PUBLICIDADE
Tenesmo Retal – Definição
Tenesmo é uma sensação de vontade de defecar, contínua ou recorrente, sem a produção de quantidades significativas de fezes. Pode ser devido a proctite, prolapso do reto, tumor retal ou síndrome do intestino irritável.
Tenesmo é uma vontade frequente de ir ao banheiro sem poder ir. Geralmente afeta seus intestinos, mas às vezes sua bexiga.
Mesmo que você tenha acabado de esvaziar os intestinos ou a bexiga, parece que não expeliu tudo. Seu corpo continua a exortá-lo a ir com sintomas como pressão, dor, cãibras e esforço involuntário.
A inflamação grave que irrita os nervos envolvidos em fazer cocô ou fazer xixi costuma ser a causa. Seus nervos reagem exageradamente, dizendo a seus músculos que você constantemente tem que ir.
Mesmo que você tenha acabado de esvaziar os intestinos ou a bexiga, parece que não expeliu tudo. Seu corpo continua a exortá-lo a ir com sintomas como pressão, dor, cãibras e esforço involuntário.
Você pode ter tenesmo relacionado a fazer cocô ou fazer xixi. O tenesmo retal é a sensação persistente de que você precisa fazer cocô, mesmo quando não consegue mais fazer cocô.
O tenesmo vesical é a sensação persistente de que você precisa fazer xixi, mesmo quando não consegue mais fazer xixi. Estas são condições separadas com causas diferentes.
Tenesmo Retal – O que é
O tenesmo retal é um sentimento de defecação incompleta. É a sensação de incapacidade ou dificuldade de esvaziar o intestino na defecação, mesmo que o conteúdo intestinal já tenha sido excretado.
Tenesmo indica a sensação de um resíduo e nem sempre está correlacionado com a presença real de matéria fecal residual no reto.
É frequentemente doloroso e pode ser acompanhado de esforço involuntário e outros sintomas gastrointestinais.
O tenesmo vesical é uma condição semelhante, experimentada como um sentimento de micção incompleta apesar de a bexiga estar vazia.
Tenesmo é um tema intimamente relacionado à defecação obstruída.
Tenesmo é a sensação persistente de necessidade de evacuar, independentemente da necessidade física real de liberar resíduos sólidos.
Isso pode resultar em uma pessoa lutando involuntariamente para passar nas fezes. Uma pessoa com a condição liberará pouca ou nenhuma matéria fecal quando tentar passar pelas fezes. Isso pode causar dor na área retal e resultar no acúmulo de resíduos sólidos nos intestinos, fazendo com que os músculos abdominais fiquem com cãibras.
A condição geralmente é um sintoma de outro problema médico subjacente que afeta o reto ou os intestinos. Pode ser o resultado de infecções bacterianas dos intestinos, reto ou sistema digestivo.
O tenesmo também pode ser causado por outras doenças mais graves que impedem o bom funcionamento do sistema intestinal.
A doença de Crohn é uma condição incurável que causa irritação gastrointestinal devido a uma anormalidade no sistema imunológico.
O corpo combate as substâncias dos alimentos digeridos do dia-a-dia que são normais porque as confunde com doenças ou bactérias. Isso pode resultar em irritação e causar inchaço e dor no trato gastrointestinal.
O inchaço e a dor podem se espalhar para a área retal e causar tenesmo.
Tenesmo pode ser o resultado de um distúrbio do reto
O tenesmo também pode ser um sintoma de um abscesso anorretal, uma bolsa cheia de pus dentro ou perto da área retal.
Um abscesso pode ocorrer se uma glândula anal ficar obstruída ou se houver uma infecção bacteriana ao redor da abertura exterior do tubo digestivo, na extremidade do reto.
As infecções bacterianas podem ocorrer em bebês que usam fraldas porque sua pele nua está constantemente exposta a bactérias fecais.
Também pode ocorrer em adultos como resultado de doenças sexualmente transmissíveis causadas por relações sexuais anais. Os abscessos anorretais geralmente não são graves e podem ser facilmente tratados.
A condição também pode ocorrer como um sintoma de câncer colorretal. Em casos mais avançados de câncer colorretal, um tumor pode se formar na área retal. A massa pode irritar a área e causar bloqueio que impede a saída das fezes.
Como o tenesmo é tipicamente um sinal de outra condição, geralmente desaparece quando o outro problema é tratado. Se for uma complicação da doença de Crohn, a medicação pode reduzir a irritação gastrointestinal ou a cirurgia pode ser realizada para reparar qualquer intestino danificado. Para um caso causado por um abscesso anorretal, a bolsa cheia de pus pode ser tratada por um procedimento para remover cirurgicamente o pus. Outras infecções podem ser evitadas mantendo a área anal limpa e desinfetada ou usando preservativos durante a relação sexual anal para prevenir doenças sexualmente transmissíveis.
O tenesmo que é um sintoma de câncer colorretal pode diminuir após o tratamento do câncer.
Tenesmo Retal – Sintomas
Tenesmo Retal
Tenesmo retal e tenesmo vesical são sintomas de diferentes condições.
Inflamação ou constipação podem causar tenesmo retal.
Inflamação
A causa mais comum de tenesmo retal é a doença inflamatória intestinal. Até 30% das pessoas com colite ulcerativa ou doença de Crohn apresentam algum tenesmo. Nesses casos, o tenesmo retal é um efeito colateral da inflamação crônica no intestino grosso. Seu intestino grosso inclui seu reto e abertura exterior do tubo digestivo, na extremidade do reto.
A inflamação no intestino inferior o deixará inchado e sensível. Há menos espaço para a passagem de cocô normal, o que pode deixar seu intestino mais cheio, e os nervos que revestem seus intestinos já estão irritados.
