PUBLICIDADE
Hino Nacional da Malásia – História
O hino nacional foi criado em 1957 e a seleção da canção foi feita pelo ex-primeiro-ministro, Tunku Abdul Rahman Putra Al-Haj Ibni Almarhum Sultão Abdul Hamid Halim Shah.
O ritmo do “Negaraku” foi citado do ritmo do hino estadual de Perak. O hino estadual de Perak teve a ideia original da canção “Terang Bulan”, que é uma canção preferida pelo Sultão Abdullah, o Sultão de Perak, enquanto ele estava exilado na ilha de Seychelles. “Negaraku” enfatiza a lealdade e a unidade para o progresso nacional. Essa música serve para aumentar o patriotismo e o amor pela pátria.
A ideia de criar o hino nacional surgiu quando o país se preparava então para comemorar o Dia da Independência.
O hino nacional deveria ser tocado durante a proclamação da Independência, marcada para 31 de agosto de 1957. Assim, em fevereiro de 1957, foi realizado um concurso oficial de criação de hino. No entanto, as quatro músicas finais selecionadas foram rejeitadas pelo Comitê Especial de Seleção do Hino Nacional (JKPLK), liderado por Tunku Abdul Rahman Putra Al-Haj.
Em vez disso, Tunku Abdul Rahman Putra Al-Haj recomendou o Hino estadual de Perak como base para a criação de um hino nacional da Malásia. A proposta foi acordada pelos demais membros do JKPLK.
A partitura da música “Negaraku” foi fornecida por Alfonso Soliano (líder da Orquestra da Rádio da Malásia), DSP Croff (Diretor Musical, Royal Police Band), Capitão Lenthall (Diretor Musical, Malay Military Band, Port Dickson) e A. T Reed (Diretor Geral da Rádio Malaya).
A letra do hino nacional, “Negaraku”, foi preparada por um Comitê Especial liderado por Tunku Abdul Rahman Putra Al-Haj com o acordo dos Sultões Malaios.
O hino nacional, “Negaraku” foi ouvido pela primeira vez após a meia-noite do dia 31 de agosto de 1957, no campo do Selangor Club.
Naquela noite histórica assistiu-se ao abaixamento da Union Jack e sua substituição pela bandeira da Península Malaia, acompanhada pelo hino nacional, “Negaraku”. A partir deste momento, a música “Negaraku” continuou a ser o hino nacional.
Hino Nacional da Malásia – Negaraku
Negaraku ou Negara Ku (Meu País) é o Hino Nacional da Malásia.
“Negaraku” foi selecionado como um hino nacional no momento da Federação da Malásia a independência da Grã-Bretanha em 1957.
A melodia foi emprestada da música popular daquela época, Terang Bulan.
A canção foi originalmente usada como hino do estado de Perak, que foi aprovado a partir de uma melodia popular francês intitulado “La Rosalie”, composta pelo compositor Pierre-Jean de Béranger.
Sua melodia foi adaptada para a música “Eu voltarei”, de Anne Shelton, em 1962.
Letra ofical
Negaraku,
Tanah tumpahnya darahku,
Rakyat hidup,
Bersatu dan Maju,
Rahmat Bahagia,
Tuhan kurniakan,
Raja Kita,
Selamat bertakhta!
Rahmat Bahagia,
Tuhan kurniakan!
Raja kita,
Selamat bertakhta.
Tradução do inglês
O meu país,
A terra onde o meu sangue foi derramado,
A vida das pessoas,
Unidos e progressiva,
Que Deus conceda,
Bênção e felicidade,
Que o nosso Rei,
Ter um reinado de sucesso
Que Deus conceda,
Bênção e felicidade
Que o nosso Rei,
Ter um reinado de sucesso
Hino Nacional da Malásia
Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br/www.malaysia.gov.my
Redes Sociais