares
As Ilhas Baleares, ou “Islas Baleares” em Espanhol, são um grupo de ilhas na parte ocidental do Mar Mediterrâneo. Estas ilhas são uma comunidade autônoma de Espanha. Entre estas ilhas estão Majorca (Maiorca) e Menorca (Minorca), as duas maiores, assim como Ibiza e Formentera, às vezes referida com a ilha dos pinheiros, e Cabrera, a ilha mais pequena e habitada.
No total há 146 ilhas não habitadas nas Ilhas Baleares encontrando-se todas entre 54 e 120 milhas do continente Espanhol. Neste grupo existem as ilhas rochosas de Pantaleu e Dragonera, ambas reservas naturais protegidas.
A criação original da cordilheira da Andaluzia, que se estende desde Gibraltar até à Sierra Nevada, ajudou a criar as Ilhas Baleares e a separa-las do continente por uma facha de mar com cerca de uma milha de profundidade.
O nome “Baleares” vem do grego e é derivado da palavra “ballein/ baliarides”. O termo descreve as fisgas usadas pelos soldados nas batalhas, e chamadas “Els Foners Balears”, originais das ilhas e temidas na antiguidade.
As Ilhas Baleares desenvolveram-se há cerca de 100 milhões de anos, durante o período Cretáceo, e foram separadas mais tarde do continente devido à atividade tectônica.
As ilhas e os seus nativos tiveram que passar por muitas guerras e conquistas e suportar muitos governantes, porque as Baleares sempre foram alvos fáceis para a guerra e a politica. Os Cartaginenses vieram para as ilhas, e depois deles vieram os Romanos e os Mouros, mudando as ilhas na sua cultura e arquitetura.
Os Mouros construíram cercas nos campos e desenvolveram o sistema de irrigação mudando assim a agricultura. Também trouxeram pessegueiros, figueiras e palmeiras para as ilhas. O seu método de contração é reminiscente ao das casas em Cuba, brancas de cal. Mesmo nos dias de hoje pode encontrar edifícios muito interessantes em Majorca (Maiorca).
Acredita-se que os primeiros habitantes das Ilhas Baleares vieram da Península Ibérica ou do sul de França. Os primeiros vestígios descobertos de colonos datam de 4000 anos AC. As ilhas foram umas das áreas onde habitaram os Fenícios.
Os habitantes das Ilhas Baleares, tinham grande reputação de guerreiros, assim como eram um perigo como piratas no mar ao seu redor. Isto chamou a atenção e enfureceu Roma, fazendo com que em 123 AC o cônsul Quintus Caecilius Metellus ocupasse as ilhas romanizando-as.
A província Espanhola das Ilhas Baleares foi estabelecida em 1833 e após vários movimentos para a sua independência, foi dada uma proposta em 1931 concedendo à província o seu estatuto autónomo. No entanto, só em 1983 é que esta situação foi oficializada, após o final da ditadura de Franco.
Na questão da linguagem os conterrâneos desassociaram-se deliberadamente de Espanha. Embora o Catalão seja uma língua comum, o Espanhol ainda é a língua oficial das Ilhas Baleares e é usado pelo sistema educativo e pelo governo. Em determinadas ilhas a língua oficial varia, por exemplo o Maiorquino na ilha de Majorca (Maiorca), Ibiziano em Ibiza e Minorquino em Menorca (Minorca).
As várias influências culturais penetraram igualmente na culinária nas diferentes ilhas. Romana, Italiana, Árabe, Espanhola e Francesa, são todas influências perceptíveis e refletidas nas iguarias que pode encontrar nas ilhas assim como na sua diversidade. Piza, tapas, sopas, etc. são todos prazeres imperdíveis.
Quem se ressentir de dores de estômago ou mesmo desgosto de amor, deve experimentar as “hierbas”, uma bebida de ervas aromáticas à qual lhe atribuem poderes de cura.
As cidades maiores e mais conhecidas nas ilhas são sem dúvida Palma de Mallorca, Calvià, Manacor, Llucmajor, Felanitx e Pollenca, assim como Alcúdia, Soller e Andratx. Nestas cidades há muitas atividades de lazer em oferta. Desportos como o surf, mergulho, esqui aquático, ténis, patins em linha e bungee jumping são muito populares nestas ilhas.
O clima atrativo e o sol radiante possibilitam um infindável número de tipos de férias nas Ilhas Baleares, e as visitas guiadas de Majorca (Maiorca) oferecem todos os tipos de serviços nestas áreas. Os ciclistas, os amantes da equitação e do pedestrianismo tirarão muito prazer do ar livre nas Ilhas Baleares.
