PUBLICIDADE
Osteomielite – Definição
A osteomielite refere-se a uma infecção óssea, quase sempre causada por uma bactéria. Com o tempo, o resultado pode ser a destruição do próprio osso.
A osteomielite é uma infecção do osso, às vezes se espalhando ao longo da cavidade medular. Raro, exceto em diabéticos, pode surgir de uma fratura exposta, onde o osso rompe a pele, ou de infecção em outras partes do corpo. É acompanhada de febre, inchaço e dor. A condição pode ser tratada com imobilização, antibióticos e drenagem cirúrgica.
As infecções ósseas podem ocorrer em qualquer idade. Certas condições aumentam o risco de desenvolver tal infecção, incluindo anemia falciforme, lesão, presença de um corpo estranho (como uma bala ou um parafuso colocado para unir um osso quebrado), uso de drogas intravenosas (como heroína), diabetes, diálise renal, procedimentos cirúrgicos em áreas ósseas, infecções não tratadas de tecidos próximos a um osso (por exemplo, casos extremos de infecções sinusais não tratadas levaram a osteomielite dos ossos do crânio).
Osteomielite – O que é
A osteomielite geralmente é causada por infecção por bactérias. Staphylococcus aureus, espécies de bactérias estreptocócicas e Pseudomonas aeruginosa são os principais organismos associados à osteomielite.
Esses invasores bacterianos podem viajar de outras partes do corpo, como ouvido, garganta ou intestinos, através da corrente sanguínea e até um osso, onde podem iniciar uma infecção.
Ossos que foram enfraquecidos ou danificados, como um que foi ferido recentemente, são mais suscetíveis à invasão bacteriana. Quando há trauma no osso, como uma perfuração por pisar em uma unha, as bactérias podem infectar o osso diretamente. Raramente, os fungos podem causar osteomielite, e a propagação da tuberculose, uma doença contagiosa que geralmente afeta os pulmões, através do corpo também pode levar à infecção óssea, geralmente na coluna vertebral.
Em crianças, a osteomielite ocorre com mais frequência nos ossos longos da perna, como o fêmur e a tíbia. Os adultos tendem a ter a infecção nos ossos do quadril e nas vértebras, onde pode ocorrer após uma cirurgia em um osso ou de uma infecção que se espalhou a partir da pele. Pessoas com diabetes podem ter osteomielite nos ossos do pé devido a ulcerações nos pés.
A osteomielite que evolui rapidamente é chamada de osteomielite aguda. Se uma infecção óssea persistir porque não foi tratada ou não respondeu ao tratamento, ela é conhecida como osteomielite crônica.
Com o tempo, a infecção pode interferir no suprimento de sangue para o osso, causando a morte do tecido ósseo.
Osteomielite – Infecção óssea
Osteomielite – Infecção óssea
Uma infecção óssea, também chamada de osteomielite, é uma infecção que envolve o tecido ósseo de uma pessoa.
Esse tipo de infecção pode se desenvolver repentinamente e durar apenas um curto período de tempo ou pode ser crônica e durar um longo período.
As infecções do tecido ósseo podem ser causadas por bactérias ou fungos. Embora qualquer pessoa possa desenvolver uma infecção nos ossos, indivíduos com sistema imunológico deprimido ou doenças graves, como diabetes, podem ter maior probabilidade de desenvolver uma.
Além daqueles com sistema imunológico comprometido ou doenças graves, pessoas em certas faixas etárias tendem a ser mais vulneráveis a infecções ósseas do que outras. Crianças muito pequenas, por exemplo, são mais propensas a desenvolver infecções nos ossos, assim como indivíduos mais velhos. Pessoas de qualquer idade podem desenvolvê-los, no entanto.
