PUBLICIDADE
Bonaire, integrante das Antilhas Holandesas (que inclui ainda Curaçao, Saba, San Eustatius e St. Maarten), é uma pequena ilha situada ao largo da costa da Venezuela. Comparada a outros destinos caribenhos, não tem atrativos como cassinos luxuosos (possui apenas um) ou intensa vida noturna típica de cidade grande.
Por outro lado, é o destino ideal para quem quer fugir de aglomerações, para aqueles que procuram um destino mais privativo. As opções, a começar pela capital Krolendjik, têm atmosfera mais casual e relaxada que em outros destinos do próprio Caribe, com pequenos cafés e restaurantes. Algumas das possibilidades diferenciadas de entretenimento são cavalgadas, passeios de mountain bike e a observação da vida animal, como a encontrada no Parque Nacional de Washington-Slagbaai.
O mergulho em Bonaire, com fama internacional, é o principal atrativo da ilha, já que o destino possui 86 pontos catalogados de mergulho, 53 deles considerados bastante acessíveis, sem contar outras tantas dezenas de locais para snorkeling.
Em seu entorno, os águas estão protegidas por um parque marinho desde o final do década de 1970, isso graças às bem preservadas formações de coral de 55 diferentes espécies; portanto, não é de se estranhar que a fauna submarina de Bonaire seja considerada a mais diversificada de todo o Caribe e também uma das maiores do mundo. Usando um snorkel, é possível ter a companhia de muitas espécie de peixes, além de 55 diferentes espécies de coral.
Quem preferir pode mergulhar próximo aos naufrágios, como o Hilma Hooker, e encontrar não só peixes maiores, mas golfinhos, tartarugas e arraias. Toda a diversão é monitorada pelo parque marinho da ilha, responsável pela preservação do espaço desde a década de 1970. Com atributos como esses, não é de se estranhar que a fauna submarina de Bonaire seja considerada a mais diversificada de todo o Caribe e também uma das maiores do mundo.
Para quem busca mais emoção, caçar peixes-leões na ilha Bonaire virou uma febre em Bonaire. A administração do Parque Nacional Marinho distribuiu arpões com número de série para mergulhadores evitarem que a espécie tome conta de todo o espaço. A prática é encarada como uma mistura de serviço ambiental com esporte radical.
Ilhas e atrações sobre Bonaire no Caribe
ONDE FICA BONAIRE: integrante das Antilhas Holandesas, a ilha Bonaire situa-se próxima à costa da Venezuela.
CAPITAL: Kralendjik (que significa “barreira de coral”)
IDIOMA: Papiamento (Oficial), holandês e inglês.
MOEDA: Florim antilhano holandês.Dólares americanos são bem aceitos nas principais áreas turísticas.
COMO CHEGAR: não há vôos diretos regulares partindo do Brasil. Gol, via Venezuela ou Curaçao; Tam, via Venezuela; Avianca, via Colômbia
VISTODOCUMENTAÇÃO: turistas brasileiros devem possuir passaporte válido, passagem de saída marcada e fundos suficientes para a permanência. O visto local não é necessário para brasileiros, que podem permanecer por até 14 dias na ilha, prorrogáveis para até 90 dias.
VACINAS: brasileiros devem tomar vacina contra a febre amarela dez dias antes da partida e portar certificado.
PRINCIPAIS DESTINOS TURÍSTICOS: a ilha é bastante pequena. A capital Kralendjik é o principal centro. Dorp Rincón, no norte, é a segunda maior cidade. Sorobon Beach, a sudeste, é muito visitada, bem como Salta, ao sul. Kelin Bonaire é uma ilhota próxima à costa.
