PUBLICIDADE
Manorexia – Definição
Manorexia é um termo que tem sido usado para se referir à anorexia nervosa nos homens. Este não é um termo médico oficialmente reconhecido, mas tem sido freqüentemente usado em reportagens da mídia
A manorexia é a contraparte masculina da anorexia, que é tipicamente rotulada como uma doença feminina. No entanto, esse problema afeta uma grande população de homens, assim como as mulheres.
O termo Manorexia não é um termo clínico, mas sim um giro criativo da palavra anorexia.
Manorexia – O que é
Manorexia é um termo que se refere aos homens que sofrem do transtorno alimentar, anorexia nervosa.
A manorexia não é um termo médico oficial, mas é freqüentemente referida pela mídia em relatórios médicos.
A anorexia nervosa, ou simplesmente anorexia, é um distúrbio alimentar psicológico que leva as pessoas a uma dieta sem controle, muitas vezes a ponto de morrer de fome.
Especialistas acreditam que a anorexia decorre da necessidade de um indivíduo de controlar seu corpo e eles ficam obcecados com a perda de peso por medo de perder o controle e ficarem acima do peso.
A obsessão torna-se uma compulsão e, assim como outros vícios, torna-se difícil ou impossível de controlar e ainda mais difícil de admitir.
A anorexia é marcada por uma recusa em manter o peso corporal normal mínimo e um medo da obesidade, mesmo que o indivíduo esteja realmente abaixo do peso.
Manorexia, ou apenas anorexia em homens, é uma forma de distúrbio alimentar caracterizado por um foco obsessivo em parecer mais musculoso e uma imagem corporal distorcida.
Homens que sofrem de anorexia freqüentemente se consideram acima do peso, mesmo quando não estão. Eles podem ficar obcecados com a contagem de calorias e exercícios a ponto de interferir em sua vida diária.
Em casos graves, a anorexia pode levar à desnutrição, danos aos órgãos e até à morte.
Não existe uma causa única para a anorexia. Em vez disso, acredita-se que resulte de uma combinação de fatores psicológicos, biológicos e socioculturais. Para alguns, a anorexia pode ser uma forma de lidar com traumas ou estresse. Seja qual for a causa, a anorexia é uma condição séria que requer tratamento, independentemente do sexo.
A maioria das pessoas que sofrem de anorexia tem uma visão distorcida de seus corpos e, portanto, não reconhecem que estão abaixo do peso. Eles tendem a praticar uma alimentação restritiva, alegando plenitude, mesmo que mal comam ou pratiquem compulsão alimentar e purgação, ou vômitos autoinduzidos.
Embora a anorexia seja tipicamente um distúrbio que afeta as mulheres, os especialistas médicos estimam que a manorexia, ou anorexia que afeta os homens, é responsável por aproximadamente 10% dos casos.
As causas da manorexia versus anorexia em mulheres podem ser vistas de maneira diferente, já que as mulheres tendem a sofrer mais problemas de auto-estima subjacente do que os homens.
Alguns especialistas acreditam que os homens podem sofrer por diferentes razões, que muitas vezes podem ser dependência de drogas ou álcool e depressão.
No caso de homens anoréxicos, o tratamento está em linha com o das mulheres.
Envolve aconselhamento psicológico para ajudar o doente a superar os problemas subjacentes ligados ao distúrbio alimentar.
Em casos graves, para indivíduos que podem ter morrido de fome até o ponto de danos nos órgãos, desidratação e desnutrição, a hospitalização pode ser necessária para a administração de fluidos intravenosos.
O foco do tratamento está no ganho de peso e é realizado com terapia psicológica e aconselhamento nutricional.
Anorexia nos homens
Manorexia – Anorexia
Os sinais de anorexia nos homens refletem de perto os das mulheres.
Os homens anoréxicos estão, com frequência, perigosamente abaixo do peso, têm maus hábitos alimentares e se exercitam excessivamente.
Esses sintomas tendem a derivar do objetivo de atingir um físico perfeito e musculoso – um objetivo que geralmente é alimentado por depressão e baixa auto-estima. Em casos graves, os homens podem desenvolver anemia, tendências suicidas e outras complicações que ameaçam a vida.
O excesso de exercício é um dos sinais marcantes da anorexia nos homens.
Exercer por várias horas por dia, tanto quanto nos dois horários, não é incomum. Amigos e familiares podem atribuir o exercício aos hábitos saudáveis de um indivíduo extremamente apto, mas o que realmente está sendo exibido é um grave distúrbio mental.
Os homens anoréxicos exercitam-se compulsivamente devido a um desejo insaciável de aparar a gordura e parecer em forma.
Maus hábitos alimentares são outro sinal clássico de anorexia nos homens.
Além do exercício excessivo, a fome é o método clássico que as pessoas anoréxicas usam para perder peso.
