PUBLICIDADE
Guarujá – História
O município do Guarujá corresponde à Ilha de Santo Amaro, uma grande ilha que permaneceu quase inexplorada durante os tempos colonial e imperial. No final do século XIX, um ambicioso empreendimento transformou Guarujá em balneário para os paulistas ricos, tornando-se município pleno em 1947. A beleza da ilha deu-lhe o apelido de “A Pérola do Atlântico”.
O Guarujá também guarda relíquias da história como a Fortaleza de Barra Grande construída no século XVI, o Forte Velho a apenas 8 km do centro e a Armação das Baleias, primeira planta industrial instalada no estado para a extração de óleo de baleia.
Guarujá é um município do estado de São Paulo, no Brasil.
Guarujá – Cidade
Guarujá
A cidade do Guarujá possui 35 quilômetros e 310 metros de praias de beleza inigualável, brancura incrível e excelente balneabilidade o ano todo, sendo elogiada em todo o país, e conhecida no mundo todo como a Pérola do Atlântico.
Esta cidade é totalmente voltada ao turismo e conta com dezenas de praias limpas e gratuitas espalhadas por estradas urbanizadas.
Algumas destas praias, como a Praia Branca, Iporanga e São Pedro, estão inseridas numa vila privada, o que torna o seu acesso restrito.
Guarujá possui excelente infraestrutura turística: bares, restaurantes, supermercados e centros comerciais.
A cidade, um dos mais elegantes balneários do Estado de São Paulo, atrai visitantes de todos os lugares, conseguindo reunir a estrutura de um grande e sofisticado centro turístico com recantos de natureza selvagem.
Muito lazer e esportes se encontram lá: praias com águas calmas para banhos, ou com ondas altas, indicadas para surfistas, praias e lagoas propícias à pesca, locais cobertos por mata nativa com rios e cachoeiras – tudo isso pode ser explorado, tendo ao fundo belos cenários.
Para muitos, é considerada uma das cidades mais bonitas doPaís, tendo sido apelidada de”Pérola do Atlântico”.
Vale conhecer a paisagem exuberante do Morro da Península, entre a Praia da Enseada e o Costão das Tartarugas, e o Forte dos Andradas, onde estão antigos canhões e túneis.
Também são atrações o Parque de Diversões da Praia das Pitangueiras, as feiras de artesanato espalhadas pelo município e o Pavilhão da Maria Fumaça, onde está exposta uma antiga locomotiva.
Um grande destaque do Guarujá é sua vida noturna. Em qualquer época do ano, a cidade é o lugar certo para badalar, paquerar e se divertir sob aluz do sol ou da lua.
O comércio é sofisticado e os fãs da boa mesa vão se deliciar nos bons restaurantes e bares, cujas especialidades vão desde pratos caseiros à base de frutos do mar, churrascos, até os destaques da cozinha
Guarujá – Clima
Em Guarujá, o verão é curto, quente, opressivo e de céu quase encoberto; o inverno é longo, agradável e de céu quase sem nuvens. e é chuvoso o ano todo. Ao longo do ano, a temperatura normalmente varia de 18 grau Celsius a 31 grau Celsius e raramente fica abaixo de 15 grau Celsius ou acima de 35 grau Celsius.
Baseado no índice de turismo, a melhor época do ano para visitar Guarujá e realizar atividades de clima quente é do início de maio ao fim de setembro.
Temperatura média em Guarujá
A estação quente dura 2,6 meses, de 31 de dezembro a 19 de março, com temperatura média diária máxima acima de 30 grau Celsius.
O mês mais quente do ano no Guarujá é fevereiro, com máxima média de 30°C e mínima de 24°C.
A estação fresca permanece por 4,9 meses, de 21 de maio a 17 de outubro, com temperatura máxima média diária abaixo de 25 °C.
O mês mais frio do ano no Guarujá é julho, com temperatura mínima de 18 °C e máxima de 25 °C, em média.