Uma pessoa desenvolve uma infecção óssea quando seu tecido ósseo é invadido por bactérias ou fungos. Isso pode acontecer de duas maneiras. Às vezes, as infecções se desenvolvem porque bactérias ou fungos chegam ao tecido ósseo através da corrente sanguínea. Em outros casos, um osso pode ser exposto ao ambiente fora do corpo e pode ser vulnerável a tais invasões por causa dessa exposição. Por exemplo, um osso pode ser exposto a bactérias após uma fratura ou ferimento grave.
Às vezes, as infecções começam quando bactérias ou fungos se movem pela corrente sanguínea e entram no tecido ósseo. Quando isso acontece com crianças, é mais provável que afete as extremidades dos ossos dos membros. Os adultos são mais propensos a ter suas colunas afetadas. Em alguns casos, os invasores entram nos ossos após uma fratura ou cirurgia óssea.
Às vezes, eles até penetram no osso depois que um dispositivo de metal ou articulação artificial foi usado para reparar o osso, como em uma cirurgia de reparo do quadril.
Uma infecção óssea pode até se desenvolver depois que uma pessoa desenvolve uma infecção de tecidos moles. Por exemplo, um osso infectado pode ser o resultado da propagação da infecção de uma úlcera no pé.
Uma infecção na gengiva pode até se espalhar para infectar o crânio de uma pessoa.
Os sintomas de uma infecção incluem febre e dor no osso que foi infectado. O tecido sobre o osso também pode inchar e o paciente pode se sentir cansado. Frequentemente, a perda de peso acompanha essas infecções e o movimento da parte do corpo afetada pode ser doloroso.
O tratamento para a infecção geralmente depende do organismo que a causou. Para infecções bacterianas, antibióticos são usados e o tratamento pode continuar por meses a fio. Quando a fonte da infecção é fúngica, o paciente pode ter que tomar medicamentos antifúngicos por vários meses. Em casos graves, o tratamento cirúrgico é necessário.
A recuperação sem cirurgia é mais provável quando a condição é descoberta e tratada precocemente; se não for tratada, é possível que uma infecção óssea se torne uma condição crônica.
Osteomielite – Tipos
Osteomielite
Existem três tipos de osteomielite:
Osteomielite aguda – a infecção se desenvolve dentro de duas semanas de uma lesão, infecção inicial, ou o início de uma doença subjacente.
Osteomielite sub-aguda – a infecção se desenvolve dentro de um ou dois meses de uma lesão, infecção inicial, ou o início de uma doença subjacente.
Osteomielite crônica – a infecção óssea inicia pelo menos dois meses depois de uma lesão, a infecção inicial, ou o início de uma doença subjacente.
Em crianças osteomielite geralmente ocorre como uma condição aguda, geralmente desenvolver-se como uma complicação de uma infecção no sangue pré-existente (osteomielite hematogénica). Em adultos, osteomielite sub-aguda ou crônica é mais comum, geralmente causada por uma lesão ou trauma (osteomielite contígua), como um osso fraturado.
Osteomielite geralmente pode ser tratado eficazmente hoje. Este não era o caso há muitos anos. O tratamento agressivo é necessária para salvar o osso infectado, assim como a redução da propagação da infecção.
De acordo com o Serviço Nacional de Saúde (NHS), Reino Unido, osteomielite aguda é incomum em crianças, dos quais aproximadamente 1 em cada 1.000 é afetada durante a infância. Apenas 1 em cada 5.000 crianças com idade superior a um ano desenvolve osteomielite no Reino Unido.
O NHS acrescenta que dados precisos sobre os adultos é mais limitada. Ele é conhecido por ser uma complicação comum de algumas condições de saúde.
Aproximadamente 30% a 40% dos pacientes com diabetes que experimentam uma lesão de punção para o pé subsequentemente desenvolver osteomielite.
Osteomielite – Sintomas
Osteomielite
O primeiro sinal de infecção aguda pode ser uma febre que começa repentinamente. A área sobre o osso infectado pode ficar quente, vermelha e inchada, e as articulações próximas ao osso também podem inchar.
