PUBLICIDADE
Bandeira da Zâmbia – História
Antes da independência, a terra da Zâmbia era conhecida como Rodésia do Norte. Em 1890, a primeira bandeira hasteada foi a da Companhia Britânica da África do Sul.
Era a bandeira da União desfigurada com um disco circular dentro do qual está um leão segurando uma presa e as iniciais B.S.A.C.
Em 1924, a Rodésia do Norte estava oficialmente sob controle britânico e uma bandeira Azul Britânica foi adotada.
A bandeira apresentava um campo azul com a bandeira da união no canto superior esquerdo e um escudo com uma águia segurando um peixe e linhas verticais onduladas em preto e branco.
Em 1953, a Rodésia e a Niassalândia uniram-se para se tornarem uma colônia britânica autônoma.
A Federação da Rodésia e Niassalândia era uma bandeira azul britânica com uma bandeira da União no canto superior esquerdo e um escudo com um sol nascente, um leão vermelho e linhas onduladas pretas e brancas.
Quando a Rodésia do Norte conquistou a independência em 1964, o nome foi mudado para Zâmbia. A nova bandeira era um campo verde escuro com listras verticais vermelhas, pretas e amarelas e uma águia laranja no lado direito.
Em 1996 a área verde da bandeira foi alterada para um tom mais claro.
Cada elemento da bandeira tem um significado específico. O verde representa a vegetação da Zâmbia, o vermelho é a luta pela liberdade, o preto é o povo e o laranja é a riqueza.
A águia simboliza a superação dos problemas.
A bandeira da Zâmbia, hasteada pela primeira vez à meia-noite de 23 de outubro de 1964, simboliza o patriotismo e a riqueza da nação. Sua cor básica é o verde com uma águia laranja voando sobre um bloco retangular de três listras verticais em vermelho, preto e laranja (da esquerda para a direita).
O vermelho representa a luta pela liberdade; os negros, o povo da Zâmbia; laranja, a riqueza mineral do país; e verde, os recursos naturais. A águia em voo simboliza a liberdade na Zâmbia e a capacidade de superar os problemas do país.
A Bandeira da Zâmbia foi adotada em 24 de outubro de 1964. Recebeu uma pequena modificação em 1996.
O vermelho na bandeira simboliza o esforço para a liberdade, o preto para os povos da Zâmbia, e o laranja para recursos naturais e a riqueza mineral.
Bandeira da Zâmbia
A águia representa a garra do povo em seguir em frente apesar dos problemas nacionais.
Foi projetado pela senhora Gabriel Ellison, OGDS, MBE, que projetou também o revestimento de brasões nacionais e de muitos selos postais da Zâmbia.
Brasão de armas da Zâmbia
Brasão de armas da Zâmbia
Grande parte da Zâmbia e do modo de vida do país está simbolizada no brasão.
O brasão de armas da Zâmbia foi adotada em 24 de Outubro de 1964, quando a República da Zâmbia alcançou sua independência.
Este brasão é adaptado a partir das armas da Colônia de Rodésia do Norte , que data de 1927.
A águia da liberdade Peixe Africano Águia representa a conquista da liberdade e da esperança da nação para o futuro.
O escolher e enxada representam espinha dorsal da economia do país: a agricultura e mineração, bem como as características que influenciaram a evolução da Zâmbia e da natureza.
O escudo é uma representação de Victoria Falls com água branca em cascata sobre a rocha negra.
A Victoria Falls representa o rio Zambeze, a partir do qual Zâmbia leva seu nome.
O brasão de armas também tem emblemas de recursos naturais da Zâmbia: mineração e agricultura, mineração e animais selvagens.
O escudo é apoiado por duas figuras que representam o homem comum e da mulher da nação.
O lema do país é “Uma Zâmbia, uma nação”, que enfatiza a necessidade de unidade em um país de mais de 60 grupos étnicos.
O homem e a mulher simbolizam a família zambiana. O homem está vestido com camisa de mato e bermuda, roupa de trabalhador e a mulher está com traje tradicional. A espiga de milho, a cabeça da mina e a zebra imposta à cor nacional (verde), simbolizam os recursos naturais – a agricultura, os minerais, a caça e a terra.
O pergaminho traz o lema nacional: “Uma Zâmbia, Uma Nação”.
Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br/www.zambiaembassy.org/flagmakers.co.uk
Redes Sociais