PUBLICIDADE
Centro Cultural Light
O edifício em estilo renascença americana, construído em 1911, na antiga Rua Larga, como sede e garagem de bondes da Light, abriga desde 1994 o centro que participa ativamente da vida cultural da cidade.
Em seus diversos espaços e galerias são apresentados shows e exposições, com destaque para: Espaço Rio Antigo, cujo acervo é composto por fotos históricas de Augusto Malta;
Sala Memória, onde estão à mostra, através de fotos, equipamentos e mobiliário, os serviços da The Rio de Janeiro Tramway Light and Power Company; Espaço Di Cavalcanti, com quatro telas desse artista, que formam a Composição Rio, um vigoroso painel do cotidiano da cidade, além do Teatro Lamartine Babo e da Praça Coberta, onde está instalado o “Bonde Musical Rua Larga” para manifestações artísticas diversas, com destaque para os novos talentos da MPB.
Fonte: www.riotur.rj.gov.br
Centro Cultural Light
Centro Cultural Light: uma ponte entre o passado e o futuro
Centro Cultural Light (CCL) foi inaugurado em 29 de abril de 1994
A população do Estado do Rio de Janeiro sempre teve na Light mais do que uma distribuidora de energia. Desde a sua criação, no início do século passado, a empresa se constituiu em um importante agente do desenvolvimento do país, contribuindo decisivamente para moldar a nova paisagem urbana da então Capital Federal. Hoje, o Rio já não é o centro das decisões políticas e administrativas do Brasil, mas o compromisso da Light permanece: contribuir para o progresso do Estado e para a preservação de sua cultura, componente fundamental para o pleno exercício da cidadania.
Uma das melhores expressões do cuidado com que a Light trata o passado e contribui para o futuro do Rio de Janeiro é o Centro Cultural Light (CCL), construído no prédio histórico da sede da empresa, no centro da cidade. A importância deste prédio para a memória do Rio levou o governo federal a decretar o tombamento de sua fachada, em 1985. Entre as várias utilizações que teve desde que foi construído, em 1911, uma das mais curiosas foi ter abrigado uma garagem de bondes onde, a partir de 1994, passou a funcionar o CCL.
Guardião de um rico acervo histórico sobre a empresa, a cidade e o Estado, o CCL já teve no apoio às artes um de seus principais focos. Atualmente dedica-se a um projeto educacional denominado Centro Cultural Light para Estudantes, onde as crianças podem aprofundar seus conhecimentos sobre a história da eletricidade e da Light. Esse projeto, iniciado em junho de 2002, já beneficiou cerca de 150 mil estudantes e professores, e vem cumprindo o seu objetivo de formar e consolidar nas novas gerações a imagem da Light como uma empresa profundamente ligada à comunidade, comprometida com a prestação de serviços de qualidade, com responsabilidade social e ambiental.
O CCL se caracteriza hoje num espaço de referência, constituindo-se no único no estado do Rio de Janeiro, que oferece de forma lúdica informações e experimentos sobre a história da eletricidade.
Fonte: www.light.com.br
Redes Sociais