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Definição
A sociedade em geral se refere a um grupo de pessoas que têm distintas relações culturais e instituições que compartilham o mesmo território.
Estes grupos organizados de pessoas associam para algum propósito específico ou por conta de algum interesse comum.
Geralmente, eles fornecem proteção, segurança, continuidade e uma identidade nacional para seus membros.
O que é uma sociedade?
De acordo com os sociólogos, a sociedade é um grupo de pessoas com território comum, interação e cultura. Grupos sociais consistem de duas ou mais pessoas que interagem e se identificar com o outro.
Território: A maioria dos países têm limites formais e do território que o mundo reconhece como seus. No entanto, os limites de uma sociedade não tem que ser fronteiras geopolíticas, como a que existe entre os Estados Unidos e Canadá. Em vez disso, os membros de uma sociedade, bem como a não-membros, deve reconhecer em particular a terra como pertencente a essa sociedade.
Exemplo: A sociedade do ianomâmi tem fluido mas definível fronteiras terrestres. Localizado em uma floresta tropical da América do Sul, território Yanamamo se estende ao longo da fronteira do Brasil e da Venezuela. Enquanto os forasteiros teriam dificuldade em determinar onde Yanomamo terra começa e termina, a ianomâmi e seus vizinhos não têm problemas mais exigentes que a terra é deles e que não é.
Interação: Os membros de uma sociedade, deve entrar em contato com o outro. Se um grupo de pessoas dentro de um país não tem contato regular com outro grupo, esses grupos não pode ser considerada parte da mesma sociedade. Barreiras de distância geográfica e da língua pode separar as sociedades dentro de um país.
Exemplo: Embora o Islã foi praticado em ambas as partes do país, os moradores do leste do Paquistão falou Bengali, enquanto os moradores do oeste do Paquistão falou Urdu. Distância geográfica, as diferenças de linguagem e outros fatores provaram insuperáveis. Em 1971, a nação dividida em dois países, com o Paquistão Ocidental assumindo o nome de Paquistão e Paquistão Oriental tornar-se Bangladesh. Dentro de cada uma sociedade recém-formado, as pessoas tinham uma cultura comum, história e linguagem, ea distância não era mais um fator.
Cultura:. Pessoas do mesmo aspectos partes da sociedade da sua cultura, como a linguagem ou crenças Cultura refere-se à linguagem, valores, crenças, comportamento e objetos materiais que constituem o modo de vida de um povo. É um elemento definidor da sociedade.
Exemplo: Algumas características da cultura americana são o idioma Inglês, um sistema democrático de governo, cozinha (como hambúrgueres e milho em espiga), e uma crença no individualismo e da liberdade.
Pluralismo
Os Estados Unidos são uma sociedade composta por muitos grupos de pessoas, algumas das quais originalmente pertencia a outras sociedades. Os sociólogos consideram os Estados Unidos uma sociedade pluralista, o que significa que é construída de muitos grupos.
Como as sociedades modernizar, atraem pessoas de países onde pode haver dificuldades econômicas, instabilidade política, ou a perseguição religiosa. Uma vez que os países industrializados do Ocidente foram os primeiros a modernização, esses países tendem a ser mais plural do que os países em outras partes do mundo.
Muitas pessoas vieram para os Estados Unidos entre meados do século XIX e meados do XX. Fugindo da pobreza e perseguição religiosa, esses imigrantes chegaram em ondas da Europa e da Ásia e ajudou a criar o pluralismo que faz com que os Estados Unidos único.
Pluralismo no Bairro
Ambas as cidades e regiões refletir o pluralismo nos Estados Unidos. A maioria das grandes cidades norte-americanas têm áreas em que as pessoas de determinados fundos estão concentrados, tais como Little Italy, em Nova York, Chinatown, em San Francisco, e Little Havana, em Miami.
Regionalmente, as pessoas de ascendência mexicana tendem a viver nos estados que fazem fronteira com o México.
Indivíduos de ascendência cubana estão concentrados na Flórida.
Pessoas de língua espanhola de outras ilhas do Caribe, como Porto Rico e República Dominicana, são mais propensos a viver no Nordeste.
