PUBLICIDADE
Bandeira de Burkina Faso – História
No final do século XVIII, durante o domínio imperial francês, a bandeira nacional tricolor da França voou sobre o país e foi a bandeira oficial do Burkina Faso.
Em dezembro de 1959, o conselho executivo do governo da colônia francesa adotou a primeira bandeira do Alto Volta, que tinha faixas horizontais iguais em preto, branco e vermelho.
As bandas representavam os três braços do Rio Volta (Vermelho, Preto e Branco, que nascem nas Terras Altas de Bobo Dioulasso em Burkina Faso).
Em 1983, o ex-primeiro-ministro Thomas Sankara capturou a região do Alto Volta e tornou-se presidente.
Para instigar o seu povo a seguir o pan-africanismo, Thomas Sankara renomeou o país em 4 de agosto de 1984, de Alto Volta para Burkina Faso (que significa Terra do Povo Incorruptível).
Foi criado um novo brasão e um novo hino nacional.
Para simbolizar a liberdade recém-adquirida, o país adotou uma nova bandeira composta por duas faixas horizontais de medidas iguais, com vermelho na parte superior e verde na parte inferior, e uma estrela amarela de 5 pontas no meio.
A Bandeira Nacional de Burkina Faso foi oficialmente adotada em 4 de agosto de 1984. Acredita-se que o desenho da bandeira tenha sido inspirado na bandeira da Frente de Libertação Nacional do Vietnã do Sul.
A bandeira de Burkina Faso apresenta duas faixas horizontais iguais de vermelho (topo) e verde com uma estrela amarela de cinco pontas no centro.
É uma combinação das populares cores pan-africanas que significam uma ruptura com o passado colonial opressivo do país e a sua integração com outras ex-colónias africanas.
A cor vermelha significa as lutas revolucionárias pela independência que foram necessárias para mudar o foco da nação. A cor verde é um símbolo de esperança e da riqueza da agricultura e da vegetação natural.
A estrela amarela no centro é uma luz orientadora dos programas de liderança revolucionária. Significa também a rica dotação de riqueza mineral do país.
A Bandeira de Burkina Faso é formada por duas listras horizontais, de igual largura, sendo a superior vermelha e a inferior verde, com uma estrela amarela de cinco pontas no centro da bandeira.
As cores são as do pan-africanismo (baseadas nas cores da bandeira da Etiópia), ainda que também representem a revolução socialista (vermelho) e a fecundidade da terra de Burkina Faso (verde).
A estrela representa a guia para a revolução.
Foi adotada a 4 de Agosto de 1984.
Bandeira de Burkina Faso
Brasão de Burkina Faso
Brasão de Burkina Faso
Acima do escudo é mostrado o nome do país, enquanto abaixo está o lema nacional, Unité, Progrès, Justice (francês para “Unidade, Progresso, Justiça”).
Os apoiantes são dois garanhões brancos. Este brasão é semelhante ao antigo brasão do Alto Volta, com a bandeira de Burkina Faso substituindo a bandeira do Alto Volta no meio.
O brasão de armas de Burkina Faso contém um escudo baseado na bandeira nacional.
Sobre o escudo o nome do país é mostrada, enquanto abaixo dela é o lema nacional, Unité, Progrès, Justice ( francês para “Unidade, Progresso, Justiça”).
Os apoiadores são dois garanhões brancos.
Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br/www.worldatlas.com/flagdom.com/www.symbols.com
Redes Sociais