PUBLICIDADE
Bandeira de Laos – História
A primeira bandeira oficialmente adotada no Laos foi a tricolor francesa vertical azul-branca-vermelha, já que a área era um protetorado sob o domínio francês em 1893.
A tricolor também era a bandeira da Federação Indo-Chinesa da qual o Laos era membro.
Eventualmente, um design foi adotado para uma bandeira específica do Laos.
Apresentava um campo vermelho liso com um elefante branco de três cabeças com contorno dourado e um capacete preto em um pódio com uma vela emitindo raios acima. O Tricolor Francês ainda teria voado na área.
A borda dourada da imagem central e a luz brilhante foram removidas da bandeira em 1893. O elefante também foi alterado para mostrar as duas presas e o toucado preto foi removido.
Em 1947, o Laos obteve autogoverno e em 1953 tornou-se totalmente independente. O tricolor francês foi retirado da bandeira. Desde 2003, esta bandeira representa o Governo Real do Laos no Exílio.
Em 1975, um novo governo comunista assumiu o poder e uma nova bandeira, que anteriormente era a bandeira do Pathet Lao, foi adotada.
A bandeira é uma tribanda horizontal vermelha-azul-vermelha com um círculo branco no centro. O disco branco representa o poder do povo, o vermelho é o sangue derramado, o azul é a prosperidade.
Bandeira de Laos – Descrição
Bandeira de Laos
A Bandeira de Laos foi adotada em 2 de dezembro de 1975 e já tinha sido usada previamente pelo curto governo nacionalista de Lao de 1945.
A bandeira consiste em 3 faixas horizontais, sendo que a faixa azul central tem o dobro da altura das faixas vermelhas.
No meio há um disco branco, cujo diâmetro é 0,8 vezes a altura da faixa azul.
A cor vermelha na bandeira representa o sangue derramado na luta pela independência
O azul simboliza a riqueza do país.
O disco branco representa a lua sobre o rio Meking, assim como aunidade do país sob o governo comunista.
De 1952 até a queda do governo real em 1975 o país tinha uma bandeira vermelha, com um elefante branco de três cabeças (o dus Erawan) no meio.
Acima do elefante está um guarda-chuva de nove dobras, equanto o elefante está em um pedestal de cinco níveis.
O elefante branco em um símbolo real comum na sudeste da Ásia, as três cabeças se referem aos tre antigos reinos: vientiane, luangprabang e xiengkhoung que construiram o país.
O guarda-chuva de nove dobras é também um símbolo real, originando-se do Monte Meru na cosmologia budista.
O pedestal representava a lei no qual o país repousava.
Emblema do Laos
O Emblema do Laos foi adotado em 1992.
Representa Pha That Luag e o reservatório de Ngun rodeados por dois grandes calos, uma roda dentada e uma faixa que diz:“PAZ, INDEPENDÊNCIA, DEMOCRACIA” e “UNIDADE E PROSPERIDADE”.
Emblema do Laos
O emblema nacional de Laos mostra o santuário nacional Pha That Luang.
A barragem é mostrada que, como um símbolo de geração de energia no reservatório Nam Ngun, um asfalto rua também está representado, bem como um campo estilizado regada.
Na parte inferior, é uma seção de uma roda de engrenagem.
A inscrição na esquerda lê “paz, independência, democracia” e à direita, “unidade e prosperidade”.
O brasão de armas foi modificada em 1991.
O comunista estrela vermelha e foice eo martelo foram substituídos com o santuário nacional em Pha That Luang.
O brasão de armas é especificada na Constituição do Laos:
O emblema nacional da Popular do Laos República Democrática é um círculo representando na parte inferior metade de uma roda dentada e uma fita vermelha com inscrições [das palavras] “Popular do Laos República Democrática”, e [ladeado por] em forma de crescente talos de totalmente maduros arroz em ambos os lados e fitas vermelhas com a inscrição “Paz, Independência, Democracia, Unidade Prosperidade”. Uma imagem de Pha That Luang pagode está localizado entre as pontas das hastes de arroz. Uma estrada, um campo de arroz, uma floresta e uma usina hidrelétrica são retratados no meio do círculo.
Constituição da República Popular da República Democrática de Lao, § 90
Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br/flagmakers.co.uk
Redes Sociais