Proctite

PUBLICIDADE

Proctite – Definição

Proctite é uma inflamação do reto.

Proctite é uma inflamação do músculo que controla a saída das fezes e do revestimento do reto.

Suas causas são múltiplas.

A proctite pode ter a etiologia desconhecida, ou pode resultar de doenças sexualmente transmissíveis, como por exemplo: gonorréia, sífilis, herpes simplex, citomegalovírus ou outras infecções ( exemplos: Campylobacter, Shigella, Salmonella ). Ela pode estar associada com uma utilização anterior de antibióticos.

Outras causas de proctite incluem a terapia de radiação e o síndrome de “desvio”, que ocorre em pacientes que têm o reto intacto com uma colostomia ou um ‘ ileostomia.

Os patógenos sexualmente transmissíveis produzem mais frequentemente proctite em homens homossexuais. Pacientes imunocomprometidos são particularmente em risco de infecção por herpes simplex e CMV.

Em alguns pacientes, proctite inespecífica evolui para colite crônica ou representa uma complicação da doença de Crohn.

Proctite – O que é

Proctite é uma condição em que o revestimento do reto fica inflamado. É mais comumente contraída por meio de doenças sexualmente transmissíveis (DST), embora também possa se desenvolver como resultado de doença autoimune, radioterapia e inserção de itens ou substâncias prejudiciais no reto. A condição geralmente não é grave e pode ser facilmente tratada.

proctite é em si um processo inflamatório reto, que afeta principalmente a membrana mucosa e podem ser produzidos por diferentes causas, algumas não são bem conhecidos, e manifesta-se queixa de dor frequentemente para defecar, associada ou não a emissão de muco-purulenta ou fezes hemorrágicas.

Proctite é uma inflamação do reto. Pode causar desconforto, sangramento e descarga de muco ou pus.

proctite afeta principalmente adolescentes e adultos. É mais comum em homens por volta dos 30 anos. A proctite é causada por várias doenças sexualmente transmissíveis diferentes.

Homossexuais masculinos e pessoas que praticam sexo anal são mais propensos a sofrer de proctite. Pacientes com AIDS ou imunocomprometidos também correm maior risco.

causa mais comumente relatada de proctite é de DSTs contraídas por meio de sexo anal. Algumas das doenças típicas que levam à condição incluem herpes, gonorréia, clamídia e amebíase.

Infecções não sexualmente transmissíveis das bactérias que causam infecções na garganta também podem levar à proctite.

proctite autoimune pode se desenvolver como resultado de doenças intestinais, como doença de Crohn ou colite ulcerativa. A proctite também pode ser resultado de ações e substâncias que estressam o reto, como a radiação para o câncer e a inserção de itens perigosos na área.

Existem várias maneiras de diagnosticar a proctite. Normalmente, o primeiro passo é um exame físico e análise de uma amostra de fezes com um clínico geral.

Testes para doenças sexualmente transmissíveis também são comuns. Então, se houver suspeita da condição, um médico de problemas digestivos chamado gastroenterologista coletará mais informações por meio de sigmoidoscopia e protoscopia, processos pelos quais o tubo é enviado ao reto para coletar amostras de tecido.

O médico também pode fazer uma cultura retal.

Alguns dos sintomas comuns da proctite incluem dor, desconforto, secreção e sangramento na área retal. Também pode haver constipação, fezes com sangue e sensação de necessidade constante de defecar.

Alguns pacientes sentem desconforto abdominal e um tipo doloroso de evacuação chamado tenesmo.

A maioria dos casos de proctite pode ser tratada com pouco ou nenhum dano permanente ao corpo. Se a condição for causada por uma infecção bacteriana, os antibióticos são prescritos.

Os antivirais são geralmente prescritos para infecções virais. Em outros casos, supositórios de mesalamina e corticosteróides podem ajudar a aliviar a dor. No geral, o melhor tratamento é evitar o contato com o item ou substância que causou a condição, para que o reto possa cicatrizar.

proctite causada por radiação é tratada com medicamentos para inflamação e sangramento e um procedimento através do qual o tecido morto no reto é destruído. Se a condição for causada por doença intestinal, são administrados medicamentos para a inflamação. Em casos mais graves, a cirurgia pode ser necessária.