Fonte: www.homeaway.pt
Ilhas Baleares
Localizada no arquipélago do Mediterrâneo ocidental das Ilhas Baleares está localizado a meio caminho entre a Península Ibérica, sul da França e norte da África.
Conjunto de L ‘é composto por quatro grandes ilhas, Maiorca, Menorca, Ibiza e Formentera, com várias outras ilhas, incluindo a ilha de Cabrera está. As ilhas estão ligadas por aviões e barcos. Os vôos com conexões diretas com os principais aeroportos europeus. Apenas Maiorca é equipado com rede ferroviária, mas o transporte público pode obter todos os lugares por ônibus. O carro é o uso mais comum e conveniente por muitos turistas.
O clima é ameno nas Ilhas Baleares, característica do Mediterrâneo, com temperatura média anual em torno de 17 ° Celsius.
O grupo das Ilhas Baleares formar uma única província e região autônoma, com a Palma de Maiorca como capital. Atrações locais são o clima e as belas praias de areia branca, banhada pelo mar cristalino e cercado por uma natureza intocada.
Vários operadores turísticos de cada ano inúmeras viagens com transporte aéreo, a estes lugares turísticos com facilidades do hotel confortável e moderno. Não faltam, no entanto as pessoas preferem gerir autonomamente as suas férias com ferries que chegam de carro de Barcelona para passar o veraneio.
O sul e o leste da “ilha de Maiorca são as áreas de maior concentração turística. Em Palma de Mallorca, na capital é a sede do governo regional, a sua área de aproximadamente 3.600 quilômetros quadrados, a capital tem cerca de 350.000 habitantes.
A beleza das praias e da presença de numerosas baías que são muitas vezes combinados com uma espessa vegetação mediterrânica têm contribuído para um desenvolvimento próspero do turismo europeu.
Maiorca tem duas áreas bem diferentes do território: a Playa de Palma, a mais íngreme caracterizado por uma paisagem montanhosa, onde não são os países mais pitorescos. O interior, plana e predominantemente agrícola, tem pouca semelhança com a imagem de uma ilha turística.
Segundo ilha Menorca ampliou o litoral norte com vista para o mar, com praias feitas de pedras e areia avermelhada, enquanto que na costa sul são as praias de areia fina e branca e cristal mar claro, realmente.
A terceira maior das Ilhas Baleares, famosa pela sua intensa vida social e noturna com os seus muitos clubes, é a ilha de Ibiza. Seu centro urbano é um património mundial da UNESCO pela UNESCO. Para visitar o site Portinatx, um dos portos mais popular. Conhecida como o Caribe do Mediterrâneo, Formentera oferece a maravilhosa reserva natural de Ses Salines.
Turismo
O grupo das Ilhas Baleares está localizado na região do Mediterrâneo ocidental entre a Península Ibérica, sul da França e as costas do Norte de África.
Arquipélago L ‘é formado por quatro ilhas principais, em ordem de grandeza Maiorca, Menorca, Ibiza e Formentera, além de outras ilhas entre os quais nos lembramos na ilha de Cabrera Parque Nacional conhecida por suas terras marítimas. As ilhas estão a desenvolver uma área total de aproximadamente 5.000 quilômetros quadrados, com 1.240 km de litoral.
Ilhas
No nível administrativo, as Ilhas Baleares, oficialmente chamado de Illes Balears, são uma região autônoma, com governo próprio e autónomo. No Estado espanhol, há um total de dezessete regiões autônomas com as instituições locais, o arquipélago é o Governo Baleares, do Parlamento e três Conselhos ilha das Baleares, Menorca, Ibiza e Formentera.
Quanto ao transporte, apenas os maiores ilhas são interligadas por aviões e navios, particularmente Mallorca, Ibiza e Menorca também estão conectados com os principais aeroportos europeus. Mallorca atualmente só tem uma rede ferroviária, mas os transportes públicos pode chegar a qualquer lugar nas ilhas.
O meio mais utilizado pelos turistas que chegaram ao arquipélago, é o aluguer de carro, porque você pode fazer a viagem de forma independente.
Globalmente, as Ilhas Baleares têm uma população de aproximadamente 700.000 habitantes, metade dos quais residem na capital Palma.
Clima
Clássico da zona de clima mediterrâneo das Ilhas Baleares é leve, às vezes com um ambiente de alta umidade. A hover temperaturas sazonais em torno de 27 ° C no verão, 19,5 ° C na primavera e 20 ° C no outono e no inverno é em torno de 15 ° C.