À medida que a infecção progride, pode causar dor no osso afetado e pode limitar o movimento da pessoa nessa área. Algumas pessoas com osteomielite sentem-se irritadas, enjoadas e geralmente enjoadas.
Pacientes com infecção óssea de longa duração podem apresentar drenagem de pus através da pele que cobre o osso afetado.
Os sinais de osteomielite variam dependendo do tipo e da causa. Algumas pessoas com osteomielite crônica não apresentam sintomas.
Além da dor, a área infectada pode ficar vermelha, quente, inchada e sensível ao toque.
Outros sinais de osteomielite incluem:
Drenagem (pus amarelo).
Febre.
Irritabilidade ou letargia.
Movimento limitado e doloroso.
Perda de apetite.
Dor na região lombar.
Nausea e vomito.
Sudorese ou calafrios.
Osteomielite – Causas
Uma infecção bacteriana ou fúngica, pode desenvolver-se dentro de um osso ou a atingir o osso de outra parte do corpo.
Quando uma infecção se desenvolve dentro do osso, o nosso sistema imunológico vai tentar matá-lo. Os neutrófilos, um tipo de células brancas do sangue, vai ser enviado para a fonte de infecção para matar as bactérias ou fungos.
Se a infecção toma conta e não for tratada, neutrophoils mortas se acumulam dentro do osso, formando um abcesso (bolsa de pus ). O abscesso pode bloquear o fornecimento de sangue vitais para o osso afetado.
Se a osteomielite é crônica (de longa duração), o osso pode, eventualmente, morrer.
Os ossos são geralmente resistentes à infecção.
No entanto, por vezes, uma infecção bacteriana ou fúngica pode infectar osso, numa das seguintes maneiras:
Uma infecção de sangue pré-existente pode espalhar a um osso.
Uma fratura de osso, algumas lesões, ou uma complicação de cirurgia ortopédica pode resultar numa infecção óssea.
A infecção óssea pode ser causado por uma condição pré-existente, tal como a diabetes. Nesses casos, o fornecimento de sangue ao osso é prejudicado; glóbulos brancos (especificamente que combatem as infecções).
Infecções ósseas são divididos em vários tipos, incluindo:
Osteomielite hematogênica – a infecção viaja através da corrente sanguínea. A maioria das crianças com osteomielite obter este tipo, que é muito menos comum em adultos. Uma infecção ligeira podem desenvolver algures no corpo, tal como o trato respiratório superior ou do trato urinário, e propagação através da corrente sanguínea e, eventualmente, infectar um osso.
Osteomielite pós-traumático – estas são as infecções ósseas que ocorrem após trauma, como por exemplo uma fratura composta (osso fraturado que rompe a pele), ou uma ferida aberta para a pele circundante e músculo. De acordo com o Mayo Clinic, EUA, este tipo de infecção óssea pode também desenvolver-se após a cirurgia, especialmente se os pinos metálicos, parafusos ou as placas são usadas para fixar os ossos quebrados.
Deficiência Vascular – pessoas com má circulação sanguínea pode desenvolver uma infecção de uma raspagem aparentemente menor ou corte, geralmente nos pés. Como a sua circulação é pobre, as células de combate a infecção brancas do sangue não consegue chegar ao local da infecção em número suficiente. A úlcera profunda pode desenvolver, expondo o tecido ósseo e profundo a infecção.
Osteomielite vertebral – esta é a osteomielite, que ocorre na coluna vertebral. Geralmente inicia-se com uma infecção da circulação sanguínea, mas também pode ser o resultado de cirurgia ou trauma. Ela geralmente afeta pacientes mais velhos. A infecção original pode ter sido uma infecção do trato urinário, infecção do trato respiratório, endocardite (infecção no interior da parede do coração), infecção na boca, ou uma infecção no local da injeção.
