Tendinose

PUBLICIDADE

Tendinose – Definição

Tendinose significa e às vezes é chamada de tendinite crônica, tendinopatia crônica ou lesão crônica do tendão.

É uma lesão de um tendão a nível celular (o sufixo “osis” implica uma patologia de degeneração crónica sem inflamação).

Acredita-se que seja causada por microrupturas no tecido conjuntivo dentro e ao redor do tendão, levando a um aumento nas células de reparo do tendão. Isso pode levar à redução da resistência à tração, aumentando assim a chance de ruptura do tendão.

tendinose é muitas vezes diagnosticada erroneamente como tendinite por causa da compreensão limitada das tendinopatias pela comunidade médica.

As características clássicas da “tendinose” incluem alterações degenerativas na matriz colagenosa, hipercelularidade, hipervascularização e falta de células inflamatórias que desafiaram o equívoco original “tendinite”.

Tendinose – O que é

Tendinose é o termo médico usado para descrever tendões inflamados ou irritados que não cicatrizam e eventualmente começam a degenerar.

A condição é às vezes chamada de lesão crônica do tendão ou tendinite crônica.

Os tendões são as bandas grossas de tecido fibroso que conectam o músculo ao osso, e são tipicamente capazes de suportar uma tensão considerável. O uso excessivo ou lesão dos tendões, no entanto, pode levar a inflamação ou degeneração em casos graves.

tendinose geralmente afeta apenas uma área do corpo de cada vez e é mais comum em indivíduos de meia-idade.

Os tendões se tornam mais desgastados e propensos à inflamação com a idade, mas a condição pode afetar qualquer pessoa. As pessoas que realizam regularmente tarefas repetitivas, como a digitação, têm maior probabilidade de desenvolver o distúrbio mais tarde na vida.

As causas mais comuns de tendinose são lesões ou uso excessivo. Se um tendão estiver lesionado e não puder cicatrizar, ele começará a se degenerar, resultando em dor e desconforto na área afetada.

Em casos raros, uma infecção presente na bainha do tendão, ou camada de membrana ao redor do tendão, pode causar a condição.

Os sintomas da tendinose são semelhantes aos da tendinite, o que por vezes dificulta o diagnóstico.

Os sintomas comuns incluem dor e rigidez ao redor da área do tendão, uma sensação de queimação ao redor do tendão, dor que piora durante e após a atividade, inchaço e acúmulo de líquido ao redor do tendão.

Os tendões também podem causar um som desagradável que um médico pode ouvir com um estetoscópio quando eles se esfregam contra a bainha do tendão.

Existem numerosos tratamentos de tendinose disponíveis, mas eles são gerais e não agilizam drasticamente o processo de cura.

Eles podem, no entanto, ser usados para controlar os sintomas, reduzir a dor e começar a curar os tendões danificados.

Tratamentos comuns incluem repouso, fisioterapia, terapia por ondas de choque, tratamento a frio, órteses, suplementos nutricionais e, como último recurso, cirurgia.

Descanso e fisioterapia podem ser os tratamentos mais eficazes disponíveis para quem sofre de tendinose.

O descanso permite que o tempo do tendão cicatrize, e a fisioterapia pode ajudar a acelerar a cura se os exercícios corretos forem prescritos.

A terapia por ondas de choque é um tratamento relativamente novo que proporciona ondas sonoras diretamente ao tendão afetado, o que, acredita-se, reduz a dor e acelera a cicatrização.

O tratamento pelo frio é um método temporário de alívio da dor no qual as bolsas de gelo são colocadas na área para reduzir os sintomas.

Órteses são frequentemente usadas para tratar tendinose do punho, cotovelo, tornozelo e joelho. Aparelhos ortopédicos ajudam a apoiar os tendões durante a atividade, mas não podem ser usados em todos os momentos ou força e flexibilidade pode ser perdida. Às vezes suplementos nutricionais são usados em conjunto com outros tratamentos.

Embora não haja muitas evidências científicas para apoiar as alegações sobre esses suplementos, muitos pacientes relataram bons resultados ao tomar vitamina C, vitamina E, glucosamina e condroitina.

A cirurgia é realizada para tratar a tendinose apenas quando o paciente experimenta dor crônica severa e não responde a outros tratamentos.

Tendinose – Tendões

Os tendões são os cordões fibrosos e duros que prendem os músculos aos ossos.

Tendões saudáveis são feitos de fibras paralelas e retas de colágeno.

tendinose ocorre quando os tendões se degeneram, o que significa que eles começam a se romper. Os tendões podem ter pequenas lágrimas ou fibras de colágeno desorganizadas em vez de fibras colágenas retas.

