PUBLICIDADE
Com dezesseis andares e quase vinte e oito mil quadrados de área construída.
Edifico Matarazzo, Prefeitura de São Paulo
O Edifico Matarazzo, seu nome original, fica ao lado do viaduto do chá, na Praça Patriarca. Inicialmente foi a sede das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo Mármores italianos, portas de jacarandá-paulista e balões de granito fazem parte de seu acabamento…
Encomendada pelo conde Matarazzo ao arquiteto italiano Marello Piacentini em 1938, o prédio é um exemplo significativo da influência que a ideologia fascista exerceu na arquitetura. Linhas sóbrias, altos pilares e uma grande massa quadrangular, lembrando um pouco construções medievais. Durante anos foi à sede do grupo Matarazzo, o maior império empresarial de todos os tempos no Brasil.
Em 1947, o edifício passa a pertencer ao Banco do Estado de São Paulo que nele instala oMuseu e a Biblioteca Banespa, um complexo cultural a disposição do público com cerca de 37 mil livros diversos, além degravuras, pinturas e esculturas, documentos históricos, moedas, revistas, jornais e vídeos.
Também é possível visitar o jardim de Walter Galera, no último andar do edifício, com árvores frutíferas, plantas ornamentais e um pequeno lago com carpas. Em 2004 passa a ser a sede da Prefeitura Municipal de São Paulo.
Fonte: www.sampa.art.br
Edifício Matarazzo
Edifício Matarazzo ou Palácio do Anhangabaú é sede da prefeitura da cidade de São Paulo , Brasil. Pertenceu ao Banespa até 2004, quando foi vendido para o governo da cidade.
Ele foi projetado por arquiteto italiano Marcello Piacentini sob a vontade de Ermelino Matarazzo , a fim de acolher a sede de suas indústrias.
De acordo com o acordo feito com o Banespa, o prédio seria dado para o governo da cidade como parte da dívida de 885 milhões de reais (cerca de 466 milhões de dólares) que a extinta CMTC tinha com o banco. A cidade, então, deve 156 milhões de reais, a ser pago em quatro anos.
Fonte: en.wikipedia.org
Redes Sociais