PRINCIPAIS ATRATIVOS TURÍSTICOS: mergulhos em Boka Bartol, la Dania’s leap e 1000 Steps, entre outros. Ao todo, são 86 os pontos catalogados de mergulho, 53 dos quais bastante acessíveis, e outras tantas dezenas de locais para snorkeling. Além disso, muitas opções de surfe, windsurfe, vela, caiaque, mountain bike, cavalgadas, visitas a locais de interesse histórico, como antigas senzalas e fazendas, e até mesmo um sobrevôo panorâmico. A gastronomia, com culinária local ou internacional, é de alta qualidade. A visita ao Parque Nacional de Washington-Slagbaai também deve estar no topo da lista.
PÚBLICO-ALVO: turistas que gostem de aventura, esportes e natureza, e mergulhadores.
NICHOS: mergulho, ecoturismo, observação de pássaros, pesca oceânica, esportes aquáticos.
Fonte: www.viabrturismo.com.br
Bonaire
A ilha de Bonaire é um abrangente município especial da Holanda e um membro dos países e territórios ultramarinos da União Europeia (RUUE). Ela está localizada no sul do Mar do Caribe, ao largo da costa ocidental da Venezuela, e faz parte do grupo de ilhas de Leeward das Pequenas Antilhas, juntamente com as ilhas de Aruba e Curaçao.
Tem 288 km ². Sua capital é Kralendijk, localizado na costa centro-oeste da ilha.
Sua população é estimada até o ano de 2005, cerca de 10.635 habitantes. A maioria de seus habitantes são mulatos, produto da miscigenação entre europeus e africanos. No entanto, podemos ver que uma parte significativa da população tem origens variadas, entre as quais se destacam a Holanda, República Dominicana, Venezuela, Colômbia, Suriname e Estados Unidos, entre outros.
História
Bonaire foi invadida pelos espanhóis em 1499 em uma expedição liderada por Alonso de Ojeda e Américo Vespúcio.
Os restos da população indígena de Bonaire podem ser visto em alguns dos atuais habitantes da ilha. Na verdade, a maioria da população é parda, com minoria europeia (descendentes de holandeses) e africanos (descendentes de escravos).
Os holandeses aproveitaram Curacao em 1634, como uma base naval fortemente necessária na sua guerra contra eles. Bonaire vizinho e Aruba caiu para os holandeses no ano de 1636, e tornou-se uma colônia holandesa.
A Companhia Holandesa das Índias Ocidentais começaram em 1639 a produção de sal, que agora é uma parte muito importante da economia da ilha, juntamente com o turismo subaquático. Desde 1800, e durante alguns anos, a ilha foi controlada por piratas franceses e Inglês. Os holandeses recuperaram o controle até 1816.
As Antilhas Holandesas, incluindo Bonaire, tornou-se território autônomo da Holanda em 1954, no momento em que este país economicamente assegurou-os a desenvolver seus próprios recursos com doações.
Em janeiro de 1986 Bonaire se tornou um território do Reino dos Países Baixos, que agora consiste na Holanda, as Antilhas Holandesas (Bonaire, Curaçao, Saba, St. Eustatius e St. Maarten) e Aruba.
Isso permite que o desenvolvimento do turismo e de outros recursos econômicos permanecem nas mãos das Antilhas Holandesas, enquanto defesa e assuntos externos são de responsabilidade dos Países Baixos.
Geografia
Vista por satélite
Seu clima é tropical semi-árido. Ao norte da ilha são elevações montanhosas, cuja maior altitude é o Monte Brandaris, 240 m.
A ilha é atravessada por caminhos e estradas. No interior são lagos de água salgada. Uma das atrações é o Lago Goto, habitada por cerca de 20 mil flamingos.
O sul é plano. Dentro da ilha, você pode apreciar a fauna e a flora, protegidas pelo National Park, 55 km ², criada em 1969 , onde se detectaram mais de 195 espécies de aves.
Oeste de Bonaire, muito perto da costa, é a pequena ilha de Klein e cercado por praias, cavernas que abrigam uma colônia de tartarugas marinhas e os recifes de coral em um mar calmo, porque a costa oeste está protegido contra ventos.