Esta condição é mais comum nos tendões do cotovelo, ombro, joelho, quadril e calcanhar de Aquiles.

tendinose pode estar ligada a outras condições subjacentes, como cotovelo de tenista e ombro do nadador.

Tendinopatia – O que é

Tendinopatia refere-se a qualquer lesão ou doença que afeta um tendão no corpo.

Um tendão é uma faixa forte de tecido que conecta os ossos do corpo aos músculos e pode ser encontrada em muitas articulações, incluindo o joelho e o tornozelo.

Os dois principais tipos de tendinopatia são tendinite e tendinose.

tendinite é um problema inflamatório em um tendão, enquanto a tendinose é uma condição crônica que geralmente ocorre após o término do período de inflamação. Na maioria dos casos, a localização da tendinopatia define seu nome, de modo que a tendinite de Aquiles e a tendinose patelar são duas lesões comuns.

Um tendão saudável e normal conterá principalmente fibras de colágeno que estão dispostas paralelas umas às outras. Devido à diminuição do fluxo sanguíneo nos tendões em comparação com os músculos, as lesões do tendão geralmente demoram muito mais para cicatrizar. Se ferido, o tendão normalmente passará por três estágios, começando com a inflamação e terminando na remodelação – o processo pelo qual o tendão amadurece e retorna ao estado normal após a lesão.

Se um tendão se romper ou romper, isso é uma lesão particularmente grave que pode levar muito tempo para cicatrizar.

Se ocorrer uma ruptura completa no tendão, o tratamento pode envolver uma cirurgia complexa para permitir ao tendão a melhor chance de reparo.

A tendinite é um tipo comum de tendonopatia, que geralmente é resultado de movimentos repetitivos que exercem pressão sobre um tendão específico.

Por exemplo, a tendinite patelar é frequentemente causada pela corrida devido à grande quantidade de força transmitida a cada passo. Com o tempo, micro rasgos no tendão criam uma lesão que causa dor.

Tendinite pode ocorrer em qualquer lugar, há um tendão que é colocado sob muita pressão, embora seja mais comum no joelho, tornozelo e ombro.

tratamento para tendinite durante o estágio de inflamação geralmente envolve repouso, congelamento e alongamento conservador.

tendinose é comumente chamada de tendinite crônica ou tendinopatia crônica. É usado para descrever o dano celular à estrutura do tendão. Os efeitos da tendinose incluem dor semelhante à tendinite, bem como um aumento do risco de uma ruptura completa do tendão. A tendinose é freqüentemente confundida com tendinite – mesmo entre profissionais da área médica – devido a sintomas semelhantes.

A principal diferença no tratamento é que a tendinose geralmente não responde aos medicamentos anti-inflamatórios, uma vez que não é causada por inflamação.

Se um tendão sofre de alguma forma de tendonopatia, a recuperação pode ser um processo longo. Acredita-se que, em muitos casos, um tendão nunca recuperará sua força inicial.

Isso ocorre porque o colágeno que repara o tendão é mais fraco do que o colágeno original.

Tendinite ou Tendinose


Tendinite


Tendinose

A dor de um problema no tendão pode surgir gradualmente, aumentando com o tempo, ou pode parecer súbita e grave.

tendinite é um tendão inchado, inflamado de forma aguda, que não apresenta danos microscópicos no tendão. O culpado subjacente na tendinite é a inflamação.

tendinose, por outro lado, é um tendão lesionado cronicamente com fibras desorganizadas e uma aparência rígida, espessada, cicatrizada e emborrachada.

causa subjacente na tendinose é a degeneração.

É importante fazer a distinção entre os dois porque o tratamento final pode ser muito diferente.

Essa distinção é feita por um exame ultrassonográfico musculoesquelético muito simples que pode ser realizado no consultório médico.

O ultra-som pode detectar facilmente o inchaço e a inflamação das tendinites ou as alterações degenerativas crônicas da tendinose.

Tendinose – Sintomas


Tendinose

tendinose descreve dor e inflamação em um tendão, a estrutura que permite que ossos e articulações se movam quando os músculos se contraem.

A condição é causada por pequenas rupturas que ocorrem no tecido do tendão, o que faz com que o número de células de reparo do tendão aumente. Isso pode levar a uma redução na resistência à tração que, por sua vez, aumenta a probabilidade de ruptura do tendão.

Algumas das principais características da tendinose incluem degeneração da matriz calagenosa; falta de células envolvidas na inflamação e aumento da quantidade de vasos sanguíneos.

