PUBLICIDADE
Bandeira da Somália – História
As primeiras bandeiras hasteadas em uma grande área que se tornaria a Somália foram as bandeiras do Sultanato Adal entre 900 e 1559. Todas eram vermelhas ou brancas com uma lua crescente. Entre os séculos 13 e 17, a bandeira vermelha e amarela com crescente branco do Sultanato de Ajuran foi hasteada em parte da Somália.
Entre 1559 e 1867, o Império Otomano governou uma região do noroeste da Somália chamada Zaila. A bandeira era um campo vermelho liso com uma lua crescente amarela.
Em 1896, o Estado Dervixe foi criado na Somália e foi adotada uma nova bandeira que apresenta um campo verde liso com borda vermelha ao redor da bandeira, dentro da qual há um retângulo verde com borda vermelha e um retângulo vermelho no centro.
Em 1903, o Noroeste da Somália tornou-se um Protetorado Britânico denominado Somalilândia Britânica.
Uma bandeira britânica azul foi adotada como bandeira da área com um emblema branco representando um antílope marrom. O emblema foi alterado em 1950 para adicionar um escudo dentro do qual havia um barco, espadas cruzadas e uma torre. No topo do escudo havia uma cabeça e uma coroa de antílope.
A partir de 1880, a parte nordeste da Somália esteve sob o domínio da Itália. A bandeira hasteada nesta área era o tricolor vertical italiano verde-branco-vermelho. Quando a área se tornou a África Oriental Italiana em 1936, a bandeira permaneceu a mesma.
Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a África Oriental italiana tornou-se Território Fiduciário das Nações Unidas e o moderno campo azul claro com uma estrela branca de cinco pontas no centro foi adotado para este período intermediário.
Quando o país finalmente se tornou independente em 1960, a bandeira permaneceu a mesma.
Bandeira da Somália – Descrição
Bandeira da Somália
A bandeira da Somália foi aprovado em 12 de outubro de 1954.
Ela foi projetada por Mohammed Awale Liban.
Após a reunificação da Somaliland italiana e Somalilândia Britânica, a bandeira foi utilizada para a nascente República da Somália.
A bandeira foi desenhada por Mohammed Awale Líbano deve ser usado para a Somalilândia, mas acabou por ser atribuído ao novo país a partir da fusão entre a italiana Somália e Somalilândia britânica.
Líbano diz que a bandeira deve ser semelhante a bandeira da ONU que ajudou a Somália para ganhar a sua independência da Itália.
Os cinco pontos da estrela simbolizam os cinco áreas habitadas por somalis: a Somalilândia Britânica, o italiano Somalilândia, a Somália Francesa (Djibouti ), o Ogaden ( Etiópia ) e norte do Quênia.
Brasão de armas da Somália
Brasão de armas da Somália
O Brasão de Armas da Somália foi adotado em 1956 e apresenta um escudo com a bandeira nacional ao centro.
Ao seu lado estão leopardos, acima está um escudo e abaixo estão lanças e uma bandeira branca.
Os leopardos que suportam o escudo, a estrela branca também foram encontradas nas armas usadas durante a administração italiana.
Anteriormente, os braços da Somália a partir de 08 de junho de 1919 contou com um escudo dividida horizontalmente por uma linha ondulada branca (Smith, 1980).
A metade superior do escudo era azul, com um leopardo na cor natural encimada por uma estrela branca de cinco pontas.
Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br/flagmakers.co.uk
Redes Sociais