Síndrome do Espelho

PUBLICIDADE

Síndrome do Espelho – Definição

Uma condição que você pode não ter ouvido é a síndrome do espelho, também conhecida como síndrome de Ballantyne ou triplo edema.

síndrome do espelho acontece quando o feto tem um acúmulo anormal de fluido, enquanto a mãe tem pré-eclâmpsia, uma condição de pressão alta.

Frequentemente é chamada de Síndrome do Espelho por causa da semelhança dos sintomas entre a mãe e o bebê.

Síndrome do Espelho – O que é

síndrome do espelho, também conhecida como síndrome de Ballantyne e Hidropisia Materna, é uma condição que afeta mulheres grávidas.

É um distúrbio raro em que a retenção de água em mulheres grávidas espelha as alterações hidrópicas fetais. Isso significa que há um acúmulo de líquido sob a pele ou em uma cavidade na mãe, no feto e, geralmente, também na placenta.

É por vezes referido como edema triplo, que indica a retenção de líquidos em todos os três locais.

síndrome do espelho está associada à pré – eclâmpsia, o que significa que a retenção de líquidos está ligada à hipertensão ou à hipertensão.

Além da pressão alta e retenção de água, outros indicadores da síndrome do espelho incluem proteína na urina, vômitos e uma sensação geral de doença na gestante.

Essa síndrome é perigosa para a mãe e para o feto e deve ser cuidadosamente monitorada por um médico. A mãe pode experimentar obstrução da bexiga ou uma bexiga rompida, e o feto pode morrer.

Casos extremos justificam uma cesárea de emergência.

Causas da síndrome do espelho incluem: distúrbios obstétricos gerais, distúrbios imunológicos, infecções e malformações.

Muitas vezes a causa da hidropisia fetal é desconhecida e sem conhecer a causa, é difícil tratá-la.

Até que a fisiopatologia que causa a hidropisia fetal seja definitivamente conhecida, qualquer tratamento pode ser perigoso e prejudicial, então os médicos devem investigar todas as anormalidades que poderiam desencadear o distúrbio.

Uma vez descoberto o edema fetal, geralmente durante uma ultrassonografia, os médicos testarão a mãe em busca da síndrome do espelho para determinar o melhor recurso.

Dependendo da causa, e se a causa é conhecida ou não, o médico normalmente irá primeiro pedir à mãe um regime de repouso absoluto para reduzir o edema e a hipertensão.

Cada caso de síndrome de espelho é único, portanto, cada instância exigirá um plano de tratamento diferente, se algum plano de tratamento for dado.

A cirurgia fetal é extremamente arriscada nesses casos e muitas vezes não é recomendada. A entrega é sempre a melhor solução, mas dependendo do ponto de gestação, isso às vezes não é uma opção imediata.

Se os médicos são, de fato, capazes de determinar com precisão a causa da hidropisia fetal, o tratamento dependerá da causa.

Os tratamentos podem incluir transfusões para corrigir anemia, medicamentos para arritmia cardíaca, redução de lesões que impedem o retorno venoso ou linfático cardíaco ou procedimentos para impedir a perda de sangue.

Às vezes, a mãe também pode receber medicamentos, mas o melhor curso de ação para a síndrome do espelho é sempre a detecção precoce, para que o edema possa ser controlado antes que ocorram danos demais.

Síndrome do Espelho – Sintomas


Síndrome do Espelho

É importante notar os sintomas da síndrome do espelho o mais rápido possível para obter o tratamento adequado. Às vezes, esses sintomas podem se sobrepor a outras condições, como a pré-eclâmpsia; portanto, o exame e o diagnóstico profissional são cruciais.

síndrome do espelho pode ser confundida com pré-eclâmpsia – é importante descartar a síndrome do espelho se você também for diagnosticado com pré-eclâmpsia.

Os sintomas da síndrome do espelho podem incluir:

Inchaço significativo e grave
pressão alta
Proteína encontrada na urina (facilmente diagnosticada por um exame de urina no consultório médico)
Ganho de peso significativo e excessivo em um curto período de tempo

Às vezes, a síndrome do espelho aparece em um exame de sangue por hemodiluição (uma condição na qual há mais plasma no sangue e um número menor de glóbulos vermelhos).

Isso ocorre devido ao excesso de líquido que se acumulou no corpo.

