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A Capela Sistina é nomeado após o Papa Sisto IV della Rovere (pontífice 1471-1484), que fez a Magna velho Cappella entre 1477 e 1480.
A decoração do século XV das paredes inclui: as cortinas falsas, as histórias de Moisés ( paredes sul – entrada ) e Cristo ( norte rostos – entrada ) e os retratos de papas ( paredes norte – sul – entrada ).
Ele foi executado por uma equipe de pintores formado inicialmente por Pietro Perugino, Botticelli Sandro, Ghirlandaio Domenico, Cosimo Rosselli, assistido por suas lojas e alguns colaboradores próximos, entre os quais Biagio di Antonio, Bartolomeo della Gatta e Luca Signorelli.
No Pier abóbada Matteo d’Amelia pintou um céu estrelado. A execução dos afrescos começou em 1481 e foi concluída em 1482.
Nesta data, as seguintes obras em mármore: a tela, o coro (onde o coro sáb), e o revestimento papal de braços acima da porta. Em 15 de agosto de 1483 Sisto IV consagrou a nova capela e dedicada à Assunção.
Júlio II (Pontífice 1503-1513), sobrinho do Papa Sisto IV, ele decidiu mudar parte da decoração, confiando o trabalho em 1508 para Michelangelo, que pintou o tempo , e em cima das paredes, as lunetas.
Em outubro 1512 o trabalho foi feito e do Dia de Todos os Santos (1 de Novembro) Julius II inaugurou a Capela Sistina com uma missa solene.
Nos nove painéis centrais mostram as histórias de Gênesis , da Criação à Queda do Homem, o Dilúvio eo renascimento posterior da humanidade com a família de Noé.
É provavelmente uma referência à primeira carta de Pedro (3,20-22) , onde as águas do dilúvio é visto como um sinal profético da água do Batismo, do qual uma nova humanidade, que dos salvos por Cristo.
Nos espaços entre as teias que vemos, sentados em tronos monumentais, cinco Sibilas e sete Profetas . Nos quatro plumas canto são a salvação milagrosa de Israel, enquanto nas velas e lunetas ( paredes norte – sul – entrada ) são os antepassados de Cristo.
Para o final de 1533 Clemente VII de ‘Medici (pontífice 1523-1534), ele encomendou de Michelangelo para modificar ainda mais a decoração da pintura da Capela Sistina na parede do altar Julgamento.
Isso causou a perda de afrescos, ou seja, a lâmina com a Virgem da Assunção dos Apóstolos e os dois primeiros episódios das histórias de Moisés e de Cristo, pintado por Perugino. Neste afresco de Michelangelo queria para representar o retorno glorioso de Cristo à luz do Novo Testamento (veja Mateus 24:30-31 ; 25,31-46 ; Primeira Carta aos Coríntios 15:51-55 ).
O artista começou a grande obra em 1536, durante o pontificado de Paulo III e levada a termo no outono de 1541. Michelangelo Usando suas extraordinárias habilidades artísticas, tentou traduzir em formas visíveis a beleza invisível e majestade de Deus e guiado pelas palavras de Gênesis fez a Capela Sistina “santuário da teologia do corpo” ( Homilia , entregue pela SS João Paulo II, 8 de abril de 1994).
Na segunda metade dos afrescos do século XVI foram repintadas a parede da entrada : Hendrik van den Broeck repintado a Ressurreição de Cristo Ghirlandaio, enquanto Matteo da Lecce Discussão sobre o corpo de Moisés Signorelli, que havia sido severamente danificado pelo colapso da porta em 1522.
Os afrescos da Capela Sistina, passou por uma restauração completa entre 1979 e 1999. O projeto envolveu também as partes de mármore ou seja, o coro, o obstáculo, e do brasão de armas do Papa Sisto IV.
Na capela ainda é mantido o Conclave para a eleição do Sumo Pontífice.
Elas ainda são as palavras de ‘ Homilia entregue por Sua Santidade João Paulo II para enfatizar a importância primordial da Capela Sistina, na Igreja: “A Capela Sistina é o local que, para cada Papa, mantém a memória de um dia especial de sua vida [ …].
Aqui mesmo, neste espaço sagrado, os cardeais se reúnem, esperando a manifestação da vontade de Cristo em relação ao Sucessor de São Pedro […] E aqui, em um espírito de obediência a Cristo e confiando Sua Mãe, eu aceito a eleição resultou do Conclave, declarando […] a minha vontade de servir a Igreja.
Então a Capela Sistina tornou-se novamente diante de toda a comunidade católica o lugar do Espírito Santo que é na Igreja os bispos, é especialmente um que é para ser o Bispo de Roma e Sucessor de Pedro “.
Teto
Decisão Júlio II para renovar completamente a decoração do teto foi provavelmente devido aos graves problemas de natureza estática que afetaram a Capela Sistina, desde os primeiros anos de seu pontificado (1503-1513). Eles devem ter sido o resultado das escavações realizadas tanto para o norte e para o sul do edifício para a construção da Torre Borgia e para o novo São Pedro.
Depois de uma longa rachadura tinha aberto no teto maio 1504, Bramante, em seguida, o arquiteto Palace, foi encarregada de encontrar uma solução e ele corrigiu alguns tirantes na área acima da Capela.
No entanto, o dano sofrido pela pintura antiga deve ter sido de molde a convencer o pontífice confiar Michelangelo com nova decoração pictórica.
Em 8 de Maio 1508, o artista assinou o contrato que previa a pintura de doze apóstolos nas pendentes e motivos ornamentais do resto.
Posteriormente, a pedido do próprio Buonarotti, que considerou que o projeto seja um “pobre”, o Papa deu-lhe uma nova comissão em que ele deixou o planejamento completo do programa ao artista.
No entanto, é bastante provável que para a sua criação, o artista aproveitou a colaboração dos teólogos da corte papal. Michelangelo colocou nove histórias Central ilustram episódios da Gênesis dentro de uma poderosa arquitetura pintado, com a seu lado figuras de Nus, segurando medalhões com textos retirados do livro de Reis.
Na base da estrutura arquitetônica 12 Profetas e Sibilas sentados em tronos monumentais são contrariadas mais para baixo pelos antepassados de Cristo, retratado nos Webs e nos Lunettes ( norte parede, sul parede, entrada da parede).
Finalmente, nos quatro cantos pendentes , o artista ilustrou alguns episódios da salvação milagrosa do povo de Israel. Michelangelo completou a primeira metade do teto, que é a partir da parede de entrada para a criação de Eva, em agosto de 1510.