Natureza
Praia Bonaire
A maior beleza da vida está debaixo d’água, no qual o mergulhador poderá ver uma variedade de flora e fauna. Há uma perfeita visibilidade de 30 metros nas águas abaixo da superfície. Um dos grandes destinos a visitar, para citar alguns, é Bengue ou Karpata Beach.
O patrimônio subaquático é permanentemente controlado pela Bonaire Marine Park. Em Bonaire existem regulamentos que protegem a vida de seu parque marinho perto da costa, os recifes de coral (cuja beleza pode ser apreciada a uma profundidade e a poucos metros da costa) e as espécies que ali vivem: peixes, garoupas, peixes trombeta, peixe-anjo, barracudas, ouriços-do-mar, caranguejos, etc.
A pesca é permitida fora da zona costeira, e há muitas espécies, incluindo robalo. Mais de 30 anos atrás, Bonaire se tornou a primeira ilha do Caribe para proibir pesca submarina e corais pouco mais tarde proibidos de obter a sua água. O Parque Marinho de Bonaire, um parque criado em 1979, protege todas as águas da ilha.
Educação
Sistema educacional de Bonaire é baseado no modelo dos holandeses.
Há também uma escola de medicina privada em Bonaire, Medical School Saint James ‘Saint James School of Medicine » lá todos os cursos apresentados no currículo são ministradas em Inglês. Ambos são baseados no currículo escolar das escolas médicas nos Estados Unidos e pós-graduação para o MDS, cujo título é reconhecido na América do Norte.
Esportes
Os esportes mais populares são o mergulho, windsurf e pesca.
O 287,5 km ² da ilha são cercados por um recife, o que pode ser facilmente alcançado a partir do mergulho da costa.
Idiomas
As línguas faladas em Bonaire:
Papiamento (uma mistura de espanhol e afroportuguês), holandês, espanhol e outras línguas, embora só os dois primeiros não são oficiais.
Referências Bibliográficas
1. ? «Bevolkingsontwikkeling Caribisch Nederland; geboorte, sterfte, migratie» (en neerlandés). Central Bureau of Statistics (2012).
2. ? Sin fecha de separación
Fonte: es.wikipedia.org
Bonaire
Bonaire é uma ilha do Caribe, a leste da América Central e norte da Venezuela. A ilha é parte das ilhas ABC junto com Aruba e Curaçao. É conhecida por seus pontos de mergulho. Seu clima tropical é moderado pelos ventos alísios constantes do Oceano Atlântico.A temperatura é quase constante em cerca de 27 graus Celsius (81 graus Fahrenheit).
Politicamente, Bonaire é um “município especial” plenamente integrado na Holanda adequada.
Clima
Pouca variação de temperatura sazonal. Temporada de “Rainy” dura desde a última semana de outubro até o final de janeiro, mas ainda é relativamente seco. Durante a estação chuvosa, chuvas de madrugada são comuns, geralmente limpam logo após o nascer do sol.
Terreno
A ilha é plana, com algumas colinas, vegetação escassa e praias de areia branca. A parte norte da ilha é um parque protegido árido. A ponta sul da ilha é um grande campo para a produção de sal marinho.
Comece ao redor
De carro
Automóveis podem ser enviados para Bonaire e Aluguel de carros estão disponíveis no aeroporto e nos hotéis selecionados. Reservas são sugeridas, especialmente durante os horários de pico, todos os veículos podem ser alugados. Você pode dirigir por toda a ilha.
De ônibus
Há um sistema de ônibus informal na ilha que utiliza vans. Há um pequeno número de ônibus de turismo de médio porte na ilha também.
De táxi
A ilha tem uma crescente frota de táxis escalados para navios de cruzeiro de serviço.
Flamingos
O que ver em Bonaire?
