PUBLICIDADE
Postulados de Koch – Definição
Em 1890, o médico e bacteriologista alemão Robert Koch estabeleceu seus célebres critérios para julgar se determinada bactéria é a causa de uma determinada doença.
Os critérios de Koch trouxeram alguma clareza científica muito necessária para o que era então um campo muito confuso.
Os postulados de Koch são os seguintes:
As bactérias devem estar presentes em todos os casos da doença.
As bactérias devem ser isoladas do hospedeiro com a doença e cultivadas em cultura pura.
A doença específica deve ser reproduzida quando uma cultura pura da bactéria é inoculada num hospedeiro suscetível saudável.
As bactérias devem ser recuperáveis a partir do hospedeiro infectado experimentalmente
No entanto, os postulados de Koch têm suas limitações e, portanto, nem sempre pode ser a última palavra.
Eles não podem manter se:
As bactérias específicas (como a que causa a hanseníase) não podem ser “cultivadas em cultura pura” no laboratório.
Não há nenhum modelo animal da infecção com essa bactéria particular.
Uma bactéria inofensiva pode causar doenças se:
Adquiriu fatores de virulência adicionais tornando-patogênica.
Ele ganha acesso a tecidos profundos através de trauma, cirurgia, uma linha IV, etc
Infecta um doente imunocomprometido.
Nem todas as pessoas infectadas por uma bactéria podem desenvolver doença – a infecção subclínica é geralmente mais comum do que a infecção clinicamente óbvia.
Apesar de tais limitações, os postulados de Koch ainda são uma referência útil para avaliar se há uma relação de causa e efeito entre uma bactéria (ou qualquer outro tipo de microorganismo) e uma doença clínica.
Postulados de Koch – O que é
Os postulados de Koch são quatro critérios desenhados na década de 1880 para estabelecer uma relação causal entre um micróbio causador e uma doença.
Os postulados foram formulados por Robert Koch e Friedrich Loeffler em 1884, baseados em conceitos anteriores descritos por Jakob Henle e refinados e publicados por Koch em 1890.
Koch aplicou os postulados para descrever a etiologia da cólera e da tuberculose, mas eles têm sido controversamente generalizados para outras doenças.
Esses postulados foram gerados antes da compreensão de conceitos modernos de patogênese microbiana que não podem ser examinados usando postulados de Koch, incluindo vírus (que são parasitas celulares obrigatórios) ou portadores assintomáticos.
Eles foram em grande parte suplantados por outros critérios, como os critérios de Bradford Hill para causalidade de doenças infecciosas na saúde pública moderna.
História e Fundamentos Científicos
Heinrich Hermann Robert Koch
Impactos e problemas
Os postulados de Koch são um conjunto de princípios que orientam os esforços científicos para estabelecer a causa de uma doença infecciosa.
Os postulados de Koch são nomeados em homenagem ao médico alemão Robert Koch (1843-1910), que foi o primeiro cientista a identificar vários patógenos importantes (agentes causadores de doenças).
Os postulados que levam seu nome exigem uma série de condições observacionais e experimentais a serem satisfeitas antes que se possa concluir que um determinado microrganismo causa uma determinada doença.
Devido aos avanços da microbiologia no último século, os postulados de Koch foram revisados, mas continuam relevantes para a pesquisa moderna. Por exemplo, eles foram estendidos para incluir causas moleculares não vivas de doenças, como príons.
Robert Koch foi um pesquisador médico alemão. Ele é hoje famoso não apenas por formular os Koch, mas por usá-los para identificar os patógenos que causam algumas das doenças mais mortais que afligem a humanidade, incluindo antraz, cólera e tuberculose. Junto com o médico francês Louis Pasteur (1822-1895), é considerado um dos pioneiros da bacteriologia (o estudo das bactérias). Trabalhando em casa em um laboratório improvisado, sem a ajuda de nenhuma universidade, patrono rico ou agência governamental, Koch provou que o antraz é causado por uma bactéria — a primeira ocasião em que se demonstrou que uma doença era causada por um microrganismo específico. Koch recebeu o Prêmio Nobel de Medicina em 1905.