O trabalho deve ter sido concluída até 31 de Outubro de 1512, como o Papa celebrou a missa na Capela em 1 de Novembro.
O Juízo Final
A composição poderoso, pintado por Michelangelo entre 1536 e 1541, é centrado em torno da figura dominante de Cristo, captada no momento que antecede que, quando o veredicto do Juízo Final é pronunciada ( Mateus 25:31-46 ).
Seu gesto imperioso calma parece tanto a atenção de comando e aplacar a agitação envolvente. Inicia-se um movimento lento de largura rotativo em que todas as figuras estão envolvidos.
Excluem-se as duas lunetas superiores com grupos de anjos, tendo em fuga os símbolos da Paixão (na Cruz a esquerda, as unhas ea coroa de espinhos, à direita da coluna da flagelação, as escadas ea lança com a esponja embebido em vinagre).
Ao lado de Cristo é a Virgem, que vira a cabeça em um gesto de renúncia, na verdade, ela não pode mais intervir na decisão, mas apenas aguardar o resultado do julgamento.
Os santos e os eleitos, dispostos ao redor de Cristo e da Virgem, também aguardam ansiosamente o veredicto.
Alguns deles podem ser facilmente reconhecidas: St. Peter com as duas chaves, São Lourenço, com campo de futebol, São Bartolomeu, com sua própria pele o que é geralmente reconhecido como sendo um auto-retrato de Michelangelo, Santa Catarina de Alexandria com a roda dentada e São Sebastião ajoelhado segurando as setas.
No centro da parte inferior são os anjos do apocalipse que são despertar os mortos ao som de trombetas longas. À esquerda o Ressuscitado recuperar seus corpos como eles sobem para o céu (Ressurreição da carne), sobre os anjos direito e lutar por demônios fazendo cair condenados ao inferno Finalmente, no Caronte fundo com os remos, junto com seus demônios, faz o condenado sair de seu barco para levá-los perante o juiz infernal Minos, cujo corpo está envolto nas bobinas da serpente.
A referência nesta parte do Inferno da Divina Comédia de Dante Alighieri, é claro. Bem como o elogio, o Juízo Final também causou reações violentas entre os contemporâneos.
Por exemplo, o Mestre de Cerimônias Biagio da Cesena disse que “foi mais desonesto em um lugar tão honrado por ter pintado tantas figuras nuas que tão desonesta mostram sua vergonha e que não era um trabalho para uma capela do papa, mas para fogões e tabernas “(G. Vasari, Le Vite).
As controvérsias, que continuaram durante anos, levou em 1564 para a decisão da Congregação do Concílio de Trento a ter algumas das figuras do Juízo que foram considerados coberto “obsceno”.
A tarefa de pintar a cortina de cobertura, o assim chamado “braghe” (calças) foi dado a Daniele da Volterra, uma vez que, em seguida, conhecida como a “braghettone”. Daniele “braghe” foram apenas o primeiro e, em outros fatos foram adicionados nos séculos seguintes.
Parede norte
As histórias de Cristo foram originalmente distribuídos ao longo de oito painéis, cada um apresentado por um título no friso superior. Eles começaram com a Natividade pintado por Perugino na parede do altar, posteriormente destruída para dar lugar a Michelangelo Juízo Final .
Assim, hoje, os eventos da vida de Cristo começar a partir de seu batismo ( Mateus 3:13-17 ; Marcos 1:9-11 ; Lucas 3:21-22 ; João 1:29-34 ), que é seguido pelo tentações de Cristo ( Mateus 4:1-11 ; Marcos 1:12 ; Lucas 4:1-13 ) e da purificação do leproso ( Mateus 8:1-4 ; Marcos 1:40-45 ; Lucas 5:12-16 ).
Terceira mostra em primeiro plano o chamado dos apóstolos Pedro e André, enquanto a chamada de Tiago e João é mostrado no fundo ( Mateus 4:18-22 ; Marcos 1:16-20 ; Lucas 5:1-11 ). O afresco seguinte ilustra o Sermão da Montanha ( Mateus Ch 5-7. ; Lucas 6:12-49 e da cura do leproso () Mateus 8:1-4 ; Marcos 1:40-45 ; Lucas 5:12 – 16 ), enquanto o quinto mostra a entrega das chaves ( Mateus 16:13-20 ), isto é, a transferência de poder de Cristo a Pedro, seu vigário, bem como os dois episódios do pagamento do tributo ( Mateus 17:24-27 ) e do apedrejamento Tentativa de Cristo ( Jo 8.31-59 ; 10:31-39 ) no fundo.
A série sobre o muro termina com a Última Ceia ( Mateus 26:17-29 ; Marcos 14:12-25 ; Lucas 22:7-23 ; João 13:21-30 ), em que, além das janelas podemos ver três episódios da Paixão: a agonia no jardim ( Mateus 26:36-46 ; Marcos 14:32-42 ; Lucas 22:39-46 ), a prisão de Jesus ( Mateus 26:47-56 ; Marcos 14:43-52 , Lucas 22:47-53 ; João 18:1-11 ), a crucificação ( Mateus 27:32-50 ; Marcos 15:22-39 ; Lucas 23:33-46 ; João 19:17-30 ).
O ciclo termina com a ressurreição de Cristo ( Mateus 28,1-8 ) na parede de entrada. Cada painel das histórias tem um correspondente cortina falsa na parte inferior com as empresas de Sisto IV.
A série de Pontífices correram ao longo de todas as paredes da Capela partir daquela do altar, no centro da qual pode ser visto Cristo e o primeiro papa Peter, assim como Linus e Cletus.
As quatro figuras foram perdidos quando Michelangelo, por ordem de Paulo III, pintou o Juízo Final sobre este muro em 1536.
Os Pontífices são dispostos em casais em nichos ao lado das janelas. A série não corre ao longo da parede de um, mas alternam com a parede oposta. Os autores da série são as mesmas que as dos ciclos da vida de Moisés e de Cristo, isto é, Pietro Perugino, Sandro Botticelli, Cosimo Rosselli e Domenico Ghirlandaio.
A posição dos vários personagens difere apenas ligeiramente. Eles são geralmente mostrado como uma figura completa, em três quartos de perfil com um livro ou pergaminho, ou no ato de conferir bênção.
Nas lunetas e teias acima, Michelangelo pintou os antepassados de Cristo, os precursores de sua vinda e, portanto, da Redenção. Eles estão listados no início do Evangelho de São Mateus ( Mateus 1:1-17 ), que, a partir de Abraão, dá os nomes de 40 antepassados de Cristo (diferente da outra versão do evangelista Lucas, que, a partir de Adão, dá 75 famílias), mostrado aqui não tanto como imagens históricas, mas como figurações simbólicas da humanidade capturados em diversas atitudes e acima de tudo na sua formação em unidades familiares.