Assimilação
Algumas práticas que são comuns em outras sociedades, inevitavelmente, ofender ou contradizer os valores e crenças da nova sociedade. Grupos que desejam se tornar parte de uma sociedade pluralista, muitas vezes tem que desistir de muitas de suas tradições originais, a fim de atender in-um processo conhecido como assimilação.
Exemplo: Quando as pessoas chegam nos Estados Unidos a partir de outros países, que muito provavelmente falar uma língua estrangeira. Como eles vivem aqui, que geralmente aprender pelo menos um pouco de Inglês, e muitos se tornar fluente. Seus filhos são mais propensos bilíngüe, falando Inglês, bem como a língua de seus pais. Na terceira geração, a língua original falada por seus avós é muitas vezes perdido.
Nas sociedades pluralistas, os grupos não tem que desistir de todas as suas antigas crenças e práticas. Muitos grupos dentro de uma sociedade pluralista manter suas tradições étnicas.
Exemplo: Apesar de imigrantes chineses começaram a chegar nos Estados Unidos há 150 anos, as comunidades chinês-americano ainda seguem algumas tradições, como celebrar o Ano Novo Lunar.
Caldeirão?
Os Estados Unidos é comumente referido como um caldeirão, uma sociedade em que as pessoas de diferentes sociedades se misturam em uma única massa.
Alguns sociólogos preferem o termo “multicultural”, apontando que, mesmo se um grupo tem sido neste país há muitas gerações, eles provavelmente ainda conservam alguns de seu patrimônio inicial. O termo “multiculturalismo” reconhece as heranças originais de milhões de americanos, observando que os americanos que são originalmente de outras sociedades não necessariamente tem que perder os seus marcadores individuais por fusão para o mainstream.
Igualdade
Em uma sociedade verdadeiramente pluralista, nenhum grupo é oficialmente considerada mais influente do que o outro. De acordo com essa crença, os Estados Unidos não, por exemplo, colocar uma quota legal de quantos italianos americanos podem votar em eleições nacionais, quantos Africano americanos podem concorrer a um cargo público, ou quantos vietnamita americanos podem viver em um determinado rua.
No entanto, poderosos mecanismos informais, como o preconceito ea discriminação, trabalhar para manter muitos grupos de fora do processo político ou de certos bairros.
Porque é que a sociedade é importante?
A sociedade, ou a sociedade humana, é um grupo de pessoas envolvidas com o outro através de persistentes relações , ou um grande grupo social compartilhando o mesmo espaço geográfico ou social, sujeito à mesma autoridade política e as expectativas culturais dominantes.
As sociedades humanas são caracterizadas por padrões de relacionamento ( relações sociais ) entre os indivíduos que compartilham uma distinta cultura e instituições ; uma dada sociedade pode ser descrito como a soma total dessas relações entre seus membros constituintes. Em ciências sociais , a sociedade em geral, muitas vezes evidencia a estratificação e / ou dominância padrões em subgrupos.
Na medida em que é colaborativo , uma sociedade pode permitir aos seus membros para se beneficiar de uma forma que não seria possível numa base individual; ambos os benefícios individuais e sociais (comum) pode, assim, ser distinguidos, ou em muitos casos encontrados a se sobrepor.
A sociedade também pode ser composta por pessoas que pensam como regidos por suas próprias normas e valores dentro de uma sociedade maior dominante. Isso às vezes é referida como uma subcultura , um termo amplamente utilizado dentro de criminologia.
De forma mais ampla, uma sociedade pode ser ilustrado como um econômico , social, ou industrial infra-estrutura, composta de uma variada coleção de indivíduos. Membros de uma sociedade podem ser de diferentes grupos étnicos.
Uma sociedade pode ser um grupo étnico particular, como os saxões, um Estado-nação, como o Butão, ou um grupo cultural mais amplo, como uma sociedade ocidental. A sociedade da palavra também pode se referir a uma organizada associação voluntária de pessoas para fins religiosos, benevolente, cultural, científico, político, patriótico, ou outro.
Uma “sociedade” podem até mesmo, apesar de mais, por meio de metáfora, referem-se a um organismo social, tais como uma colónia de formigas ou de qualquer cooperativa agregado, tal como, por exemplo, em algumas formulações de inteligência artificial .
Etimologia e uso
O termo “sociedade” veio do latim palavra societas , que por sua vez foi derivado do socius substantivo (” companheiro , amigo, aliado “; socialis forma adjetiva) utilizados para descrever um vínculo ou interação entre as partes que são amigos, ou pelo menos civil.
