Queratose Pilar

PUBLICIDADE

Queratose Pilar – Definição

Queratose pilar é uma condição comum e inofensiva onde a pele torna-se áspera e irregular, como se coberto de permanentes arrepios, que na verdade são células mortas da pele que se acumulam ao redor do folículo piloso..

Não há cura para a queratose pilar, mas pode melhorar com alguns produtos tópicos e esfoliação.

Queratose Pilar é uma alteração genética, em que pele fica predisposta a alergias. É um problema ocasionado na pele, a queratina é produzida em excesso no foliculo.

O médico deve avaliar a pele para indicar o tratamento correto. Este problema não tem cura, mas tem tratamentos específicos para melhorar a condição.

Os tratamentos incluem sabonete com ácido salicilo, laser e medicações via oral.

É importante evitar cutucar as lesões para não manchar a pele e criar cicatrizes.

Queratose Pilar – Descrição

Queratose pilar é um distúrbio que ocorre ao redor dos folículos capilares da parte superior dos braços, coxas e, às vezes, nádegas. Apresenta-se como pequenas protuberâncias benignas ou pápulas que são, na verdade, acúmulos cerosos de queratina. Normalmente a pele descama. No entanto, ao redor do folículo piloso onde as pápulas se formam, as células queratinizadas da pele se desprendem em um ritmo mais lento, obstruindo os folículos.

Geralmente, acredita-se que seja um distúrbio genético, embora os sintomas da ceratose pilar sejam frequentemente observados com ictiose e dermatite alérgica.

Também pode ser observada em pessoas de todas as idades que a herdaram ou têm deficiência de vitamina A ou pele seca.

queratose pilar é uma doença autolimitada que desaparece com o envelhecimento.

Pode tornar-se mais grave quando as condições são secas, como durante os meses de inverno ou em climas secos.

Queratose Pilar – O que é

Queratose pilar é uma condição comum em que pequenos inchaços se desenvolvem na pele, especialmente nos braços, pernas ou bumbum. O excesso de queratina na pele causa inchaços.

Essa condição é inofensiva e normalmente não precisa de tratamento e geralmente desaparece aos 30 anos. Tratar a pele seca com uma rotina suave de cuidados com a pele pode ajudar.


Queratose Pilar

Queratose Pilar é uma doença genética da queratinização dos folículos pilosos da pele. É uma condição benigna extremamente comum que se manifesta como pequenas pápulas, em áreas características do corpo, particularmente os braços e coxas.

Embora nenhuma etiologia clara foi definido, queratose pilar é muitas vezes descrita em associação com outras condições de pele seca, tais como ictiose vulgar, xerose, e, mais raramente, com dermatite atópica, incluindo as condições de asma e alergias.

A pele seca no inverno tende a piorar os sintomas para alguns grupos de pacientes.

Em geral, queratose pilar é auto-limitada e, mais uma vez, tende a aumentar com a idade, em muitos pacientes.

Alguns pacientes têm queratose pilar ao longo da vida com períodos de remissões e exacerbações.

A ceratose pilar geralmente aparece na parte superior dos braços, mas também pode aparecer em qualquer outra parte do corpo que tenha folículos pilosos.

Como ocorre a queratose pilar?


Queratose Pilar

Queratose pilar mais comumente afeta as costas da parte superior dos braços, e às vezes as nádegas e da frente das coxas. Menos frequentemente, os antebraços e parte superior das costas pode ser afetada.

Há também variantes raras de queratose pilar que podem afetar as sobrancelhas, face e couro cabeludo, ou todo o corpo.

Como isso afeta a pele

As manchas de pele afetada é coberta em pequenas saliências pontiagudas, que podem ser brancas, vermelhas ou cor da pele. Esta mancha parece com arrepios permanentes, e a pele fica áspera, como uma lixa.

Em algumas pessoas, a pele coça e pode haver inflamação e coloração rosa em torno das colisões.

Queratose pilar não é contagiosa (não pode ser transmitida de pessoa para pessoa). A pele tende a melhorar no verão e piorar durante os meses de inverno ou condições secas.

Queratose Pilar – Causa


Queratose Pilar

Queratose pilar pode ocorrer pela genética. Se um dos pais tem a doença, há uma em duas chances de que todas as crianças têm também vai herdá-la.

Queratose pilar ocorre quando muita queratina se acumula nos folículos pilosos da pele. A queratina é uma proteína encontrada na camada exterior resistente de pele, o que faz com que a superfície da pele para engrossar (daí o ome “queratose”).

É muitas vezes associada a outras condições de pele seca, tais como eczema e ictiose.

As causas específicas deste distúrbio são desconhecidas. Como esse distúrbio ocorre em famílias, acredita-se que seja hereditário.

Queratose pilar não é uma doença grave e não é contagiosa.

As protuberâncias que você vê quando tem ceratose pilar são, na verdade, coleções da proteína queratina. Essas protuberâncias às vezes são confundidas com aglomerados de pequenas espinhas.

Os inchaços da ceratose pilar acontecem quando a queratina obstrui (bloqueia) os poros em vez de descamar. Seus poros são aberturas na pele por onde os cabelos passam pela pele (folículos capilares).

