Síndrome de Savant

PUBLICIDADE

Síndrome de Savant – Definição

síndrome de Savant é a doença rara que também é definida como transtornos mentais.

No entanto, a síndrome é mais especial do que um distúrbio normal. No entanto, o fato é que a síndrome é testemunhada entre pessoas que sofrem de autismo.

O registro mostra que metade dos pacientes com síndrome de Savant também são pacientes com autismo.

O autismo é geralmente definido por deficiências mentais ou retardo mental. No entanto, a síndrome de Savant está tendo habilidades especiais como matemática, artes, música e outros em uma quantidade tremenda

Síndrome de Savant – O que é

A síndrome de Savant é o surgimento de dons intelectuais altamente avançados em uma área do funcionamento cognitivo em alguém com deficiências cognitivas ou de desenvolvimento.

Indivíduos com essa condição operam na maioria das áreas de suas vidas com déficits cognitivos, mas têm um grau incomum de talento para algo em particular, como matemática, tocar um instrumento musical ou memorizar materiais apresentados a eles.

Esse fenômeno foi descrito pela primeira vez em 1800, embora as evidências sugiram que os sábios, como são conhecidos, existiam bem antes dessa época.

Estima-se que cerca de 50% das pessoas com a síndrome savant têm um transtorno do espectro do autismo.

Outras deficiências cognitivas e de desenvolvimento também podem estar envolvidas, variando de síndrome de Down a lesão cerebral na infância.

As pessoas com síndrome savant geralmente têm dificuldade em aprender e adquirir novas informações e podem experimentar dificuldades sociais porque têm dificuldade em entender outras pessoas ou não adquirem habilidades sociais.

Eles podem precisar de auxiliares ou assistentes pessoais para ajudar no preenchimento das tarefas diárias.

Exposições de níveis incomuns de habilidade em uma área específica de realização podem começar a se manifestar em uma idade jovem ou podem não ser identificadas até mais tarde.

Pessoas com deficiências cognitivas e de desenvolvimento historicamente não foram consideradas merecedoras de educação e, como resultado, muitas pessoas com síndrome de savant não foram reconhecidas porque não tiveram acesso a materiais que poderiam ter usado para demonstrar suas habilidades.

Se um instrumento musical nunca é colocado na mão de uma criança, por exemplo, a criança não pode desenvolver e mostrar talento musical.

Algumas pessoas com a síndrome savant foram capazes de usar suas habilidades para alcançar um alto grau de independência.

Habilidades incomuns como ser excelente em memorizar, bom em matemática e assim por diante podem ter valor de emprego, permitindo que as pessoas se apoiem independentemente.

Mesmo se auxiliares ou assistentes forem necessários, a pessoa a com síndrome savant ainda pode viver e agir independentemente graças à garantia de renda e outros benefícios.

Indivíduos com esta condição têm sido sujeitos de estudo fascinado desde que foram identificados pela primeira vez. Uma vez conhecidos como “idiota savants” ou “autista savants”.

O termo “savant” é preferido hoje, refletindo o fato de que “idiota” se tornou um termo carregado na comunidade das pessoas com deficiência e que nem todas as pessoas com síndrome savant apresentam distúrbios do espectro do autismo.

Alguns exemplos de representações do savantismo na cultura popular incluem os personagens The Rain Man (O homem da chuva) e A Beautiful Mind (Uma Mente Brilhante), embora alguns críticos tenham questionado a exatidão desses retratos.

Síndrome de Savant – Descrição


Síndrome de Savant

síndrome de Savant refere-se a uma condição extremamente rara, mas notável, na qual pessoas com deficiências mentais graves têm algumas ilhas isoladas, mas espetaculares, de genialidade ou brilhantismo que contrastam fortemente e incongruentemente com as sérias limitações das deficiências gerais. A deficiência mental pode ser autismo ou retardo mental. As habilidades, por mais notáveis que sejam, existem dentro de uma gama muito estreita de habilidades humanas. Eles incluem música (geralmente piano); arte (desenho ou escultura); cálculo de calendário (a capacidade de fornecer o dia da semana para qualquer data passada ou futura); cálculo relâmpago (a capacidade de somar, multiplicar, subtrair ou dividir números complexos com a rapidez de um raio); e habilidades mecânicas ou espaciais, incluindo memorização de mapas, medição visual, discriminação sensorial incomum, como sensação aprimorada de tato e olfato, ou apreciação perfeita do tempo sem o conhecimento de um relógio. Essas habilidades, dentro dessas faixas muito estreitas, estão sempre ligadas a uma memória espetacular.