Guarujá – Pontos Turísticos
Guarujá
O número expressivo de belas praias no Guarujá sempre despertou um enorme potencial de turismo balneário, dos moradores da região da Baixada Santista, da Capital do Estado, que é bastante próxima à região, de outras cidades do estado e do país, bem como, de estrangeiros que possuem residência no Município, ou nele desfrutam lazer.
Devido à facilidade de locomoção e de ligação com o Planalto, o Guarujá não é um local que se caracteriza pela força do turismo, apenas e tão somente, na chamada “temporada de verão”, mas sim, ao longo de todo o ano, com ênfase particular nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.
Aquário Acqua Mundo: É o maior da América do Sul, mantido na praia da Enseada. Em alta temporada, funciona diariamente das 10h às 22h. Para visitação, são cobrados R$ 20 de adultos e R$ 10 de crianças de 2 a 12 anos, aposentados, estudantes e maiores de 60 anos. Há preços promocionais para famílias e grupos com mais de 10 pessoas.
Fortaleza de Itapema: Construída no século XVI para defender o porto da Vila de Santos, está localizada a poucos metros da estação das barcas do distrito de Vicente de Carvalho.
Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande: A fortificação se localiza entre as praias do Góes e de Santa Cruz dos Navegantes. Foi erguida em 1584, durante a unificação dos governos português e espanhol. Recentemente, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Universidade Católica de Santos (Unisantos) firmaram parceria que restaurou o local.
Forte dos Andradas
O complexo bélico está situado no morro do Monduba, na costa voltada para o mar, na praia do Guaiúba, em extensa área de preservação ambiental da Mata Atlântica. Projetado em 1934, foi o último do tipo a ser construído no Brasil.
O Forte dos Andradas localiza-se na ponta de Maranduba, ao sul da ilha de Santo Amaro, no atual município do Guarujá. Atualmente abriga a 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, constituindo-se num dos mais belos pontos turísticos do Guarujá de onde podem ser descortinadas as praias do Guarujá e a baía de Santos.
Maria Fumaça: Trata-se do Pavilhão da Casa do Trem, situado na esquina entre as avenidas Leomil e Puglise. No local, próximo ao monumento que guarda o carro funerário de Santos Dumont, está o trem que operou durante anos em Guarujá.
Praia da Enseada
Separada de Pitangueiras pelo Morro do Maluf, é a mais extensa das praias do município. Sua costa não possui grandes edifícios, devido à lei de zoneamento da cidade. Mas é nela em que se promovem eventos esportivos patrocinados por empresas, já que reúne muitos hotéis e restaurantes.
A Praia da Enseada é a mais extensa praia do Guarujá, tem 6 km de faixa de areia. Com ondas médias, é ótima tanto para a prática de esportes náuticos quanto para banhistas. A Enseada é, ainda, um dos principais pontos de lazer noturno da cidade.
Sua urbanização foi planejada de modo a não permitir edifícios ao longo da praia, o que a diferencia das demais praias. Lindas casas e hotéis finos dão à sua orla um ar mais suntuoso.
Praia de Pitangueiras
O nome original era “mar de laranja” devido ao segurança residente, D. Maria Malta ser cultivado com laranja, mas devido a uma praga que destruiu a laranja passou a cultivar o Dono Pitangueiras no local. A praia ficou então conhecida como “a praia das Pitangueiras”.
A praia de Pitangueiras é a primeira praia a ser vista, quer se chegue por balsa ou pela estrada pois localiza-se na área central da cidade. É boa para banho, urbanizada e tem longos edifícios por toda sua faixa costeira.
É uma das praias com maior concentração de turistas, tem uma área preferida para a prática do surfe.
Com 1.800 m de extensão, é a praia central do Guarujá e a mais disputada pelos banhistas em alta temporada. Nela ocorreu o desenvolvimento inicial da ilha de Santo Amaro. No calçadão, encontram-se restaurantes, bares, feiras de artesanato e o shopping La Plage.
