PUBLICIDADE
Canoa Quebrada – História
Até meados dos anos 60, Canoa Quebrada era uma tranqüila e quase inacessível aldeia de pescadores instalada sobre falésias, a cerca de 170 km de Fortaleza.
Nessa época, freqüentada apenas por hippies, o cenário cinematográfico de Canoa Quebrada serviu de locação para um longa-metragem, chamado Le Gabruges, realizado por cineastas franceses e brasileiros apaixonados pelo lugar e pela hospitalidade dos nativos.
Daí em diante, o nome da pequena vila esquecida no tempo começou a correr o mundo. Sua fama de lugar paradisíaco, com 365 dias de sol por ano, mar calmo e transparente, de um verde quase azul, sinuosas falésias avermelhadas e enormes dunas multicoloridas, passou a atrair visitantes nacionais e estrangeiros, até se tornar um dos mais importantes pólos turísticos do litoral cearense.
Hoje em dia, Canoa Quebrada é um destino de nível internacional, que atrai muitos europeus, principalmente em agosto. A vila ganhou saneamento básico, calçamento e uma excelente estrutura hoteleira, mas não perdeu seu encanto primordial.
Além de admirar a magnífica paisagem e amenizar o sol forte com um mergulho refrescante, em Canoa Quebrada há diversas opções de passeio, seja de jangada pelo mar, ou de bugue pelas dunas e praias vizinhas.
Indo para o sul, em direção à fronteira com o Rio Grande do Norte, logo surge Majorlândia, onde foi esculpida, na mais alta falésia, uma Lua-estrela de dimensões faraônicas, que se tornou ícone da região.
Em seguida, vem Quixaba, muito semelhante a Majorlândia, e dali em diante, começa uma sucessão de vilas de pescadores que ainda conservam a placidez bucólica dos tempos antigos, além de praias paradisíacas, entre as quais as mais bonitas são Lagoa do Mato, Ponta Grossa e Redonda. Opção bem diferente é ir conhecer Aracati, cidade mais afastada da costa, com construções tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional.
Para muitos, no entanto, o melhor é ficar mesmo em Canoa Quebrada e simplesmente caminhar pelas trilhas ecológicas que cortam o lugar, ou pela orla marítima, tanto ao norte quanto ao sul, conhecendo os vilarejos com bastante calma.
Ao entardecer, um bom programa é voltar para Canoa, como a chamam os mais íntimos, e apreciar o por do sol do alto de alguma de suas imensas dunas. À noite, o grande espetáculo é o céu estrelado, que parece mais próximo, talvez pela singular posição do vilarejo, elevado sobre as falésias.
O maior apelo, porém, é ir à movimentada rua principal, conhecida como Broadway, onde se concentra a maioria dos bares, boates e restaurantes.
A Praia de Canoa Quebrada
A praia de Canoa Quebrada, situa-se no litoral leste, conhecida num contexto turístico de “Costa do Sol Nascente”. O litoral leste corresponde ao trecho que parte de Fortaleza até o município de Icapuí. Essa faixa é a mais densamente povoada e a mais procurada pelo fluxo turístico e para o lazer.
A praia de Canoa Quebrada, localizada no referido município, é uma unidade de conservação, desde março de 1998, conforme a Lei 40/98.
A consolidação de Canoa Quebrada como um dos mais belos e bem estruturados destinos turísticos do Brasil é uma das principais vitórias conquistadas pelo turismo do Ceará em 2009.
Canoa Quebrada representa atualmente o segundo pólo turístico do estado do Ceará ficando atrás apenas da capital Fortaleza. É também um destino com enorme potencial na geração de trabalho, principalmente no que se refere a oportunidades de primeiro emprego e primeiro negócio além de, absorção de mão-de-obra não especializada, melhoria da qualificação profissional e desenvolvimento de novas carreiras.
Canoa Quebrada – Litoral Nordestino
A mais famosa das praias do litoral nordestino, é um espetáculo para os olhos do turista. Diversidades culturais fazem desta vila um ponto exclusivo, onde se destaca a variedade gastronômica e uma excelente estrutura hoteleira a nível internacional.
As características geográficas, principalmente sua localização, garantem uma temperatura estável o ano todo. O mar de cor turquesa intenso e temperatura tropical, areias limpas e paisagens únicos como, por exemplo, as falésias de areias vermelhas, lagoas de água doce e dunas de areia branca.
Apesar da praia ser um ponto turístico conhecidíssimo ainda se pode encontrar km de praias virgens saindo da vila de canoa quebrada. Majorlândia, Quixaba, Lagoa do Mato, Retiro Grande, Ponta Grossa, Redonda, ao sul este e o Rio Jaguaribe, Cumbe, lagoas e dunas ao Noroeste.
Canoa Quebrada oferece muitas atividades para o visitante.
Por exemplo: Passeios de jangada, buggy, cavalo, barco pelo rio Jaguaribe, para pente, 4×4 e para os mais ativos tem cursos de capoeira, kitesurf, parapente e sand board.
