PUBLICIDADE
Bandeira da Namíbia – História
A Bandeira Nacional da Namíbia foi adotada por unanimidade pela Assembleia Constituinte em 2 de Fevereiro de 1990 como um símbolo da luta do país pela unidade nacional.
A Bandeira Nacional é um símbolo da nossa luta pela unidade nacional. Simboliza a paz, a unidade e uma lealdade comum à Namíbia. A Bandeira Nacional representa a nação em todos os aspectos.
Depois de conquistar a independência, o estado organizou um concurso para determinar o desenho da bandeira da República da Namíbia. O grupo então líder, SWAPO, sugeriu a adoção das suas bandeiras verde, azul e vermelha. Eles argumentaram que era a melhor escolha e seria altamente influente.
Os cidadãos apresentaram cerca de 835 outras propostas de bandeiras. Como resultado, o governo nomeou um Subcomité de símbolos para trabalhar nestas propostas e dar aconselhamento técnico sobre quais os símbolos e cores a utilizar na nova bandeira.
Este subcomitê finalmente decidiu por três projetos de Theo Jankowski, Ortrud Clay e Don Stevenson.
Os membros do Comité combinaram os três desenhos para formar a bandeira oficial da República da Namíbia. Hans Berker, juiz e presidente do subcomitê, reconheceu publicamente esses projetos.
A bandeira combinada apresentava duas formas triangulares, uma na parte superior e outra na parte inferior. Uma faixa vermelha com bordas brancas corria diagonalmente entre os triângulos.
O triângulo superior era azul com um sol dourado pousado nele. O sol tinha 12 raios triangulares e o triângulo inferior era verde.
A Bandeira Nacional representa a nação em todos os aspectos:
O sol simboliza vida e energia. A cor dourada do sol representa o calor e a cor das planícies do Deserto do Namibe.
O azul simboliza o céu, o Oceano Atlântico, os recursos marinhos da Namíbia e a importância da chuva e da água.
O vermelho representa o povo namibiano, o seu heroísmo e a sua determinação em construir um futuro de oportunidades iguais para todos.
Branco refere-se à paz e à unidade.
O verde simboliza a vegetação e os recursos agrícolas do país.
As cores são separadas por estreitas faixas brancas. No triângulo azul está um sol dourado com doze raios triangulares. Os raios são separados do centro dourado por um anel azul.
Foram as bandeiras da Organização Popular do Sudoeste Africano (S.W.A.P.O.) e da Aliança Democrática Turnhalle (D.T.A.) que forneceram a base para a bandeira que conhecemos hoje, que foi escolhida entre 835 designs apresentados publicamente.
As cores principais vieram da bandeira da SWAPO, o movimento de libertação mais importante do país.
A bandeira da SWAPO foi adotada em 1971 e é composta por listas horizontais de azul, vermelho e verde, as cores mais importantes dos ovambos, o maior grupo étnico namibiano.
Bandeira da Namíbia
Bandeira da Namíbia – Descrição
A bandeira é um branco gumes faixa vermelha diagonal dividida diagonal do canto tralha inferior.
O triângulo superior é azul com um sol de ouro com 12 raios triangulares e triângulo inferior é verde.
Em Brasão: Em camadas por curva Azure sinistro, e Verde, um cor vermelho, gules ou goles (usado sempre no plural) é um vermelho mais intenso e com 12 raios retos ou acusado de um anel azul.
Brasão de armas da Namíbia
Brasão de armas da Namíbia
O brasão representa a Namíbia e o seu povo. O brasão de armas da Namíbia é o símbolo heráldico oficial da Namíbia. É também o emblema oficial do Serviço Governamental como órgão estatutário.
Introduzido no momento da independência, em 1990, ele substituiu o casaco antes de armas usadas pela administração sul-Africano do território.
O Brasão é, portanto, representado em papel timbrado oficial, utilizado por servidores públicos. Vários símbolos nacionais estão representados no brasão. A Bandeira Nacional está reproduzida no escudo.
Os dois animais e a planta do brasão são usados simbolicamente.
A Águia Pescadora Africana tem uma excelente visão e é, portanto, um símbolo da clarividência dos líderes do nosso país. O antílope Oryx é conhecido pela sua coragem, elegância e orgulho.
A Welwitschia mirabilis, uma planta única do deserto, luta pela sobrevivência e é, portanto, um símbolo da fortaleza e tenacidade da nossa nação.
A faixa para a cabeça refere-se às nossas tradições e os formatos de diamante aos nossos recursos naturais.
O lema Unidade, Liberdade, Justiça consagra os princípios fundamentais consagrados na Constituição. O Brasão não pode ser utilizado por entidades privadas sem autorização expressa do Presidente.
Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br/www.namibiahc.org.uk/www.un.int
Redes Sociais