Praia da Armação das Baleias
Pequeno trecho de areia situado no extremo Leste da Ilha de Santo Amaro (rabo do dragão). Com 50 m de extenSão, suas areias São voltadas para o Canal de Bertioga e circundadas pela Vegetação de Mata Atlântica.
Tem acesso por uma trilha de baixo grau de dificuldade, a partir da ligação de balsas Guarujá – Bertioga ou através de barco.
Praia da Fortaleza da Barra Grande: Praia pouco conhecida, frequentada pelos moradores da Praia do Góes e de Santa Cruz dos Navegantes, tem apenas 30 m de extenSão.
Praia das Astúrias
Com 1km de extenSão, situa-se a Oeste da ilha, sendo sua principal característica os barcos de pescadores e barracas de venda de pescados.
A Praia das Astúrias, é uma praia da cidade de Guarujá, estado de São Paulo. Possui um charmoso calçadão, uma pequena plataforma de pesca, e uma orla com varios prédios de classe média alta. A praia tem a areia branca, mar verde azulado, e frequentemente aparecem grandes tartarugas marinhas. Conta com serviços de quiosques, restaurantes, hoteis, limpeza de praia, posto policial e salva vidas.
Originalmente era chamada de praia do Guarujá. Contudo, dois ex-marinheiros do navio Príncipe das Astúrias, abriram um bar no local com o nome da embarcação, local onde muitas pessoas marcaram encontros. É uma praia central, bonita e boa para banho. Esta é a praia preferida dos surfistas de Long Board.
Praia Pernambuco
A Praia Pernambuco (também conhecido como Jardim Pernambuco) é um bairro da cidade de Guarujá, no litoral de São Paulo. A região da Praia Pernambuco é tida como uma das mais belas do Guarujá. Conhecida principalmente por ser a preferida de vários artistas famosos e por casas com estilos arquitetônicos sofisticados, é uma área residencial dedicada principalmente ao turismo, sendo que a atividade comercial é praticamente restrita.
Comprimento: 1650 metros
A palavra pernambucana é tupi-guarani: Parna – mbuca, que significa buraco ou buraco de entrada ou passagem de recife natural. Em nhegatu, dialeto indiano, significa jorrar do mar. Com areia fina e boas ondas que em certas condições tornam o dia de surf inesquecível. Além da linda praia também é muito badalada. Pernambuco tem uma vista privilegiada da Ilha dos Bosques, escolhida por Fernando Eduardo Lee (um visionário engenheiro americano e naturalizado brasileiro) como refúgio para suas pesquisas onde foi utilizada pela primeira vez a energia solar no Brasil, foi palco de experiências em piscicultura, genética de plantas, vento se tornando uma ilha autossustentável. As visitas à ilha são rigorosamente controladas.
Praia de Congava: Pequena praia localizada no extremo Oeste da Ilha de Santo Amaro, com 300 m de extensão. Local de águas calmas e claras, parada obrigatória para um mergulho. Acesso por trilha através da Praia do Góes ou por barco.
Praia das Conchas ou do PC Pequena: Praia com 150 m de extenSão, fica dentro do loteamento Iporanga. Situa-se 4 km distante da Estrada Guarujá – Bertioga.
Praia de Fora: Pequena e de águas calmas, seus 50 m de extenSão São acessados somente por barco.
Praia do Éden ou Sorocotuba
Possui 100 m de extensão. Ainda sem grande afluência de banhistas, fica após o Morro de Sorocotuba, entre Enseada e Pernambuco. O acesso ao morro pode ser feito de carro, mas é necessário descer uma trilha para chegar à praia.
A praia é de águas calmas e transparentes, é indicada para banhistas, mergulho e pesca em seu carretel costeiro.
Praia do Góes
Trata-se de uma pequena ilha com águas mansas e piso coberto por conchas. Por ser de difícil acesso, é mais preservada. Por trilha, é possível chegar de lá a praias desertas, como a do Congava ou Sangava.
Com 250 m de extenSão, é formada por uma colônia de pescadores. Trata-se de uma pequena praia de águas calmas. O acesso é feito por embarcação que sai da Ponte dos Práticos (Santos) ou por trilha a partir da Praia de Santa Cruz dos Navegantes.
