PUBLICIDADE
Psoríase Invertida – Definição
A psoríase invertida ou inversa é uma condição imunomediada. Causa uma erupção cutânea em áreas da pele que se esfregam, incluindo a virilha e as axilas. Não há cura, mas os tratamentos podem aliviar os sintomas relacionados, incluindo coceira e descoloração.
Psoríase Invertida – O que é
A psoríase invertida ou inversa atinge partes sensíveis do corpo e é uma forma particularmente irritante e desconfortável de psoríase.
A erupção que acompanha esta condição é vermelho brilhante e geralmente não exibe a aparência escamosa da psoríase em placas. Este é um dos raros tipos de psoríase, e pode ocorrer com outros surtos de psoríase.
Também conhecida como psoríase flexural, esta erupção afeta áreas onde a pele toca a pele.
A psoríase invertida ou inversa aparece nas axilas, nos genitais e na região da virilha, sob os seios e nas dobras cutâneas ao redor do abdômen.
Como as erupções cutâneas florescem em partes do corpo com abundantes pregas cutâneas, pessoas com sobrepeso e obesas podem estar em maior risco de desenvolver psoríase flexural.
Lesões vermelhas vívidas, com aspecto brilhante e liso, podem indicar psoríase invertida ou inversa, principalmente naquelas que já sofrem de outros tipos de psoríase.
Os sintomas além da erupção cutânea podem incluir irritação, coceira e aumento da sensibilidade na área afetada. Este tipo de erupção da psoríase não é seca e escamosa, como a erupção que acompanha um surto de psoríase em placas.
A psoríase flexural exibe a mesma aparência e sintomas de algumas leveduras e infecções fúngicas.
Cremes tópicos e terapia de luz são os dois tratamentos mais comuns para esta erupção de psoríase.
Tratamentos sem receita médica podem fornecer alívio suficiente dos sintomas, e o problema geralmente se dissipa com o tempo.
Terapia de luz pode ser preferida para tratar esta condição nos órgãos genitais e área circundante. A pele nesta região é fina e pode ser sensível a creme ou pomada. A velocidade e efetividade do tratamento variam, dependendo da pessoa afetada e da gravidade da condição.
Os médicos tratam outros tipos de psoríase com cortisona ou produtos esteroides, mas isso não é recomendado com psoríase invertida ou inversa.
Esses medicamentos podem causar mais danos à pele altamente sensível em áreas propensas a erupção cutânea na psoríase. O processo de oclusão, em que a pomada é aplicada e a erupção é coberta com plástico, também não é recomendado no tratamento desta condição.
Em casos extremos, uma erupção da psoríase invertida ou inversa pode ser dolorosa e debilitante. Os provedores de tratamento podem cuidar de surtos graves com uma injeção ou medicação oral.
Este tipo de administração administra os medicamentos diretamente no corpo e pode levar a uma cura mais rápida e alívio dos sintomas.
A pesquisa não encontrou uma causa definitiva para a psoríase invertida ou inversa, embora existam alguns fatores que contribuem para isso.
A genética pode desempenhar um papel no desenvolvimento da psoríase, e a obesidade pode aumentar a ocorrência de psoríase inversa. O excesso de suor pode irritar as dobras cutâneas e causar erupções cutâneas.
O estresse é outro gatilho para muitos tipos de psoríase, incluindo a psoríase flexural.
Psoríase Invertida – Doença
Psoríase Invertida
A psoríase invertida ou inversa é uma doença que faz com que as células da pele se reproduzam muito rapidamente.
É um tipo de psoríase que aparece em áreas onde a pele se esfrega contra si mesma (dobras cutâneas), incluindo:
Axilas (axila).
Umbigo (umbigo).
Abaixo dos seios.
Virilha.
Parece uma erupção brilhante, lisa e descolorida (marrom, vermelha ou roxa) e pode parecer úmida.
A psoríase invertida ou inversa é comumente referida como uma doença autoimune. Mas o anticorpo que causa a condição não foi identificado. Portanto, é tecnicamente classificado como uma doença imunomediada.
