PUBLICIDADE
Nefrite – Definição
A nefrite (também chamada glomerulonefrite) é um grupo de doenças que causam inflamação (inchaço) dos néfrons. Isso pode reduzir a capacidade dos rins de filtrar resíduos do sangue.
A nefrite é uma condição na qual os tecidos do rim ficam inflamados e têm problemas para filtrar os resíduos do sangue. A nefrite pode ser causada por infecção, condições inflamatórias (como lúpus), certas condições genéticas e outras doenças ou condições. Também pode ser causada pela ingestão de certos medicamentos ou exposição a certos produtos químicos.
Os sinais e sintomas incluem sangue e proteínas na urina; pressão alta; inchaço da face, mãos, pés e pernas; fadiga; e anemia. Se não for tratada ou controlada, a nefrite pode levar a danos nos rins e insuficiência renal.
A nefrite (inflamação renal) é mais frequentemente causada por doenças autoimunes que afetam os principais órgãos, embora também possa resultar de infecção.
A nefrite pode causar a excreção de quantidades excessivas de proteína na urina e o acúmulo de líquido no corpo. Pode afetar pessoas de todas as idades, embora sua causa seja diferente dependendo se crianças ou adultos são afetados. Em crianças, a nefrite é frequentemente o resultado de infecções causadas pela bactéria estreptococo, enquanto em adultos é frequentemente o resultado de vasculite, pneumonia ou hepatite
Nefrite – O que é
Nefrite refere-se à inflamação de um ou ambos os rins.
Pode ser causada por infecção, mas é mais comumente causada por distúrbios autoimunes que afetam os principais órgãos.
Por exemplo, aqueles com lúpus correm um risco muito maior de desenvolver nefrite.
Em casos raros, essa condição pode ser herdada geneticamente, embora possa não se apresentar na infância.
Essa condição pode ser muito séria e, em alguns casos, é até mortal.
Está associada a uma condição chamada proteinúria, na qual os rins excretam proteínas do corpo para a urina. Quando isso acontece, vários efeitos colaterais graves podem ocorrer, incluindo coágulos sanguíneos que podem levar a um derrame.
A nefrite causa problemas adicionais, como a retenção de água, já que os rins não podem funcionar adequadamente para livrar o corpo de água.
Retenção de água ou edema, pode causar ainda mais inchaço dos pés, tornozelos, pernas e mãos. Esse sintoma secundário é geralmente tratado com diuréticos como o Lasix®, nome genérico de furosemida, que pode ajudar a reduzir o edema e a dor associada ao inchaço.
Primeiramente, a nefrite tende a ser tratada com antibióticos e também ocasionalmente com esteroides, particularmente naqueles casos que se acredita serem causados por lúpus.
Essa condição é incurável quando associada ao lúpus, mas pode entrar em remissão. Cerca de metade dos casos associados ao lúpus, e com a forma herdada, entram em remissão.
Quando a nefrite é causada por uma infecção, ela é tratada de forma agressiva com antibióticos.
O tratamento antibiótico pode ter que ser intravenoso por várias semanas se a infecção estiver presente por um longo período e se a infecção for particularmente grave. Isso tende a significar hospitalização.
A nefrite é diagnosticada pela avaliação do histórico do paciente e possíveis precursores genéticos da condição. Quando estes não existem, a história recente de infecção na garganta ou na bexiga pode indicar nefrite infecciosa.
Aqueles que têm lúpus são geralmente informados de que estão predispostos a essa condição e são instados a relatar sinais de inchaço nas extremidades aos seus médicos o mais rápido possível.
Além disso, a dor nos rins, em ambos os lados da parte inferior das costas, pode indicar o desenvolvimento de nefrite.
Os médicos também podem solicitar exames laboratoriais, uma vez que a análise de urina pode ser uma ajuda significativa no diagnóstico do excesso de proteína no fluxo de urina, bem como a presença de infecção.
Os exames de sangue também podem ajudar a diagnosticar essa condição. O exame físico pode revelar rins inchados e, em alguns casos, a ressonância magnética (RM) é usada para avaliar a quantidade de inchaço.
A nefrite infecciosa é mais fácil de prevenir se um paciente com infecção da garganta ou da bexiga for diagnosticado precocemente e aderir a tomar os antibióticos apropriados.