A diversidade gastronômica e o resultado das influencias culturais dos habitantes da vila que vieram morar desde outras partes do Brasil e do mundo apaixonados pelo encanto de suas praias e a hospitalidade dos nativos.
Badalada desde os anos 70, Canoa Quebrada não perdeu seu charme. A paisagem é caracterizada por falésias avermelhadas de até 30 metros de altura, dunas gigantes e quilômetros de praias maravilhosas nos arredores.
Na “Broadway”, a famosa rua pedestra, as noites são animadas tudo dia do ano com turistas de todos os lugares.
Encontra-se restaurantes com culinárias variadas, lojas e bares com uma grande diversão de estilos musicais.
Uma lenda local diz que os casais que contemplam juntos o pôr do sol em Canoa Quebrada são felizes para sempre!
Canoa Quebrada – Localização
Canoa Quebrada
Fica no Ceará, fantástica região do Nordeste brasileiro. O que faz com que Canoa fique quase na linha equatorial. Fazendo com que ela seja banhada 365 dias do ano com sol. E acariciada com uma brisa fresca e agradável pora a maioria dos meses, a estabilidade de nosso clima e um grande atrativo, haja vista a grande maioria de nossos visitantes são originários em regiões de climas frios e instáveis.
Essa é a cidade de Canoa Quebrada, no Ceará. Localizada há aproximadamente 170 km de Fortaleza, ela por si só é uma atração a parte, com suas falésias de areia vermelha esculpidas pelo vento da praia.
A temperatura fica, entre 27º e 30 ºC durante todo o ano. Os meses de chuva são janeiro, fevereiro, marco, abril e algumas chuvas em maio. As pancadas ocorrem com maior intensidade à noite e raramente durante o dia. Mesmo quando isso ocorre, não inviabiliza a estada dos banhistas na beira mar após as chuvas meses de chuva que alcança para abençoar as praias. Quando vieres, não esqueça então te trazer protetor solar e roupas de banho.
A origem da vila Canoa data do ano de mil seiscentos e cinqüenta, e esta localizada no município de Aracati, que dista 12 km . A sua inclusão no roteiro turístico do Ceara data d meados dos anos 70, descoberta pelo movimento hippies daquela época. A beleza impar da paradisíaca da praia da aliada a hospitalidade do povo nativo que habitavam a vila a época cativou aqueles primeiros visitantes e assim eles a divulgaram para o mundo. Esta praia cinematográfica fica a apenas 175 km ao leste de Fortaleza, capital do Estado do Ceará.
Nossa praia além da hospitalidade dos seus moradores e boa infra estrutura nosso destino conta com uma paisagem invejável, são falésias fantásticas e dunas exuberante, as atrações se multiplicam no seu entorno e para aproveitar o sol forte de nossa região os visitantes fazem excursões pelos pontos turísticos das re praias vizinhas, e Rio Jaguaribe.
Entre as praias vizinhas a nossa encontram se: Majorlandia, Quixaba, Retirinho, São Chico, Retiro Grande, Ponta Grossa, Garganta do Diabo, Também temos belas lagoas incrustadas nas belas dunas de areias brancas e fofas. Isso tudo e sinônimo de um bom passeio.
Não deixe de fazer os passeios de bugre, quadriciclo, jangadas, cavalas e barcos no Rio Jaguaribe. Nosso clima possui características geográficas particulares. o clima estável e correntes de ar ascendentes criadas pelas falésias criam um ambiente maravilhoso para a pratica do esporte radical parapente kitesurf, que tem com principal representante da tribo o excelente parapentista Jerônimo, professor e praticante de vôos duplos.
Canoa Quebrada – Gastronomia
Além da culinária típica de praia, os restaurantes de Canoa Quebrada oferecem pratos regionais e até mesmo internacionais, com estabelecimentos especializados em comida italiana, japonesa e francesa. Na praia, as boas pedidas são lagosta e camarão, além do tradicional peixe. Outros petiscos também são bastante apreciados, como o famoso pastel de arraia, vendido em bancas montadas no calçadão da Broadway ou na própria praia. Destaque também para o camarão ao molho de maracujá e o robalo marinado, peixe conhecido no Ceará como camurim.
Canoa Quebrada – Praias
Canoa Quebrada
A lua e a estrela esculpidas nas falésias são os símbolos mais conhecidos da famosa praia. Barracas oferecem serviços e conforto a quem vai apreciar as belezas naturais deste encantador pedaço do Ceará. Canoa é uma das poucas praias que têm barreira de corais, o que proporciona um banho de mar calmo. Uma ótima programação é caminhar pela praia e observar a imensidão das falésias e as jangadas aportadas na areia. No fim da tarde, nada como observar o pôr-do-sol de uma passarela que dá acesso à praia, com uma espécie de mirante que oferece uma vista deslumbrante.
Aracati registra praias típicas de residentes e praias mais procuradas por turistas que procuram lazer.
São as praias de: Canoa Quebrada, Marjorlândia e Quixaba.
