PUBLICIDADE
Bandeira de Lesoto – História
A atual bandeira de Lesoto, aceita em 4 de Outubro de 2006, possui como características um azul, branco e verde divididas horizontalmente com o chapéu negro do partido Basotho no centro.
O design, introduzido em honra do 40º aniversário da independência, apresenta-se intencionando a refletir a orientação pacifista do país.
A bandeira é composta por três listras, azul, branca e verde, e um chapéu Basotho está localizado no meio da bandeira (no meio da faixa branca do meio).
Esta bandeira foi aceite para assinalar o 40º aniversário da independência do Lesoto.
Esta nova bandeira é um símbolo de paz.
Os Sothos (Basutos), que escaparam dos ataques da tribo Zulu, mudaram-se para a região montanhosa em 1822, sob a direção de Moshoeshoe. Em 1868, Moshoeshoe I exigiu proteção da Rainha Vitória. Assim, o Lesoto, que ficou sob o patrocínio da Grã-Bretanha sob o nome de Basutoland, tornou-se uma região onde o grupo étnico Basotho se refugiou.
A bandeira do Lesoto era a bandeira azul britânica, como as outras colônias britânicas, e a Union Jack à esquerda da bandeira. Perto do lado direito da bandeira estava o brasão do Lesoto.
O Lesoto continuou a usar a bandeira da Colônia Britânica até 1966, e a história da bandeira independente do Lesoto começou este ano.
O governo britânico não fez quaisquer alterações na ordem tribal tradicional do país. O primeiro passo para a democratização foi dado nos anos após a Segunda Guerra Mundial. O Partido Nacional da Basutolândia, fundado por Leabua Jonathan em 1959, obteve a maioria nas eleições de 1965 contra o Partido do Congresso fundado por Natsu Mokhele, e Leabua Jonathan tornou-se o primeiro primeiro-ministro a aderir à constituição pré-independência do Lesoto.
O Reino do Lesoto declarou a sua independência em 4 de outubro de 1966.
A bandeira do Lesoto é uma das mais únicas e reconhecíveis do mundo.
O desenho da bandeira é um reflexo inabalável da história, cultura e valores do país.
Bandeira de Lesoto
Bandeira de Lesoto – Primeiras Bandeiras
A primeira bandeira de Lesoto foi introduzida em 4 de Outubro de 1966, no dia em que Lesoto decretou sua indepedência do Reino Unido. Ela possui um proeminente chapéu de Basotho branco.
A porção em azul significa o céu e chuva, o branco pela paz, o verde pela terra e o vermelho pela fé.
Depois das forças armadas que aplicaram golpe e retiraram o Basotho após 20 anos no poder.
O escudo de Basotho marrom claro junto com uma lança assegal e a clava knobkierie que substituiu o chapéu do Basotho como símbolo primário.
O esquema e o padrão de cor mudaram também, com um campo triangular branco que representa a paz.
A diagonal inferior manteve uma tira azul que representa a chuva e um triângulo verde significando a prosperidade.
Embora o governo militar tenha establecido um governo democrático em 1993, a bandeira era controversa por causa de sua associação com eles e aumentava a exigência do povo para mudá-la.
Bandeira colonial de Basutoland from 1884-1966
Bandeira de 1966-1987
Bandeira de 1987-2006
Brasão de armas do Lesoto
Brasão de armas do Lesoto
O brasão de armas do Lesoto foi aprovado em 4 de outubro de 1966 após a independência.
No brasão, um crocodilo em um Basotho escudo. Este é o símbolo da dinastia de maior etnia do Lesoto, o Sotho.
Atrás do escudo há duas armas cruzadas, uma azagaia (lança) e um knobkierie (clube).
À esquerda e à direita do escudo são apoiantes do escudo, dois cavalos Basutho.
Em primeiro plano está uma fita com o lema nacional do Lesoto: Khotso, Pula, Nala ( Sotho, para Inglês: Paz, Prosperidade Chuva).
Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br/www.mappr.co
Redes Sociais