Pode-se reduzir a contração de infecções do trato urinário ou da bexiga com algumas mudanças comportamentais simples. Estes incluem a manutenção de uma boa higiene ao usar o banheiro, como limpar de frente para trás, beber muitos líquidos e urinar a cada duas horas para limpar a bexiga.
Nefrite genética e induzida por lúpus não são evitáveis. No entanto, aqueles com lúpus estão mais predispostos a desenvolver o tipo infeccioso, e podem observar as precauções acima para ajudar a reduzir o risco.
Nefrite – Tipos
Existem dois tipos principais de nefrite:
A glomerulonefrite, que envolve danos aos filtros renais, é a mais comum. Quando o glomérulo fica inflamado, há glomerulonefrite.
A nefrite intersticial afeta o espaço entre os túbulos nos rins e geralmente acompanha a inflamação dos próprios túbulos ou nefrite tubulointersticial.
Nefrite – Causas
Existem muitas causas diferentes de nefrite. Em alguns casos, a causa pode não ser clara.
Nefrite e doença renal muitas vezes parecem ocorrer em famílias, o que sugere um possível componente genético. Algumas infecções, como HIV e hepatite B ou C, também podem causar nefrite.
Em alguns casos, danos nos rins podem ocorrer como resultado de medicamentos, como antibióticos. Este dano pode levar à nefrite. Tomar muitos analgésicos, anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) ou pílulas diuréticas também pode causar essa condição.
Nefrite – Sintomas
Embora alguns pacientes possam não notá-los, a nefrite geralmente causa os seguintes sintomas:
Inchaço
Sangue na urina
Frequência reduzida de micção
Dores de cabeça
Sonolência
A pressão alta também pode ser um sintoma de nefrite.
Nefrite – Diagnóstico
Em alguns casos, um médico pode detectar nefrite durante um exame de sangue ou urina de rotina.
A nefrite é diagnosticada por um exame físico completo e uma revisão de todos os sintomas.
Encontrar proteína na urina pode indicar que os rins não estão funcionando corretamente.
Um exame de sangue que mede um resíduo no sangue chamado creatinina também pode fornecer informações sobre a saúde dos rins.
No entanto, uma biópsia é a melhor maneira de verificar se há nefrite. Para este procedimento, um médico irá remover um pedaço do rim com uma agulha e enviá-lo para um laboratório para análise.
Testes adicionais incluem o seguinte:
Exames de sangue
Urinálise
Biópsia renal
Os exames de sangue são usados para medir os níveis de creatinina e nitrogênio ureico no sangue; os níveis aumentam à medida que a função renal se deteriora.
Nefrite – Tratamento
O tratamento da nefrite se concentra na redução da inflamação e no tratamento das causas subjacentes. Antibióticos podem ser administrados para tratar a infecção.
Alguns pacientes podem necessitar de tratamento, que inclui o seguinte, para restaurar a função renal normal e reduzir o risco de danos permanentes:
Limitar sal, potássio e proteína na dieta
Reduzindo a ingestão de líquidos
Tomando medicamentos anti-inflamatórios
Tomar medicamentos para controlar a hipertensão
Em casos graves, a diálise pode ser necessária temporariamente para fornecer o funcionamento adequado dos rins.
Nefrite – Prevenção
Embora nem sempre seja possível prevenir a nefrite, certas práticas de estilo de vida podem reduzir o risco para muitas pessoas.
Essas práticas incluem:
Mantendo um peso saudável
Parar de fumar
Manter a pressão arterial e o açúcar no sangue dentro de limites saudáveis
Exercitando regularmente
Comer uma dieta nutritiva e balanceada também pode ajudar a proteger a saúde dos rins.
Glomerulonefrite
Glomerulonefrite
Glomerulonefrite é o termo usado quando os glomérulos ficam inflamados. Isso significa que o sangue é menos capaz de passar pelos vasos sanguíneos do glomérulo e, portanto, os rins não podem produzir tanta urina como de costume.
A inflamação também permite que as células do sangue e proteínas passem através das paredes dos vasos sanguíneos no glomérulo. Passar menos urina e ter proteína na urina (proteinúria) significa que o corpo é menos capaz de remover o líquido que foi bebido.
Glomerulonefrite é uma condição que refere-se à inflamação dos minúsculos capilares nos rins chamados glomérulos, cuja tarefa é filtrar o sangue. Quando ficam inflamados, são incapazes de filtrar o sangue com eficácia.