Sem um artigo, o termo pode referir-se à totalidade da humanidade (também: “a sociedade em geral”, “sociedade em geral”, etc), embora aqueles que são hostis ou descortês para o restante da sociedade, nesse sentido, pode ser considerado de ser “anti-social”.
Adam Smith escreveu que a sociedade “pode ??subsistir entre os homens diferentes, como entre os diversos comerciantes, de um sentido de sua utilidade , sem amor ou afeto mútuo, se eles se abstenham de fazer dano ao outro “.
Usado no sentido de uma associação , uma sociedade é um conjunto de indivíduos descritos pelos limites da funcional interdependência , compreendendo possivelmente características como nacional ou identidade cultural , a solidariedade social , linguagem , ou organização hierárquica.
Concepções de sociedade
Sociedade, em geral, aborda o fato de que um indivíduo tem limitado como um meio unidade autónoma . Os grandes macacos têm sido sempre mais ( Bonobo , Homo , Pan ) ou menos ( Gorilla , Pongo ) animais sociais , de modo Robinson Crusoe situações semelhantes ou são ficções ou incomuns casos de canto para a onipresença do contexto social para os seres humanos, que se situam entre pré-social e eusocial no espectro de etologia animais.
Na antropologia
As sociedades humanas são mais frequentemente organizados de acordo com seu principal meio de subsistência . Os cientistas sociais identificaram caçadores-coletores nômades, sociedades pastorais sociedades, horticultor ou sociedades agrícolas simples e de agricultura intensiva, as sociedades, também chamadas de civilizações . Alguns consideram industrial e pós-industrial sociedades de ser qualitativamente diferente de sociedades agrícolas tradicionais.
Hoje, antropólogos e muitos cientistas sociais se opõem vigorosamente a noção de evolução cultural e rígidas “etapas” como estes. De fato, dados antropológicos muito sugeriu que a complexidade (civilização, o crescimento populacional e densidade, especialização, etc) nem sempre assumem a forma de organização social hierárquica ou estratificação.
O relativismo cultural como uma abordagem generalizada ou ética tem substituído as noções de “primitivo”, melhor / pior, ou “progresso” em relação às culturas (incluindo a sua cultura / tecnologia e organização social material).
Segundo o antropólogo Maurice Godelier , uma novidade fundamental na sociedade humana, em contraste com parentes biológicos mais próximos da humanidade (chimpanzés e bonobos), é o papel dos pais assumida pelos homens, que supostamente estariam ausentes em nossos parentes mais próximos, para quem a paternidade não é, geralmente, determinável.
Em ciência política
As sociedades também podem ser organizados de acordo com sua política de estrutura. A fim de aumentar o tamanho e complexidade, existem bandas , tribos , chefias e estaduais sociedades.
Estas estruturas podem ter diferentes graus de poder político , dependendo dos culturais , geográficos e históricos ambientes que essas sociedades devem enfrentar. Assim, uma sociedade mais isolado com o mesmo nível de tecnologia de cultura e outras sociedades como é mais provável do que um para sobreviver em estreita proximidade com os outros que possam interferir com os seus recursos.
Uma sociedade que não é capaz de oferecer uma resposta eficaz às outras sociedades que compete com normalmente irá ser incluído na cultura da sociedade concorrente.
Tipos de sociedades
As sociedades são grupos sociais que diferem de acordo com estratégias de subsistência , as formas que os seres humanos usam a tecnologia para fornecer as necessidades para si. Embora os seres humanos criaram muitos tipos de sociedades ao longo da história, os antropólogos tendem a classificar as diferentes sociedades, de acordo com o grau em que diferentes grupos dentro de uma sociedade têm acesso desigual às vantagens, tais como recursos, prestígio ou poder.
Praticamente todas as sociedades desenvolveram algum grau de desigualdade entre os povos através do processo de estratificação social, a divisão dos membros de uma sociedade em níveis com desigual de riqueza, prestígio ou poder.
Sociólogos colocar as sociedades em três grandes categorias: pré-industrial , industrial e pós-industrial.
Sociedades pré-industriais
Em uma sociedade pré-industrial, a produção de alimentos, que é realizado através do uso de humanos e animais de trabalho , é a principal atividade econômica.