Inúmeras tentativas de vincular os nomes escritos nas etiquetas com os personagens retratados ainda não lhes permitiu ser identificados com certeza.
Parede sul
As histórias de Moisés, que originalmente incluídos oito painéis, cada um apresentado por um título no friso superior, começou a partir da parede do altar com o nascimento de Moisés e Encontrando por Perugino, um afresco que foi perdida quando Michelangelo pintou o Juízo Final .
Assim, hoje o ciclo do Antigo Testamento começa com a viagem de Moisés no Egito, em que a sua despedida para o pai-de-lei Jetro ( Êxodo 4:18-20 ), o seu retorno ao Egito com sua família ( Êxodo 4:18-20 ) ea circuncisão de seu segundo filho ( Êxodo 4:24-26 ), todos aparecem em uma foto.
O segundo painel descreve alguns eventos na vida de Moisés : o assassinato do egípcio ( Êxodo 2:11-15 ), a luta com os pastores para defender as filhas de Jetro ( Êxodo 2:16-22 ) e à vista do sarça ardente ( Êxodo 3:1-12 ).
O afresco terceiro ilustra a Travessia do Mar Vermelho ( Êxodo 14:5-31 ), que é seguido pela entrega das Tábuas da Lei . Esta simultaneamente narra Escalada de Moisés do Monte Sinai ( Êxodo 24:12-17 ; 31:18 ) para receber as Tábuas da Lei, a adoração do bezerro de ouro ( Êxodo 32:1-20 ), a punição dos judeus idólatra ( Êxodo 32:25-35 ) e o retorno do profeta com as novas tábuas da Lei ( Êxodo 34:1-4 ).
O painel seguinte ilustra um episódio bastante raro, isto é a punição de Corá, Datã e Abirão ( Números 16:1-35 ), sacerdotes judeus que negavam a Moisés ea Arão autoridade civil e religiosa sobre o povo escolhido.
Eles foram para este engolidos pela terra e consumidos por um fogo invisível, juntamente com suas famílias. O afresco última mostra do Legacy e da morte de Moisés ( Deuteronômio 33 : 34 ), quando ele já está dentro da vista da Terra Prometida.
O ciclo termina na parede de entrada com a disputa sobre o corpo de Moisés ( Carta de Judas, 9 ). Cada painel das histórias tem um correspondente cortina falsa na parte inferior com as empresas de Sisto IV.
A série de Pontífices correram ao longo de todas as paredes da Capela a partir daquele do altar, no centro do qual estava Christ e o primeiro papa Peter, assim como Linus e Cletus. As quatro figuras foram perdidos quando Michelangelo, por ordem de Paulo III, pintou o Juízo Final sobre este muro em 1536.
Os Pontífices foram dispostos em pares em nichos ao lado das janelas. Sua série não corre ao longo de uma parede, mas alterna com a parede oposta. Os autores da série são as mesmas que as dos ciclos da vida de Moisés e de Cristo, isto é, Pietro Perugino, Sandro Botticelli, Cosimo Rosselli e Domenico Ghirlandaio.
A posição dos vários personagens difere apenas ligeiramente. Eles são geralmente mostrado como uma figura cheia em três quartos de perfil com um livro ou pergaminho, ou no ato de bênção. Nas lunetas e teias acima, Michelangelo pintou os antepassados de Cristo, os precursores de sua vinda e, portanto, da Redenção.
Eles estão listados no início do Evangelho de São Mateus ( Mateus 1:1-17 ), que, a partir de Abraão, dá os nomes de 40 antepassados de Cristo (diferente da outra versão do evangelista Lucas, que, a partir de Adão, dá 75 famílias), mostrado aqui não tanto como imagens históricas, mas como figurações simbólicas da humanidade capturados em diversas atitudes e acima de tudo na sua formação em unidades familiares. Inúmeras tentativas de vincular os nomes escritos nas etiquetas com os personagens apresentados não permitiram a sua identificação com alguma certeza.
Fonte: mv.vatican.va
Capela Sistina
A Capela Sistina foi construída entre 1475 e 1483, no tempo do Papa Sisto IV della Rovere. Sua característica básica é a função papal, como capela do papa e da localização das eleições de novo papas. Ele foi consagrado e dedicado à Assunção da Virgem em 15 de agosto de 1483.
A capela não tem distinção arquitetônica, é de forma retangular e mede 40,93 metros de comprimento por 13,41 metros de largura, ou seja, as dimensões exatas do Templo de Salomão, como dado no Antigo Testamento.
É 20,70 metros de altura e é coberta por uma abóbada cilíndrica achatada, com seis janelas altas cortados em lados longos, formando uma série de pendentives entre eles.
Os planos arquitetônicos foram feitas por Baccio Pontelli ea construção foi supervisionada por Giovannino de’Dolci. Alterações posteriores modificou a fachada original.
Em 1481, o Papa Sisto IV convocou a Roma os pintores florentinos Sandro Botticelli, Domenico Ghirlandaio e Cosimo Rosselli, bem como o Perugia Pietro Perugino para decorar as paredes com afrescos. (De acordo com Vasari, Luca Signorelli também estava envolvido na decoração.)
A pintura das paredes ocorreu ao longo de um período incrivelmente curto de tempo, apenas 11 meses, de julho de 1481 a maio de 1482. O teto era afrescos de Piero Matteo d’Amelia com um céu Star-Spangled.
Michelangelo foi encomendada pelo Papa Júlio II della Rovere em 1508 para pintar o teto, a obra foi concluída entre 1508 e 1512. Ele pintou o Juízo Final sobre o altar, entre 1535 e 1541, sendo encomendada pelo Papa Paulo III Farnese.
Exterior da Capela Sistina
Para grandes ocasiões cerimoniais as menores porções das paredes laterais foram cobertas com uma série de tapeçarias retratando acontecimentos dos Evangelhos e os Atos dos Apóstolos. Estes foram desenhados por Rafael e tecidos em 1515-19 em Bruxelas.
O edifício, em alguns aspectos pode ser considerado um monumento pessoal à família Della Rovere, desde Sisto IV viu a sua construção real e os afrescos sob as abóbadas, e seu sobrinho Júlio II encomendou a decoração do teto.
Folhas de carvalho e bolotas abundam, símbolos heráldicos da família cujo nome significa literalmente “do carvalho.”
