PUBLICIDADE
Bandeira da Gâmbia – História
A Gâmbia é um país longo e estreito. Uma nação da África Ocidental, a Gâmbia é formalmente conhecida como República da Gâmbia. É a menor nação em solo africano e, com exceção da sua costa ocidental no Oceano Atlântico, é cercada pelo Senegal. Acredita-se que o nome do país vem de uma de duas fontes – o termo Mandinka Kambra/Kambaa, que significa Rio Gâmbia, ou de Gamba, um tipo de cabaça que é atingida quando um ancião Serer morre. Após a sua independência, o país tornou-se oficialmente Gâmbia e, quando se tornou uma república, alguns anos depois, o nome oficial passou a ser República da Gâmbia.
A primeira bandeira usada em 1888 foi a bandeira azul britânica. No lado superior esquerdo da bandeira, no chão azul escuro, estava a Union Jack, e no canto inferior direito estava o brasão das colônias africanas.
O emblema consistia em um elefante na geografia da África. Esta bandeira continuou a ser usada até 1995, quando a Gâmbia conquistou a independência.
A Gâmbia assumiu a sua própria gestão em 1963. A bandeira azul britânica continuou a ser usada até 1965, quando a independência total foi assegurada.
É uma das poucas bandeiras africanas que não utiliza as cores do principal partido político do país porque o novo desenho da bandeira independente não tem base política.
A bandeira foi lançada pela primeira vez em 18 de fevereiro de 1965, quando a Gâmbia era um país independente.
Em 1982, a Gâmbia estabeleceu uma confederação com o Senegal. Esta confederação durou sete anos antes de entrar em colapso em 1989. No entanto, esta estreita unidade não mudou os símbolos nacionais e durante este tempo a Gâmbia continuou a usar a sua própria bandeira.
Bandeira da Gâmbia – Simbolismo
A bandeira da Gâmbia, adotada em 1965, tem três listras horizontais vermelhas, azuis e verdes divididas por duas finas linhas brancas.
A bandeira da Gâmbia foi desenhada pelo contador Louis Thomasi.
Ele garantiu o desenho da bandeira de forma que não apresentasse quaisquer influências ou preconceitos políticos, para que pudesse representar a nação como um todo.
Este fato faz da bandeira da Gâmbia uma das poucas bandeiras nacionais em África que não deriva da bandeira de um partido ou movimento político existente.
As cores da bandeira têm conotações regionais, políticas e culturais. O azul representa o rio Gâmbia, que é a característica geográfica mais proeminente do país e de onde vem o seu nome.
O vermelho representa o sol, dada a proximidade do país com a Linha do Equador e com a savana. A capital da Gâmbia, Banjul, recebe mais de 3.000 horas de sol anualmente devido à sua proximidade com o equador.
O verde representa a floresta e os produtos agrícolas dos quais o povo gambiano é altamente dependente, tanto para exportação como para consumo interno, enquanto as finas linhas brancas representam harmonia e paz.
Bandeira da Gâmbia – Cores
Uma faixa azul atravessa o centro da bandeira, no momento em que o rio Gâmbia corta o país.
A faixa vermelha simboliza a savana e o sol. Dada a sua proximidade com o equador, a capital da Gâmbia, Banjul, goza de mais de 3.000 horas de sol por ano.
A faixa verde simboliza a agricultura e as florestas da Gâmbia, enquanto as duas faixas brancas denotam unidade e paz.
A bandeira permaneceu inalterada desde a independência da Gâmbia, incluindo o período de sete anos (1982-9) da sua confederação com o Senegal.
Bandeira da Gâmbia – República
A bandeira da Gâmbia é a bandeira nacional e a bandeira nacional da República da Gâmbia.
Foi adotada oficialmente em 18 de fevereiro 1965.
Seus símbolos não foram alteradas, mesmo durante a Confederação da Senegâmbia em 1981 – 1989.
É composto de três faixas horizontais de vermelho, verde e azul, separadas por linhas brancas.
Parte superior vermelha, simbolizando o dom ou as planícies do cerrado, abaixo, o azul simboliza o rio Gâmbia que atravessa o país, o verde simboliza as matas e agricultura, e o branco representa a união e paz.
Bandeira da Gâmbia
A Bandeira da Gâmbia consiste de de três faixas horizontais, de vermelho, azul e verde; as três faixas estão separadas por duas faixas menores de branco; a proporção entre todas é de seis partes de vermelho e verde, quatro de azul, e duas de branco.
O vermelho no topo simboliza o sol, bem como a savana típica do país; o azul simboliza o rio Gâmbia que corre ao longo do país e que dá o nome à nação; o verde simboliza a terra e as florestas do país; por fim, as duas faixas brancas representam a paz.
A bandeira foi oficialmente adotada em 18 de Fevereiro de 1965, dia da independência do país face ao Reino Unido.
Brasão de armas da Gâmbia
Brasão de armas da Gâmbia
O brasão de armas da Gâmbia está em uso desde 18 de novembro de 1964.
Ela retrata dois leões segurando um machado e enxada, suportando um escudo que representa um outro par de enxada e machado, cruzado.
No topo do escudo está definido o heráldico capacete e um óleo de palma como uma crista.
No fundo é o lema nacional: Progresso – Paz – Prosperidade.
Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br/www.flaginstitute.org/a-z-animals.com/www.mappr.co
Redes Sociais