Pancitopenia

PUBLICIDADE

Pancitopenia – Definição

Pancitopenia é a escassez de todos os tipos de células sanguíneas, isto é, uma redução anormal do número de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas no sangue.

Ocorre em uma variedade de distúrbios, incluindo anemias aplásticas, hiperesplenismo e tumores da medula óssea, e pode ocorrer após quimioterapia ou irradiação total do corpo.

pancitopenia ocorre quando há um problema com as células-tronco formadoras de sangue na medula óssea. Os sinais e sintomas incluem fadiga, fraqueza, tontura, dificuldade para respirar, taquicardia, febre, pele pálida, manchas roxas ou vermelhas na pele, erupção cutânea, hematomas fáceis e sangramento anormal.

pancitopenia pode ser causada por certos distúrbios autoimunes, da medula óssea ou genéticos.

Também pode ser causada por infecção, má nutrição, gravidez, tratamento de câncer (como quimioterapia ou radioterapia) ou exposição a certas toxinas, produtos químicos ou medicamentos.

Pancitopenia – O que é

pancitopenia é uma condição na qual um paciente tem baixos níveis de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

Cada um desses tipos de células sanguíneas tem um trabalho diferente no corpo:

Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio por todo o corpo.
Os glóbulos brancos fazem parte do sistema imunológico e ajudam a combater infecções.
As plaquetas permitem que seu sangue forme coágulos.

Se você tem pancitopenia, você tem uma combinação de três doenças do sangue diferentes:

Anemia, ou baixo nível de glóbulos vermelhos
Leucopenia, ou baixo nível de glóbulos brancos
Trombocitopenia ou baixos níveis de plaquetas

O seu corpo precisa de todas essas células do sangue, a pancitopenia pode ser muito séria. Pode até ser fatal se você não a tratar.

Há uma série de coisas que podem causar a condição, tornando a determinação da causa uma parte importante do processo de tratamento.

Esta condição pode ser diagnosticada com um exame de sangue no qual os níveis de componentes do sangue podem ser contados, mas serão necessários testes adicionais para descobrir por que o paciente tem contagens sanguíneas baixas.

Comumente, a pancitopenia é causada por doenças da medula óssea que interferem na produção de novas células sangüíneas, como a leucemia, danos à medula óssea causados pela exposição à radiação e assim por diante. Também pode ser causada por distúrbios autoimunes ou por condições como o HIV.

Certos medicamentos também têm sido associados a apresentações de pancitopenia, e drogas que carregam um risco conhecido de causar essa condição são prescritas com cuidado por esse motivo.

Se um paciente tem essa condição, uma biópsia da medula óssea pode ser feita para saber mais sobre o que está causando o problema.

O paciente também é entrevistado para coletar informações históricas que podem ser úteis ou importantes para o tratamento.

Pacientes com problemas médicos contínuos conhecidos por causarem baixa contagem sangüínea podem ser capazes de abandonar a biópsia, com o médico se concentrando em continuar a tratar do problema médico do paciente, sob a suposição de que tratar o problema também resolverá o problema.


Amostras de sangue de uma pessoa saudável e de uma pessoa com leucemia.
A pancitopenia pode ser causada por leucemia e outras doenças da medula óssea

Pacientes com pancitopenia correm risco de complicações e problemas de saúde devido à baixa contagem sangüínea. Elas podem ser vulneráveis a coisas como infecção, e podem se sentir fatigadas, sentir fraqueza e se sentirem indispostas.

Os sintomas variam de paciente para paciente e podem ser complicados por qualquer causa do problema.

Durante o tratamento, o paciente pode ser aconselhado a descansar e evitar situações em que a exposição a micróbios seja provável, já que a vulnerabilidade do paciente à infecção pode ser um problema.

tratamento da pancitopenia envolve determinar a causa e abordá-la. Felizmente, a gestão ou resolução da causa permita que as contagens de sangue voltem a subir, tratando as contagens baixas de sangue.

No caso de baixas contagens sanguíneas causadas por doenças crônicas, um monitoramento e manejo mais cuidadosos podem ser recomendados no futuro para prevenir recidivas.

