PUBLICIDADE
Bandeira do Irã – História,
A primeira bandeira ou bandeira hasteada no país foi o estandarte de Ciro, o Grande, do Império Aquemênida. Isto apresentava um frasco/águia segurando sóis e seria segurado em um longo mastro.
Existem muitos designs relatados deste bandeira incluindo uma em um campo vermelho e outra em um campo turquesa.
Em 224, uma bandeira retangular de couro foi usada para o Império Sassânida. Apresentava um campo roxo espesso e vermelho com jóias e uma estrela de quatro pontas no centro.
Entre 661 e 998 nenhuma bandeira específica foi usada, pois os emblemas foram eliminados do Irã islâmico. Mahmud de Ghazni desenhou uma bandeira em 998 que era um sol sobre fundo preto.
Quando a Dinastia Safávida assumiu o controle da área, uma bandeira com um campo verde plano com sol amarelo foi adotada como bandeira de Ismail.
Tahmsp substituí o sol amarelo por um cordeiro e o sol nascente com rosto na bandeira verde por volta de 1524. Em 1576 o leão substituiu o cordeiro.
Em 1736, foi adotada uma bandeira triangular com um campo amarelo com bordas vermelhas e um leão e um sol vermelhos. Durante o Zand Dinastia, o leão de ouro foi reintegrado em um campo branco.
Em 1789 foi formada a Dinastia Qajar. A primeira bandeira adotada foi a bandeira do fundador Mohammad Khan. Isto era um campo vermelho liso com um círculo amarelo claro, um leão dourado com o sol nascente.
Após a morte de Mohammad Khan em 1797 Fath-Ali Shah Qajar assumiu como governante e adotou um campo branco liso com o leão dourado e o sol.
Bandeira do Irã – Descrição
Bandeira do Irã
A bandeira atual do Irã, foi aprovado em 29 de julho de 1980, e é um reflexo das mudanças trazidas pela Revolução Iraniana.
Seu campo é um tricolor compreendendo faixas horizontais iguais de verde, branco e vermelho.
O vermelho emblema no centro da bandeira, projetado por Hamid Nadimi, é um composto altamente estilizado de vários islâmicos elementos: a forma geometricamente simétrica da palavra Allah (“Deus”) e peças sobrepostas da frase La’ ilaha’ illa l-lah, (“Não há nenhum deus além de Deus”), formando um monograma na forma de uma tulipa.
Escrito em branco sobre as arestas interiores das bandas verde e vermelho é a repetida frase Allahu Akbar (“Deus é grande”) em uma versão estilizada do roteiro Kufic usado para o Alcorão.
Esta escrita torna a bandeira não-reversível.
As exigências físicas para a bandeira iraniana, a forma exata do emblema, e uma construção compasso e straightedge- são descritos na norma nacional iraniana
Emblema do Irã
Emblema do Irã
O emblema do Irã foi feita após a Revolução Islâmica no país, em 1979.
Depois da revolução, o Irã decidiu usar uma nova bandeira.
O Emblema do Irã foi adotado em 1980 e é um estilo persa estilizado símbolo alfabético da palavra árabe para deus com uma espada shadda e quatro crescentes.
Diz-se que o emblema se assemelha a uma tulipa para as pessoas que morreu pelo Irão e é símbolo do martírio.
A antiga bandeira tinha uma imagem de um leão de ouro e um sabre, que era um símbolo para o Xá ( rei ) do Irã.
Este emblema é um símbolo para todo o país e do caráter islâmico do novo governo.
Ele é desenhado para se parecer com uma versão da palavra, o que significa “Deus” em persa (o idioma do Irã) e também na língua árabe.
Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br/flagmakers.co.uk
Redes Sociais