Os postulados de Koch são quatro regras para decidir se a evidência científica garante a conclusão de que um determinado microrganismo é a causa de uma doença.
Eles são os seguintes:
O organismo deve ser encontrado em todos os animais que apresentam a doença, não presente em animais saudáveis.
Deve ser possível isolar o organismo de um animal doente e cultivá-lo em cultura pura (um meio nutricional não vivo em um recipiente).
Deve então ser possível infectar um animal saudável com os organismos cultivados em cultura.
O organismo deve então ser isolado novamente do animal experimentalmente infectado.
MÉDICO ALEMÃO ROBERT KOCH, PIONEIRO DA BACTERIOLOGIA
Em 1880, o médico alemão Robert Koch (1843-1910) aceitou uma nomeação como conselheiro do governo no Departamento Imperial de Saúde em Berlim.
Sua tarefa era desenvolver métodos de isolamento e cultivo de bactérias produtoras de doenças e formular estratégias para prevenir sua disseminação. Em 1881 ele publicou um relatório defendendo a importância de culturas puras no isolamento de organismos causadores de doenças e descrevendo em detalhes como obtê-los. Os métodos e a teoria adotados neste artigo ainda são considerados fundamentais para o campo da bacteriologia moderna e estabelecem as bases para os três primeiros postulados no que mais tarde foram descritos como postulados de Koch.
O quarto postulado foi acrescentado pelo biólogo vegetal E.F. Smith em 1905.
Usando os princípios que mais tarde foram nomeados em sua homenagem, os estudantes de Koch no final do século XIX identificaram rapidamente as bactérias que causam peste bubônica, difteria, gonorreia, lepra, sífilis, tétano, febre tifóide e várias outras doenças.
O poder dos postulados de Koch como auxílio à ciência, apontaram os cientistas, não vem de sua aplicação rígida, mas de seu encorajamento a um espírito de rigor científico. Eles servem como diretrizes – não regras absolutas – para coletar as evidências científicas que provarão qual é a causa de uma determinada doença. Exceções ao postulado de Koch são numerosas; por exemplo, muitos patógenos, incluindo aqueles que causam giardíase, poliomielite e AIDS, podem ser transportados de forma assintomática, o que viola o primeiro postulado. Ou seja, esses patógenos às vezes podem viver e se reproduzir em um indivíduo sem deixá-lo doente.
O primeiro postulado original de Koch foi, portanto, esclarecido, na prática, para “O organismo deve ser encontrado em todos os animais que têm a doença”. Além disso, nem todos os patógenos podem crescer em cultura pura, como exige o segundo postulado; vírus e príons, por exemplo, só podem se reproduzir com a ajuda de células vivas.
Postulados de Koch – Doenças Infecciosas
Novas doenças infecciosas estão surgindo a uma taxa de cerca de uma por ano, mas muitas vezes é difícil descobrir a causa de uma determinada doença infecciosa. Os postulados de Koch, portanto, permanecem relevantes hoje. De acordo com os editores da revista Nature Reviews Microbiology, escrevendo em 2006, “mais de 120 anos depois de terem sido propostos pela primeira vez, os postulados de Koch ainda permanecem o padrão-ouro para qualquer investigação que se proponha a provar a etiologia (origem ou causa) de um doença infecciosa.”
Um exemplo moderno de cumprimento dos postulados de Koch envolve o médico australiano Barry Marshall e seu trabalho com a bactéria Helicobacter pylori. Marshall, um gastroenterologista, estudou a bactéria na década de 1980, depois que um colega notou que o H. pylori estava presente nos estômagos de pacientes com úlceras gastrointestinais e não estava presente em pacientes sem úlceras.