Essas sociedades podem ser subdivididos de acordo com seu nível de tecnologia e seu método de produção de alimentos. Estas subdivisões são a caça ea coleta, pastoral, hortícola, agrícola e feudal.
CONCEITO
Aurélio: agrupamento de pessoas que vivem em estado gregário (bando); conjunto de pessoas que vivem em certa faixa de tempo e de espaço, seguindo normas comuns e que são unidas pelo sentimento de consciência do grupo; grupo de indivíduos que vivem por vontade própria sob normas comuns.
Dallari: sociedade é o produto da conjugação de um simples impulso associativo natural e da cooperação da vontade humana.
Del Vecchio: sociedade é um complexo de relações pelo qual vários indivíduos vivem e operam conjuntamente de modo a formar uma nova e superior unidade.
Darcy Azambuja: sociedade é uma coletividade de indivíduos reunidos e organizados para alcançar uma finalidade comum.
ORIGEM
Existem duas teorias que buscam explicar a origem da sociedade. Uma afirma que a sociedade é fruto de um impulso associativo natural a outra afirma que é fruto de um contrato firmado entre os homens.
a) Tese Natural: sociedade é fruto da própria natureza humana, inerente ao próprio homem.
1) Aristóteles: o homem é um animal político
2) Cícero: a primeira causa de agregação de uns homens a outros é menos sua debilidade do que um certo instinto de sociabilidade em todos inatos; a espécie humana não nasceu para o isolamento e para a vida errante, mas com uma disposição que, mesmo na abundância de todos os bens, a leva a procurar o apoio comum.
3) Santo Tomás de Aquino: o homem é, por natureza, animal social e político, vivendo em multidão, ainda mais que todos os outros animais, o que se evidencia pela natural necessidade vida solidária é exceção, que se enquadra em três hipóteses : excellentia naturae (indivíduo notadamente virtuoso, que vive em comunhão com a própria individualidade), corruptio naturae (casos de anomalia mental), mala fortuna (acidente tipo naufrágio)
b) Tese contratual: diversas teorias tentam explicar, do ponto de vista contratual a sociedade, o ponto comum é a negativa do impulso natural afirmando que só a vontade humana justifica a existência da sociedade, o que vem a ter influência primordial na organização social, poder social e no relacionamento dos indivíduos com a sociedade.
1) Platão (A República) Thomas Moore (Utopia), Tommaso Campanella (A cidade do sol): descrevem sociedades isentas de males e das deficiências, imaginando-se uma organização ideal.
2) Thomas Hobbes (Leviatã): o homem vive em estado de natureza (isolado)o que gera um temor de todos contra todos, e para garantir a paz, celebram o contrato social, que é a transferência mútua de direito. Leis fundamentais da natureza, base da vida social: a) cada homem deve esforça-se pela paz, enquanto tiver a esperança de alcançá-la; e quando não puder obtê-la, deve buscar e utilizar todas ajudas e vantagens da guerra; b) cada um deve consentir, e os demais também concordam, e enquanto se considere necessário para a paz e a defesa de si mesmo, em renunciar ao seu direito a todas as coisas, e a satisfazer-se, em relação aos demais homens, com a mesma liberdade que lhe for concedida com respeito próprio.
3) Montesquieu: contratualista atenuado não aborda o terno contrato plenamente; Leis naturais levam o homem a escolher a vida em sociedade; a) desejo de paz; b) entendimento das necessidades, experimentado, principalmente, na procura de alimentos; c) atração natural entre sexos opostos; d) desejo de viver em sociedade.
4) Rousseau: suponho os homens terem chegado a um ponto em que os obstáculos que atentam à sua conservação – no estado natural excedem, pela sua resistência, às forças que cada indivíduo pode empregar para manter-se nesse estado. Então este estado primitivo não pode subsistir e o gênero humano, pereceria se não mudasse de modo de ser; pacto social visa desfazer desigualdades, dando liberdade e igualdade aos homens.
5) Groppali: acata preceito básico; o estado de natureza concebido por Hobbes como de luta é considerado por Rousseau como idílico (suave), poderá ter o valor de hipótese ou de critério de caráter racional para avaliar sob esse padrão, considerado como estado ideal da sociedade, determinadas condições históricas, muito embora na realidade, jamais tenham existido.