Existem algumas complicações que podem tornar a proctite uma condição mais grave. Estes incluem anemia, fístula anal e sangramento grave. Algumas mulheres também podem apresentar fístula retovaginal, que é uma conexão ruim entre a vagina e o reto que pode levar à saída de fezes e gases pela vagina.

Proctite – Tipos

proctite pode ser crônica ou aguda, dependendo da causa. Aguda significa súbita e temporária, enquanto doença crônica dura muito tempo.

Diferentes causas de proctite produzem tipos diferentes que às vezes recebem nomes diferentes.

Por exemplo, infecções sexualmente transmissíveis (DSTs) podem causar “proctite infecciosa”, a radioterapia pode causar “proctite por radiação” e a colite ulcerativa pode causar “proctite ulcerativa”.

Proctite – Causas e Sintomas


Proctite

A proctite é causada com mais frequência por doenças sexualmente transmissíveis, incluindo gonorreia, sífilis, herpes simples (herpes genital), candidíase e clamídia.

Também pode ser causada por doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn, ou colite ulcerosa (uma ulceração recorrente crônica no cólon) – com a qual é um componente muito comum. Ocasionalmente, é causada por uma ameba que causa disenteria.

Descarga de sangue e muco e dor intensa na área do reto e o músculo que controla a saída das fezes são sinais de proctite. Os pacientes sentem vontade de evacuar com frequência, mesmo quando não há nada para eliminar. Eles também podem ter constipação, diarreia, febre e feridas abertas ao redor do músculo que controla a saída das fezes. Outros sintomas incluem cólicas, dor lombar, dificuldade para urinar e impotência.

Proctite – Causas


Proctite

Existem muitas causas de proctite.

Eles podem ser agrupados da seguinte forma:

Doença autoimune
Substâncias nocivas
Infecção não sexualmente transmissível
Doença sexualmente transmissível (DST)
A proctite causada por DST é comum em pessoas que têm relações sexuais anais. As DST que podem causar proctite incluem gonorréia, herpes, clamídia e linfogranuloma venéreo.

Infecções que não são transmitidas sexualmente são menos comuns do que as procritas de DST.

Um tipo de proctite não de uma DST é uma infecção em crianças que é causada pelas mesmas bactérias que a estreptocavaca.

proctite direta é associada a doenças como colite ulcerativa ou doença de Crohn. Se a inflamação é apenas no reto, ela pode ir e virar ou se mover para cima no intestino grosso.

Proctite também pode ser causada por alguns medicamentos, radioterapia ou inserção de substâncias prejudiciais no reto.

Os fatores de risco incluem:

Doenças auto-imunes
Práticas sexuais de alto risco

Proctite – Sintomas

Os sintomas incluem:

Fezes sangrentas
Prisão de ventre
Sangramento retal
Descarga reta, pus
Dor retal ou desconforto
Tenesmus (dor com movimento intestinal)
Exames e testes

Os testes que podem ser usados incluem:

Exame de uma amostra de fezes
Proctoscopia
Cultura retal
Sigmoidoscopia

Proctite – Diagnóstico

proctite é diagnosticada pela história do paciente e exame físico. É confirmado por uma proctoscopia (exame do reto com um endoscópio inserido pelo músculo que controla a saída das fezes).

A proctoscopia geralmente mostra um revestimento vermelho, dolorido e inflamado do reto. Biópsias, esfregaços e culturas de laboratório de material retal são usadas para determinar a causa exata da inflamação para que a causa subjacente possa ser tratada adequadamente.

Como os dois problemas geralmente ocorrem juntos, na presença de proctite, o intestino grosso deve ser examinado para colite ulcerosa.

Um profissional de saúde começará perguntando sobre seus sintomas e, em seguida, examinará fisicamente seu reto em busca de sinais de proctite (exame retal digital e anuscopia). Se a proctite parecer provável, eles farão mais perguntas para ajudar a ter uma ideia do que pode ter causado ou de que tipo é.