Nefrite aguda
Nefrite aguda
A nefrite aguda ocorre quando os rins ficam repentinamente inflamados.
A nefrite aguda tem várias causas e pode levar à insuficiência renal se não for tratada. Essa condição costumava ser conhecida como doença de Bright.
O principal sintoma é uma queda na quantidade de urina que é passada, e a urina também pode ser vermelha, esfumaçada, cor de chá ou de cola devido ao sangue nela presente.
A diminuição na produção de urina pode levar a olhos e tornozelos inchados, inchaço do abdômen, ganho de peso e pressão alta. A palavra médica para esse inchaço é edema.
Quando as estruturas internas dos rins de um paciente ficam inflamadas, é denominado síndrome nefrítica aguda. Esta condição pode ser causada por uma resposta imune criada em resposta a outra doença ou infecção.
Quando o glomérulo está inflamado, ele não consegue filtrar o sangue e excretar os resíduos adequadamente.
O acúmulo de líquido em excesso nos tecidos pode causar inchaço porque as proteínas são perdidas da corrente sanguínea durante esse colapso.
A síndrome nefrítica aguda é uma condição em que os rins ficam inflamados e começam a falhar, o que pode resultar em pressão alta e insuficiência renal.
Nefrite Crônica
A nefrite crônica é um tipo de doença renal
A glomerulonefrite, ou nefrite crônica, é uma doença renal que resulta em danos ao órgão.
Sua causa pode ser devido a uma variedade de fatores, particularmente problemas com o sistema imunológico.
As causas deste tipo de inflamação renal crônica em casos individuais, no entanto, são frequentemente desconhecidas.
Embora muitas causas diferentes possam ser responsáveis pelo aparecimento desta doença, uma das causas mais comuns é uma reação alérgica à medicina.
Este tipo de reação alérgica pode causar danos tanto tratáveis quanto irreversíveis.
Medicamentos comuns de balcão, como analgésicos, podem levar a essa insuficiência renal. Prescrição de medicamentos, tais como aqueles projetados para combater o câncer e depressão, também podem causar a inflamação.
Demasiado cálcio no sangue pode levar a nefrite crônica.
A presença de outras doenças no organismo, como a pielonefrite crônica, também pode levar à condição. Como a nefrite se desenvolve, ela geralmente se espalha rapidamente, com vários sintomas frequentemente exibidos.
Testes laboratoriais e de imagem podem ser realizados para identificar adequadamente a doença.
Embora os estágios iniciais possam ser tratados com mudanças de estilo de vida e medicação, se esta doença progride sem tratamento, pode levar à morte.
Quando ocorre a destruição dos capilares que iniciam o processo de filtração do sangue, ou glomérulos, os rins começam a murchar. Eles encolhem e engrossam, fazendo com que os processos renais normais parem.
Quando isso ocorre, o paciente pode sentir sangue em sua urina. Ele ou ela pode reter a ureia em vez de liberá-la adequadamente também.
Muitos outros sintomas podem aparecer durante o ataque da nefrite crônica, embora possam ser graduais. Além de ser sangrenta, a urina da vítima pode ser espumosa.
Retenção de água da insuficiência renal geralmente resulta em edema ou inchaço do corpo. Isso geralmente ocorre no rosto, embora também se manifeste nas pernas, pés e outras áreas do corpo.
Sintomas físicos dolorosos, como desconforto abdominal e dores musculares, também podem ocorrer.
Vários fatores podem aumentar o risco de desenvolver nefrite crônica. Pessoas com história familiar de diabetes ou câncer são conhecidas por estar em risco.
As pessoas que estão expostas a solventes de hidrocarbonetos frequentemente sofrem danos nos rins também. Outro fator de risco pode ser a ocorrência frequente de infecções, como estreptococos ou vírus.
Ter outras doenças, como a nefrite lúpica ou a síndrome de Goodpasture, também aumenta o risco.
Além da nefrite crônica, a doença é conhecida por vários outros nomes.
A doença glomerular é uma descrição comum da doença. É também chamado de glomerulonefrite necrosante, glomerulonefrite rapidamente progressiva e glomerulonefrite crescente.
Fonte: kidney.org.au/www.cancer.gov/www.wisegeek.org/health.usnews.com/pmj.bmj.com/www.aafp.org/healthjade.net/www.michiganurology.com/www.nephrologyspecialistsoftulsa.com