PUBLICIDADE
Pediculose – Definição
O termo pediculose vem da palavra latina pediculus, que significa piolho.
Os piolhos são brancos ou marrom-avermelhados, com cerca de 1 a 3 mm de comprimento.
Pediculose – O que é
A infestação de piolhos no corpo humano é chamada pediculose.
Pediculose refere-se aos três tipos de piolhos que podem viver no corpo, na cabeça e nos cabelos públicos. Cada tipo de piolho é um pouco diferente e requer diferentes formas de tratamento.
Os piolhos são a causa mais comum de pediculose e ocorrem mais comumente em crianças em idade escolar.
Os piolhos são muito pequenos, o que os torna difíceis de detectar a menos que se esteja realmente olhando.
Mais frequentemente, a inspeção de piolhos mostra lêndeas, os pequenos ovos de piolho que se prendem à base da haste do pelo.
O tratamento normal para pediculose devido a piolhos é lavar o cabelo com xampu para piolhos, que normalmente contém piretrina ou permetrina.
Algumas produtos contendo permetrina também foram desenvolvidas.
Esses produtos químicos matam piolhos, mas normalmente é preciso aplicar uma segunda aplicação do xampu cerca de uma semana após a primeira aplicação. Além disso, após a lavagem, o cabelo deve ser penteado para livrar o cabelo das lêndeas.
O piolho do corpo parece muito semelhante ao piolho da cabeça, mas o tratamento é diferente.
Pediculose devido a piolhos do corpo tende a ser muito menos comum. As lêndeas geralmente se prendem à roupa, e a pessoa infectada com essa forma de pediculose pode notar pequenas picadas na pele, pois esse é o método normal pelo qual o piolho permanece vivo.
Os piolhos do corpo são um pouco mais perigosos do que os piolhos porque os piolhos podem transportar e transmitir aos seres humanos, formas de febre tifoide.
Tanto nos piolhos da cabeça como nos piolhos do corpo, lavar as roupas e os lençóis é importante. Lavar os bichos de pelúcia das crianças também é importante, pois eles podem abrigar piolhos.
Piolho
Pessoas com pediculose devido a piolhos do corpo também podem ser tratadas com antibióticos, uma vez que isso pode deter uma infecção por tifo.
A pediculose devido ao caranguejo ou ao piolho púbico infesta mais frequentemente os pelos púbicos. No entanto, também pode estar presente no cabelo sob os braços, nas pernas ou na barba das pessoas.
Este piolho é semelhante na aparência aos piolhos da cabeça e do corpo, com uma cabeça um pouco menor.
Tal como acontece com os piolhos, os pelos pubianos são lavados com xampu contra piolhos. Todas as roupas de cama e roupas precisam ser lavadas também. Muitos acham útil barbear os pelos pubianos, pois isso efetivamente elimina um lugar para as lêndeas viverem.
Pediculose deste tipo é mais comum entre aqueles que são sexualmente ativos, como a transmissão ocorre mais comumente durante a atividade sexual.
Todas as formas de pediculose podem ser tratadas, mas alguns cientistas estão preocupados com o fato de que os piolhos púbicos e os piolhos estão agora mostrando alguma resistência aos produtos químicos usados para matá-los.
Pediculose – Espécies de piolho
A pediculose causada por piolhos pode ser tratada
penteando lêndeas do cabelo de uma pessoa infectada
As três espécies de piolhos que afetam as pessoas são os piolhos: Pediculus humanus humanus Linnaeus, 1758 (piolho do corpo) e o Pediculus humanus capitis De Geer, 1767 (piolho da cabeça
Piolhos rastejam para você e põem ninhos de ovos, chamados de lêndeas, que se prendem ao seu cabelo ou roupas. Essas lêndeas eclodem e criam uma infestação que é extremamente irritante para o hospedeiro.
Os piolhos são encontrados em todo o mundo e sobrevivem bebendo sangue humano várias vezes ao dia.
Os piolhos não pulam nem voam, eles se espalham por contato físico próximo ou compartilhando roupas com uma pessoa infectada. Piolhos que se alimentam de humanos não prosperam em animais (então Fido está seguro).
Os piolhos da cabeça e do púbis são diagnosticados por um profissional de saúde que encontra uma ninfa viva ou um piolho. Piolhos do corpo vivem em roupas e só se movem para a pele para se alimentar.
Os piolhos são o tipo mais comum de piolho humano, e são mais frequentemente encontrados em crianças pequenas e nas pessoas que vivem com eles. Os piolhos pubianos, que às vezes são chamados de caranguejos por causa de sua forma, são considerados uma doença sexualmente transmissível (DST) e pessoas infectadas devem ser verificadas para outras DSTs.
Os piolhos do corpo são frequentemente encontrados em populações desabrigadas ou superlotadas e em pessoas que não mudam de roupa e de roupa de cama com frequência.
Embora os piolhos da cabeça e do púbis geralmente não causem outras doenças, os piolhos do corpo podem espalhar o tifo e a febre das trincheiras.
Pediculose – Causas
Um piolho é um inseto bege ou acinzentado do tamanho de uma semente de morango. Alimenta-se de sangue humano do couro cabeludo.