Iguanas (selvagem)
Abrigos de escravos abandonados
Parque Nacional
Arte rupestre
Salinas
Flamingos
O que fazer
Mergulho
Snorkeling
Pescaria
Windsurf
Kiteboarding
Mountain Bike
Caiaque no Mar
Navegação
Observação de Aves
Gastronomia
Bonaire tem muitos restaurantes e uma cozinha muito variada, dada a população total da ilha. “Aki ta Bende Kuminda Krioyo” irá informar um visitante que a comida de estilo local está disponível, geralmente sopas, guisados, frituras e peixes. Alimentos tradicionais que podem ser encontrados no menu incluem concha, cactos, wahoo e lagosta. Grande parte do peixe é pescado por pescadores de linha na temporada. Embora tradicionalmente consumidos, iguana não é geralmente servido em restaurantes.
Bonaire não tem um verdadeiro fast food, embora haja o “outlet KFC franquia em todo o mundo”, em um shopping center pelo Kralendijk e um sub loja Subway.
Quase todos os restaurantes estão abertos para o horário durante o dia. Ligue ou verifique com antecedência para determinar se um restaurante está aberto para almoço e jantar, ambos ou apenas aberto nos finais de semana. Alguns são determinados dias fechados da semana, como domingo.
Estadias
Apesar do pequeno tamanho da ilha, Bonaire tem uma série de possibilidades ao procurar lugares para ficar, de grandes resorts a pequenas casas de propriedade privada que você pode alugar em uma base diária. Ao longo da costa você tem vários lugares que combinam uma escola de mergulho com cabanas onde você pode dormir por um preço moderado. A maioria das acomodações na ilha são relativamente pequenas, com média de 15 quartos ou menos.
Vários complexos de apartamentos dedicados aos turistas existem. Estes tendem a ser um pouco mais sofisticado do que as acomodações menores.
Sun Férias Bonaire – Sun Férias Bonaire oferece uma ampla gama de moradias e apartamentos de férias.
Lizard Inn, Kaya Amerika 14 – pousada pequena e aconchegante, de propriedade de imigrantes holandeses, bom para aqueles com um orçamento pequeno.
Tropicana Apartments – Tropicana Apartments Bonaire são casas e apartamentos nas Antilhas Holandesas dentro de 2 minutos a pé da praia, onde você pode mergulhar e uma caminhada de 15 minutos do centro a preços amigáveis.
Fonte: wikitravel.org
Bonaire
Bonaire, no Caribe, é bela até debaixo d´água
Raquel Santos
Bonaire tem mais de 80 pontos de mergulho. A maioria de fácil acesso
“Diver´s Paradise”: paraíso dos mergulhadores. Assim é conhecida Bonaire, pequena ilha do Caribe – são apenas 40 km de comprimento por aproximadamente 12 km de largura – situada a 50 milhas ao norte da Venezuela. Bela até debaixo d´água, a grande atração local, como não poderia deixar de ser, são seus mais de 80 pontos para a prática do esporte, dos quais 65 podem ser acessados por praia.
A visibilidade mínima é de 30 metros
French Angelfish – Pomacanthus paru
Cavernous Star Coral – Montastrea cavernosa
Bonaire, na verdade, é o ápice de um afloramento vulcânico circundado por recifes de corais. A parte submersa compreendida da superficie até os 60 metros é protegida como parque marinho desde 1979 (Bonaire Marine Park), e é lar de mais de 500 espécies de animais – recentemente tem sido visitada pelos grandes tubarões baleia (inofensivos ao homem)-dentre as quais se encontram 130 tipos de coral que podem ser vistos o ano inteiro com snorkel ou cilindro. A visibilidade é de pelo menos 30 metros e a água nunca fica mais fria que 25 graus.
O cargueiro Hilma Hooker,”naufrágio da maconha”, pode ser acessado facilmente da praia ou de barco. A história verdadeira é que as sete toneladas que ele levava foram apreendidas e so depois disso o navio foi afundado propositalmente pelo Bonaire Marine Park em 1984.