Em algumas pessoas (savants talentosos), as habilidades são notáveis simplesmente em contraste com a deficiência; em outros (savants prodigiosos) as habilidades são espetaculares em contraste com a deficiência e seriam espetaculares mesmo se ocorressem em pessoas normais. A síndrome de Savant pode ser hereditária ou adquirida após lesão do sistema nervoso central antes, durante ou após o nascimento.

Ocorre em homens aproximadamente seis vezes mais freqüentemente do que em mulheres. As habilidades podem aparecer de repente, sem explicação, e podem desaparecer de repente.

A condição foi descrita pela primeira vez em 1887 por J. Langdon Down (mais conhecido por ter descrito a síndrome de Down).

Ele ficou impressionado com o paradoxo da deficiência e superioridade em vários casos que viu como superintendente de um hospital na Inglaterra. Naquela época, na Grã-Bretanha, a palavra idiota era uma classificação legal aceita para um grau grave de retardo mental e não tinha a conotação pejorativa e cômica que o termo tem agora. Down combinou essa palavra com o termo savant – pessoa experiente – derivado da palavra francesa savoir (saber), para denotar essas pessoas fascinantes. O termo é um nome impróprio, pois quase todos os casos têm um QI de 40 ou mais e, portanto, têm retardo mental moderado, em vez do grave, que o agora arcaico termo jurídico idiota definiu uma vez.

A memória superior é uma característica que todos os savants compartilham.

É um tipo particular de memória, entretanto: muito profunda, mas dentro de uma área muito estreita; concreto e não ricamente associativo; direto e não simbólico; não emocional e aparentemente automático ou inconsciente. Essa “memória sem consideração” pode ser semelhante ao que Mishkin, Malamut e Bachevalier (1984) chamam de memória “hábito”, em oposição à memória “cognitiva”; ele se baseia em um circuito cerebral que é mais primitivo e inferior do que o circuito cerebral superior da memória cognitiva ou associativa, desenvolvido posteriormente. No savant, essa memória inconsciente presumivelmente é utilizada como um caminho alternativo para circuitos danificados de memória cognitiva de nível superior.

Não há nenhum estudo bem desenhado sobre a prevalência da síndrome de savant, mas foi relatado que ocorre em 1 em 2.000 em uma população institucionalizada com retardo mental e em até 1 em 10 pessoas autistas. O retardo mental e o autismo são deficiências de desenvolvimento, mas como o autismo é muito menos comum do que o retardo mental, o número de savants geralmente é dividido igualmente entre os autistas e os com retardo mental. No filme Rain Man (O homem da chuva), o personagem Raymond Babbit (interpretado por Dustin Hoffman) é o retrato mais conhecido de um savant, nesse caso um savant autista. É importante lembrar, no entanto, que nem todos os autistas são savants e nem todos os savants são autistas.

O número de savants prodigiosos em todo o mundo é estimado em menos de cinquenta em 1991. Savants talentosos são, obviamente, mais comuns; mas a síndrome de savant em geral ainda é uma condição rara.

Síndrome de Savant – Sinais e Sintomas


Síndrome de Savant

Pessoas com síndrome de savant têm uma habilidade excepcional em uma ou mais áreas que comumente incluem:

Arte
Música
Calendário e cálculo numérico
Habilidades mecânicas
Habilidades espaciais
Memória

Sua habilidade nesses domínios excede a da população em geral. Por exemplo, alguém com síndrome de savant pode realizar cálculos matemáticos rápidos ou produzir desenhos com altos níveis de detalhe.

As pessoas com síndrome de savant normalmente também apresentam outros sintomas de uma condição mental ou de desenvolvimento concomitante.