Os pacientes também podem ter seus medicamentos ajustados se houver suspeita de que os medicamentos estejam por trás da pancitopenia.

Após um tempo desta condição, um paciente pode ser solicitado a fazer exames de sangue periódicos para confirmar que os níveis de plaquetas, glóbulos vermelhos e glóbulos brancos ainda estão dentro da faixa normal.

Pancitopenia – Células sanguíneas

Pancitopenia refere-se a uma deficiência em todos os três principais tipos de células sanguíneas.

Especificamente, estes incluem:

Glóbulos vermelhos (hemácias): as hemácias são as células que se ligam e transportam oxigênio para os tecidos do corpo.
Glóbulos brancos (leucócitos): Existem vários tipos de glóbulos brancos que são posteriormente divididos em granulócitos (incluindo neutrófilos, eosinófilos e basófilos) e agranulócitos (incluindo linfócitos e monócitos). Essas células são responsáveis por combater infecções, entre outras funções.
Plaquetas: As plaquetas são responsáveis pela coagulação do sangue.

Pancitopenia – Causas

pancitopenia é uma condição em que as células do sangue estão presentes em níveis anormalmente baixos. Estes incluem glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

Algumas das causas da pancitopenia incluem doenças da medula óssea, câncer, vírus da imunodeficiência humana ( HIV ) e quimioterapia.

Isso pode fazer com que a medula óssea seja suprimida e criar a circunstância de ocorrer pancitopenia. As infecções virais também podem ser a causa da pancitopenia.

A anemia e a leucemia causam contagens baixas de células sanguíneas – vermelhas e brancas, respectivamente – e às vezes são confundidas com pancitopenia; no entanto, essa condição é um distúrbio relacionado a todas as células do sangue e plaquetas.

É também referido como “síndrome de falha da medula óssea”. É aqui que a medula óssea é incapaz de produzir células sanguíneas em número suficiente. Um médico normalmente fará uma biópsia da medula óssea, entre outros testes, para determinar as causas da pancitopenia.

Ao diagnosticar a condição, o médico procurará vários sintomas. Estes podem incluir anemia, palpitações, fadiga e petéquias, que é quando o sangramento sob a pele devido a vasos sanguíneos quebrados cria pequenas marcas vermelhas na pele.

pancitopenia pode progredir a uma taxa lenta, ou rapidamente, e tende a ter taxas variáveis de progressão de acordo com o indivíduo e a gravidade da condição.

Outros sintomas incluem dificuldades respiratórias e hematomas fáceis.

pancitopenia geralmente não é localizada, mas tende a afetar todo o corpo e também pode diminuir o suprimento de oxigênio.


A pancitopenia é uma condição em que as células do sangue estão presentes
em níveis anormalmente baixos, incluindo os glóbulos vermelhos

Um médico irá desenvolver uma estratégia de tratamento, uma vez que as causas da pancitopenia tenham sido estabelecidas. Pode não haver tratamento necessário se a condição for relativamente leve.

Às vezes, as causas da pancitopenia podem estar ligadas a fatores ambientais e podem se resolver sozinhas quando a pessoa é removida desse ambiente.

Transfusões de sangue e transplantes de medula óssea podem ser necessárias se a condição estiver mais avançada.

Se as causas da pancitopenia não forem estabelecidas e a condição não for tratada, ela pode causar infecção e sangramento e pode potencialmente colocar a vida em risco.

Os tratamentos para essa condição podem criar várias complicações. Estes podem incluir complicações de transfusões de sangue, reações negativas à medula óssea transplantada, como quando o corpo rejeita o enxerto, reações a medicamentos e sepse.

Sepse (condição potencialmente fatal) é uma infecção bacteriana do sangue e pode ser fatal. Os jovens tendem a se sair melhor quando submetidos a tratamento por pancitopenia, enquanto os idosos podem ter mais dificuldade em superar as complicações do tratamento.

Pancitopenia – Sintomas

Os sintomas de pancitopenia podem incluir fraqueza ou aumento do baço, além de sintomas relacionados à deficiência de células sanguíneas específicas.