Os profissionais de saúde não sabem por que a ceratose pilar afeta algumas pessoas e outras não. Pode haver um fator genético, o que significa que seus genes podem afetar suas chances de desenvolver essa condição.

Se você tem uma condição de pele como eczema, é mais provável que você tenha queratose pilar.

O eczema é uma condição crônica comum da pele que faz com que a pele tenha manchas descoloridas e com coceira que aparecem e desaparecem com o tempo.

Queratose Pilar – Sintomas


Queratose Pilar

Os sintomas da ceratose pilar são baseados no desenvolvimento de pequenas pápulas brancas do tamanho de um grão de areia na parte superior dos braços, coxas e, ocasionalmente, nas nádegas e no rosto.

As pápulas ocorrem ao redor de um folículo piloso e são firmes e brancas. Eles se parecem um pouco com lixa grossa, mas não são dolorosos e geralmente não há coceira associada a eles.

Eles são facilmente removidos e o material dentro da pápula geralmente contém um pequeno cabelo enrolado.

A principal característica da queratose pilar que você notará são manchas de pequenas protuberâncias ásperas e descoloridas em sua pele que se assemelham à pele pontilhada de um morango.

Você pode notar a aparência dos inchaços, mas não apresenta nenhum outro sintoma.

Se você tiver sintomas, eles podem incluir:

Coceira ou pele seca, especialmente na parte de trás dos braços, pernas ou nádegas (nádegas).
Irritação dos inchaços que os torna mais descoloridos e perceptíveis. Isso é dermatite liquenoide friccional.
Pele áspera, semelhante a uma lixa, onde aparecem as protuberâncias.
Agravamento das saliências quando o ar está mais seco, como nos meses de inverno.

Às vezes, outras condições podem causar esses sintomas, como coceira e pele seca. Eczema, psoríase, alergias e infecções fúngicas causam sintomas semelhantes.

Se você estiver preocupado com seus sintomas ou se eles persistirem, é uma boa ideia entrar em contato com seu médico.

Queratose Pilar – Diagnóstico

Um dermatologista ou um clínico geral pode facilmente diagnosticar esse distúrbio. Um exame físico é tudo o que é necessário para diagnosticar a queratose pilar. Não são necessários testes especiais.

Queratose Pilar – Tratamento


Queratose Pilar

Para tratar a ceratose pilar, os pacientes podem tentar várias estratégias para diminuir os inchaços.

Primeiro, o paciente pode complementar a remoção natural de pele seca e pápulas usando uma bucha ou outro tipo de esfoliante no banho ou no banho.

Uma variedade de loções, pomadas e cremes de venda livre também pode ser aplicada após o banho enquanto a pele ainda está úmida e várias vezes ao dia para manter a área úmida.

Loções medicamentosas com ureia, alfa-hidroxiácidos a 15% ou Retin A também podem ser prescritas pelo dermatologista e aplicadas uma a duas vezes ao dia. Medicamentos sistêmicos (orais) não são prescritos para ceratose pilar. No entanto, se as pápulas forem abertas e infectadas, podem ser necessários antibióticos para tratar a infecção.

A ceratose pilar geralmente é uma condição leve que não requer tratamento médico e geralmente desaparece aos 30 anos.

Abaixo estão algumas coisas que você pode fazer para ajudar a reduzir seus sintomas:

Tente não arranhar os solavancos.
Trate a pele com cuidado e evite usar produtos químicos agressivos, que podem ressecar a pele.
Lave com sabão neutro e água morna, em vez de água quente.
Seque suavemente ou seque a pele e aplique um creme hidratante calmante que contenha lanolina, vaselina ou glicerina.
Evite o atrito de roupas apertadas.

Uma variedade de cremes medicinais, alguns dos quais estão disponíveis sem receita, também podem ajudar a aliviar os sintomas. Os cremes contêm ingredientes como retinóides (vitamina A), uréia, alfa-hidroxiácido, ácido lático ou ácido salicílico, que ajudam a quebrar o excesso de queratina e remover a pele morta. No entanto, esses produtos químicos podem ser agressivos e causar irritação e ressecamento da pele, portanto, podem não ser adequados para crianças.

A terapia a laser pode ser usada para tratar com sucesso a queratose pilar que se tornou muito vermelha e inflamada.

Queratose Pilar – Prognóstico

Infelizmente, o tratamento para a queratose pilar é muitas vezes decepcionante.

Embora casos extremos de queratose pilar possam ocasionalmente ser desagradáveis, o distúrbio não é uma ameaça à vida e geralmente começa a desaparecer à medida que o paciente envelhece.

Queratose Pilar – Prevenção

Como a queratose pilar é considerada uma doença genética e é observada em vários membros da mesma família, não há nada que possa ser feito para prevenir essa doença.

Seguir os conselhos de tratamento acima pode aliviar as características externas da queratose pilar.

Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br/emedicine.medscape.com//www.nhs.uk/www.gale.com/my.clevelandclinic.org/www.pcds.org.uk/www.healthdirect.gov.au

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.