Praia do Perequê
É conhecida pelos restaurantes com cardápios com grande variedade de pratos à base de frutos do mar. É um reduto de pescadores.
Nessa praia o turista pode ver a puxada de rede e logo após saborear um delicioso camarão e todos os tipos de frutos do mar, pescados na hora. Acolhedora e muito popular, abriga o caiçara autêntico de nosso litoral.
Possui 2.200m de extensão. Acolhedora e muito popular é considerada o reduto dos pescadores. É lá que podemos encontrar o autêntico caiçara de nosso litoral.
Praia do Pernambuco: Outra praia bastante freqüentada, com características distintas. Do lado maior, ondas fortes; do outro, águas calmas.
Praia do Tombo
Com 860 m de extensão, mar forte, fundo e perigoso, destaca-se por ser o berço do surfe paulista. Segundo lendas da região, as águas se revoltaram porque escravos eram aprisionados em grutas existentes nas encostas dos morros.
Tem esse nome por causa de sua formação geológica, com fortes ondulações, tantos buracos que causam “solavancos” aos mais desatentos. Reza a lenda que os escravos eram aprisionados em cavernas existentes nas encostas do morro para serem atirados ao mar e, com isso, o mar se rebelou. A praia sedia campeonatos nacionais de surf e é preferida para a formação de profissionais da modalidade localmente, por isso possui uma plataforma fixa para esse tipo de eventos. À noite, bares e quiosques dão mais azar no local. Esta praia é muito conhecida pelas suas ondas enormes, ideais para a prática do surf, e pelos seus locais tranquilos para banhos de sol, mas atenção à sinalização de salva-vidas.
Também é internacionalmente conhecida por sediar os mais importantes campeonatos de surf. Segundo alguns moradores, o mar se revoltou porque os escravos eram aprisionados nas grutas existentes nas encostas do morro e depois eram lançados ao mar.
Praia de Guaiúba
Com 250 m de extenSão, possui uma rica Vegetação. Durante muito tempo foi o paraíso dos turistas de finais de semana por ter sido uma das últimas praias a ter sua bela natureza alterada. Possui águas calmas, boas para pesca e mergulho.
A palavra Guaiúba em Tupi-Guarani significa: Lugar de água agitada ou pluvial ou, GUA – enseada, lagoa, YU – amarelo e BA – na enseada amarela. Interessante notar que as areias possuem um leve tom amarelado e realmente ela está voltada para o Sul possui rica vegetação de Mata Atlântica. Com mata preservada, a praia conta com quiosques que têm aspecto Guaiúba de restaurantes que servem deliciosos petiscos e pratos à base de frutos do mar. Seu calçadão bem arborizado permite descansar à sombra das árvores que estão há décadas no local. Durante a maior parte do ano a praia é tranquila e Guaiúba suas águas cristalinas atraem turistas para banhos, principalmente no entorno da “Ilha das Matas”. Porém Guaiúba também possui ondas de ótima qualidade para o surf que tendem a ser mais frequentes nos meses de julho a setembro.
Praia do Iporanga
Fica a 25 km do centro da cidade. Circundada por matas, possui a mais bela cachoeira da região que conserva muito do seu primitivismo, formando uma piscina natural de água doce. Seu acesso é restrito por estar localizada em um condomínio fechado.
Comprimento: 800 metros
Tupi-Guarani: Poranga significa lindo e Y, rio. Fica a aproximadamente 25 km do centro da cidade. Cercada por mata, há uma linda cachoeira que forma uma piscina natural. Sua praia possui águas claras e calmas, propícias para banho e mergulho. Está situada numa baía perto da clareira nativa, dentro de uma aldeia privada.
As belezas naturais, como a areia branca e as águas cristalinas do mar, são guardadas e apreciadas por um número restrito de pessoas, o que garante que as próximas gerações possam admirar a natureza intocada. Em Iporanga, por exemplo, as pessoas podem optar pela água doce de uma cachoeira ou pela água salgada do mar, ao mesmo tempo, em determinado ponto onde as águas se encontram e se misturam.