A decoração da capela foi limpo e restaurado em décadas recentes. O projeto começou com os afrescos do século XV, em 1965. A restauração das lunetas, o cofre eo último julgamento começou em 1980 e foi encerrado em 1994. A restauração produziu um resultado espetacular.
Decoração Quattrocento
Interior da Capela Sistina
As paredes são divididas em três ordens por cornijas horizontais, de acordo com o programa decorativo, a mais baixa das três ordens era para ser pintado com fictícios “tapeçarias”, a uma central com dois ciclos – que enfrentam uma matéria da vida de Moisés (da esquerda parede ) e o outro a Vida de Cristo (parede direita), a partir da parede do fundo, onde a obra altar, pintado por Perugino, mostrava a Virgem da Assunção, a quem a capela era dedicada.
A ordem superior é dotado de pilastras que sustentam os pendentes da abóbada. Sobre a cornija superior estão situados os lunetas. Entre cada janela abaixo as lunetas, em nichos fictícios, execute as imagens do primeiro papas – de Pedro para Marcelo – que praticava o seu ministério em tempos de grande perseguição e foram martirizados.
As pinturas murais foram executados por Pietro Perugino, Sandro Botticelli, Domenico Ghirlandaio, Cosimo Rosselli, Luca Signorelli e suas respectivas oficinas, que incluiu Pinturicchio, Piero di Cosimo e Bartolomeo della Gatta.
O teto era afrescos de Piero Matteo d’Amelia com uma estrela spangled céu.
Um magnífico mármore tela dividida ao presbitério da nave, e houve um coro atraente. A tela de mármore, junto com a balaustrada que decora o púlpito, foram criados pelos escultores Mino da Fiesole, Andrea Bregno e Giovanni Dalmata .
Um piso de mosaico de mármore de acabamento requintado descreve o itinerário da procissão até e para além da tela de mármore, para o espaço interior, onde oferece um som surround para o trono papal e assentos dos cardeais.
Originalmente, a capela foi dividido pela tela eo padrão do mosaico chão em duas partes iguais – uma nave para os leigos e um presbitério para o clero – mas resiting da tela em anos posteriores feitos a nave menor e do presbitério muito maior.
Os afrescos do teto
Os afrescos do teto
Michelangelo retornou a Roma em 1508. Ele era pintar os doze apóstolos e um poucos ornamentos no teto da Capela Sistina. Ele, que sempre insistiu que ele fosse um escultor, foi, assim, aprender a arte da pintura a fresco, e praticá-la em um cofre decorados por artistas do século XV, como um céu estrelado.
No entanto, quando ele começou a trabalhar no projeto, Michelangelo concebeu projetos grandiosos para a decoração do teto. Ele passou o tempo entre essa data eo 31 de outubro de 1512 a pintura mais de 300 figuras no teto da Capela Sistina.
Os afrescos no teto pode ser dividido em 11 seções transversais: nove baías, bem como os spandrels e pendentes sobre a porta de entrada eo altar, respectivamente. As lunetas formam a maior parte das paredes da capela, eles estão situados acima da cornija superior e os afrescos sobre eles também são partes do regime.
No esquema das divisões, os elementos-chave são os tronos dos videntes (profetas e sibilas) ladeado por plintos e colonnettes decorados com pares de putti de apoio à execução cornija acima das coroas dos rins, a cerca de um terço do caminho através do curva do cofre.
Além da cornija, os quadros verticais de acompanhamento dos tronos são prolongados como os arcos que cruzam o cofre. Eles dividem o cofre em utras nove baías em que as histórias do Gênesis – a partir da Separação da Luz da Escuridão para a embriaguez de Noé – são representadas como se fossem vistas, acima do espaço da capela, além e através da estrutura imponente da Arquitetura pintado.
Nos cinco compartimentos acima dos tronos dos videntes, o campo das cenas narrativas é limitado pela presença de quatro figuras de ignudi, sentado em plintos e tendo guirlandas de folhas de carvalho e bolotas, e de dois medalhões pintados para se assemelhar bronze, com episódios extraídos dos livros de Gênesis, Samuel, Reis, e Macabeus.
As cenas começam marrative da parede do altar e vá para a entrada; Michelangelo pintou-os em ordem inversa, desde que começou a partir da área perto da parede de entrada.
Nas paredes laterais da capela, cinco profetas se alternam com o mesmo número de sibilas, de modo que cada profeta é emparelhado com uma sibila na parede oposta: a Sibila de Delfos e Joel, Isaías e da Sibila Eritréia, a Sibila de Cumas e Ezequiel , Daniel e Sibila persa, a Sibila da Líbia, e Jeremias. Os outros dois profetas – Zacarias e Jonas – estão representados no eixo principal da Capela Sistina.
Nos cantos da abóbada, dois rins se juntam para formar os campos maiores triangulares das pendentes, com um dos dois vértices apontando para baixo em vez de para cima. Suas superfícies de criar dificuldades notáveis do ponto de vista da composição, especialmente quando era necessário pintar narrativas.
Nos pendentes para a esquerda e para a direita de Zacarias, a história de Judith, eo combate de Davi e Golias são representados, respectivamente.
As cenas pintadas nas pendentes para os lados de Jonas retratam a punição de Hamã, à esquerda, ea Serpente de Bronze, na direita.
Ocupando os campos triangulares entre os tronos dos profetas e sibilas, acima das lunetas, os oito tímpanos das paredes laterais com grupos familiares com figuras sentadas ou deitados sobre a terra nua, em poses que parecem desenhar sobre o tema da fuga para o Egito.
Juntamente com os grupos ou figuras individuais nas lunetas de cada lado dos comprimidos, eles representam as gerações de antepassados de Cristo, de acordo com a seqüência de 40 gerações listados no início do Evangelho de São Mateus.
O Juízo Final
O Juízo Final
O Juízo Final de Michelangelo foi encomendado pelo Papa Clemente VII (1523-1534) pouco antes de sua morte. Seu sucessor, Paulo III Farnese (1534-1549). Michelangelo forçado a uma rápida execução deste trabalho, o maior afresco único do século.
A primeira impressão que temos quando confrontados com o Juízo Final é a de um evento verdadeiramente universal, no centro do qual está o poderoso figura de Cristo.
Sua mão direita levantada obriga as figuras no lado esquerdo, que estão tentando subir, para ser mergulhou para Caronte e Minos, o juiz do Submundo, enquanto sua mão esquerda está a elaborar as pessoas escolhidas em seu direito em uma corrente irresistível de força.
