PUBLICIDADE
Metrorragia – Definição
A metrorragia é um sangramento uterino em intervalos irregulares, particularmente entre os períodos menstruais esperados.
A metrorragia pode ser um sinal de um distúrbio subjacente, como desequilíbrio hormonal, endometriose, miomas uterinos ou, menos comumente, câncer do útero.
Metrorragia pode causar anemia significativa.
Metrorragia – O que é
A metrorragia refere-se simplesmente a qualquer sangramento que ocorra entre os períodos menstruais normais da mulher.
Existem inúmeras causas de sangramento vaginal e muitas delas são benignas.
Tomar pílulas anticoncepcionais, por exemplo, e esquecer de tomar uma pode causar um dia de manchas.
Às vezes, a metrorragia é na verdade um período irregular.
Embora a causa muitas vezes não seja preocupante, pode haver condições graves que possam acompanhar de sintoma, e é importante observar os médicos, especialmente se isso ocorrer regularmente.
Algumas das causas da metrorragia incluem trauma no órgão sexual feminino a partir de um exame ginecológico, estresse, secura vaginal, colocação de um DIU ou início ou interrupção do controle hormonal da natalidade.
Ocasionalmente, alguns medicamentos, além de pílulas anticoncepcionais, podem resultar em manchas.
Se uma mulher toma anticoagulantes como aspirina ou varfarina, ela pode estar mais propensa à metrorragia.
Alternativamente, o sangramento no órgão sexual feminino entre os períodos pode indicar condições graves. Pode sugerir que há infecção na vagina ou que os níveis de hormônio da tireoide estão muito baixos.
Algumas mulheres têm metrorragia como resultado de ter endometriose. Em alguns casos, a mancha é um sinal de câncer muito grave.
Qualquer uma dessas condições requer tratamento imediato e pode prejudicar a saúde ou, no caso de câncer, ser fatal, sem assistência médica.
Metrorragia – Sintomas
Metrorragia
Algumas mulheres que menstruam regularmente apresentam sangramento leve ou manchas em vários momentos do ciclo, especialmente na ovulação. Nesses casos, sintomas como desconforto leve e manchas no meio do ciclo podem não ser incomuns.
Às vezes, o sangramento parece seguir um padrão e pode parecer que você está tendo uma “segunda menstruação” entre as menstruações normais. Em outros casos, o sangramento é totalmente aleatório e imprevisível.
Pode ser indolor quando o sangramento ocorre, ou você pode sentir cólicas e outros sintomas associados ao seu período, como inchaço.
O sangramento intermenstrual geralmente é leve, mas também pode ser bastante intenso. Em alguns casos, pode até ser mais pesado do que o seu período regular.
A cor do sangue pode variar de marrom escuro a vermelho e rosa claro. Algumas pessoas podem ver coágulos ou muco em suas roupas íntimas ou quando se limpam.
Informe o seu médico sobre as características do sangramento, bem como sua duração. Esta informação pode ajudá-los a identificar uma causa.
Metrorragia – Causas
Metrorragia
Sangramento uterino em intervalos irregulares, particularmente entre os períodos menstruais esperados. Pode ou não estar associada ao período pós-menopausa.
Existem muitas causas potenciais de metrorragia, embora os níveis hormonais desempenhem um papel fundamental na maioria dos casos.
Durante um período menstrual regular, as alterações hormonais direcionam o revestimento do útero para se preparar para receber e nutrir um óvulo fertilizado. Se isso não ocorrer, o revestimento se desprende e passa pela vagina.
Com sangramento uterino disfuncional, o revestimento é eliminado em outro ponto do ciclo. As interrupções no funcionamento normal dos hormônios que dirigem o processo podem ter várias causas. Alguns, embora inconvenientes, são inofensivos, não duram muito e podem ser facilmente tratados.
Metrorragia – Diagnóstico
Metrorragia
Se você estiver com sangramento vaginal anormal, seu médico começará fazendo perguntas sobre sua saúde geral, principalmente seu ciclo menstrual e atividade sexual.
Eles também podem perguntar sobre a saúde de seus familiares, por exemplo, se sua mãe ou irmã já foi diagnosticada com endometriose, miomas uterinos ou câncer reprodutivo.
Seu médico de cuidados primários provavelmente irá encaminhá-lo para um profissional de saúde reprodutiva, geralmente um obstetra/ginecologista, um médico especializado em condições de saúde reprodutiva.
Um obstetra/ginecologista conversará com você mais a fundo sobre seus sintomas.
Eles provavelmente farão perguntas sobre o sangramento, como:
Quando o sangramento começou
Quanto tempo dura
Seu histórico sexual
Se você já esteve grávida e deu à luz
Eles podem revisar quaisquer outras condições médicas que você tenha ou tenha tido no passado, bem como quaisquer medicamentos e suplementos que esteja tomando.
Metrorragia – Tratamento
O tratamento que você recebe depende da causa da sua metrorragia.
Medicamentos podem ser usados para tratar desequilíbrios hormonais, infecções e condições médicas crônicas.
A cirurgia pode ser usada para tratar pólipos, endometriose ou miomas.
O câncer pode ser tratado com cirurgia, quimioterapia, radiação ou uma combinação de tratamentos.
Um DIU pode precisar ser removido.
As mulheres que apresentam um aborto ou gravidez ectópica precisam de tratamento médico imediato.
Uma dilatação e curetagem podem ser usadas para remover o tecido remanescente após um aborto espontâneo.
Fonte: Equipe Portal São Francisco