PUBLICIDADE
Bandeira de Cabo Verde – História
Em 1992, foi aprovada a Bandeira de Cabo Verde com uma folha azul e três listras nas cores branca e vermelha.
A bandeira de Cabo Verde apresenta dez estrelas de cinco pontas dispostas num círculo no centro, em direção ao lado esquerdo da bandeira.
O anel de dez estrelas amarelas de cinco pontas no ponto médio da faixa vermelha e localizado a três oitavos do comprimento da bandeira do lado da talha.
Na Bandeira de Cabo Verde há dez estrelas na bandeira que caracterizam as principais ilhas do estado.
O azul significa o oceano e o céu. A faixa branca e vermelha caracteriza o caminho para a construção da nação, e as cores representam paz e esforço.
Antes da libertação de Portugal, Cabo Verde não tinha bandeira autorizada e a bandeira nacional portuguesa foi rejeitada. No final da década de 1960, foi planeada uma bandeira para a província externa portuguesa de Cabo Verde, composta pela bandeira de Portugal com a defesa das armas provinciais suplementares à mosca inferior. No entanto, esta bandeira nunca foi aceita.
A bandeira nacional original de Cabo Verde foi apresentada na independência em 1975. Usava as cores africanas comuns de vermelho, verde e amarelo, e era indistinguível da bandeira da Guiné-Bissau, exceto pelos tamanhos e pela carga na faixa do lado da talha. A semelhança deles evocou os planos de casar os dois países, porém, foram descontrolados logo após a individualidade.
Uma nova bandeira foi adotada em 22 de Setembro de 1992, quando Cabo Verde finalmente cortou as suas ligações com a Guiné-Bissau.
A nova bandeira tem 10 estrelas representando as ilhas, inseridas num mar azul. Antes de 1992, a semelhança entre as bandeiras das duas nações era explicada pelo fato de ambas derivarem da bandeira do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (P.A.I.G.C.), o movimento de libertação que conseguiu conquistar a independência de ambos os países. (Guiné-Bissau em 1974, Cabo Verde em 1975).
O objetivo do P.A.I.G.C. era que as duas nações se unissem, mas esta fusão foi frustrada em 1980 por um golpe militar na Guiné-Bissau.
Bandeira de Cabo Verde – Descrição
A Bandeira de Cabo Verde é constituída por cinco retângulos dispostos no sentido do comprimento e sobrepostos.
Os retângulos superior e inferior são de cor azul, ocupando o superior uma superfície igual a metade da bandeira e o inferior um quarto.
Separando os dois retângulos azuis, existem três faixas, cada uma com a superfície igual a um duodécimo da área da Bandeira.
As faixas adjacentes aos retângulos azuis são de cor branca e a que fica entre estas é de cor vermelha.
Sobre os cinco retângulos, dez estrelas amarelas de cinco pontas, com o vértice superior na posição dos noventa graus, definem um círculo cujo centro se situa na intersecção da mediana do segundo quarto vertical a contar da esquerda com a mediana do segundo quarto horizontal a contar do bordo inferior.
A estrela mais próxima deste bordo está inscrita numa circunferência invisível cujo centro fica sobre a mediana da faixa azul inferior.
Bandeira de Cabo Verde
Bandeira de Cabo Verde – Significado e design
A bandeira de Cabo Verde tem cores como azul, vermelho, branco e amarelo. Todas essas cores usadas na bandeira descrevem o país.
O azul significa o oceano e o céu.
A faixa branca e vermelha caracteriza o caminho para a construção da nação, e as cores representam paz e esforço.
O retângulo da bandeira é visto como um grande campo azul que simboliza o espaço infinito do mar e do céu.
As dez estrelas amarelas representam as 10 ilhas.
O círculo das estrelas simboliza a Nação Cabo-verdiana e a sua unidade.
O círculo, num certo sentido, é o mundo ao qual estamos abertos e que nos é aberto; é a linha do horizonte que limita a nossa liberdade, esse é o mapa do mundo, mas é também a bússola do marinheiro e o leme dos navegadores.
As faixas são o caminho para a construção do país.
O azul é o mar e o céu.
O branco é a paz que queremos.
O vermelho é o nosso esforço.
Emblema Nacional de Cabo Verde
Emblema Nacional de Cabo Verde
O emblema nacional de Cabo Verde contém um círculo dentro do qual está escrito o nome da nação em Português, também neste círculo são uma tocha e triângulo, símbolos de liberdade e unidade nacional.
O círculo é rodeado de 10 estrelas, que representam as ilhas de Cabo Verde, e é semelhante ao simbolismo da bandeira de Cabo Verde.
No topo do escudo é um fio de prumo, um símbolo da justiça.
Este emblema substitui a variante mais cedo com a concha que estava em uso desde a independência.
Tal como na bandeira, as estrelas representam as principais ilhas de Cabo Verde; o prumo simboliza retidão e virtude; a tocha e o triângulo representam unidade e liberdade.
É interessante notar que este emblema exato não aparece em nenhuma bandeira que conhecemos até agora (talvez na esquiva bandeira presidencial – se é que existe?), mas ainda assim alguns de seus elementos inspiraram muitos emblemas (que são usados em bandeiras): O escudo em forma de disco, o arco de dez estrelas em duas metades e os elos da corrente.
Parece que a reunião destas 10 estrelas em dois subconjuntos iguais de 5 é meramente uma escolha estética/geométrica; não representam os dois grupos de ilhas que compõem o país, pois compreendem respectivamente 6 e 4 ilhas.
Os elos da corrente também são encontrados na maioria dos emblemas municipais, mas na cor verde.
Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br/flagsworld.org/www.fotw.info
Redes Sociais