Teoria natural é a mais aceita, desde primórdios o homem sempre viveu em agrupamentos, nunca isolados, nunca se verificou a guerra de todos contra todos, mas sim de um grupo contra o outro.
SOCIEDADE – CARACTERÍSTICA
Nem sempre um agrupamento humano é uma sociedade, pois para tanto precisa ter:
1) Finalidade ou valor social
2) Manifestação de conjunto ordenadas
3) Poder social.
Finalidade:
a) Deterministas: o homem não influencia a finalidade social, que é submetida às leis naturais.
b) Finalistas: os homens escolhem livremente a finalidade social, qual seja, o bem comum (conjunto de todas as condições de vida social que consintam e favoreçam o desenvolvimento integral da personalidade humana Papa João XXIII).
Manifestação de conjunto ordenada: sem ordem não há sociedade.
Poder social: intervenção de urna vontade preponderante, para preservar a ordem social, dirimindo conflitos. Sem poder social, a sociedade fica manca de autoridade. Negação do poder social = anarquismo.
TIPOS DE SOCIEDADES
Desde que nascem, os homens fazem parte de diversos tipos de sociedades, simultânea e sucessivamente, formadas por parentesco, interesse material ou espiritual. Eles visam assegurar O desenvolvimento das aptidões físicas, morais, intelectuais, etc., e para tanto impõe normas, sancionadas pelo costume, moral ou lei.
Além dessas há uma sociedade mais vasta que a família, menos extensa que a humanidade, mas que tem sobre as demais proeminências – sociedade política – Estado.
SOCIEDADE ESTATAL
Além de pertencemos a uma família, o nascimento induz, obrigatoriamente, a que se pertença a um Estado declaração universal dos direitos do homem (todos os homens tem o direito de pertencer a um Estado). Da tutela deste o homem não se emancipa. O Estado aparece como um poder de mando, como governo regulamentando e disciplinando o convívio social, dentro de ordem social e jurídica.
ORDEM SOCIAL E ORDEM JURÍDICA
Dalmo de A. Dallari: não basta uma reunião de pessoas para que se tenha por constituída uma sociedade, sendo indispensável, entre outras coisas, que essas pessoas se tenham agrupado em vista de uma finalidade. E, quando à sociedade humana, que é a reunião de todos os homens e que, portanto, deve objetivar o bem de todos, a finalidade é o bem comum.
Na sociedade as manifestações de conjunto são ordenadas, criando-se uma ordem social (através da ação da moral e costumes) e uma ordem jurídica (aplicação da lei).
SOCIEDADES POLITICAS
O fim da sociedade humana é atingir o bem comum, sendo que nas sociedades cujo objetivo é criar condições necessárias para que os indivíduos e demais sociedades que nela se integram consigam atingir seus fins particulares (Dallari) temos as sociedades políticas, sendo a família a mais restrita e o Estado, a mais ampla.
Sociedade de fins Gerais não se prendem a um objetivo determinado não se restringem a setores limitados da atividade humana.
Visam criar condições para a consecução dos fins particulares de seus membros.
ESTADO
É a organização político-jurídica de uma sociedade para realizar o bem público, com governo próprio e território determinado. (Darcy Azambuja)
Como a sociedade humana é construída?
A sociedade humana é construída a partir da interação entre os homens e o meio em que vivem. É a vida em sociedade que nos transforma em seres humanos. Somente por meio da convivência humana temos condições de nos desenvolver plenamente e sobreviver.
È na interação social que ideias, pensamentos e invenções são compartilhados e servem de estímulo para novas descobertas e seu aperfeiçoamento.
Não podemos esquercer que a interação provoca conflitos, estes obrigam os sseres humanos a buscarem soluções para resolvê-los.
A cada problema solucionado surgem novas necessidades que precisam ser atendidos.
É um processo, ou seja, uma sequência de mudanças permanente e sem fim.
Com o estudo do passado e das diferentes sociedades humanas, temos o resgate e a compreensão das realizações humanas, suas causas e consequências, fornecendo assim um parâmetro para o entendimento do nosso presente e permitr algumas deduções de como será o futuro.
Tatiana Cristina Pereira
Fonte: www.sparknotes.com/www.ask.com/www.professorflavio.com/emesmo.com.br
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