PUBLICIDADE
Bandeira do Sudão – História
O quedivato do Egito que estava sob ocupação britânica ficava na área conhecida como Sudão. A bandeira hasteada naquela época era um campo vermelho com uma lua crescente e três estrelas brancas de cinco pontas.
Em 1885, os Mahdistas tentaram, sem sucesso, quebrar o domínio britânico na África do Sul e no Sudão, realizando uma revolta.
A bandeira desta revolta era tricolor horizontal preta-vermelha-verde que apresentava uma lua crescente e uma flecha.
Durante o controle anglo-egípcio do Sudão, iniciado em 1899, não foi adotada nenhuma bandeira específica. No entanto, a Union Jack e a bandeira do Egito foram hasteadas nessa época.
A bandeira egípcia apresentava um campo verde com uma lua crescente branca dentro da qual havia três estrelas brancas de cinco pontas.
Em 1956, o Sudão tornou-se independente e foi escolhido um tricolor horizontal azul-amarelo-verde.
Em 1970, uma nova bandeira foi escolhida para representar o Sudão independente, apresentando um tricolor horizontal vermelho-branco-preto com um triângulo verde no lado esquerdo.
Cada cor tem um significado específico, o vermelho representa o sacrifício do povo, o branco representa o Islão e a paz, o preto representa o Sudão e o verde representa a agricultura e a prosperidade.
Bandeira do Sudão
A Bandeira do Sudão foi adotada a 20 de Maio de 1970.
É composta por uma linha tricolor (vermelho-branco-preto) e um triângulo verde com a base paralela ao eixo.
A bandeira anterior era composta por uma lista tricolor azul-amarelo-verde.
Bandeira do Sudão – Simbolismo
O vermelho: O vermelho representa o socialismo, a luta contra o colonialismo britânico e o sangue dos combatentes sudaneses.
O branco: O branco representa a pureza e o otimismo.
O preto: O preto representa o Sudão e a Revolução do Mahdi.
O triângulo verde: O triângulo verde representa a prosperidade, a agricultura e o islamismo.
Emblema do Sudão
Emblema do Sudão
O emblema nacional do Sudão foi aprovada em 1969 e apresenta um escudo preto com borda vermelha na frente de um pássaro secreto. Acima do pássaro está o lema “A VITÓRIA É NOSSA” e abaixo está “REPÚBLICA DO SUDÃO”.
Ele mostra um Serpentário o escudeiro do tempo de Muhammad Ahmad, o auto-proclamado Mahdi que brevemente governou o Sudão no século 19.
Dois rolos de papel são colocados nos braços, a um superior exibe o lema nacional, Um nasr-lana (“A vitória é nossa”), e a inferior exibe o título do estado, Jumhuriyat como-Sudão (“República do Sudão “).
O brasão de armas é também o selo presidencial e é encontrado em ouro na bandeira do presidente do Sudão e sobre os veículos que transportam o presidente e em sua residência.
O Serpentário foi escolhido como um sudanês e distintamente variante indígena do “Águia de Saladino “e” Falcão de Quraysh “visto nos emblemas de alguns estados árabes, e associado com o nacionalismo árabe.
Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br/flagmakers.co.uk
Redes Sociais