PUBLICIDADE
Rinologia – Definição
A rinologia refere-se a uma subespecialidade dentro do campo da otorrinolaringologia focada no tratamento de doenças e distúrbios que afetam a cavidade nasal e das passagens nasais..
Isso pode incluir alergias, problemas com paladar e olfato, hemorragias nasais, obstrução do fluxo nasal e sinusite.
Estas desordens são muitas vezes inicialmente bem geridas por um médico geral.
No entanto, quando o problema persistir ou tornar-se um tratamento mais complexo, pode ser necessário consultar um especialista em rinologia.
Um rinologista é um médico que pratica a rinologia, a ciência médica dedicada à anatomia, fisiologia e doenças do nariz e dos seios paranasais.
Rinologia – O que é
A rinologia é uma disciplina médica que é geralmente considerada uma subespecialidade de medicina de ouvido, nariz e garganta.
Em particular, a rinologia é o estudo de problemas de saúde que podem afetar a estrutura e função do nariz. A disciplina também aborda o tratamento dessas questões, e vai desde o uso de antibióticos para tratar infecções até técnicas cirúrgicas para corrigir anormalidades de algum tipo.
O profissional de saúde especializado no tratamento do nariz é normalmente referido como um rinologista.
Como a maioria dos profissionais médicos, os rinologistas recebem treinamento especial que permite diagnosticar e tratar com precisão todos os tipos de doenças.
Isso inclui identificar e remover tumores, diagnosticar alergias que causam inchaço nas passagens nasais e até mesmo usar a cirurgia para corrigir os danos que ocorreram durante o acidente.
Um profissional médico que presta atendimento rinológico às vezes é considerado um especialista no campo da otologia.
No entanto, a rinologia é um pouco mais ampla, no sentido de que o rinologista provavelmente também seja proficiente no tratamento de problemas de saúde que ocorrem na área geral do nariz.
Por exemplo, isso pode incluir o tratamento de canais lacrimais que são bloqueados ou cirurgicamente removendo um tumor que está colocando pressão sobre a área diretamente abaixo das passagens nasais.
Devido ao escopo da prática envolvida, subcategorias como a rinologia da otologia e a rinologia da laringologia têm se desenvolvido.
As origens exatas da rinologia são desconhecidas.
No entanto, muitos historiadores acreditam que o estudo e o tratamento do nariz remontam ao antigo Egito.
Rinologia
Independentemente de quando este tipo de disciplina médica começou a surgir, não pode haver dúvidas de que o século XX viu um aumento considerável na capacidade de diagnosticar com precisão e tratar doenças relacionadas com o nariz e as vias nasais.
Avanços notáveis na rinologia incluíram uma melhor compreensão da função das passagens nasais e como essas funções interagem com o tecido e órgãos circundantes.
Ao mesmo tempo, essa disciplina também viu a criação de uma gama mais ampla de medicamentos que podem ser usados para lidar efetivamente com muitos problemas, como inflamação e infecção.
Também foram desenvolvidos procedimentos cirúrgicos que são menos invasivos, tornando a recuperação da cirurgia de rinologia muito mais fácil para um paciente.
Muitas condições podem agora ser tratadas usando cirurgia de buraco de fechadura, uma forma de endoscopia que produz menos dor para o paciente e requer muito pouco tempo de recuperação.
Muitas condições relacionadas à rinologia podem
ser tratadas com uma endoscopia
A rinologia é um campo relativamente novo que progrediu significativamente na última década com avanços tecnológicos que melhoram a visualização.
A endoscopia e outras técnicas minimamente invasivas permitem acesso à anatomia de difícil acesso, evitando incisões faciais e cicatrizes – mesmo para os maiores tumores e lesões. O tempo de recuperação é mais rápido, há menos dor e desconforto pós-operatório e outras terapias, como a radioterapia, podem ser iniciadas mais cedo.
A cirurgia endoscópica sinusal para condições inflamatórias também avançou. O refinamento das técnicas torna esse procedimento um procedimento ambulatorial para a maioria dos pacientes.
Não há tamponamento tradicional no nariz após a cirurgia. O sangramento é significativamente menor e a recuperação é mais rápida e confortável.
Rinologista – O que é
Os rinologistas podem diagnosticar alergias que
causam inchaço nas passagens nasais
O rinologista exige um ano adicional de bolsa após concluir o treinamento de residência.
O treinamento equipa os rinologistas com experiência em anatomia e fisiologia do nariz e familiaridade com opções avançadas de tratamento médico e técnicas cirúrgicas.
O caminho para se tornar um rinologista é longo. Depois de obter o diploma de bacharel, o graduado deve concluir a faculdade de medicina, concluir a residência, obter uma licença e, nos esforços para ampliar as oportunidades de emprego, deve obter a certificação em uma área especializada.
Simplificando, um rinologista é um médico que se especializou em uma subespecialidade. Um rinologista é um otorrinolaringologista certificado (médico de ouvido, nariz e garganta) que concluiu com sucesso o treinamento de bolsa no campo da rinologia e cirurgia da base do crânio. Para alcançar esta distinção, um rinologista deve ser selecionado para um sexto ano adicional de treinamento especializado avançado além do que é exigido de um médico otorrinolaringologista geral.
Uma subespecialidade se concentra no diagnóstico e tratamento de doenças do nariz, seios paranasais, base do crânio e órbita. Como especialistas em cirurgia endoscópica dos seios da face, os rinologistas tratam os pacientes clinicamente e cirurgicamente, dependendo da natureza da doença.
Os rinologistas tratam qualquer condição relacionada a distúrbios do nariz.
Mais comumente, isso pode incluir:
Rinite
Sinusite Aguda e Crônica
Alergias sazonais e ambientais
Congestionamento
Gotejamento pós-nasal
Dor facial e pressão
Perda de olfato ou paladar
Bloqueios nasais e do canal lacrimal
Drenagem nasal
Vazamentos de LCR
Tumores sinonasais e hipofisários
Pólipos
Rinologistas devem completar pelo menos um ano adicional de treinamento através de bolsas. A maioria dos rinologistas também faz parceria com outros médicos e cirurgiões para tratar condições complexas.
Fonte: Colégio São Francisco