PUBLICIDADE
Bandeira do Gabão – História
Os primeiros seres humanos no Gabão, acreditavam sererem o Babinga, ou pigmeus, que data de 7000 aC, que foram posteriormente seguidos por grupos Bantu da África Austral e Oriental.
Agora há muitos grupos tribais no país, a maior sendo a povos Fang, que constituem 25% da população.
Gabão foi explorado pelo navegador Português Diego Cam no século 15.
Em 1472, os exploradores Português encontraram a foz do rio Como e chamaram de “Rio de Gabao,” rio do A bandeira armorial do presidente do Gabão e dos braços nacionais foram ambos concebidos por Louis Mühlemann , um suíço e heraldist vexillologist.
Ele escolheu panteras para segurar os braços.
A bandeira do Gabão foi adotada em 1960.
A bandeira original adotada em 1959 foi semelhante ao atual, mas com listras de larguras desiguais e Tricolore francês no cantão.
O Tricolore foi abandonada na independência e na faixa fina amarela, que simboliza a linha do Equador, foi alargada. Agora, as cores representam o sol, o mar, e do país exuberantes recursos naturais, particularmente plantas e árvores.
Bandeira do Gabão – Simbolismo e Significado
O Gabão já foi uma colônia francesa e a bandeira do Gabão tem suas raízes no tricolor francês. Durante o período colonial francês, o Gabão usou o tricolor francês como bandeira oficial.
O tricolor francês de vermelho, branco e azul tem sido a bandeira oficial da França desde 1794, e todas as colônias diretas da França foram representadas pela bandeira nacional que a maioria das pessoas reconhece hoje como a bandeira francesa.
Em 1960, o Gabão conquistou a independência da França e a bandeira tricolor francesa foi substituída pela bandeira do Gabão. A nova bandeira foi desenhada em 1959 para refletir a cultura e a história do país.
A bandeira original que foi desenhada logo após a sua candidatura à independência era ligeiramente diferente da atual. Originalmente, a faixa amarela no meio das listras azuis e verdes era um pouco mais fina.
Além disso, a bandeira francesa estava situada no canto superior esquerdo da bandeira, numa posição conhecida como cantão.
O cantão de uma bandeira é frequentemente usado para hastear um emblema e ocasionalmente representa a bandeira de outro país se tiver um grande impacto sobre ela.
Um exemplo de bandeira nacional com bandeira de outro país como o cantão é a Austrália, uma bandeira azul com estrelas, incluída com a Union Jack (do Reino Unido) no canto.
Em 1960, porém, os ajustes na bandeira atual do Gabão incluíram a remoção do cantão e a tornar a faixa amarela igual em tamanho às outras duas faixas. Atualmente, estes ajustes ainda estão em vigor e o Gabão não teve quaisquer outras alterações na sua bandeira nacional nos anos seguintes.
Bandeira do Gabão
A bandeira original do país foi escolhida em 1959; sua faixa amarela central tinha metade de sua largura atual e havia um Tricolore francês no cantão.
Bandeira do Gabão (1959-1960)
A Bandeira do Gabão foi adotada em 1960.
É composta de três faixas horizontais simbolizando a floresta equatorial (verde), o sol (amarelo) e o mar (azul).
Bandeira do Gabão – Cores
A bandeira do Gabão é bastante reconhecível devido à sua coloração única e decisões de design claras.
A bandeira do Gabão é uma bandeira tricolor horizontalmente simétrica com três faixas iguais de verde, amarelo e azul.
A faixa verde está localizada na parte superior, a amarela no meio e a azul na parte inferior.
O verde é rico e escuro, representando as abundantes florestas do país.
A faixa amarela é de uma cor dourada viva, representando o equador e o sol.
O azul é um azul brilhante e vibrante, que representa o oceano e a costa do Gabão.
Existem algumas variações regionais da bandeira, principalmente como uma representação das nove províncias do país.
Cada uma das províncias tem o seu próprio brasão que pode ser representado numa bandeira provincial. Além disso, outras variações incluem as três bandeiras presidenciais de 1960 até o presente, a bandeira naval e a bandeira étnica do povo Kongo.
Brasão de armas do Gabão
Brasão de armas do Gabão
O brasão de armas do Gabão foi desenhado pelo suíço heraldist e vexillologist Louis Mühlemann, um dos membros fundadores da FIAV e também designer da antiga brasão do Congo.
Ele tem sido usado desde 15 de julho de 1963.
Os apoiantes do símbolo são panteras que simbolizam a vigilância ea coragem do presidente que protege a nação.
Os besantes (discos de ouro) em chefe do escudo simbolizam a riqueza mineral do país.
O navio na parte inferior representa o Gabão se movendo em direção a um futuro melhor.
A árvore okoumé na parte superior do escudo simboliza o comércio de madeira.
A fita abaixo do escudo tem um lema na União “, TRAVAIL, JUSTIÇA” francês (“União, Trabalho, Justiça»).
A segunda fita é colocada sob os galhos da árvore okoumé e tem um lema em latim “UNITI PROGREDIEMUR ‘(‘ Vamos avançar unidos”).
Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br/a-z-animals.com/www.worldatlas.com/flagsworld.org
Redes Sociais