Canoa Quebrada – Falésias
As falésias dão ao lugar uma especificidade original muito apreciada pelos visitantes. Esta praia é um dos principais destinos de turistas estrangeiros e oriundos de outros estados brasileiros. Destaca-se pela presença de equipamentos turísticos; grande rede de hotéis e pousadas se instalam nessa praia, além de uma variedade de bares e restaurantes.
Canoa está situada sobre falésias avermelhadas de até 30 metros acima do nível do mar. A APA inclui as mais variadas paisagens de rio, manguezal, dunas, praias, picos e falésias. Por trás das falésias, as dunas brancas e móveis encontram a vegetação interior. As lagoas e os alagados em meio ao carnaubal e coqueiros complementam a paisagem. A praia fica em frente à pequena enseada situada na base de falésias. A praia fica a 157km de Fortaleza, 8km da cidade de Aracati, e para chegar até lá basta seguir a Rota da Costa do Sol Nascente.
Canoa Quebrada – Praia de Majorlândia
Praia mais urbanizada, distante 12 km de Canoa Quebrada, em meio a denso coqueiral, falésias, nascentes com banhos de bica, artesanato de areias coloridas, além do grande número de jangadas que fazem desta praia um atrativo a mais. Atração imperdível na praia são as esculturas gigantes esculpidas nas falésias pelo artista da terra Toinho de Carneiro. O trabalho é primoroso e chama atenção pela riqueza de detalhes.
Canoa Quebrada – Quixaba
É um dos últimos redutos do litoral de Aracati que apresenta grande quantidade de nativos, e forte presença de pescadores com suas famílias. Assim, essa praia conserva originalidade de colônia de pescadores.
Canoa Quebrada – Atrativo Turístico
O RIO JAGUARIBE
É considerado talvez o passeio mais ecológicamente correto. O rio tem uma vegetação nativa do mangue e raízes das plantas expostas de forma escultural. O ponto de partida do passeio é no Cumbe ou no Fortim (município vizinho do Aracati) na outra margem do rio.
As cabeceiras de suas sub-bacias servem de limite entre o Ceará e os estados do Piauí, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Os pontos turísticos do Rio Jaguaribe mais visitados e apreciados no passeio são: o Ninhal das Garças, a Ilha do pinto, o antigo forte Pedra do chapéu, o Canal do Amor e a barra do Jaguaribe com suas águas mornas ideais para tomar banho. É aqui que se forma o Delta do Jaguaribe, local onde se encontra o rio com o mar aberto.
O rio Jaguaribe nasce no alto da Serra Da Joaninhas, em Tauá e deságua no Océano Atlántico em Fortim, no Litoral Leste.
De um ponto a outro tem percorrido cerca de 670km, em metade do território cearense.
Em cada município por onde o rio passa são encontradas diferentes paisagens: carnaubeira, nas suas margens típicas, pés de oiticica, pássaros em seus galhos e um variado ecossistema.
O passeio de bugue até a Foz do Rio Jaguaribe dura cerca de duas horas. Durante todo o percurso se está rodeado pelas dunas. No meio do caminho há lugares onde é possível fazer skibunda com pranchas de sandboard. O retorno do passeio é pela praia, quando a maré ainda está seca.
É possível também desfrutar desse belo passeio durante o dia inteiro a bordo de um catamarã, um barco do tipo lagosteiro ou barco à vela.
LAGOA DO MATO
Sombreada por densos coqueirais a beira mar é considerado uma das praias mais bonita e tranqüilas guardando toda a cultura da autentica aldeia de pescadores.
PONTA GROSSA
O passeio até Ponta Grossa (Município de Icapuí) passa pelas praias de Majorlândia, Lagoa do Mato, Quixaba, Retirinho, Fontainha e Retiro Grande, antes de chegar no destino final. O passeio pode ser prolongado até Peroba, passando pela praia de Redonda (com paisagem muito atrativa, com cavernas e formações rochosas imponentes).
FORTIM
Localizada à margem do maior rio periódico do mundo, o Jaguaribe, Fortim é um dos melhores roteiros para a prática de esportes náuticos, como passeios de barco, lancha e jet ski. O rio Jaguaribe possui uma série de canais, ilhas e uma grande variedade de pássaros, que dão um toque especial à natureza local. É na Barra do Fortim que estão localizadas casas de veraneio cinematográficas (belíssimas mansões, com piers, decks, piscinas e até elevadores de lancha).
A região, que vive praticamente da pesca e um pouco do turismo, também é conhecida pela culinária local, especializada em camarão, peixes, sururu e outras delícias do mar.
Com apenas 15 mil habitantes, Fortim possui como atrativos naturais a Praia do Pontal de Maceió e a Praia do Canto da Barra, que reserva espaço para um ancoradouro de jangadas. A paisagem é dividida entre as brancas falésias e as embarcações do porto pesqueiro. A Praia da Barraduna, com as ilhas fluviais Grande e da Caldeira, é outra beleza natural da região.
Fonte: www.brasilazul.com.br/www.pousadadonaflor.com/canoaviagem.com.br/soudiva.com/www.canoa-quebrada.net
Redes Sociais