No entanto, em geral, a temperatura média anual no “agir sobre o arquipélago é de 17 graus centígrados, com pouca variação entre uma ilha e outra. A presença do sol durante o ano a mais de 300 dias Baleares transformar em um importante destino turístico.
Comércio
A economia nas Ilhas Baleares mostra as indústrias de maior crescimento para a produção de jóias, calçados, móveis e cultivando pérolas na característica dele de Manacor. Ultimamente, a estrutura econômica tem mudado, devido em especial à evolução notável do turismo desde os anos cinquenta, com a construção de complexos turísticos de recepção de alto nível de veraneantes.
Maiorca
Cada ilha nas Ilhas Baleares é diferente dos outros, Maiorca tem construções aérea lembra da família perfis da Roma clássica, sempre em Maiorca é a capital do “arquipélago Palma ea sede do governo.
A cidade durante as férias de verão das reservas a presença da família real espanhola e outras personalidades importantes do contexto social, político, cultural e artística. L ‘dentro da’ ilha é predominantemente agrícola, a Serra de Tramontana, com o Major Puig atinge uma altura de 1445 metros, de forma mais acentuada na área são a característica aldeia de Valldemossa, Soller e Deia.
A Cordilheira excede cem quilômetros no total, entre as famosas praias localizadas a norte lembrar o Tuent Cala ou sabe Calobra, Port de Soller, Cala di Deia. Na terra do sul é mais árido, com algumas praias maravilhosas entre as quais destacamos ses Covetes, es Trenc, Mondragó, Cala Figuera e Cala Santanyi.
Cavernas
A parte oriental da “ilha de Mallorca ainda não está entre os arroios urbanizados notável Cala Mesquida, Cala Agulla e Cala Torta. Para aqueles que desejam fazer passeios que você pode visitar as grutas Artànella fantástico resort de Canyamel, as de Drac carregando um lago subterrâneo enorme, e aqueles dels Hams na área de Portocristo.
Fonte: www.balearitravel.com
Ilhas Baleares
Baleares, região espanhola que engloba as ilhas de Maiorca, Menorca, Ibiza e Formentera. É uma das principais zonas turísticas de Espanha, devido às quentes águas mediterrânicas que as praias destas quatro ilhas possuem.
Mapa das Ilhas Baleares
Ilhas
Maiorca
Maiorca, a maior das ilhas Baleares, local turístico que se tornou muito massificada nos últimos anos mas que apesar disso tem os seus encantos. É possível conjugar o turismo de praia com o histórico pois a capital Palma tem monumentos lindíssimos como por exemplo a sua catedral. As zonas de praia são as mais procuradas como por exemplo Magalluf
É um destino muito fácil de atingir em low cost porque a Airberlin voa de Lisboa, Porto, Faro e Funchal direto para Palma podendo um voo custar apenas 70 euros se for comprado com devida antecedência.
Menorca
Menorca uma das pérolas do Mediterrâneo, situada no arquipelago das Baleares, tem enseadas de sonho. Chegar a Menorca em lowcost não é possivel de forma direta de Portugal mas a Airberlin tem vôos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal diretos para Palma de Maiorca e daqui a mesma Airberlin tem vôos para Menorca. Há também várias empresas de ferries que asseguram a ligação.
Ibiza
É cada vez mais fácil visitar Ibiza através de lowcost. A Easyjet tem três vôos diários de Madrid para Ibiza a preços a partir dos 50. Chegar a Madrid também não é dificil seja pela Easyjet de Lisboa ou pela Ryanair do Porto. Ibiza, situada nas Baleares é famosa pela sua glamourosa noite, com discotecas para todos os gostos, destacando-se a Pacha, o El Divino, a Amnesia, a Privilege ou a after-hours Space.
Há muitos pontos de interesse na ilha desde a cidade antiga (Dalt Vila) situada na capital com o mesmo nome da ilha ou o rochedo Es Vedra que emerge na Cala d’Hort. Ver o pôr do sol no Cafe del Mar em Sant Antonio é um ritual diário que proporciona fotos deslumbrantes.
Quanto a praias há para todos os gostos desde as mais concorridas com a Ses Salines ou Playa den Bossa, a outras mais selvagens e desertas como a Aguas Blancas ou a Cala Salada. Mas Ibiza mais do que pelas praias ou discotecas vale pelo espirito que paira no ar. Tem algo de mágico Ibiza.
Formentera
Formentera, ilha que fica ao largo de Ibiza, pode ser alcançada por ferry desde o Porto de Ibiza
Com poucos hóteis, as noites destes são quase exclusivamente vendidas em Itália
Uma boa opção é a estadia ser em Ibiza e passar um dia maravilhoso na praia de Ses Illets (na foto) recorrendo ao ferry ou barco particular.
