História
PUBLICIDADE
Como ponto de passagem obrigatório pela EN1, para quem vem de Maputo, África do Sul ou Swazilândia e procura as águas mais cálidas das praias a norte de Maputo, poderá visitar a praia de Bilene, a 30 Kms da estrada principal, mergulhada nas margens de uma enorme lagoa de 27 Kms de comprimento, com ligação ao mar.
Características Gerais
Área: 75.450 Km²
Limites
Norte: Manica
Sul: Maputo
Oeste: África do Sul
Leste: Oceano Índico
Densidade Populacional: 16 habitantes/ Km²
Etnia Mais representativa: Changana (um subgrupo dos Tsongas).
Principais produções
– Cajú
– Algodão
– Arroz
– Milho
Encontramos aqui a praia de Xai-Xai, constituída por um cordão de rochas paralelas à costa, protegendo-se do mar aberto, junto à barreira, e na qual encontram-se vários corais de tartarugas marinhas.
Para além desta praia, poderá deleitar-se também com as de Chongoene e Zongoene cada uma com a sua beleza ímpar junto à foz do rio Limpopo.
Para os amantes de ecoturismo, esta província alberga a Área Transfronteira do Grande Limpopo, rica em fauna e com uma vastíssima biodiversidade
Gaza
Limitada respectivamente a Norte e a Sul pelas Províncias de Manica e Maputo, a Oeste pela África do Sul e a Leste pela Província de Inhambane e pelo Oceano Índico, Gaza estende-se ao longo das bacias do Limpopo e Changane numa planície verdejante que apenas junto à fronteira com a África do Sul se prolonga em altitude.
A sua situação geográfica torna-a ponto de passagem obrigatório para quem de Maputo, da África do Sul ou da Suazilândia, procura as águas mais cálidas das praias a Norte.
No entanto, Gaza, cuja capital Xai-Xai dista apenas 224 Km da cidade de Maputo, com as suas belas praias, complexos turísticos bem equipados, a espectacular foz do rio Limpopo e as extensas manchas verdes do vale deste rio, é um convite para umas boas férias ou um simples fim-de-semana relaxante.
Também alguns dos estabelecimentos hoteleiros dispõem de estruturas adequadas para a realização de reuniões de negócios ou outros eventos, associando o trabalho ao desfrute das atracções que proporcionam.
As etnias dominantes são Changana e Chopi.
Fonte: www.turismomocambique.co.mz/ www.visitmozambique.net
Redes Sociais