PUBLICIDADE
Bandeira da Bolívia – História
A atual bandeira da Bolívia foi adotada oficialmente em 31 de outubro de 1851.
A bandeira nacional da Bolívia apresenta três faixas horizontais iguais de vermelho (na parte superior), amarela (no meio) e verde (na parte inferior) com o brasão boliviano na faixa amarela no centro da bandeira. A cor vermelha representa o derramamento de sangue e a bravura daqueles que perderam a vida na busca pela independência e soberania da Bolívia; a cor amarela representa a riqueza e as jazidas minerais do país, enquanto a cor verde representa a riqueza da agricultura e das áreas naturais do país. Também simboliza a esperança – o valor fundamental da sociedade.
A bandeira da Bolívia mudou várias vezes antes da adoção da versão atual. Em 17 de agosto de 1825, a Bolívia adotou a sua primeira bandeira nacional, após a sua independência da Espanha. Entre 1825 e 1826 a bandeira oficial era tricolor com listras verdes na parte superior e inferior, com uma faixa vermelha no meio. Cinco louros rodeados por cinco estrelas estavam localizados na faixa vermelha. Em 25 de julho de 1826, o país adotou as cores da bandeira atual, mas elas foram dispostas em ordem diferente. A faixa amarela foi colocada na parte superior, a faixa vermelha no meio e a faixa verde na parte inferior. O brasão do país foi colocado na faixa vermelha.
A bandeira atual com as listras na ordem: vermelho-amarelo-verde com o brasão no centro com listras amarelas foi adotada em 1851.
Bandeira da Bolívia – Descrição
Bandeira da Bolívia
A bandeira boliviana apresenta um desenho composto por três listras horizontais de tamanhos iguais em vermelho, amarelo e verde. Em uma variante da bandeira, o brasão aparece com destaque no centro da faixa amarela, enquanto outras vezes, é usada uma bandeira sem o brasão, e apenas as três listras. A cor vermelha da bandeira simboliza os soldados do país que lutaram pela independência e o derramamento de sangue que a acompanhou, o amarelo representa a riqueza do país e o verde simboliza as áreas naturais e de cultivo da Bolívia.
A Bolívia conquistou sua independência da Espanha em 1825, no entanto, utilizou vários desenhos de bandeira nacional ao longo de sua história, com a atual bandeira da Bolívia sendo adotada em 1851. A primeira bandeira nacional após conquistar a independência era vermelha e verde com uma estrela dourada no meio rodeado por uma coroa verde. Um ano depois, o governo mudou esta bandeira para uma bandeira amarela, vermelha e verde com o brasão no centro, mas em 1851 foi alterada novamente pelo presidente da época por considerar que as cores da bandeira deveriam imitar a ordem das cores das duas flores nacionais da Bolívia, que são a “Kantuta” e o “Patuju”.
O brasão representado no centro da bandeira é um importante símbolo do povo boliviano. No centro do brasão há um círculo representando o Monte Potosi da Bolívia e uma alpaca ao lado de uma árvore e trigo. Estes símbolos significam a riqueza e abundância de recursos naturais do país. Ao mesmo tempo, o Monte Potosi era a operação de mineração mais eficaz e bem-sucedida do mundo. Atrás do círculo, dois cânones cruzados representam a luta e luta pela independência boliviana, um machado e um frígio significam liberdade, e dez estrelas na parte inferior simbolizam os nove departamentos da Bolívia (Beni, Santa Cruz, Chuquisaca, Cochabamba, La Paz, Oruro, Pando, Potosi e Tarija), bem como a antiga província, Litoral. Os ramos que rodeiam o círculo simbolizam a paz. Um condor andino, uma ave sul-americana encontrada nas montanhas andinas, está sentado no topo.
Além da bandeira nacional tricolor, a Bolívia tem uma segunda bandeira nacional, que é a “Wiphala”, uma bandeira quadriculada multicolorida. “A Wiphala” representa o povo nativo dos Andes e a partir de 2009, o governo boliviano reconhece esta bandeira como a segunda bandeira nacional oficial do país e exige que “A Wiphala” seja hasteada ao lado da bandeira boliviana. Esta polêmica decisão incomodou muitos nativos bolivianos que não queriam reconhecer a cultura andina desta forma.
A Bolívia é um dos dois únicos países sem litoral da América do Sul e faz fronteira com Peru, Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. É o quinto maior país da América do Sul e é um dos poucos países que possui duas capitais, que são La Paz e Sucre.
Bandeira da Bolívia – Significado
Bandeira da Estatal Bolívia
A Bolívia tem uma bandeira tricolor e cada uma das cores tem um significado. O próprio simbolismo das cores foi estabelecido no Decreto Supremo de 1888. As cores têm como objetivo representar o derramamento de sangue dos heróis da nação que lutaram para preservar a república, as riquezas e recursos naturais do país e as ricas áreas naturais.
Brasão de armas da Bolívia
Brasão de armas da Bolívia
O Brasão da República da Bolívia foi adotado em 2004. É elíptico e consiste em uma cartela cercada por bandeiras bolivianas, mosquetes, ramos de louro e um condor andino no topo. No centro da cartela está o Monte Potosí e na parte superior um sol nascente aparecendo no Monte Potosí com o céu durante o amanhecer. Na parte superior do morro menor fica a Capela do Sagrado Coração de Jesus. Na parte inferior da paisagem está uma lhama e à sua direita um feixe de trigo e uma palmeira. Todos simbolizam os recursos naturais da Bolívia. As dez estrelas na borda da cartela simbolizam os nove departamentos da Bolívia, bem como a antiga província Litoral. Os rifles cruzados atrás da cartela representam a luta pela independência, enquanto o machado e o capuz frígio representam liberdade e liberdade. Os ramos de louro simbolizam a paz, e o condor empoleirado no escudo simboliza a vontade de defender a nação e a sua liberdade.
Lema Nacional: “Morir antes que esclavos viverem.” “Preferimos morrer a viver como escravos.”
Brasão de armas da Bolívia – Descrição
O brasão de armas da Bolívia tem uma cartela central cercado por bandeiras bolivianas, mosquetes, ramos de louro, e tem um condor andino em cima.
A cartela central tem uma fronteira com 10 estrelas no fundo, que simbolizam os nove Departamentos e da província ex-Litoral que foi tomado pelo Chile em 1879, e o nome da Bolívia na seção superior.
Dentro da fronteira a montanha de prata de Potosí – reconhecido por uma entrada da mina – é representado, com um sol nascente em cima, e com uma alpaca de pé ao lado de uma palmeira e um pouco de trigo.
A alpaca fica em uma planície, que contrasta com a montanha.
A montanha e seu contraste com as planícies são indicativos da geografia da Bolívia.
A alpaca é o animal nacional, e os próximos itens a ela, simbolicamente, os recursos da nação.
Em torno do escudo existem três bandeiras bolivianas em cada lado. Atrás estes são dois pares de cruzados rifles que simbolizam a luta pela independência.
Próximo aos mosquetes há um machado e um vermelho frígio capa, que é o símbolo da liberdade e da liberdade.
Os ramos de louro são símbolos de paz, eo condor empoleirado em cima do escudo é o símbolo de uma vontade de defender a nação e sua liberdade.
Em algumas representações destes brasão de armas, os dois pares de mosquetes são substituídos por dois canhões.
Outras representações também têm símbolos mais realistas no escudo.
Fonte: www.worldatlas.com/www.gettysburgflag.com/flagdom.com/worldpopulationreview.com
Redes Sociais