Marshall decidiu determinar se o H. pylori causava úlceras estomacais e, eventualmente, conseguiu cultivá-lo em laboratório. Sem cobaias humanas, Marshall primeiro determinou que seu estômago não tinha doença, depois se infectou bebendo uma mistura contendo H. pylori. Após cerca de uma semana, Marshall começou a vomitar e uma endoscopia (exame com um cabo fino e flexível montado em câmera) provou que ele havia desenvolvido uma inflamação grave no revestimento do estômago, da qual o Helicobacter pylori foi recuperado. Satisfazendo os postulados de Koch, Marshall provou que o H. pylori poderia causar doenças em humanos. Isso revolucionou o tratamento de úlceras estomacais, que até então eram consideradas causadas pelo estresse e excesso de ácido estomacal. Em meados da década de 1990, os cientistas reconheceram que as úlceras estomacais eram causadas por um agente infeccioso e podiam ser tratadas com sucesso com antibióticos. Marshall recebeu o Prêmio Nobel por sua descoberta em 2005.
Os postulados de Koch também foram citados na década de 1980 no longo e amargo debate entre a grande maioria dos cientistas e o virologista americano Peter Duesberg (1936–) e alguns outros sobre se a AIDS é de fato causada pelo HIV. Duesberg há muito sustenta que o HIV não causa AIDS (ele afirma que as drogas recreativas e outras o fazem). Por alguns anos, ele argumentou que o HIV não havia se mostrado a causa da AIDS de acordo com os padrões dos postulados de Koch. Em meados da década de 1990, no entanto, muitos pesquisadores indicaram que todos os postulados de Koch haviam finalmente sido cumpridos e que o HIV havia de fato provado ser a causa da AIDS.
DESAFIOS PARA OS POSTULADOS DE KOCH
Desde a proposta e aceitação geral dos postulados, eles provaram ter uma série de limitações. Por exemplo, organismos infecciosos como a bactéria Mycobacterium leprae, alguns vírus e príons não podem ser cultivados em meios artificiais de laboratório. Além disso, os postulados são cumpridos para um microrganismo causador de doenças humanas usando animais de teste.
Embora um microrganismo possa ser isolado de um ser humano, o uso subsequente do organismo para infectar uma pessoa saudável é antiético.
O cumprimento dos postulados de Koch requer o uso de um animal que mimetize a infecção humana o mais próximo possível.
Outra limitação dos postulados de Koch diz respeito aos casos em que um microrganismo que normalmente faz parte da flora normal de um hospedeiro torna-se capaz de causar doença quando introduzido em um ambiente diferente no hospedeiro (por exemplo, Staphylococcus aureus), ou quando o sistema imunológico do hospedeiro está funcionando mal (por exemplo, Serratia marcescens).
Apesar dessas limitações, os postulados de Koch continuam sendo úteis para esclarecer a relação entre microrganismos e doenças.
Postulados de Koch – Resumo
Heinrich Hermann Robert Koch (11 de dezembro de 1843 – 27 de maio de 1910)
foi um médico alemão que desenvolveu os postulados de Koch.
O postulado de Koch tem o intuito de estabelecer que os microrganismos causam doenças específicas, fornecendo um enquadramento para o estudo da etiologia de qualquer doença infecciosa.
Postulados de Koch
O agente causador deve estar presente em todos os casos de doenças e não deve estar presente em animais saudáveis.
O patógeno deve ser isolado do animal hospedeiro doente e deve crescer em cultura pura.
A mesma doença deve ser produzida quando os micróbios da cultura pura são inoculados em animais sadiossuscetíveis.
O mesmo patógeno deve ser recuperado outra vez do hospedeiro animal artificialmente infectado e ser capaz de crescer novamente em cultura pura.
Exceções aos Postulados de Koch
Muitas pessoas sadias carregam patógenos mas não exibem sintomas de doença.
Alguns micróbios são muito difíceis em crescer in vitro em meios artificiais.
Alguns animais são resistentes às infecções microbianas.
Certas doenças se desenvolvem somente quando um patógeno oportunista invade um hospedeiro enfraquecido.
Nem todas as doenças são causadas por microrganismos.
Fonte: www.medicinenet.com/www.encyclopedia.com/www.boundless.com/www.life.umd.edu