Síndrome do Espelho – Causas


Síndrome do Espelho

Devido à sua raridade, as causas exatas da síndrome do espelho não são conhecidas. No entanto, a síndrome do espelho é tipicamente causada por algo chamado hidropisia fetal. A hidropsia fetal é uma condição na qual o líquido sai da corrente sanguínea e se acumula nos tecidos do feto. Pode ser causada por uma variedade de coisas, dependendo do tipo de hidropisia fetal, mas geralmente se desenvolve a partir de complicações que interferem na capacidade natural do feto de regular os fluidos.

Os tipos de complicações que causam hidropsia fetal podem incluir infecção, síndromes genéticas, problemas cardíacos, distúrbios metabólicos, entre outros. Em alguns casos, se uma mulher estiver grávida de gêmeos, a síndrome de transfusão entre gêmeos pode causar hidropisia fetal.

Por sua vez, essas complicações podem causar pré-eclâmpsia na mãe como parte da síndrome do espelho, além de líquido nos pulmões.

Síndrome do Espelho – Diagnóstico

Não existe um teste específico para diagnosticar a síndrome do espelho. No entanto, os resultados de outros testes podem formar um diagnóstico apropriado. O excesso de líquido no feto geralmente é observado na ultrassonografia, e a pré-eclâmpsia pode ser diagnosticada pelo médico da gravidez com base nas leituras da pressão arterial e/ou proteína na urina.

Esses testes, juntamente com sintomas auto-relatados e outros sinais que o médico ou profissional de saúde pode observar, são ferramentas valiosas para fazer um diagnóstico da síndrome do espelho.

Síndrome do Espelho – Tratamento


Síndrome do Espelho

Como a síndrome do espelho é tão rara, o tratamento pode variar dependendo da situação específica. O tratamento geralmente pode depender da causa subjacente da hidropisia fetal, bem como da gravidade da pré-eclâmpsia. Se a causa for conhecida e puder ser tratada, tratá-la pode aliviar os sintomas da síndrome do espelho tanto para a mãe quanto para o bebê.

Em outros casos, principalmente se a pré-eclâmpsia for grave, o parto pode ser indicado e os sintomas maternos serão aliviados em questão de dias. Depois que o bebê nascer, a equipe da unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) abordará a hidropisia e fornecerá o tratamento adequado, dependendo da causa subjacente.

Certifique-se de mencionar quaisquer sintomas que possa ter, por menores que sejam, ao seu médico ou profissional de saúde.

Os sintomas podem vir a ser dores normais da gravidez. Se isso for motivo de preocupação, no entanto, é melhor falar sobre isso assim que perceber os sinais.

Converse com seu obstetra sobre seus sinais e sintomas e qualquer mudança nos movimentos de seu bebê.

Os cuidados pré-natais regulares também poderão ajudar a monitorá-la quanto a quaisquer sinais de pré-eclâmpsia e monitoramento fetal.

Síndrome do Espelho – Resumo


Síndrome do Espelho

síndrome do espelho também é conhecida como síndrome de Ballantyne, hidropisia materna, edema triplo e pseudotoxemia.

A doença pode ser difícil de diagnosticar, está relacionada à gravidez e pode comprometer gravemente a saúde da mãe e do feto.

A patogênese da doença ainda não foi totalmente elucidada e esta doença pode ser confundida com pré-eclâmpsia, embora características distintivas possam ser identificadas. Neste caso de relato, descrevemos uma gestante que sofria de síndrome do espelho associada à insuficiência cardíaca.

Após o parto, os sintomas de insuficiência cardíaca também desapareceram.

A causa desta síndrome ainda não é entendida, provavelmente, é a hipertrofia placentária, resultando em altos níveis de hCG. Tanto a mãe quanto o feto correm risco nessa condição.

As complicações da gravidez, como a síndrome do espelho, podem ser estressantes e assustadoras, mas reconhecer os sintomas e contar ao seu médico são os primeiros passos para o diagnóstico e tratamento adequados. A ação precoce é importante quando algo é atípico durante a gravidez – isso pode fazer toda a diferença.

Fonte: share.upmc.com/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.pathologyjournal.rcpa.edu.au/www.wisegeek.org/biomedres.us/www.longdom.org/radiopaedia.org/www.verywellfamily.com/www.usa.philips.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.