Alguns desses sintomas incluem:

Sintomas relacionados à anemia (baixa contagem de glóbulos vermelhos): fadiga, batimentos cardíacos acelerados e falta de ar
Sintomas relacionados a leucopenia ou neutropenia (contagem baixa de glóbulos brancos): febre e sinais de infecção, como tosse ou dor ao urinar
Sintomas relacionados à trombocitopenia (plaquetas baixas): hematomas fáceis e sangramento intenso

Pancitopenia – Diagnóstico

pancitopenia pode ser observada em um hemograma completo. Um primeiro passo na avaliação de níveis baixos de todas as células é repetir o hemograma.

Um esfregaço de sangue periférico é então feito para examinar melhor cada um dos diferentes tipos de células. Se parecer que você tem pancitopenia, o próximo passo geralmente é uma biópsia da medula óssea.

Uma aspiração e biópsia da medula óssea examina os componentes da medula óssea, que incluem células-tronco hematopoiéticas (as células que se diferenciam em todos os diferentes tipos de células sanguíneas), células sanguíneas em várias fases de maturação e suprimentos usados para produzir células sanguíneas, como ferro e vitamina B12.

Além de observar os níveis de B12 no sangue, são feitas colorações e testes especiais nas células para procurar alterações, como alterações cromossômicas e genéticas, frequentemente encontradas em leucemias.

Pancitopenia – Tratamento

O objetivo do tratamento da pancitopenia é encontrar e tratar a causa subjacente. Se a causa for desconhecida ou se a pancitopenia for esperada, como na quimioterapia, o tratamento visa minimizar os sintomas relacionados à deficiência de células sanguíneas.

Alguns tratamentos que podem ser usados incluem:

Drogas que estimulam a medula óssea: para neutropenia induzida por quimioterapia e algumas outras causas, os fatores de crescimento Leucina, Neupogen ou Neulasta podem ser usados para estimular a formação de glóbulos brancos. Para anemia induzida por quimioterapia, também existem alguns medicamentos que podem ser considerados.
Transfusões de sangue
Drogas imunossupressoras se a causa for devida a uma condição autoimune
Transplante de medula óssea ou transplante de células-tronco

Pancitopenia – Prognóstico

prognóstico da pancitopenia depende em grande parte de sua causa. Felizmente, agora temos tratamentos como transfusões e fatores estimulantes para ajudar nas deficiências específicas das células sanguíneas enquanto a condição subjacente é avaliada e tratada.

Pancitopenia – Resumo


Pancitopenia

Enquanto o campo médico geralmente se baseia no latim para sua terminologia, no caso da pancitopenia, a origem é grega: pan (todos), kyto (célula) e penia (pobreza).

A pancitopenia, portanto, é uma diminuição nos três tipos de células sanguíneas encontradas na corrente sanguínea periférica: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

A condição é geralmente encontrada através da realização de um hemograma completo, o que indicará contagens de sangue abaixo do intervalo normal.

A contagem normal de glóbulos vermelhos para homens é de 4,7 a 6,1 milhões (por milímetro cúbico de sangue) e para mulheres é de 4,2 a 5,4 milhões (por milímetro cúbico de sangue).

No caso dos glóbulos brancos, a norma é de 4.500 – 10.000 por milímetro cúbico de sangue para ambos os sexos e para as plaquetas, o intervalo normal é de 150.000 a 450.000 por milímetro cúbico de sangue.

Esses três tipos de células se desenvolvem a partir de uma célula básica, uma célula-tronco ou uma célula inicial imatura fabricada na medula óssea.

Quando há uma diminuição nos glóbulos vermelhos, causa anemia.

Da mesma forma, uma diminuição resultante nos glóbulos brancos causa leucopenia, enquanto uma diminuição nas plaquetas causa trombocitopenia.

Fonte: www.ncbi.nlm.nih.gov/www.healthline.com/www.wisegeek.org/www.medicinenet.com/www.verywellhealth.com/study.com/www.stjude.org/www.merriam-webster.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.