PUBLICIDADE
Odontopediatria – Definição
A Odontopediatria é uma especialidade que adapta técnicas e procedimentos de odontologia geral e especialidades para fornecer cuidados primários de saúde bucal preventiva e terapêutica para crianças.
A odontopediatria é o ramo da odontologia que trata do diagnóstico e tratamento das doenças dentárias infantis desde a primeira infância até o início da puberdade.
Os dentistas pediátricos tratam uma ampla gama de doenças em bebês, crianças e adolescentes, incluindo aqueles com necessidades especiais de cuidados de saúde, e são especialistas em fornecer cuidados para que seus pacientes se sintam confortáveis.
Os dentistas pediátricos também educam seus pacientes e os pais do paciente sobre a importância da saúde bucal e dos cuidados preventivos de saúde bucal.
Odontopediatria – O que é
Odontopediatria é uma área de especialização no campo da medicina dentária.
Dentistas pediátricos especializados na saúde bucal de crianças, desde bebês e crianças a adolescentes.
Os dentistas pediátricos entendem que a estrutura da boca e as necessidades dentárias das crianças são diferentes das do adulto. Eles receberam o mesmo treinamento de um dentista tradicional, mas também estudaram maneiras de tornar a visita ao dentista menos traumática para os pacientes jovens.
Os dentistas pediátricos frequentam quatro anos de faculdade de odontologia, o mesmo que os dentistas regulares. Depois disso, passam dois anos em residência, trabalhando com bebês e crianças.
Eles entendem que é difícil para as crianças ficarem paradas por tempo suficiente para o trabalho dentário, e que uma ida ao dentista é uma coisa assustadora.
Um dentista pediátrico aprenderá técnicas para reduzir esse medo. Isso pode incluir permitir que as crianças vejam todo o equipamento antes do início da consulta, decorar de maneira amigável para crianças e usar métodos calmantes para manter uma criança nervosa imóvel.
O objetivo dos tratamentos de odontopediatria é acompanhar o crescimento e desenvolvimento de dentes corretos para detectar e prevenir problemas bucais graves na idade adulta. Nesta idade, é muito importante incorporar bons hábitos de saúde e higiene oral e dar uma resposta imediata aos problemas que podem surgir, em muitos casos, no que diz respeito aos dentes provisórios ou de leite.
Entre as doenças e problemas que podem surgir nessas fases e que requerem ação imediata estão as cáries e os traumas dentários.
Dentes – Crianças
Os bebês começam a ter seus primeiros dentes entre cinco e oito meses de idade. Aos três anos de idade, eles terão todos os seus dentes de leite.
Recomenda-se que todas as crianças tenham sua primeira consulta odontológica quando tiverem dois anos e meio – antes, se houver alguma preocupação, como a cárie dentária da mamadeira.
Após esta primeira consulta, as crianças devem consultar o dentista pelo menos duas vezes por ano.
Há mais para odontologia pediátrica do que apenas a limpeza dos dentes.
Os dentistas pediátricos fornecem conselhos e conselhos para pais cujos filhos têm hábitos como chupar o dedo ou usar chupeta. Eles tratam lesões dentárias, como dentes lascados.
Eles fazem tratamentos com flúor e oferecem conselhos sobre nutrição.
Um dentista pediátrico também trata cáries, doenças nas gengivas e outras infecções na boca.
Mais importante ainda, um dentista pediátrico ensina as crianças sobre como cuidar adequadamente através de seus dentes – através de escovação, uso do fio dental e nutrição adequada – preparando o palco para uma vida de grande higiene dental.
Um pediatra pode dar aos pais um encaminhamento para um dentista pediátrico em sua área.
Os pais também podem encontrar dentistas pediátricos através de faculdades de área com programas de graduação em odontologia, listas telefônicas ou sites comunitários.
Odontopediatria é um campo relativamente novo.
Os dentistas pediátricos estão se tornando mais populares e podem ser encontrados na maioria das cidades maiores e em algumas cidades menores.
As áreas rurais podem precisar procurar ao redor para encontrar um dentista pediátrico em sua área. Há também muitos dentistas regulares que têm práticas amigas da criança.
Embora esses dentistas não possam se especializar em odontopediatria, eles ainda proporcionam uma experiência positiva para pacientes jovens.
Dentistas pediátricos
Dentistas pediátricos
Os dentistas pediátricos são dedicados à saúde bucal de crianças desde a infância até a adolescência. Eles têm a experiência e as qualificações para cuidar dos dentes, gengivas e boca de uma criança durante os vários estágios da infância.
As crianças começam a ter seus dentes de leite durante os primeiros 6 meses de vida.
Aos 6 ou 7 anos de idade, começam a perder os primeiros dentes, que acabam sendo substituídos por dentes secundários e permanentes. Sem atendimento odontológico adequado, as crianças enfrentam uma possível cárie oral e doença que pode causar uma vida inteira de dor e complicações.
Hoje, a cárie dentária na primeira infância – uma doença infecciosa – é 5 vezes mais comum em crianças do que a asma e 7 vezes mais comum que a febre do feno.
Dentistas pediátricos – Tratamentos
Dentistas pediátricos
Os dentistas pediátricos fornecem cuidados de saúde oral abrangentes que incluem o seguinte:
Exames de saúde bucal infantil, que incluem avaliação de risco para cárie em mãe e filho
Atendimento odontológico preventivo, incluindo limpeza e tratamentos com flúor, além de recomendações nutricionais e dietéticas
Aconselhamento de hábitos (por exemplo, uso de chupeta e chupar o dedo)
Avaliação precoce e tratamento para endireitar os dentes e corrigir uma mordida inadequada (ortodontia)
Reparação de cavidades dentárias ou defeitos
Diagnóstico de condições bucais associadas a doenças como diabetes, cardiopatia congênita, asma, febre do feno e transtorno do déficit de atenção/hiperatividade
Tratamento de doenças e condições da gengiva, incluindo úlceras, frênulos curtos, mucoceles e doença periodontal pediátrica
Cuidados com lesões dentárias (por exemplo, dentes fraturados, deslocados ou arrancados)
Odontopediatria – Vantagens
Odontopediatria
O cuidado com os dentes durante a infância e a adolescência traz inúmeros benefícios a curto e longo prazo.
Melhoria e correção de hábitos: Problemas prejudiciais, como chupar o dedo e empurrar os dentes, podem causar problemas no desenvolvimento dos dentes superiores.
Mordida melhorada: Problemas de oclusão, como mordida aberta, mordida cruzada ou sobremordida, podem ser corrigidos.
Correção do crescimento: O crescimento da mandíbula e do osso maxilar deve ser adequado para acomodar os dentes emergentes.
Prevenção de riscos futuros: Os tratamentos de odontopediatria têm funções preventivas para evitar que os dentes definitivos surjam em posições prejudiciais.
Evita dores: A principal causa de dor em idades precoces é a cárie dentária. Curar ou prevenir essa doença pode evitar desconforto em crianças pequenas.
Sorriso feliz e saudável: Tanto na fase de crescimento como na idade adulta, os tratamentos dentários permitem manter um sorriso saudável e, a longo prazo, os benefícios estéticos podem também ter impacto na auto-estima.
Fonte: www.asdanet.org/www.healthychildren.org/www.123dentist.com/www.wisegeek.org/www.colgate.com/www.adeslasdental.es/www.innovativepediatricdentistry.com