Juntamente com os planetas eo sol, os santos cercam o juiz, confinados em grandes órbitas espaciais em torno dele. Para este trabalho de Michelangelo não escolheu um set point a partir do qual ela deve ser vista.
As proporções das figuras e do tamanho dos grupos são determinados, como na Idade Média, pela sua importância única absoluto e não pela sua importância relativa.
Por esta razão, cada figura preserva sua própria individualidade e ambas as figuras individuais e os grupos precisam de seu próprio fundo.
As figuras que, na profundidade da cena, estão o aumento de seus túmulos poderia muito bem ser parte da visão Ezechiels profeta.
Esqueletos nus são cobertas com carne nova, homens mortos para comprimentos de tempo imemoriais ajudar uns aos outros a subir a partir da terra.
De acordo com Vasari, o artista deu Minos, o Juiz das Almas, a semelhança do Mestre de Cerimônias Papas, Biagio da Cesena, que muitas vezes se queixou ao Papa sobre a nudez das figuras pintadas. Nós sabemos que muitas outras figuras, bem como, são retratos de contemporâneos de Michelangelo.
Os artistas auto-retrato aparece duas vezes: na pele esfolada que São Bartolomeu está carregando em sua mão esquerda, e na figura no canto inferior esquerdo, que está procurando encorajador para aqueles crescente de seus túmulos.
Fonte: www.wga.hu
Capela Sistina
As pinturas do teto da Capela Sistina foram encomendadas pelo Papa Giulio II, a Michelangelo, que o realizou no espaço de três anos (1508-1515) – em algumas biografias encontra-se que a pintura foi realizada em quatro anos.
Um dos mais impressionantes monumentos da fé católica é ainda hoje sede de solenes cerimônias, dentre as quais se destaca aquela mais famosa: o Conclave.
A tradicional reunião feita para se eleger o novo Papa e comunicar o resultado aos fiéis através de um sinal de fumaça. A fumaça na cor preta indica o prosseguimento da reunião, sendo que a fumaça na cor branca anuncia a nova nomeação.
Capela Sistina
Capela Sistina
A obra máxima dos afrescos foi assinada pelos mais prestigiados nomes estando em primeiro lugar Michelangelo seguido por Pinturicchio e Signorelli e os mais renomados representantes da escola florentina, tais como Botticelli, Ghirlandaio e Rosselli.
Capela Sistina
O conjunto das figuras e das cenas gira em torno ao Antigo Testamento contendo nove cenas do Gênese, desde a Criação do Mundo até a Embriaguez de Noé.
Fonte: www.virtual.epm.br
Capela Sistina
Prelúdio de uma Jornada Poético-Pictórica
Se existem lugares em que a arte se aproxima de Deus, um deles é a Capela Sistina. Esta dependência do Palácio do Vaticano, em Roma, atinge o absoluto graças aos magníficos afrescos pintados por Michelangelo, Perugino, Ghirlandaio e Botticelli, entre outros artistas do Renascimento.
Temas do Antigo e do Novo Testamento são o ponto de partida das imagens imortais da Capela. Seu nome é uma homenagem ao Papa Sisto IV, que ordenou a sua construção em 1475. Os trabalhos se prolongaram até 1483 e, atualmente, a Capela é usada para as reuniões do Colégio dos Cardeais destinadas a eleger os novos Papas e também para cerimônias da Semana Santa
O projeto da Capela Sistina, segundo o arquiteto e teórico italiano Giorgio Vasari, foi de Baccio Ponteli; porém, nas notas de pagamento, figura o nome do florentino Giovannini de Dolci. Polêmica à parte, o importante é que externamente o edifício parece uma fortaleza, deixando evidente que a função da Capela seria apenas a de uso interno dos moradores do Palácio do Vaticano, principalmente do Papa.
Ao que tudo indica, as dimensões parecem ter sido inspiradas nas do templo de Salomão, descrito na Bíblia, e o teto abobadado era originariamente desprovido de qualquer adorno pictórico. Ainda sob o papado de Sisto IV, começaram as decorações das paredes.
Pedro Perugino, Cosimo Roselli, Sandro Botticelli, Domenico Ghirlandaio, professor de Michelangelo, e Luca Signorelli pintaram quadros da vida de Moisés e de Jesus Cristo, além de uma série de Papas entre as janelas, seis no alto de cada parede lateral.
Entretanto, em maio de 1508, o Papa Júlio II, sobrinho de Sisto IV, encomendou a Michelangelo o afresco que hoje decora o teto da Capela. O artista florentino aceitou o desafio pleno de dúvidas, pois considerava-se mais um escultor do que pintor, preferindo os blocos de mármore de Carrara aos pincéis.
A obra foi terminada em outubro de 1512, sendo o resultado de um processo muito doloroso. No plano físico, a posição incômoda em que o artista tinha que pintar, sobre andaimes, todo retorcido e com gotas de tinta prejudicando-lhe a visão, causava cansaço.
Além disso, segundo alguns historiadores e críticos de arte, Michelangelo sofria veladas ameaças de que seria substituído pelo jovem pintor Rafael, então em ascensão, se o seu trabalho não agradasse ou não correspondesse aos desejos do Papa.
Mas o resultado foi magnífico, superando qualquer expectativa.
Michelangelo representou, seguindo uma ordenação teológica, desde a Criação do Universo até a Embriaguez de Noé, incluindo mais sete episódios do Gênesis, além de sete profetas, cinco sibilas, que teriam anunciado a vinda de Cristo, e quatro cenas nos cantos representando façanhas de heróis do povo de Israel: Davi vencendo Golias, Judite matando Holofernes, Ester denunciando as perseguições de Amã aos judeus e o episódio em que, picados por serpentes venenosas, aqueles que tivessem fé poderiam se curar olhando para uma serpente de bronze, colocada no alto de um poste por Moisés.
O primeiro projeto que começou a ser pintado por Michelangelo, contudo, era bem mais modesto, limitando-se a representações dos 12 Apóstolos. Porém, não demorou muito para o artista perceber que o espaço a ser preenchido exigia uma obra colossal.
Com liberdade de criação e assessoria teológica do próprio Júlio II, Michelangelo conseguiu realizar o seu intento, pintando uma síntese da Origem do Universo e do Homem.
Todo o teto é ocupado por uma composição unitária. São 40 m de comprimento e 13 m de largura subdivididos em nove áreas centrais. A disposição das figuras não é aleatória. Um dado nesse sentido é o fato do profeta Jonas estar representado sobre a parede do altar, pois simboliza exatamente Cristo ressuscitado.