Os turistas não precisam pagar nenhuma taxa para entrar no condomínio privado, mas precisam chegar cedo para garantir a entrada, pois há apenas 38 vagas para a praia de Iporanga. Da entrada da praia não há como ir andando.
O controle é por ordem de chegada. Eles pegam um cartão com o número da vaga e quando alguém sai, devolve o cartão. Se houver limite de pessoas, os demais terão que esperar do lado de fora até que alguém saia.
Não tem loja para comprar água ou comida, então você precisa levar tudo o que for necessário durante a sua estadia por lá.
O banheiro fica no estacionamento, é limpo e organizado.
Praia do Mar Casado: Com 500 m de extenSão, recebeu este nome devido à junção suas águas com as da Praia de Pernambuco, fenômeno que ocorre quando a maré sobe. Possui encostas rochosas onde se pode praticar a pesca com molinete. O acesso é feito a pé tanto na maré baixa como na alta sem nenhum perigo.
Praia de Pernambuco: Possui 1.500 m e localiza-se após a Praia da Enseada. É a mais bonita e bem frequentada de Guarujá. Possui duas praias e quando a maré enche, acontece a junção das águas, formando a baía conhecida como Mar Casado. Além da beleza natural, aqui foi achado o primeiro sambaqui. Seus restos arqueológicos São datados de 2500 a.C.
Praia de Monduba ou Artilheiro
Praia de areias finas e brancas e águas em permanente tom de esmeralda, tem 400 m de extenSão. Onde anteriormente era um sítio, o engenheiro João Monteiro de Barros projetou o Forte dos Andradas. Somente é permitida a visitação de turistas para a realização de passeio ecológico ( necessário prévio agendamento).
Praia do Bueno: Tem 400 m de extenSão. Situa-se dentro do Forte dos Andradas. Portanto, seu acesso é restrito.
Praia do Camburí: Bastante isolada, rústica e com muita Vegetação nativa de Mata Atlântica, tem 400 m de extenSão e seu acesso é por mar ou trilha, partindo da Praia Preta.
Praia Preta: Pequena praia com 200 m de extenSão, acesso difícil pela costeira rochosa feita a partir da Praia Branca e cercada de morros com densa Vegetação de Mata Atlântica. É uma das mais desertas da ilha.
Prainha Branca
Localizada ao lado da travessia de Ferry Boat para o município de Bertioga, seu acesso é feito por meio de uma trilha. Seus 1.350 m de extenSão mostram ondas fortes no lado esquerdo e mar calmo no lado direito proporcionado por uma ilha muito próxima que pode ser alcançada a pé.
Esta praia situa-se no extremo leste da ilha de Santo Amaro, extensa, com ondas fortes do lado esquerdo e mar calmo do lado direito. A praia abriga a antiga colônia de pescadores e ainda hoje realiza festas tradicionais como o Reisado trazido do Nordeste. Seu acesso é por trilha ou por mar.
Praia do Cheira Limão: Com 20 m de extenSão, tem águas calmas e fica logo após a Ponta dos Limões, no sudoeste da Ilha de Santo Amaro, o acesso é realizado por trilha que inicia-se ao lado da Fortaleza da Barra Grande.
Praia do Pinheiro: Praia curta de areia batida e de ondas moderadas. Tem 700 m de extenSão e seu acesso é pela Praia do Iporanga.
Praia do Saco do Major: Deserta, de ondas fortes e cercada de morros com Vegetação de Mata Atlântica, seu acesso se dá por uma trilha que se inicia no bairro Santa Cruz dos Navegantes. Seus 400 m de extenSão São uns dos mais distantes da cidade.
