PUBLICIDADE
Hino Nacional da Índia – História
A música ‘Bharat Bhagya Bidhata’ foi cantada pela primeira vez no dia 2 da sessão anual do Congresso Nacional Indiano em Calcutá em 27 de dezembro de 1911.
A música foi interpretada por Sarala Devi Chowdhurani, sobrinha de Tagore, junto com um grupo de estudantes, na frente de proeminentes Membros do Congresso como Bishan Narayan Dhar, presidente do Congresso Nacional Indiano e Ambika Charan Majumdar.
Em 1912 a canção foi publicada sob o título Bharat Bidhata no Tatwabodhini Patrika que foi a publicação oficial do Brahmo Samaj e do qual Tagore foi o Editor.
Fora de Calcutá, a música foi cantada pela primeira vez pelo próprio bardo em uma sessão em Besant Colégio Teosófico em Madanapalle, Andhra Pradesh, em 28 de fevereiro de 1919.
A música encantou as autoridades universitárias e eles adotaram a versão em inglês da música como seu canção de oração que é cantada até hoje.
Por ocasião da conquista da liberdade pela Índia, a Assembleia Constituinte Indiana reuniu-se para a primeira vez como órgão de soberania em 14 de agosto de 1947, à meia-noite e a sessão foi encerrada com um atuação unânime de Jana Gana Mana.
Os membros da Delegação Indiana à Assembleia Geral das Nações Unidas realizada em Nova York, em 1947, gravou Jana Gana Mana como o hino nacional do país.
O música foi tocada pela orquestra da casa diante de uma reunião formada por representantes de todo o mundo.
Jana Gana Mana foi oficialmente proclamado como Hino Nacional da Índia pela Constituinte Assembleia da Índia em 24 de janeiro de 1950.
Hino Nacional da Índia – Jana-Gana-Mana
Jana-Gana-Mana é o hino nacional da União Indiana, aprovada pela Assembléia Constituinte em 24 janeiro 1950.
Ele é o primeiro verso de uma canção escrita e composta por Rabindranath Tagore em 1911 (também o autor do hino do Bangladesh ).
Escrito em altamente Sanskritised (Tatsama) Bengali, é o primeiro de cinco estrofes de um Brahmo hino composto e marcados pelo ganhador do Prêmio Nobel Rabindranath Tagore.
Ele foi o primeiro cantado em Calcutá Sessão do Congresso Nacional Indiano, em 27 de dezembro de 1911. “Jana Gana Mana” foi oficialmente aprovada pela Assembléia Constituinte como o hino nacional indiano em 24 de janeiro de 1950.
27 dez 2011 marcou a conclusão de 100 anos de Jana Gana Mana, uma vez que foi cantada pela primeira vez.
O poema original escrito por Rabindranath Tagore foi traduzido para o hindi por Abid Ali. A versão Hindi original da canção Jana Gana Mana, traduzido por Ali e com base no poema de Tagore, foi um pouco diferente.
Foi “Cadeia Sukh Ki Barkha Barase, Bharat Bhagya Hai Jaga ….”. Jana Gana Mana foi oficialmente adotado pela Assembleia Constituinte como o hino nacional indiano em 24 de janeiro de 1950.
Uma capitulação formal do hino nacional leva 52 segundo. Uma versão abreviada composta das primeiras linhas e última (e levando cerca de 20 segundos para jogar) também é encenado ocasionalmente.
Tagore escreveu a tradução em Inglês da música e junto com Margaret Cousins (um especialista em música europeia e esposa do poeta irlandês James Cousins), colocou a notação em Madanapalle em Andhra Pradesh, que é seguido apenas quando a música é cantada no estilo original, versão lenta de cantar.
No entanto, quando a versão do Hino Nacional da canção é cantada, é feito no estilo grandioso marcial tradicional da música.
Hino Nacional da Índia – Letra
Jana-gana-mana-adhinayaka, jaya hey
Bharata-Bhaguya-Vidhata
Punjaba-Sindhou-Goujarata-Maratha
Dravida-Outkala-Banga
Vindhya-Ganga-Yamuna-Himachala
Ouchhala-Jaladhi-Taranga
Tava nome shoubha jagué
Tava shoubha ashisha Mague
Tava jaya gatha Gahé.
Jana-gana-mangala dayaka, jaya hey
Bharata-Bhaguya-Vidhata
Jaya hey, hey jaya, jaya hey
Jaya Jaya, Jaya, Jaya hey.
Hino Nacional da Índia – Tradução Francês
Você é o governante das mentes das pessoas,
Você que dirigiu o destino da Índia!
Seu nome levanta corações
Punjab, Sindh, Gujarat, Maharashtra,
De Dravida, Orissa e Bengala!
Ele ecoa nas colinas de Vindhyas e Himalaia,
Combina com a música do Yamuna e Ganges
E é cantado pelas ondas do Oceano Índico!
Eles oram por sua bênção e cantar o teu louvor
A salvação do povo está em suas mãos!
Você é o governante das mentes das pessoas,
Você é a pessoa que dirigiu o destino da Índia!
Vitória, vitória, vitória para ti.
Hino Nacional da Índia
Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br/ekbharat.gov.in
Redes Sociais