O piolho fêmea produz uma substância pegajosa que prende firmemente cada ovo à base de uma haste de cabelo a menos de 5 milímetros do couro cabeludo.
O ciclo de vida do piolho
Um piolho passa por três estágios:
Ovos que eclodem após 6 a 9 dias.
Ninfas, formas imaturas do piolho que se tornam adultos maduros após 9 a 12 dias.
Piolhos adultos, que podem viver de 3 a 4 semanas. O piolho fêmea põe de 6 a 10 ovos por dia.
Pediculose – Sintomas
Os sintomas comuns de piolhos podem incluir:
Coceira: O sintoma mais comum dos piolhos é a coceira no couro cabeludo, pescoço e orelhas. Esta é uma reação alérgica a picadas de piolhos. Quando uma pessoa tem piolhos pela primeira vez, a coceira pode não ocorrer por 4 a 6 semanas.
Piolhos no couro cabeludo: Você pode ver os piolhos, mas eles geralmente são difíceis de detectar porque são pequenos, evitam a luz e se movem rapidamente.
Ovos de piolho (lêndeas) nas hastes do cabelo: As lêndeas grudam nos fios de cabelo e podem ser difíceis de ver porque são muito pequenas. Eles são mais fáceis de detectar ao redor das orelhas e na linha do cabelo do pescoço. As lêndeas vazias podem ser mais fáceis de detectar porque são de cor mais clara e mais distantes do couro cabeludo. No entanto, a presença de lêndeas não significa que existam piolhos vivos.
Feridas no couro cabeludo, pescoço e ombros: Coçar pode levar a pequenos inchaços vermelhos que às vezes podem ser infectados por bactérias.
Pediculose – Tratamento e Prevenção
Pediculose
A prevenção da infestação por piolhos é feita pelo tratamento dos infestados e pelo controle ambiental (limpeza de objetos que possam ter recolhido ovos).
Os dois métodos de tratamento da infestação por piolhos são pesticidas (substâncias químicas que matam insetos ou outras pragas) e a remoção física dos piolhos por meio de pentes de piolhos.
Os pesticidas mais utilizados são a permetrina e as piretrinas, seguidas do malatião ou do lindano. No entanto, como é comum com pesticidas, populações de piolhos altamente expostas desenvolveram resistência a esses produtos químicos. Pentes de aço com dentes finos também podem ser usados para remover piolhos e lêndeas do cabelo.
Pediculose – Transmissão
Os piolhos rastejam, mas não podem pular ou voar. Os piolhos geralmente se espalham de uma pessoa para outra por contato direto, muitas vezes dentro de uma família ou entre crianças que têm contato próximo na escola ou no lazer.
É menos comum que os piolhos se espalhem sem contato direto.
Mas os insetos podem se espalhar de uma pessoa para outra por meio de itens pessoais, como:
Chapéus e lenços
Escovas e pentes
Acessórios de cabelo
Fones de ouvido
Travesseiros, toalhas e estofados
Os piolhos também podem se espalhar quando as peças de roupa são armazenadas juntas. Por exemplo, chapéus ou cachecóis pendurados no mesmo gancho ou guardados no mesmo armário da escola podem servir como veículos para espalhar piolhos.
Animais de estimação domésticos, como cães e gatos, não desempenham um papel na propagação de piolhos.
Pediculose – Prevenção
Pediculose
É difícil evitar a propagação de piolhos entre crianças em creches e escolas porque há muito contato próximo.
A chance de propagação indireta de itens pessoais é pequena.
No entanto, para ajudar a prevenir a propagação dos piolhos, você pode dizer ao seu filho para:
Pendure as roupas em um gancho separado das roupas de outras crianças
Evite compartilhar pentes, escovas, gorros e lenços
Evite deitar em camas, sofás ou travesseiros que estiveram em contato com uma pessoa com piolho
Não é necessário evitar o compartilhamento de capacetes de proteção para esportes e ciclismo quando o compartilhamento é necessário.
Pediculose – Resumo
Pediculose
A pediculose é uma infestação por piolhos das áreas de pelos do corpo.
Os piolhos são pequenos insetos que mordem a pele e sugam o sangue para viver e crescer. As áreas mais comuns de infestação são o couro cabeludo ou genitais.
Sobrancelhas, cílios, pelos no peito ou pelos nas axilas também podem estar infestados.
Os piolhos são pequenos insetos que se alimentam de sangue do couro cabeludo humano. Os piolhos afetam mais frequentemente as crianças.
Os insetos geralmente se espalham por transferência direta do cabelo de uma pessoa para o cabelo de outra.
Ter piolhos não é um sinal de falta de higiene pessoal ou de um ambiente sujo. Os piolhos não transmitem doenças bacterianas ou virais.
Medicamentos não prescritos e prescritos podem ajudar a tratar piolhos. Siga as instruções de tratamento cuidadosamente para livrar o couro cabeludo e o cabelo dos piolhos e seus ovos.
As pessoas também usam vários remédios caseiros ou naturais para se livrar dos piolhos. Mas há pouca ou nenhuma evidência clínica de que sejam eficazes.
Fonte: Equipe Portal São Francisc