Osteomielite – Diagnóstico
Osteomielite
Para ajudar no diagnóstico, o médico pode solicitar uma radiografia da área suspeita para procurar sinais de inflamação ou dano ósseo, mas as alterações no osso podem não aparecer por semanas após o início da infecção. A ressonância magnética ou uma tomografia computadorizada podem mostrar alterações que refletem a osteomielite mais cedo do que os raios X. As varreduras com radionuclídeos podem ajudar a identificar a localização da infecção no início do curso da doença.
Hemoculturas ou, menos comumente, uma biópsia óssea podem identificar o agente infeccioso.
Depois de avaliar seus sintomas e realizar um exame físico, seu médico pode solicitar um ou mais destes testes:
Exames de sangue: Um hemograma completo (CBC) verifica sinais de inflamação e infecção. Uma hemocultura procura por bactérias em sua corrente sanguínea.
Testes de imagem: raios-X, ressonâncias magnéticas, tomografias computadorizadas e ultrassonografias fornecem imagens de seus ossos, músculos e tecidos.
Cintilografia óssea: uma cintilografia óssea usa uma pequena quantidade de material radioativo seguro para identificar infecções ou fraturas durante uma varredura de imagem.
Biópsia: Seu médico realiza uma biópsia por agulha para coletar amostras de fluido, tecido ou osso para examinar sinais de infecção.
Osteomielite – Tratamento
Pacientes com osteomielite geralmente precisam ser hospitalizados. Eles normalmente recebem antibióticos por 4 a 6 semanas para combater a infecção. A princípio, a medicação é administrada por via intravenosa, mas os pacientes podem passar para a medicação oral (pela boca) à medida que o tratamento continua e sua condição melhora. Em casos mais graves e crônicos, os pacientes podem precisar de uma operação para remover pedaços de osso que morreram. Para ajudar o crescimento de osso novo, os cirurgiões podem realizar um enxerto ósseo, no qual o osso de outra parte do corpo é colocado no local onde o osso morto foi removido; os médicos podem usar material de embalagem para preencher temporariamente a área aberta.
Uma infecção óssea pode levar muito tempo para cicatrizar. A infecção pode desaparecer mais rapidamente se você iniciar o tratamento dentro de três a cinco dias após os primeiros sintomas.
Os tratamentos incluem:
Antibióticos: Os antibióticos matam as bactérias causadoras de infecções. Você pode precisar de antibióticos por quatro a oito semanas, começando com antibióticos intravenosos (IV) no hospital por uma ou duas semanas. Você então tomará medicamentos por via oral por várias semanas. Infecções crônicas podem exigir meses de antibióticos.
Antifúngicos: Para tratar infecções fúngicas, pode ser necessário tomar medicamentos antifúngicos orais por meses.
Aspiração por agulha: Seu médico usa uma agulha fina para drenar fluido e pus do abscesso.
Analgésicos: anti-inflamatórios não esteróides tratam a dor e a inflamação.
Às vezes, a cirurgia é necessária para tratar infecções ósseas. Você precisará de antibióticos após a cirurgia.
As opções cirúrgicas incluem:
Cirurgia óssea: Seu médico remove cirurgicamente (desbrida) tecidos e ossos mortos infectados. Este procedimento pode resultar em deformidades ósseas.
Cirurgia da coluna: Pessoas com osteomielite vertebral podem precisar de cirurgia da coluna. Este procedimento evita que as vértebras colapsem e danifiquem a medula espinhal, os nervos e outras partes do sistema nervoso.
Osteomielite – Prevenção
O tratamento rápido e completo de qualquer infecção, especialmente as de feridas profundas, pode reduzir o risco de osteomielite. Recomenda-se que os pacientes mais suscetíveis à osteomielite, como os diabéticos, entrem em contato com um médico imediatamente se notarem sinais de infecção.
Fonte: www.medicalnewstoday.com/www.thehealthboard.com/www.KidsHealth.org/my.clevelandclinic.org/www.oxfordreference.com/www.worldhistory.org/chennaihyperbaricclinic.com/callisto.ggsrv.com