Segundo a Bíblia, Jonas ficou três dias no ventre de uma baleia antes de ser lançado à praia de Nínive, cidade em que não queria pregar, enquanto, Jesus, analogamente, ressuscitou no terceiro dia após a sua morte na Cruz.
A analogia torna-se ainda mais evidente com a posterior pintura do Juízo Final pelo próprio Michelangelo na parede atrás do altar. No afresco, Cristo ocupa justamente o local central, travando um diálogo teológico com Jonas logo acima.
Ambos caracterizam-se pela trindade (ficaram mortos três dias) e pela ressurreição.
Quanto às paredes da Capela, Leão X ordenou a feitura de tapeçarias com cenas envolvendo os Apóstolos. Os desenhos foram realizados por Rafael e o resultado final está hoje conservado na Pinacoteca do Vaticano, tendo sido exposto pela primeira vez na Capela em 1519, no dia de Santo Estevam.
Não se pode deixar ainda de referir ao talento de Michelangelo na execução do Juízo Final. Em 1533, vinte e um anos após a decoração do teto da Capela, Clemente VII, da família Médicis, tradicional pelo poder em Florença e pela prática do mecenato, fez a encomenda ao artista florentino.
Mas nada foi feito até que Paulo III, da família Farnese, no ano seguinte, confirmasse o interesse pela obra, destinada a decorar a enorme parede sobre o altar.
Tratava-se de um desafio considerável. A responsabilidade era imensa para um artista que, já com 60 anos, via-se mais uma vez obrigado a deixar o cinzel e o martelo de suas amadas esculturas pelos pincéis abandonados há 20 anos.
Ao contrário do que ocorreu com o teto da Capela, a escolha do tema não foi problemática. Desde o início da Idade Média, o tema do Juízo Final costumava ocupar a parede de entrada das Igrejas. A dificuldade é que o espaço a ser pintado era a parede dos fundos. Isto obrigou Michelangelo a cobrir duas janelas da arquitetura original, dois afrescos de Perugino e figuras que ele mesmo havia realizado quando decorara o teto.
Com essas modificações, a parede ficou 200 m2, vazio preenchido por 391 figuras, muitas em tamanho superior ao natural. Iniciada em 1535, a obra foi concluída em 31 de outubro de 1541. No mesmo dia, Paulo III ordenou a rápida retirada dos andaimes para celebrar um Ofício aos pés do extraordinário trabalho.
Maravilhado, o crítico Vasari, ao olhar aquelas figuras com formas e rostos distorcidos, viu, “pensamentos e emoções que, melhor do que ninguém, ele (Michelangelo) soube pintar”.
De fato, a obra fugia aos ditames clássicos da Renascença, apontando para o Maneirismo italiano e o posterior Barroco, expressão estilística de seres humanos cada vez mais dilacerados entre o sagrado e o profano.
Por essas enigmáticas coincidências em que a vida imita a arte, um dos maiores representantes do Barroco italiano é exatamente outro pintor também chamado Michelangelo. Todavia, seu sobrenome não era Buonarroti, como o escultor florentino, mas Merisi.
Este talentoso artista, porém, ficou mais conhecido como Caravaggio, nome da aldeia de onde a sua família era originária.
Mestre das luzes, mas também talentoso com as formas como o seu homônimo, Caravaggio, expõe em suas telas uma agonia de existir e uma turbulência capazes de gerar obras de arte ímpares.
Nessa ótica, Michelangelo e Caravaggio levam o fruidor dos seus trabalhos, sejam esculturas ou pinturas, à transcendência, expondo, seja nos temas, nos traços, nas cores, nas formas ou nas luzes, o sublime e o amargo da existência humana.
Pelo que foi dito até aqui, fica evidente que a Capela Sistina reúne obras magistrais da pintura do Renascimento e do patrimônio artístico da humanidade.
Além disso, a temática abordada, seja no teto, no Juízo Final ou nas pinturas laterais, propõe ao observador uma visão cristã do mundo com ampla significação em uma dimensão física e simbólica até então nunca atingida e, sob certos aspectos, insuperável mesmo em nossos dias.
A jornada poética a que estamos convidando o leitor tem o intuito de penetrar em algumas de suas facetas, propiciadas pelas pinturas, pelo passado da Capela e pela sua significação presente. Fatos e figuras históricas, profetas, sibilas e episódios bíblicos são relacionados durante 33 poemas (justamente a idade da morte de Jesus), que não pretendem a perfeição estilística ou formal, mas sim constituir um agradável e educativo mergulho no denso universo da Capela Sistina, um local divino em que a fé, o conhecimento teológico e a sensibilidade se conjugam em mística, misteriosa e sagrada harmonia.
I- Sisto IV
Tio de Júlio II,
iniciou a construção da Capela Sistina.
Como todo Papa, era humano.
Dizem que outorgou a familiares favores e cargos oficiais e que praticou a simonia, comprando e vendendo privilégios sagrados.
Poucos se lembram disso.
Foi a Capela que sonhou que o consagrou para a eternidade.
Guarda um teto divino, criado pelo florentino Michelangelo, um artista com mãos de anjo.
II Júlio II
Dividia-se entre a espada e os livros sagrados.
Mas sabia que a imortalidade está na arte.
Foi patrono de Michelangelo e o estimulou a pintar o teto da Capela Sistina, obra acima das palavras.
Quem se lembraria do sacerdote se o escultor florentino não tivesse feito um manto celeste?
III – Michelangelo
Era escultor e não pintor, mas pintava como um escultor.
Suas formas revelam volumes suas cores são tangíveis.
Não queria pintar, mas, no teto da Capela Sistina, encontrou sua obra épica.
Maravilhou o mundo sem se satisfazer.
Queria esculpir a própria vida, não pintá-la.
IV- Rafael
Rafael pintava como Rafael.
Não era Michelangelo e, quando tentou sê-lo, o pincel desafinou.
Cada um tem seu estilo e o de Rafael era o do bom moço.
Michelangelo era a agonia transformada em gente.
Rafael era o clássico domínio da arte renascentista.
Não se pode pedir de um homem mais ou menos do que ele é.
Rafael era um homem da Renascença, um pintor que pincelava poesia.
V- Pintura e escultura
Esculpir é transformar mármore em gente, fazendo nascer, do bloco imenso e pesado, a figura adormecida.
O escultor é um parteiro de formas.
Pintar é transformar cores e traços em gente, fazendo nascer, das paredes com rachaduras, uma alegoria inimaginável.
O pintor é um poeta das tintas.
VI- O trabalho
Não é fácil criar uma alegoria.
Quatro anos são muitas horas a lidar com tintas.