Uma chegada cedo, um dia passado nestas águas caribenhas e um regresso a Ibiza darão um bom album de memórias. A temperatura da água é ainda mais elevada do que em Ibiza.
As refeições poderão ser tomadas nos diversos bares/restaurantes ao longo da paradisiaca praia.
Capital das Ilhas Baleares
Palma de Maiorca
Palma de Maiorca, maior cidade da ilha de Maiorca e capital das ilhas Baleares. A cidade de Palma de Maiorca está para além das bonitas praias que conhecemos e possui uma história que remonta ao tempo dos romanos.
A cidade passou por várias influências, primeiro Românica, depois Bizantina por fim Muçulmana. A Catedral (na foto acima) é o ex-libris da cidade. A Airberlin tem voos diários de Lisboa, Porto, e Faro para a cidade de Palma.
Fonte: www.travelavenue.com.br
Ilhas Baleares
Fincadas no meio do Mediterrâneo, as Ilhas Baleares são uma espécie de resumo do que a Espanha tem de melhor, temperado com uma boa pitada de atrações adicionais. Ali, em vez das ondas bravas do Atlântico, você vai trombar com mares muito mais amistosos, que desembocam em uma série de praias pequenas, charmosas e tranqüilas. Ibiza, Maiorca e Menorca são as ilhas mais conhecidas do arquipélago.
Para quem está interessado em transformar a viagem numa infindável peregrinação noturna por bares e boates, é bom preparar o fôlego para não ficar no meio do caminho: as ilhas têm a fama (justa) de ser uma espécie de point internacional da boemia mais tresloucada do planeta. A ferveção movida a música eletrônica em Ibiza é tamanha que alguns ingleses chegam a tomar um avião só para curtir um dia de balada por lá e voltar na manhã seguinte.
Nos quesitos mistura de culturas e riqueza histórica, as Baleares são tão interessantes quanto as principais cidades da Espanha.
As ilhas foram colonizadas pelos fenícios, mas eles não sobreviveram no poder durante muito tempo. Cartagineses, romanos, bizantinos e muçulmanos revezaram-se depois no domínio daqueles belos territórios, até a posse definitiva pela Coroa espanhola.
O arremate final fica por conta do clima: nada de invernos rigorosos nem de verões de derreter catedrais. A média de temperaturas das duas estações fica entre 13 °C e 30 °C. Dá para resistir?
Fonte: viajeaqui.abril.com.br
Ilhas Baleares
As Ilhas Baleares situam-se em frente à costa oriental espanhola, entre França e o Norte de África.
As três ilhas mais importantes são Ibiza, Mallorca e Menorca, às quais se juntam mais três pequenas peças da região:Formentera, Cabrera e Dragonera.
Todos os anos, milhões de pessoas chegam aqui em busca de “fiestas” e de sol, embora também haja famílias a visitar as ilhas. São conhecidas pelo seu fantástico clima, as suas maravilhosas praias e paisagens e ainda pela sua vida noturna desenfreada
Maiorca é a maior das Ilhas Baleares e, provavelmente, a mais comercial. Infelizmente, grande parte das grandes extensões de campo foram já totalmente cobertas por grandes complexos de hotéis e apartamentos. Depois de feito este esclarecimento, deve ser dito que as áreas intactas merecem a pena ser visitadas. A capital de Maiorca é Palma de Maiorca
Ibiza é mais conhecida pela sua desenfreada vida noturna. Alguns dos maiores clubes noturnos do mundo encontram-se nesta pequena ilha. Para além dos clubes, Ibiza possui também deslumbrantes praias de areia branca e água azul e transparente. Também no interior da ilha pode encontrar paisagens espetaculares.
Há ainda muitas oportunidades para desenvolver atividades ao ar livre e praticar desportos de água.
Menorca é a ilha mais tranquila de todas as Baleares. É a última a sucumbir maciça invasão turística. A ilha foi protegida pelo governo, numa tentativa de diminuir a velocidade do desenvolvimento turístico que ocorreu nas outras ilhas
Formentera, um paraíso idílico, é a mais pequena e menos desenvolvida das ilhas.
Formentera tem algumas das melhores praias das Baleares: compridas extensões de costa de areia branca com águas claras. A maior parte dos turistas apenas visita a ilha numa mini-excursão de um dia. Há um limite bem estabelecido sobre o número de hotéis que podem aqui estabelecer-se. A maioria dos visitantes provêm do Reino Unido e da Alemanha.
Fonte: spain.costasur.com
Redes Sociais