Praia Santa Cruz dos Navegantes: Até pouco tempo era desconhecida até mesmo dos moradores da cidade. Com a abertura da estrada, o turista acabou conhecendo um lado bem rústico de Guarujá. A vila é de População carente, mas o segredo está no baluarte da Costa da Mata Atlântica, que é a Fortaleza da Barra Grande (1584), construída pelos espanhóis para evitar ataques de piratas. Tem 750 m e seu acesso é feito por barcos que partem da Ponte dos Práticos (Santos) ou pela Estrada de Santa Cruz dos Navegantes.
Praia de São Pedro: Extensa e com muitas ondas, fica a 4 km da Estrada Guarujá – Bertioga, com muita Vegetação da Mata Atlântica e 1.400 m de extensão. Seu acesso é difícil por ser localizada dentro de condomínio fechado.
Guarujá – Feiras de Artesanato
Mostras de artesanatos e bijuterias, podem ser encontradas em três pontos: no Centro Comercial Pitangueiras (Av. Puglisi, 40 – Pitangueiras), Praia das Astúrias, junto à Colônia de Férias do Banespa, e na nova instalação da Feirinha, na Av. Mal. Deodoro da Fonseca, s/n, ao lado da Praça dos Expedicionários.
Fortaleza de São Felipe ou São Luiz: Datada do século XVI, abrigou o famoso artilheiro alemão Hans Staden durante 9 meses. Foi nesta fortaleza que ele quase foi devorado pelos índios Tupinambás, que o aprisionaram. Voltando à sua terra, escreveu o livro “Meu cativeiro com os selvagens do Brasil”.
Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande
Está localizada na região sudoeste da Ilha de Santo Amaro entre as Praias do Góes e Santa Cruz dos Navegantes, às margens do estuário santista. É um monumento histórico-militar edificado no século XVI durante o domínio espanhol com o objetivo de defender a Vila de Santos de ataques corsários de piratas.
Foi tombada em 1969 pela Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e em 1981 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT).
Forte dos Andradas: Inaugurado em 1942, foi a principal defesa da entrada da baía de Santos ao Sul da Ilha de Santo Amaro. Dotado de quatro obuseiros de 240 m e um complexo e eficiente sistema de tiros, tem uma altitude de 300m acima do nível do mar e sua via de acesso é uma estrada pavimentada perfeitamente conservada. As visitas São permitidas nos finais de semana.
Forte Santa Cruz do Itapema: Localizado em Vicente de Carvalho foi construído pelos portugueses para proteção do porto, em 1537.
Heureka: Parque Temático de Ciência e Tecnologia com réplicas dos inventos dos grandes cientistas da humanidade, fósseis, brinquedos demonstrativos de fenômenos de Física, entre outras atrações. Possui também lanchonete, sorveteria e loja.
Mirante do Gávea: Situa-se no final da Praia das Pitangueiras, no Morro da Campina. Seu acesso é pela Alameda Floriano Peixoto.
Mirante do Morro da Campina (Maluf): Marco zero da cidade de Guarujá, ponto geográfico que divide as Praias de Pitangueiras e Enseada. Local ideal para fotos panorâmicas.
Mirante do Sorocotuba: Também conhecido como Mirante Santa Fé, local de rara beleza com costeira rochosa e praias (Éden e Sorocotuba). É a estação ecológica de Sorocotuba, reserva de Mata Atlântica. Alguns bares/restaurantes foram construídos sobre as rochas da costeira. Máquina fotográfica é indispensável.
Morro do Costão das Tartarugas: Mirante de fácil acesso, conta com terraços cobertos e ao ar livre.
Pavilhão da Maria Fumaça: Av. Leomil, esquina com Av. Puglisi. Exposição da antiga locomotiva datada do início do século (1905), que ligava Guarujá à Vicente de Carvalho. Foi desativada em 1956.
Pavilhão do Carro Fúnebre de Santos Dumont: Relíquia do ano de 1924, fica em frente ao pavilhão da Maria Fumaça.
Fonte: placestovisitbrazil.com/www.banstur.com.br/www.explorevale.com.br/vidaeestilo.terra.com.br/www.gcvb.com.br/www.traveltill.com/weatherspark.com
Redes Sociais