Eles podem perguntar:

Quais medicamentos você tomou ultimamente.
Se você tem um histórico familiar de doenças autoimunes.
Se você faz sexo desprotegido ou sexo com parceiros não rastreados.
Se você viajou recentemente para o exterior.

Com base nas suas respostas e no que eles podem ver, eles decidirão quais testes adicionais você pode precisar.

Os testes podem incluir:

Um exame de sangue: Um exame de sangue pode identificar infecções e outras condições que podem causar proctite. Também pode indicar perda de sangue ou excesso de glóbulos brancos.
Um teste de fezes: Um profissional de saúde pode testar uma amostra de seu cocô em busca de evidências de infecção, sangramento ou excesso de glóbulos brancos.
Uma cultura retal: Para este teste, um profissional de saúde passa o interior do seu reto com um cotonete e o coloca em uma cultura para identificar bactérias ou vírus na amostra.
Proctoscopia: Uma proctoscopia é um exame do interior do seu reto com um escopo curto e rígido. O proctoscópio é um tubo oco com uma câmera iluminada na extremidade. Se necessário, um profissional de saúde pode passar um instrumento pelo tubo para coletar uma amostra de tecido para biópsia.
Sigmoidoscopia flexível: Seu provedor pode usar um escopo um pouco mais longo, chamado de sigmoidoscópio flexível, se quiser ver um pouco mais para examinar a parte final do seu cólon, onde ele encontra seu reto (seu cólon sigmóide). Se o seu cólon estiver envolvido, isso pode indicar doença inflamatória intestinal ou infecção gastrointestinal. Este teste exigirá uma preparação intestinal.

Proctite – Tratamento


Proctite

Uma vez que a causa subjacente da inflamação é diagnosticada, o tratamento apropriado começa. Antibióticos são administrados para infecções bacterianas. Não há cura para o herpes genital, mas o medicamento antiviral aciclovir é frequentemente prescrito para reduzir os sintomas. Supositórios ou pomadas de corticosteroides, como hidrocortisona, são usados para diminuir o desconforto, e o paciente é encorajado a tomar banhos quentes para aliviar os sintomas dolorosos.

proctite ulcerativa geralmente responde bem a enemas ou espuma de corticosteroides, ou a sulfassalazina e medicamentos relacionados.

O tratamento depende da causa e quão grave é.

Pode incluir:

Interrompendo o que quer que tenha causado a inflamação.
Antibióticos ou antivirais para tratar infecções.
Imunossupressores para proctite autoimune.
Sulfassalazina ou mesalamina para colite/proctite ulcerativa.
Infliximabe para proctite relacionada à doença de Crohn.
Corticosteroides tópicos para dor e inflamação.
Enemas de sucralfato para tratar úlceras retais.
Procedimentos endoscópicos para parar o sangramento gastrointestinal.

Proctite – Prognóstico

O resultado é bom com o tratamento.

Proctite causada por bactérias é curável com antibióticos. O herpes genital não tem cura. Embora os sintomas possam ser suprimidos, a proctite pode reaparecer.

Pacientes com AIDS são especialmente suscetíveis a infecções por candidíase, que podem ser difíceis de controlar. A recuperação da proctite causada por doenças inflamatórias intestinais é variável e depende do manejo bem-sucedido dessas doenças.

Proctite grave pode resultar em estreitamento permanente do músculo que controla a saída das fezes.

Proctite – Possíveis Complicações

As complicações podem incluir:

Fístula anal
Anemia
Fístula recto-vaginal (mulheres)
Sangramento severo
Quando entrar em contato com um profissional médico
Ligue para o seu médico se tiver sintomas de proctite.

Proctite – Prevenção

proctite é melhor evitada usando preservativos e praticando sexo seguro para evitar a aquisição de doenças sexualmente transmissíveis. Evitar o sexo anal também ajuda a prevenir danos ao reto.

Fonte: www.gale.com/www.oxfordreference.com/www.thehealthboard.com/my.clevelandclinic.org/ it.wikipedia.org/medlineplus.gov/wp.com/www.express.co.uk/ibdnewstoday.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.