Por exemplo, eles também podem ter autismo e ter problemas com:

Habilidades de comunicação: pessoas autistas podem evitar contato visual, carecer de expressões faciais apropriadas ou serem incapazes de interpretar as emoções dos outros.
Comportamentos restritos ou repetitivos: pessoas autistas podem se concentrar intensamente em partes específicas de um objeto, ser sensíveis a mudanças na ordem ou balançar para frente e para trás.
Outros problemas: o autismo também pode causar uma série de outros problemas, como linguagem atrasada, movimento ou desenvolvimento cognitivo.

Síndrome de Savant – Causas


Síndrome de Savant

Atualmente, não há consenso sobre como a síndrome de savant se desenvolve.

No entanto, uma teoria mais antiga sugere que a condição pode se desenvolver em pessoas autistas por meio do traço de cegueira mental que causa dificuldade em entender o estado mental dos outros.

As pessoas com essa característica não se interessam pelo mundo social e podem ter mais tempo para desenvolver talentos em outra área.

Outra teoria é que o autismo causa comportamentos e interesses obsessivos da Fonte Confiável, o que pode levar a habilidades do tipo savant ao longo do tempo.

Alguns casos de síndrome de savant estão presentes no nascimento, o que sugere que pode haver um componente genético para a condição. A genética é uma causa potencial de outras condições relacionadas, como o autismo.

Síndrome de Savant – Diagnóstico

síndrome de Savant carece de critérios diagnósticos formais, o que impede que alguém com a doença receba um diagnóstico de um médico.

No entanto, os pesquisadores desenvolveram recentemente questionários para caracterizar a condição com mais clareza, como o Questionário de Savant de Sussex.

Este questionário identifica a presença e a natureza das habilidades de alguém em vários domínios.

Síndrome de Savant – Tratamento

Pessoas com síndrome de savant têm uma habilidade excepcional em um ou mais domínios, o que pode não exigir nenhum tratamento específico. No entanto, essas habilidades podem fazer com que as pessoas se sintam diferentes de seus pares, o que pode levar ao isolamento social ou outros problemas. Esses problemas podem levar ao desenvolvimento de outras condições, como a depressão.

Pessoas com síndrome de savant podem receber tratamento para condições relacionadas, como autismo.

Esses tratamentos variam amplamente de acordo com o tipo e a gravidade dos sintomas e podem incluir:

Terapia comportamental
Terapia cognitivo-comportamental (TCC)
Intervenções educativas
Medicamentos, como a risperidona para tratar a irritabilidade
Fisioterapia
Intervenções dietéticas
Treinamento social e de fala

Síndrome de Savant – Resumo


Síndrome de Savant

síndrome de Savant é uma condição rara, mas extraordinária, na qual pessoas com deficiências mentais graves, incluindo desordem autista, têm uma “ilha de gênios” que é um contraste marcante e incongruente com a desvantagem geral.

Até uma em cada dez pessoas com desordem autística tem tais habilidades notáveis em graus variados, embora a síndrome savant ocorra em outras deficiências do desenvolvimento ou em outros tipos de lesão ou doença do sistema nervoso central também.

Qualquer que seja a habilidade savant em particular, ela está sempre ligada à memória massiva. Este artigo apresenta uma breve revisão da fenomenologia das habilidades savant, a história do conceito e implicações para a educação e pesquisas futuras.

síndrome de Savant causa habilidades excepcionais em um ou mais domínios em pessoas com condições mentais ou de desenvolvimento. Por exemplo, alguém com síndrome de savant pode ser um músico altamente proficiente ou capaz de fazer cálculos matemáticos rápidos de cabeça.

Pessoas com síndrome de savant geralmente têm autismo ou outra condição que pode exigir tratamento. No entanto, ainda não está claro se as pessoas precisam de tratamento para os sintomas específicos da síndrome de savant.

Fonte: www.ncbi.nlm.nih.gov/www.agnesian.com/www.wisegeek.org/diseasesdic.com/www.wisconsinmedicalsociety.org/www.medicalnewstoday.com/www.encyclopedia.com/www.psy.dmu.ac.uk/science.jrank.org

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.