PUBLICIDADE
Obesidade Mórbida – Definição
A obesidade mórbida, é uma condição crônica complexa que pode levar a vários problemas graves de saúde. Existem muitas opções de tratamento para a obesidade mórbida ou obesidade classe III, incluindo mudanças no estilo de vida saudável, terapia comportamental e psicológica, medicamentos e procedimentos cirúrgicos.
Uma definição clara de obesidade mórbida é muito importante porque essa definição é usada para orientar os médicos na seleção de opções de tratamento para pessoas com sobrepeso.
Uma forma mais amplamente aceita e mais exata para definir a obesidade mórbida é com o índice de massa corporal (IMC).
Um IMC acima de 40 indica que uma pessoa é obesa mórbida e, portanto, candidata à cirurgia bariátrica. A cirurgia bariátrica também pode ser uma opção para pessoas com IMC entre 35 e 40 que sofrem de problemas cardiopulmonares com risco de vida, diabetes ou outros problemas médicos listados abaixo. No entanto, como em outros tratamentos para obesidade, os resultados bem-sucedidos podem ser afetados pela motivação e pelo comportamento.
A obesidade mórbida é um nível grave e perigoso de obesidade que afeta significativamente e negativamente a saúde e encurta a expectativa de vida.
Obesidade Mórbida – O que é
O termo obeso é frequentemente usado de forma intercambiável com obeso mórbido, mas esses são dois termos separados que significam diferentes níveis de peso em relação ao peso corporal normal.
Alguém que se enquadra na categoria de obeso pesa cerca de 20% a mais do que o considerado normal para sua altura, dando à pessoa um índice de massa corporal (IMC) de 30 ou mais. Não é preciso muito peso extra para ser considerado obeso. Ser obeso mórbido significa que a pessoa tem um percentual de gordura corporal muito alto e seu IMC pode estar entre 35 e 40 ou mais.
Há controvérsias sobre se o IMC de 35 ou 40 é o ponto inicial da obesidade mórbida, mas 40 é a medida mais comumente aceita.
Obesidade Mórbida
O que isso realmente significa em peso é que a pessoa pesaria aproximadamente 45,36 kg ou mais acima do peso normal para sua altura e tamanho. A mulher média de aproximadamente 1,78 m e pesando cerca de 68,04 kg tem um índice de massa corporal médio de 21,5. Isso está bem dentro da faixa de peso normal. Quando essa mulher pesa 113,4 kg, ela tem um IMC de 35,9 e pode ser considerada obesa mórbida por algumas autoridades. Geralmente, estatura mais baixa e a mesma quantidade de quilos se traduzem na classificação de IMC mais aceita de mais de 40 para obesidade mórbida. Uma mulher que mede 1,65 m e pesa 113,4 kg tem um IMC de 41,6 e seria considerada por todas as autoridades como estando em sério risco à saúde.
A razão pela qual mórbido está associado ao termo obesidade é devido ao fator de risco para muitas condições de saúde diferentes que podem resultar em morte e podem ser causadas quando tanto peso está no quadro.
Mórbido pode ser entendido como coisas ou elementos que produzem doenças. Quando a gordura extra se acumula no corpo, ela começa a ter efeitos negativos em vários órgãos e sistemas do corpo.
Algumas condições para as quais tanto peso é um fator de risco incluem doenças cardíacas, apneia do sono, diabetes tipo II, pressão alta, asma, incontinência de estresse, artrite e infecções fúngicas.
Dependendo do ambiente, essas pessoas também podem suportar uma vida inteira de vergonha de sua condição, o que pode levar a fobias sociais, alienação, depressão e/ou transtornos de pânico.
Há muitas maneiras de tratar aqueles diagnosticados como obesos mórbidos. Isso inclui modificar a dieta e o exercício para perder algum peso; usar intervenções médicas, como medicamentos ou cirurgias, para reduzir o peso; ou tentar uma variedade de métodos que são baseados em casa e no médico. A perda de peso pode ser difícil de alcançar em qualquer contexto sem um forte apoio, portanto, as pessoas obesas podem querer trabalhar com nutricionistas, conselheiros ou terapeutas qualificados, além de profissionais médicos que podem ajudar durante esse processo.
Obesidade – Tipos
Obesidade Mórbida
Existem cinco níveis diferentes de obesidade, que são determinados pela medição do índice de massa corporal (IMC). Calculadoras de IMC estão prontamente disponíveis através de uma pesquisa na Internet.
Os cinco níveis de obesidade incluem: obesos, obesos graves, obesos mórbidos, superobesos e supersuperobesos.
Os profissionais médicos enfatizam que esses níveis devem ser vistos apenas como um guia para a maioria das pessoas. Para um diagnóstico totalmente preciso, a obesidade também precisa ser avaliada de acordo com o histórico de saúde e a circunferência da cintura de cada indivíduo.
O mais baixo dos níveis de obesidade é a classe obesa. Abrange uma faixa de IMC de 30 a 34,9. Uma pessoa nessa faixa teria pelo menos 20% a mais do que o peso corporal ideal. Em comparação, o IMC de um adulto saudável está entre 18,5 e 24,9. Severamente obeso, que é um IMC de 35 a 45 é o próximo nível de obesidade.
As pessoas em ambos os níveis de obesidade tendem a ser capazes de obter melhorias significativas na saúde, mesmo com uma pequena quantidade de esforço diário, como exercícios regulares e moderados.
Existem consequências mais graves para a saúde associadas aos próximos dois níveis de obesidade. Os obesos mórbidos têm uma faixa de IMC de 45 a 50, enquanto os superobesos estão na faixa de 50 a 60.
Indivíduos neste nível requerem um esforço mais concentrado para reduzir seu peso. Enquanto os níveis mais baixos concentram-se na melhoria da qualidade de vida, as pessoas neste nível estão mais focadas na manutenção da vida.
Super-super obeso é o nível mais alto de obesidade e representa o risco de saúde mais grave. Este nível abrange qualquer IMC superior a 60.
Obesidade Mórbida
Um indivíduo neste nível deve fazer mudanças de vida imediatas e permanentes para evitar a morte.
A obesidade é, em essência, uma quantidade excessiva de gordura corporal. Além de medir o IMC, a condição é diagnosticada medindo a circunferência da cintura. Qualquer IMC superior a 25 merece atenção médica. Mulheres com circunferência da cintura maior cerca de 88,9 centímetros e homens com cinturas maiores cerca de 101,6 centímetros também apresentam alto risco à saúde.
Não é apenas a quantidade de gordura extra que um indivíduo possui, mas também onde o peso é distribuído que ajuda a determinar se uma pessoa é obesa.
Se o excesso de peso for carregado no meio e no estômago em particular, há uma chance maior de riscos à saúde. O excesso de peso na parte inferior do corpo, como nas coxas ou nos quadris, não é tão grave.
Além de determinar o peso e as medidas da cintura, os médicos também examinam o histórico de saúde pessoal e familiar de cada paciente ao fazer um diagnóstico. Fatores como doenças cardíacas; estilo de vida; e o consumo de drogas, álcool e cigarros também podem ser fatores determinantes da gravidade do risco à saúde. A compreensão desses fatores também pode ajudar o médico a elaborar um plano eficaz de tratamento.
Fonte: www.northside.com/www.thehealthboard.com/my.clevelandclinic.org/www.upmc.com/www.universityhealth.org/www.urmc.rochester.edu/www.lybrate.com/profdreminersoy.com