A tendinose pode afetar os tendões do ombro, joelho, punho, cotovelo, dedo, coxa ou calcanhar. As rupturas do tendão podem ser causadas por lesões ocorridas durante o esporte, por exemplo, e o uso excessivo de um tendão pode levar a lesões por esforço repetitivo.

Alguns dos principais sintomas desta condição são descritos abaixo:

Inchaço que prejudica o movimento do tendão
Dor intensa no tendão, especialmente no movimento da área afetada
Rigidez articular
Uma sensação de ralar ou crepitar quando o tendão se move
Fraqueza na área afetada
Desenvolvimento de um nódulo ao longo do tendão
Se a condição persistir, o tendão pode eventualmente se romper completamente e uma lacuna pode ser sentida ao longo do tendão. O movimento da área afetada é então ainda mais prejudicado.
Se a bainha que envolve o tendão for afetada e não o próprio tendão, o termo usado é tenossinovite

Tendinose – Causas


Tendinose

A principal causa da tendinose é o uso excessivo do tendão. Também pode ser causada por um trauma físico (acidente de carro ou queda) ou lesão esportiva. Certas profissões, hobbies e esportes que exigem estresse repetido no tendão podem causar tendinose.

Os tendões demoram muito para cicatrizar devido à falta de suprimento de sangue que ajudaria na cicatrização.

O estresse repetido no tendão sem tempo adequado para cicatrização aumenta o risco de desenvolver tendinose. Além disso, problemas de tendão são mais prevalentes em adultos mais velhos porque as articulações se tornam menos flexíveis à medida que envelhecemos. A artrite também aumenta o risco de desenvolver tendinose.

As causas mais comuns incluem:

Uso excessivo do tendão
Certas profissões, hobbies ou esportes que exigem estresse repetido no tendão
Trauma físico (acidente de carro ou queda)
Envelhecimento (as articulações tornam-se menos flexíveis)
Artrite

Tendinose – Diagnóstico


Tendinose

Para diagnosticar a tendinose, o médico realizará um exame físico, obterá um histórico de sintomas e poderá recomendar vários exames de imagem. Ao coletar seu histórico de sintomas, podem ser feitas perguntas como há quanto tempo a dor está presente, onde está localizada, o que parece agravá-la e qual é a frequência e intensidade da dor.

Durante o exame físico, o médico pode verificar a amplitude de movimento, o que exigirá que você mova a articulação. O médico também pode empurrar levemente a área afetada. Além disso, pode ser recomendado fazer um raio-x ou exames de imagem (ressonância magnética ou ultrassom) para verificar se há danos estruturais, rupturas ou rasgos.

Tendinose – Tratamento


Tendinose

Abordagens de tratamento para tendinose incluem tomar medicamentos para alívio da dor e fazer mudanças no estilo de vida, como ajustar a postura ao sentar ou fortalecer as articulações por meio de exercícios.

Existem várias outras abordagens para gerenciar essa condição e elas diferem dependendo da gravidade dos sintomas e de qual tendão é afetado.

Algumas medidas que as pessoas podem tomar se tiverem tendinose incluem:

Interromper qualquer atividade que tenha causado a condição, como digitar ou praticar um esporte. Isso deve evitar mais danos e inflamação.
Descansar o tendão afetado para reduzir a inflamação.
Aplicar alguma forma de suporte, como tala, cinta ou bandagem para ajudar a reduzir o movimento.
Visitar um fisioterapeuta, que usa técnicas para aliviar a dor e ajudar as pessoas a recuperar a função da área afetada. Algumas dessas técnicas incluem exercícios, massagens, lasers e ultrassom.
Aplicação de compressas de gelo para causar constrição dos vasos e prevenir neovascularização anormal ou formação de vasos sanguíneos nos tendões afetados.
Foi relatado que tomar suplementos dietéticos, como aminoácidos, melhora os sintomas, embora ainda não existam evidências para apoiar isso.
Tomar medicamentos anti-inflamatórios, como ibuprofeno, diclofenaco ou aceclofenaco.

Normalmente, a tendinose melhora com o tempo e a cirurgia não é necessária, mas em alguns casos graves a cirurgia é considerada uma opção.

Os corticosteróides podem ser injetados nos espaços articulares para reduzir a inflamação. Essas injeções podem aliviar a dor, mas podem causar efeitos colaterais, como afinamento da pele.

Fonte: health.clevelandclinic.org/www.sports-health.com/www.medicalnewstoday.com/www.wisegeek.org/www.innerbody.com/www.tendinosis.org/www.news-medical.net/www.baptisthealth.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.