O pescoço esticado, as costas curvadas, os olhos salpicados, a ansiedade, o receio de jamais terminar…
A visão prejudicada, o dedo de Deus tocando Adão.
Michelangelo fez um teto divino, vivendo imerso no inferno.
VII- A serpente de bronze
O povo escolhido não raras vezes deixava Deus de lado.
Adorava bezerros dourados ou outras divindades.
Deus castigava.
Certa vez, enviou a morte na forma de serpentes venenosas.
Moisés foi o responsável pela fabricação do antídoto:
uma serpente de bronze, colocada no alto de um poste.
Quem a olhasse se salvava das picadas letais.
Quem insistisse em desafiar o poder divino, fenecia com dores lancinantes.
VIII- A morte de Amã Foi em Susa, Pérsia, que a judia Ester se tornou rainha.
Porém, o maior desafio era proteger seu povo de Amã, o grão-vizir perseguidor de judeus.
Amã preparou uma forca para Mardoqueu, pai adotivo de Éster.
Mas Éster revelou ao rei a trama.
E Amã foi pendurado no cadafalso que mandara erguer.
IX- Judite e Holofernes Os judeus derrotaram os assírios graças a uma mulher,
uma viúva chamada Judite.
Heroína, não hesitou em seduzir o general rival Holofernes.
Em seguida, o indefeso militar conheceu as trevas.
Judite matou em nome do povo.
Através de um corpo, salvou uma nação.
X- David e Golias
As batalhas são sempre desafios.
O grande ameaça o pequeno.
A armadura não respeita a simplicidade.
O vitorioso nunca espera conhecer uma derrota.
O aparentemente indefeso sabe:
o medo é fatal. Nas lutas entre rivais desiguais, o que vale é a psicologia.
Se um ri, convencido da superioridade, o outro racionaliza as possibilidades.
Assim, o fraco fica forte e o forte é derrotado pelo fraco.
A aparência é mais uma vez derrotada.
XI- Sibila líbia
O norte da África comporta enigmas e segredos.
A sibila os decifra.
Não há caos em que ela não penetre.
Não existe luz que não busque atingir.
A sibila conhece o futuro e não teme as conseqüências. O poder sagrado não receia o profano e efêmero saber temporal.
XII- Sibila pérsica
O Oriente Médio também tinha suas mulheres sagradas.
A sibila da Pérsia dizia o que muitos sentiam.
O papel dos seres sagrados é cristalizar as verdades não manifestas do inconsciente coletivo.
Todos sabem ou desconfiam e não verbalizam.
A sibila, por sua vez, fala e assombra.
XIII- Sibila cuméia
Perto de Nápoles, na mais antiga colônia grega na Itália, havia um importante santuário.
Em sua caverna, a sibila realizava profecias. A cidade de Cumae abrigava o santuário e a sibila, a sibila e o santuário.
Como separar um local sagrado de sua sacerdotisa?
Pela divina língua da sibila, são ditas verdades sobre os homens e seus destinos.
XIV- Sibila eritréia Local seco e quente, próximo ao Mar Vermelho, a Eritréia era uma província ao norte da atual Etiópia.
Lá também havia sibilas, prontas a vaticinar caminhos e a desvendar insondáveis pesadelos.
Cada sibila sabe o que diz, mas interpretar a voz da razão é um perene desafio.
XV- Sibila délfica
O Oráculo de Delfos, consagrado ao solar deus grego Apolo, era o reduto da sabedoria helênica.
A sibila respondia a todos, sempre com enigmas.
Assim, Édipo não percebeu que, ao tentar fugir da profecia, caminhava para a confirmação do oráculo. Quando a verdade não pode ser dita claramente, usam-se metáforas. E nem todos as decifram.
XVI- Jonas
Ficou três dias no ventre de uma baleia. E ressurgiu para a vida na praia em que se negava a pregar.
Tentou fugir de seu destino mas não pode reagir ao seu chamado.
Como Cristo, demorou três dias para renascer.
Algo os iguala.
Uma missão precisava ser cumprida.
Quanto antes melhor.
Ressurgindo das trevas, mostraram: a luz existe. Basta crer e lutar por ela.
XVII- Jeremias
Profetizou a conquista de Judá pela Babilônia e a destruição de Jerusalém.
Avisou: sem fé, perde-se o sustentáculo do corpo e da alma; e quem deixa de lado a tradição em nome do vazio existencial vê os caminhos se estreitarem.
A nitidez se esvai perante as dúvidas.
Verdades e mentiras se confundem.
As superstições dominam, ocupando os espaços do inexplicável.
XVIII- Daniel
Esteve cativo na Babilônia, mas interpretava sonhos e realizava profecias.
Era diferente, tão diferente que escapou ileso da cova dos leões.
Os reis do mundo animal pouco ou nada puderam perante o homem diferente, protegido pelo Deus dos homens.
Salvar-se foi um milagre vivo na memória presente.
Quando novamente os leões se ajoelharão perante um homem?
XIX- Ezequiel
Deportado para a Babilônia, previu a destruição de Jerusalém e a restauração de Israel.
Suas palavras, frases e raciocínios
clamavam a santidade de Deus e a necessidade da vida espiritual.
Ver adiante e mais longe é uma dádiva.
Mas a maior de todas é saber utiliza-la.
XX- Isaías
Amigo e conselheiro de reis, condenava as injustiças sociais.
Queria igualdade entre os homens e paz entre os povos.
Sabia que Deus é o Deus de todas as nações.
Se castiga, é para levar ao arrependimento.
E, ao perdoar, a divindade atinge sua glória suprema.
É no perdão que Deus mostra que é Deus.
É no ato de pedir perdão e no arrependimento que o homem se valoriza como homem.
XXI- Joel
Na era messiânica, a efusão do espírito de Deus estaria sobre o povo escolhido.
As nações seriam julgadas de acordo com o seu comportamento.
Ao fazer previsões, viu que o que ninguém antes vira.
Falou com coragem e desprendimento.
Não se preocupava em agradar os poderosos.
Tinha consciência de que a palavra não nasceu para ser usada em vão.
XXII- Zacarias
Prenuncia o nascimento de Israel.
A capacidade de saber antes também provoca dor.
É um privilégio, uma benção, mas contém
o eterno terno receio de ser um falso profeta.
Na fé, a melhor resposta.
O profeta comunga com os anjos; e a palavra de Deus está em suas palavras.
XXIII- Separação das luz das trevas As trevas são a resistência do inconsciente.
Impedem o homem de pensar com clareza.
São o universo dos instintos.
As trevas são a morada do desconhecido.
Impõem o medo.