Isso significa que a causa exata é desconhecida, mas os especialistas acreditam que tem algo a ver com a resposta do sistema imunológico.
Qual é a diferença entre psoríase e psoríase inversa?
A psoríase e a psoríase invertida ou inversa são doenças que afetam a pele.
A psoríase apresenta manchas espessas e descoloridas da pele cobertas por escamas brancas ou prateadas. As manchas espessas e escamosas são placas.
A psoríase invertida ou inversa não apresenta placas espessas e escamosas como outros tipos de psoríase, provavelmente porque está presente em áreas úmidas do corpo.
Uma erupção de psoríase inversa também parece mais brilhante do que uma erupção de psoríase.
Psoríase Invertida – Sintomas
Psoríase Invertida
A psoríase invertida ou inversa é encontrada nas axilas, virilha, sob os seios e em outras dobras cutâneas do corpo, estando particularmente sujeita a irritações por esfregar e suar por causa de sua localização nas dobras cutâneas e nas áreas sensíveis.
Geralmente não possui a escala associada à psoríase em placas devido ao ambiente úmido.
É mais comum em pessoas com sobrepeso e com dobras cutâneas profundas.
Os sintomas da psoríase invertida ou inversa incluem:
Uma erupção cutânea brilhante, lisa e descolorida (marrom, rosa, roxa ou vermelha).
Rachaduras (fissuras) nas dobras da pele.
Coceira.
Mancha úmida de pele.
Os sintomas da psoríase invertida ou inversa com uma infecção podem incluir:
Saliências na área afetada que contêm pus.
Um mau cheiro.
Pequenos cortes ou pequenas rachaduras na pele.
Inchaço.
Ternura.
Psoríase Invertida – Causas
Psoríase Invertida
A psoríase invertida ou inversa é um problema do sistema imunológico. Sua resposta imune reage exageradamente, causando inflamação, o que leva a novas células da pele crescendo muito rápido.
Normalmente, novas células da pele crescem a cada 28 a 30 dias. Mas em pessoas com psoríase inversa, novas células crescem e se movem para a superfície da pele a cada três ou quatro dias.
O acúmulo de novas células substituindo as células antigas cria uma erupção brilhante.
A psoríase invertida ou inversa ocorre em famílias, portanto, pode haver um gatilho genético. Os pais podem transmiti-lo aos filhos.
Psoríase Invertida – Tratamentos
As opções de tratamento geralmente incluem tratamentos tópicos ou medicamentos sistêmicos para psoríase inversa mais grave.
Como as dobras cutâneas podem ser propensas a infecções fúngicas e fúngicas, seu médico pode prescrever uma combinação de tratamentos. Não oclua (cubra) as dobras da pele, a menos que seja orientado por um profissional de saúde. Para manter as lesões nas dobras da pele secas e diminuir o risco de infecção fúngica, seu médico pode recomendar o uso de pós para secar as lesões úmidas.
Você e seu médico discutirão o melhor plano de tratamento para você com base na natureza e gravidade de seus sintomas e em seu histórico médico.
Psoríase Invertida – Resumo
Psoríase Invertida
A psoríase invertida ou inversa, às vezes chamada de psoríase oculta ou psoríase intertriginosa, é uma forma de psoríase que afeta as dobras da pele. Estas são áreas do seu corpo onde a pele esfrega contra a pele.
A psoríase invertida ou inversa pode ocorrer embaixo dos braços, nos seios de uma mulher ou na virilha ou na parte interna da coxa.
As pessoas com psoríase invertida ou inversa também costumam ter outra forma, como a psoríase em placas, em outras partes do corpo.
Enquanto lesões elevadas na pele seca e escamosa – um sinal importante da psoríase em placas – geralmente cobrem grandes partes do corpo, a psoríase invertida ou inversa tende a aparecer em manchas menores.
Fonte: Equipe Portal São Francisco