PUBLICIDADE
Hino Nacional de Myanmar – História
Em 1947, o hino nacional de Mianmar foi aprovado pela legislatura nacional. Sendo um país que conquistaria a independência no ano seguinte, Mianmar precisava de preparar uma bandeira, um emblema e um hino nacional para inclusão na sua constituição como nação independente. Um comitê composto por líderes políticos étnicos Bamar, Kachin, Chin, Karen, Shan e Rakhine, homens de letras e artistas foi formado para completar a tarefa.
O Parlamento estabeleceu uma diretriz de que o hino deve ser aceitável para todos os grupos étnicos; têm letras e uma melodia que despertam extraordinariamente todos os grupos étnicos; diferente da música contemporânea; e entre 1 minuto, 30 segundos e 2 minutos de duração.
A música do hino nacional foi adaptada de “Dobama Song”, que foi originalmente composta para a Dobama Asiayone, ou We Burmans Association, pelo artista YMBA Saya Tin, e foi considerada a primeira canção patriótica de Mianmar durante o domínio colonial britânico e o domínio japonês.
Letras que se adequavam à noção de União foram compostas para o novo hino e, finalmente, “Kaba Ma Kyei”, ou “Até o Fim do Mundo”, foi adotada. Na altura, a Índia e o Paquistão ainda não tinham aprovado os seus hinos nacionais.
Hino Nacional de Myanmar – Kaba Ma Kyei
Em 1930, Saya Tin era membro do grupo “Dobama Asiayone” (“Nós, Burmans”), um grupo nacionalista birmanês contra o governo britânico controlador. Ele compôs a música “Kaba Ma Kyei” como música de festa e a cantou pela primeira vez em 20 de julho de 1930. Tin foi imediatamente preso por incitar a rebelião e ficou preso até 1946. Enquanto isso, a música se tornou um símbolo nacional durante o domínio britânico e depois o Ocupação japonesa.
Em 1947, antes da independência, foi formada uma comissão para selecionar propostas para a futura bandeira, brasão e hino nacional. Saya Tin tornou-se membro deste comitê em julho de 1947.
Decidiu-se adotar a composição de Tin com algumas pequenas alterações no texto. Em 22 de Setembro de 1947, foi feita outra correcção do texto e esta versão tornou-se oficial após a independência em 1948. (Também foi feita uma ligeira alteração nas palavras, provavelmente em 1988, quando o nome do país foi alterado para Myanmar).
Existem duas versões do hino, uma curta quando tocada internacionalmente, e uma mais longa que adiciona um tipo de música mais birmanês ao início da peça tocada nacionalmente.
Existe também um costume interessante associado ao hino nacional, que é o de que os cantores que cantam o hino devem fazer uma pequena reverência ao final do canto, em sinal de respeito ao hino e à nação.
Hino Nacional de Myanmar – Letra em Birmanês
Ga ba ma kyae, myan ma pyi,
Do bo bwa a mwae sit mo chit myat no bae.
Ga ba ma kyae, myan ma pyi,
Do bo bwa a mwae sit mo chit myat no bae.
Pyi daung zu go a thèt pae lo to ka kwè ma lae,
Da do byae da do myae do paing dae myae.
Do byae do myae a kyo go nyi nya zwa do da twae
Tan saung ba so lae do da(u) win bay a po tan myae.
Hino Nacional de Myanmar – Tradução
Justiça e liberdade;
Materializou-se no nosso país, na nossa pátria.
Pela paz para todo o povo;
Um país com uma política nobre e justa,
Esse é o nosso país, a nossa pátria.
Vamos jurar lealdade
Protegendo sempre a unidade como uma herança muito valiosa.
Amamos Mianmar até o fim do mundo,
O legado eterno de nossos ancestrais.
Protegeremos a unidade mesmo que tenhamos que sacrificar nossas vidas
Porque este é o nosso país, a nossa pátria e a nossa própria terra
Vamos nos unir em benefício da nossa nação, da nossa pátria.
Porque esse é um dever nobre para a nossa preciosa terra.
Biografia do autor da melodia e letra das músicas de Kaba Ma Kyei
Saya Tin é um compositor originária da Birmânia. Ele foi um dos três compositores mais famosos do pré-guerra.
Duas outras pessoas, nomeadamente Nandawshae Saya Tin e Thahaya Saya Tin. Ele é conhecido por sua obra intitulada Kaba Ma Kyei, que mais tarde foi usada como hino nacional da Birmânia (Myanmar).
Tin nasceu em Mandalay em 12 de fevereiro de 1894, filha de Daw Thein e seu marido, An Yaung. Meu pai Tin é um ex-oficial que serviu durante o reinado do último rei birmanês, Thibaw.
Tin tem dois irmãos, uma irmã mais velha e uma irmã mais nova que também é irmã. Depois de concluir o ensino médio aos 17 anos, Tin lecionou em uma escola particular pelos três anos seguintes. Nas horas vagas, Tin toca concertina, explora os sons e mergulha na música tradicional birmanesa.
Em 1918, Tin fundou sua escola particular, a Escola Budista Jovem Buda em Mandalay. A escola passou a ser conhecida como YMB I Tin.
I, em birmanês significa “professor”. A banda de sua escola costuma se apresentar de graça em instituições de caridade e casamentos.
Em 1930, Tin fechou sua escola e mudou-se para Yangon, onde gravou suas canções e as utilizou em filmes. Tin conhece um velho amigo de escola, Thakin Ba Thaung, e se junta ao seu movimento político, Dobama Asiayone (Associação Nós Birmaneses).
Tin compôs Kaba Ma Kyei (Até o Fim do Mundo), o hino nacional birmanês em 1930 com Ba Thaung que adicionou letras patrióticas.
Tin cantou a música na primeira cerimônia no terreno plano do Pagode Shwedagon às 17h. em 20 de julho de 1930.
Hino Nacional de Myanmar
Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br/www.irrawaddy.com/nationalanthems.info/voi.id
Redes Sociais