São o escuro inverno da mente.
A luz traz a consciência renovadora, a busca incessante da verdade.
Onde há dúvidas, procuram-se caminhos.
O horizonte aparece mesmo para os mais aflitos.
XXIV- Criação do sol, da lua e dos planetas
O universo se expande em todas as direções.
As espécies são infinitas.
Os limites desaparecem.
Cada criatura homenageia o Criador a seu modo.
É parte Dele.
Somos todos partes de um todo nem sempre claramente compreensível.
Somos todos criaturas, seres criados por algum motivo. Foge ao nosso entendimento o porquê.
Mas isso faz parte de todo jogo da existência.
XXV- Separação da terra das águas O solo e o mar permeiam a vida.
Piso forte e sinto o calor da terra.
Mergulho fundo e sinto o clamor do mar.
Amar o mar e a terra que me cercam é um destino já escrito. Temê-los também.
Podem surpreender o menos avisado. Podem matar o orgulhoso da própria força.
Jamais os esquecemos em sonhos. Aparecem lentos e serenos, movediços e revoltos.
Aparecem e podem nos fazer desaparecer.
XXVI- Criação de Adão
Com um mero tocar de dedos, criou-se o sonho e o medo.
Cada homem passou a vagar sem saber qual exatamente o seu sentido.
A viagem vivencial começava e a jornada não era fácil como podia parecer.
Os dedos produziram arte, violência e vingança.
De tudo um pouco, mas, mesmo na maior das crises, não se perderam os olhos verdes da esperança.
XXVII- Criação de Eva
De uma parte do homem, surge a mulher, uma parte do todo ou o todo de uma parte?
A dúvida resiste à retórica e aos poetas.
Torna-se uma esfinge criadora de enigmas e devoradora de falsidades.
Integrados pelo tempo, homem e mulher caminham pela mesma jornada vocacionada ao amor.
XXVIII- Tentação e expulsão do Paraíso
O fruto proibido é muito mais do que um fruto.
É o próprio interdito, símbolo da pureza perdida.
Perder a fé é como perder a alma.
Não há mais identidade.
Resta apenas a sombra do que se foi.
O medo desconhecido surge.
O pudor nasce.
A inocência não existia antes de o homem provar o pecado da árvore proibida.
XXIX- Sacrifício de Noé
Na saída da Arca, animais domésticos, aves e répteis foram mortos em honra ao Senhor.
Um mundo novo começava.
Um novo homem deveria seguir o seu caminho.
Será que estamos mais puros do que antes?
Será que o ser humano aprendeu a lição?
Olho ao meu redor e duvido.
XXX- O dilúvio
Choveu 40 dias.
A terra foi varrida com uma intensidade jamais vista.
A água purifica e renova.
Apenas alguns flutuaram, salvos na Arca sagrada.
A água tudo transforma.
Nada deixa como antes.
Ocorrem mudanças em nível
físico, psicológico, existencial. A chuva parou.
O mundo era outro.
XXXI- A embriaguez de Noé
Findo o dilúvio, Noé plantava.
Colhendo uvas, conhece a embriaguez.
Fica nu, fora de si, entusiasmado com o conhecimento de Dionísio.
Há quem olhe, há quem o cubra.
A bebida transforma em impura a pureza dos líquidos.
A bebida perde a razão Baco chega ao êxtase.
Noé alerta:
o homem é falível.
XXXII- Juízo Final
O mais barroco dos renascentistas deixou sua obra-prima.
As claras distinções entre Céu e Inferno perderam os alicerces.
Almas sofridas preenchem
a vista e não se sabe bem quem se salvou e quem foi condenado.
O gesto de Cristo salva e condena.
Predomina a incerteza e o espanto do observador: qual será, Michelangelo, o destino da minha alma?
XXXIII- Caravaggio
Chamava-se Michelangelo Merisi.
Nasceu provavelmente em Milão, mas sua família era da aldeia de Caravaggio.
Daí o nome que o consagrou.
Tinha o talento de Michelangelo, seu senso de observação e intensidade dramática.
Entretanto, preferiu a luz ao desenho e à cor.
Constitui a plenitude do barroco italiano, contrastando luz e sombra.
Sem ornamentos, criou a luz barroca, prevista nos traços do profético e sábio mestre da Capela Sistina.
Oscar D’Ambrosio
Fonte: www.artcanal.com.br
Capela Sistina
Teto da Capela Sistina (pormenor: Profeta Joel)
Em 1508 Michelangelo foi incumbido pelo Papa Julio II de pintar a cúpula da Capela Sistina. Ele relutou em aceitar a encomenda por considerar-se um escultor e não um pintor, e é visível nesta obra a transposição da sua linguagem de escultor para a de pintor.
,A composição é monumental, as figuras humanas são ressaltadas em seus contornos e volume escultural, enquanto as paisagens são tratadas com menor importância.
Um dos motivos pode ter sido o fato de Michelangelo ter utilizado os desenhos do projeto do túmulo do Papa como base para esta obra.
O que encontramos aqui não são apenas imitações das formas naturais, mas uma idealização delas na busca de um modelo de beleza clássica. Mesmo partindo de estudos exaustivos e minuciosos sobre o corpo humano, o Belo em Michelangelo já mostra um caráter incorpóreo e espiritualizado, caminho para a contemplação do divino.
Com a dramatização nas cenas, o vigor dos corpos se contorcendo e a originalidade da abordagem do tema percebem-se traços anticlássicos em Michelangelo, o início da desintegração dos cânones da Renascença (ver Hall).
A obra foi concebida como uma composição única que apresenta, cenas do Antigo Testamento, como A Criação de Adão, A Expulsão do Paraíso e O Dilúvio.
Nela também encontramos sibilas e profetas do Antigo Testamento, que profetizaram a vinda de Cristo.
Os profetas são representados como homens e mulheres em postura meditativa, lendo, discutindo ou escrevendo. Entre eles está o profeta Joel, que viveu no século VIII a.C., lendo inscrições em um filactério que ele tem nas mãos.
No cânon bíblico, é o segundo dos profetas menores do qual ainda temos conservado escritos.
O nome Joel significa “Iavé é Deus”. Seu livro de profecias, de apenas três capítulos, focaliza o fim dos tempos e o Juízo Final, tendo um caráter essencialmente apocalíptico.
Tal tema esteve menos presente na arte italiana do que na arte setentrional da época – em artistas como Bosch e, depois, Bruegel – mas tornou-se recorrente no final da vida de Michelangelo, principalmente na obra Juízo Final.
Fonte: www.casthalia.com.br
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