PUBLICIDADE
Bandeira de Myanmar – História
As bandeiras birmanesas pré-britânicas não são conhecidas com certeza. No entanto, diz-se que a primeira bandeira conhecida hasteada foi a bandeira do início de Mons entre 1300 e 1500, que era um campo verde plano com um hinthar dourado no centro.
De 1752 a 1885, a bandeira do Terceiro Império Birmanês sob o controle da dinastia Konbaung era um campo branco liso com um pavão no centro.
Em 1824, a Birmânia tornou-se uma colônia britânica e uma província da Índia britânica. A nova bandeira era a bandeira vermelha do Raj britânico, que apresentava um campo vermelho liso com a Union Jack no canto superior esquerdo e a estrela da Índia no centro direito da bandeira.
A Birmânia Britânica ganhou sua própria bandeira em 1939. Esta era uma bandeira britânica azul com o emblema birmanês que apresentava o pavão frequentemente mostrado no centro do lado direito.
Em 1941, a bandeira da Birmânia Britânica foi alterada novamente para um campo azul simples com um emblema birmanês maior no centro.
Quando o Império Japonês invadiu e ganhou o controle da Birmânia em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, a bandeira temporária usada foi a bandeira mercantil do Japão.
Este era um campo branco liso com um círculo vermelho no centro.
No dia 1 de Agosto de 1943, os japoneses substituíram o seu próprio governo militar por um governo fantoche e declararam a Birmânia um Estado independente.
A nova bandeira era tricolor horizontal amarelo-verde-vermelho com o emblema da Birmânia no centro. Esta foi a primeira vez que as cores modernas foram usadas em uma bandeira. Em 1945 foi desenhada uma versão estilizada da bandeira, que apresentava um pavão dourado.
As tropas britânicas recuperaram a Birmânia no final da Segunda Guerra Mundial em 1945 e a bandeira azul da Birmânia Britânica foi reinstaurada.
Após o assassinato do General Aung San e de vários líderes do governo pré-independência, a Birmânia decidiu não aderir à Comunidade Britânica e tornou-se a União independente da Birmânia.
A primeira bandeira do país independente foi hasteada em 4 de janeiro de 1948, era um campo vermelho liso com um cânone azul no canto superior esquerdo com uma grande estrela branca de cinco pontas cercada por 5 estrelas menores de cinco pontas.
A estrela maior representa a União e as outras cinco estrelas representam os 5 estados da Birmânia.
Quando a Birmânia se tornou uma república socialista em 1974, a imagem da bandeira do estado foi alterada para uma espiga de milho e uma roda dentada rodeada por 14 estrelas de cinco pontas.
Quando o nome do país foi mudado para União de Mianmar em 1988, a bandeira permaneceu a mesma.
Em 2006, foi proposta uma nova bandeira que era uma tricolor horizontal verde-amarela-vermelha com uma estrela branca de cinco pontas no canto superior esquerdo e em 2007 foi projetada a moderna bandeira amarelo-verde-vermelha com uma grande estrela branca no centro.
A bandeira de 2007 foi adotada em 21 de outubro de 2010.
Bandeira de Myanmar (Birmânia)
Bandeira de Myanmar – Descrição
A Bandeira da Birmânia Myanmar é a bandeira nacional, a bandeira comerciante e do Estado de bandeira da República da União de Mianmar.
A bandeira consiste em três faixas iguais de amarelo, verde e vermelho e é coberto com uma estrela de cinco pontas grande que detém 6/7 ª da altura.
Com a excepção de que a estrela (e proporções), é idêntica à da Lituânia.
As três cores das listras são para simbolizar a solidariedade, a paz e tranquilidade, e coragem e determinação
O amarelo representa solidariedade, paz verde, tranquilidade e verdoyance de meio ambiente do país e do valor vermelho e determinação.
A estrela representa “a existência perpétua da consolidada da União”.
O desenho da bandeira possui três listras horizontais, as quais simbolizam:
Amarelo: defende a paz
Verde: para a solidariedade e a tranquilidade
Vermelho: simbolizando a coragem e a determinação.
Selo do estado da Birmânia/Mianmar
Selo do estado da Birmânia/Mianmar
O selo do estado de é utilizada em todos os documentos oficiais do governo, incluindo publicações.
O Selo Estadual da Birmânia/Myanmar foi adotado em 2008 e apresenta um mapa dourado da Birmânia cercado por louros e dois Chinthe, criaturas semelhantes a leões, e flores tradicionais birmanesas.
Acima está uma estrela dourada de cinco pontas e abaixo está o título “Selo do Estado da Birmânia”.
O selo estatal anterior da Birmânia é semelhante, mas apresentava dois Chinthe azuis e uma estrela branca de cinco pontas e uma roda dentada. E a certa altura o pavão verde era o símbolo do estado.
Selo do estado da Birmânia/Mianmar – Descrição
O brasão tem duas chinthe (leões míticos) voltado para frente um do outro, e em seu centro é um mapa da Birmânia.
O brasão de armas é cercado por tradicionais desenhos de flores birmaneses e uma estrela em sua parte superior.
O Selo novo Estado, conforme estipulado no Capítulo XIII, da Constituição de 2008, foi adotada no referendo constitucional birmanês 2008.
Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br/flagmakers.co.uk
Redes Sociais