Como Chegar
As melhores opções de vôo são pela Colombia, via Bogotá, destino Curaçao. Pela Venezuela NÃO é possivel fazer conexao no mesmo dia da ida.
Idioma
Além do inglês, falado pela maioria das pessoas envolvidas com turismo, há o espanhol. Existe ainda um dialeto também considerado oficial, o papiamentu, falado em Aruba, Curaçao e Bonaire, que é uma mistura de espanhol, português, inglês, holandês, arawak (extinta civilização indígena) e palavras de origem africanas.
Documentos e Vistos
Passaporte válido e passagem de ida e volta. Brasileiros em viagem de turismo não necessitam visto de entrada, porém o tempo de permanência é de apenas 3 meses.
Vacinas
Vacina de Febre Amarela é obrigatória, pois o país mantém rigorosa vigilância contra epidemias e outras pragas.
Moeda Local
A moeda local é o Florim das Antilhas (NAFL) ou também chamado de Guilder. Dólares americanos e os cartões de crédito internacionais são amplamente aceitos ou poderão ser trocados em qualquer banco. O câmbio pode variar entre – US$ 1.00 = NAFL 1,75 / 1,80.
Fuso Horário
Normalmente, duas horas a menos da cidade de São Paulo.
Roupas e bagagem
Leves e confortáveis: agasalhos, bonés e óculos escuros podem ajudar bastante a prevenir queimaduras de sol, bem como filtro solar que pode ser adquirido no local.
É permitido levar até 20 Kg por pessoa e uma sacola de mão. Conserve-as sempre com etiqueta de identificação e cadeados sempre à vista. Procure não despachar sacolas drenantes (mergulho) e material fotográfico e/ou vídeo.
Equipamentos
Equipamento básico: máscara, nadadeira, colete BC e regulador costumam não estar inclusos na maioria dos pacotes oferecidos pelas operadoras locais, apenas o cinto de lastro e cilindros.
Dicas Importantes
A maioria dos restaurantes fecham às 22h. Lembre-se de fazer reserva antecipada.
Mantenha equipamentos fotográficos e câmeras de vídeo sempre à vista e à sombra.
Nos mergulhos de praia não deixe nada de valor dentro dos carros.
Respeite os horários, pois a pontualidade é marca registrada na ilha.
As diárias dos hotéis vencem às 13h.
Certificado de mergulho e log book são obrigatórios.
Mantenha seu exame médico atualizado e faça um seguro viagem. (DAN / ASSIST CARD)
Caso queira alugar um carro tenha em mãos a carteira de habilitação e documentos pessoais.
Guarde com atenção o visto de entrada.
Programa de Mergulho
Ilha oferece infraestrutura completa para o mergulho
Para mergulhar em Bonaire é necessário pagar uma taxa anual de US$ 25.00 que deverá ser entregue na operadora de mergulho após passar por uma palestra de orientação sobre o Bonaire Marine Park. Este procedimento é obrigatório e ocorre todos os dias a partir das 8h30. Portanto não esqueça seu certificado de mergulho. A atividade pode ser feita por barco ou praia dependendo das condições do mar. Os barcos normalmente saem às 9h. Recomenda-se 15 minutos de antecedência para a montagem do equipamento. Todos os pontos de mergulho são tombados como parque marinho, por isso lembre-se de não tocar nos corais, não retirar nada do lugar, manter um bom controle de flutuabilidade e ficar atento com a profundidade e mergulhos repetitivos. LEMBRE-SE: EM BONAIRE, NÃO É PERMITIDO O USO DE LUVAS.
Hospedagem
Buddy Dive Resort
O local oferece um pacote DRIVE & DIVE – uma pick up Toyota Cabine Dupla, e uso de cilindros ilimitados pra mergulhos de praia por toda a ilha para quem se hospedar durante 7 noites.
Fonte: guiadolitoral.uol.com.br
Redes Sociais