Esses nervos podem reagir exageradamente, dizendo ao cérebro ou aos músculos que você precisa limpar o intestino.
Outras condições que podem causar inflamação no intestino inferior incluem:
Infecções sexualmente transmissíveis, como clamídia.
Endometriose, se se espalhar para o intestino.
Pólipos e tumores colorretais.
Câncer anal.
Colite de radiação de terapia de radiação.
Colite infecciosa de uma bactéria, parasita ou vírus.
Diverticulite.
Doença celíaca.
Abscesso perianal.
Hemorróidas.
Constipação
Tenesmo Retal
A constipação também pode causar a sensação de que você precisa fazer cocô constantemente, mesmo que não possa. Nesse caso, seus intestinos podem não estar vazios, mas você tem dificuldade para expelir qualquer coisa, apesar dos esforços frequentes. Cocô duro e impactado preso em seu intestino pode irritá-lo, fazendo com que queira evacuar constantemente.
A constipação tem muitas causas, incluindo:
Fatores de dieta e estilo de vida, como falta de fibras e exercícios.
Certos medicamentos, como analgésicos e antidepressivos.
Distúrbios de motilidade que afetam os nervos e músculos do intestino.
Obstruções do intestino grosso.
Síndrome do intestino irritável.
Disfunção do assoalho pélvico.
Tenesmo Vesical
A sensação de necessidade frequente de fazer xixi, mesmo depois de ter acabado de fazer xixi, é causada por músculos que fazem xixi constantemente ativados.
Esses músculos podem estar respondendo ao xixi residual deixado na bexiga. Ou eles podem estar reagindo exageradamente a nervos irritados em seu trato urinário se você tiver uma condição inflamatória.
Você pode ter xixi residual na bexiga se tiver um distúrbio que dificulte a saída de tudo, como:
Obstrução da saída da bexiga.
Bexiga neurogênica.
Pedras na bexiga.
Prolapso de bexiga.
Seu trato urinário pode estar irritado e inflamado se você tiver:
Infecção do trato urinário.
Prostatite (inflamação da próstata).
Vaginite (inflamação da vagina).
Câncer de bexiga.
Câncer de próstata.
Tenesmo Retal – Tratamento
Tenesmo Retal
Se você procurar seu médico com tenesmo, eles farão alguns exames para tentar isolar a causa.
O alívio da dor é administrado concomitantemente ao tratamento da doença primária que causa tenesmo. A metadona mostrou ser um analgésico eficaz.
O tratamento específico para o tenesmo retal está significativamente relacionado à causa exata da condição de um indivíduo (colite, ansiedade, câncer, etc.).
A cirurgia pode ser necessária em casos envolvendo pólipos ou câncer. Em um número maior de casos, é feita uma simples intervenção farmacológica e a condição é tratada com certos medicamentos e mudanças de estilo de vida.
Aumento de fibra e fluidos na dieta de um indivíduo pode ajudar a aliviar a constipação também. O objetivo final do tratamento com tenesmus retal é reduzir a inflamação, aliviar a dor, aliviar os sintomas e tratar a infecção.
Isso pode incluir:
Exame retal digital: Exame físico de sua abertura exterior do tubo digestivo, na extremidade do reto e reto com dedos enluvados lubrificados.
Anuscopia/sigmoidoscopia flexível: Investigação de sua abertura exterior do tubo digestivo, na extremidade do reto ou cólon inferior com um escopo iluminado flexível.
Colonoscopia: Uma investigação mais extensa de todo o intestino grosso, usando um colonoscópio.
Uma vez que tenham uma melhor compreensão do que está causando seus sintomas, eles podem tratar seu tenesmo de algumas maneiras diferentes, incluindo:
Tratando a condição: Se o seu tenesmo for causado por uma condição aguda recente e tratável, seu médico tratará a condição diretamente. Isso pode significar antibióticos para uma infecção ou laxantes prescritos para constipação severa. Algumas condições podem exigir tratamento mais agressivo, como cirurgia.
Tratar a inflamação: Se a inflamação estiver contribuindo para o tenesmo irritando os nervos dos tecidos, seu médico pode querer tratar a inflamação diretamente. Eles podem prescrever medicamentos anti-inflamatórios, como corticosteróides ou outros medicamentos especiais projetados para tratar condições inflamatórias crônicas.
Tratamento dos sintomas retais: Alguns medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos podem ser usados topicamente dentro da abertura exterior do tubo digestivo, na extremidade do reto para tratar o tenesmo retal. Você pode inseri-los com um supositório. Se você tem doença inflamatória intestinal, manter seus medicamentos regulares também pode ajudar a evitar que sintomas como o tenesmo se manifestem.
Visando os músculos: Os anticolinérgicos são drogas que bloqueiam os movimentos musculares involuntários. Os profissionais geralmente os prescrevem para tratar condições de bexiga hiperativa e podem ajudar com os dois tipos de tenesmo. Seu médico também pode prescrever antiespasmódicos ou relaxantes musculares lisos. Os anticonvulsivantes podem acalmar os nervos envolvidos no tenesmo.
Gerenciando os sintomas do câncer: O tenesmo causado pelo câncer pode ser difícil de tratar. Tratamentos contra o câncer, como radioterapia e quimioterapia, podem não ajudar e podem, na verdade, causar tenesmo ou piorá-lo. Seu médico pode prescrever analgésicos fortes neste caso. Às vezes, a cirurgia pode ajudar, dependendo do tipo.
Fonte: www.oxfordreference.com/www.wisegeek.com/my.clevelandclinic.org/en.wikipedia.org/www.humanitas.net/lebanesearchive.co.uk/www.express.co.uk