Como as mulheres, os homens anoréxicos também podem recorrer ao comportamento bulímico, em que uma pessoa em particular vomita comida em um esforço para limitar a ingestão calórica enquanto parece comer normalmente em torno de outras pessoas.
Mudanças comportamentais são outro sinal de anorexia.
Os homens com anorexia são frequentemente deprimidos e não pensam muito em si mesmos. Essa baixa auto-estima pode originar-se do abuso emocional, seja em casa ou nos círculos sociais.
Ao tratar a anorexia masculina, é importante chegar à raiz do problema emocional para entender completamente o que está dirigindo o comportamento anoréxico.
Manorexia – Causas
Manorexia – Anorexia
Homens com anorexia geralmente se esforçam para atingir um tipo de corpo masculino ideal, como ser magro e musculoso.
A sociedade e a mídia costumam retratar essa versão do físico masculino como a mais desejável. Os homens podem tomar medidas drásticas para tentar alcançar essa versão percebida de masculinidade e “perfeição” masculina.
A anorexia nos homens pode ser causada por uma variedade de fatores diferentes e muitas vezes sobrepostos, como:
Genética: A anorexia geralmente ocorre em famílias e é uma condição hereditária.
Aspectos biológicos: A desregulação na química ou nos circuitos do cérebro pode contribuir para o aparecimento de distúrbios de saúde mental, como a anorexia.
Fatores ambientais: pressões sociais, altos níveis de estresse e esportes que exigem um tipo de corpo ou peso específico (como luta livre, musculação, natação, ginástica e dança) podem influenciar o início da anorexia.
Manorexia – Sintomas
Homens com manorexia podem apresentar sintomas semelhantes aos que as mulheres sentem quando sofrem de anorexia.
Aqui estão alguns dos sintomas da manorexia:
Uma preocupação com comida e peso que leva a uma redução drástica na ingestão de calorias
Medo intenso de ganhar peso ou engordar
Uma imagem corporal distorcida que leva a uma percepção de excesso de peso, mesmo quando não estão
Hábitos de exercícios extremos na tentativa de perder peso
Exercício extremo na tentativa de ganhar músculos e perder toda a gordura corporal
Fraqueza e fadiga
Insônia causada pela fome
Irritabilidade e alterações de humor
Ansiedade e depressão
Manorexia – Sinais
Manorexia – Anorexia
Há uma variedade de mudanças e sinais físicos, emocionais e comportamentais a serem observados que podem indicar anorexia. Embora muitos deles sejam os mesmos, independentemente do gênero, alguns são diferentes para os homens do que para as mulheres.
Por exemplo, embora a restrição alimentar e a contagem de calorias sejam comuns tanto para mulheres quanto para homens com anorexia, os homens são mais propensos a se exercitar excessivamente e usar esteroides.
Os homens também são mais propensos a tomar muitos suplementos e tentar qualquer tendência de dieta projetada para cortar gordura e construir músculos.
A anorexia nos homens geralmente pode começar com uma alimentação desordenada e muito tempo na academia para atingir um tipo de corpo masculino específico. Então, pode evoluir para um distúrbio alimentar.
Sinais de anorexia incluem:
Mudanca de humor
Depressão
Irritabilidade
Pulando refeições
Restrições significativas de alimentos ou calorias
Recusar-se a comer na frente dos outros
Desidratação
Perda de peso significativa
Inchaço, constipação e cólicas estomacais
Problemas para regular a temperatura corporal
Dieta rígida e rotinas de exercícios
Baixos níveis de testosterona e desejo sexual reduzido
Medo de ganhar peso
Confusão mental
Falar muito sobre peso, imagem corporal e alimentação
Manorexia – Riscos
A anorexia e outros distúrbios alimentares podem afetar qualquer pessoa, mas normalmente é observada em indivíduos com altos níveis de estresse, histórico familiar de distúrbios alimentares, aqueles que competem em esportes que enfatizam o peso e a aparência e aqueles que têm tendências perfeccionistas.
Manorexia – Tratamento
Manorexia – Anorexia
A anorexia é um distúrbio grave de saúde mental que requer tratamento profissional o mais rápido possível.
O tratamento geralmente começa com o tratamento médico para tratar complicações físicas potencialmente fatais relacionadas à privação e fome.
Inicialmente, o objetivo é atingir um peso saudável e combater as complicações físicas imediatas, como desidratação e deficiências nutricionais.
Medidas terapêuticas e de suporte são necessárias para controlar os fatores comportamentais e emocionais que levam a uma alimentação desordenada, imagem corporal distorcida e baixa auto-estima.
Fonte: medical-dictionary.thefreedictionary.com/www.totallifecounseling.com/www.wisegeek.org/www.psychologytoday.com/glossary.feast-ed.org/bulimia.com